Fonte segura da empresa que administra o Porto de São Tomé, a ENAPORT, garantiu ao Téla Nón, que antes mesmo do desastre desta segunda – feira, que o governo tem em cima da mesa o despacho que demite Francisco Rita(na foto) do cargo de Presidente da Comissão Provisória de Gestão da ENAPORT.
A fonte do Téla Nón, explicou que faltam apenas algumas demarches burocráticas para o despacho ser tornado público. Um dos aspectos tem a ver com a necessidade de o próprio Francisco Rita tomar conhecimento do despacho, uma vez que tem estado ausente do país nos últimos dias, acrescentou a fonte.
Segundo a fonte do Téla Nón, o erro estratégico alegadamente cometido por Francisco Rita e que terá motivado o governo a preparar o despacho de demissão que estará em cima da mesa, tem a ver com a decisão do Presidente da Comissão Provisória de Gestão da ENAPORT em candidatar-se ao cargo de Presidente da República. «Depois de Francisco Rita ter decidido candidatar ao cargo de Presidente da República as relações com o governo deterioraram bastante. Ao ponto de se saber que já há um despacho para sua demissão», precisou a fonte.
Francisco Rita que é deputado do partido PCD, foi a primeira figura a declarar publicamente a intenção de ser candidato ao cargo de Presidente da República.
Há mais de 2 anos que a empresa que administra o porto de São Tomé e Príncipe, não tem um conselho de administração. Segundo a fonte do Téla Nón, a actual comissão provisória de gestão é composta por dois elementos. Francisco Rita como Presidente e o Director Financeiro, que foi enviado em comissão de serviço da inspecção das finanças. «A ENAPORT vai de mal a pior», reclamou a fonte.
“Francisco avançou para candidatura e as relações deterioraram bastante. Ao ponto de se saber que já há um despacho para sua demissão”, precisou a fonte.
Abel Veiga

GOMES GOMES
7 de Junho de 2011 at 19:38
JÁ ERA DE ESPERAR
Lagaia
7 de Junho de 2011 at 20:08
Concordo com a demissão pelo motivo indicado. Agravado pelo acidente, então é que não tem condições para continuar.
Quem pretende concorrer a presidência deve pedir suspensão de todos os cargos públicos que ocupa. É assim em todo o mundo.
E como é possível 2 anos sem organizar a administração?
Esta medida peca por tardia.
Está na altura de tomar medidas contra a incompetência.
E que sirva de aviso para os restantes gestores públicos.
Olavo
7 de Junho de 2011 at 22:23
Quem pretende concorrer a presidência deve pedir DEMISSÃO DO CARGO PÚBLOCO [QUE SÓ DEVE SER UM]ocupa. É assim em todo o mundo. sÓ STP é que um presidente da Assembleia pede licença do cargo pra se Candidatar a PR.
Celsio Junqueira
8 de Junho de 2011 at 8:57
Muito bem escrito! Está dito, e está dito.
Abraços,
E.Santos
8 de Junho de 2011 at 22:41
Esta fonte do Tela Non apenas especulou. Não pode afirmar que tenha sido este o motivo da sua demissão. Da mesma forma que eu também vou especular.
Eu acredito que o Sr. Franciso Rita vai ser demitido por prestar mau serviço ao Estado. Aliás já era de se esperar, não tivesse ele também ajudado a gerir mal o Banco Equador.
Pior, andou por aí a dizer que não presta contas a Ministro garoto, agora aguenta.
Garoto ou não, o Sr. tem de ser profissional e prestar contas do seu trabalho. É essa postura que se espera de uma pessoa com responsabilidade a este nível.
Se o Sr. fosse inteligente em vez de hostilizar juntava-se ao Ministro garoto tentando transmitir o que de bom o Sr. tem em termos de experiência adquirida ( se é que tem alguma)formando uma equipa séria e com rigor para ajudar no desenvolvimento do país. Se não está disposto a isso então também não está lá a fazer nada. Rua sim senhora.
Ai sim?
8 de Junho de 2011 at 18:26
Olé Lagaia! Então e o Sr. Evaristo de Carvalho? Não é candidato? Já apresentou demissão?
Lagaia
8 de Junho de 2011 at 21:08
Mau amigo, por não residir em S. Tomé não estou a par de tudo.
Comento as noticias vindas a publico pelo telanon.
Se o Sr Evaristo se encontra na mesma situação logicamente que também se aplica a ele.
Alguém tem que o denunciar.
Mak
7 de Junho de 2011 at 21:58
Pinto boo bila biii.
Frontal
8 de Junho de 2011 at 10:10
Acho justo e até penso k demorou muito. O poder é para ser exercido e o Governo não pode ir tapando o sol com a pineira. Uma Comissão de Gestão foi criada, apenas para tornar a gestão mais eficiente, levantar a ENAPORT do ponto de vista economico e financeiro trazer soluções ou propostas viáveis, em suma, INOVAR…
Nunca para afundar ainda mais; um presidente ausente não consegue dar respostas oprtunas.
Madalena
8 de Junho de 2011 at 10:57
Ja viram o que pode acontecer se o Pinto Voltar?
Os acordos com união europeia, retificados deviam contemplar a fiscalização maritima, reforços de equipamentos, etc.
Ficalização nos navios da UE, devia ser ontem. A Guiné Bissau, por todas as dificuldades que tem passado, fiscaliza navios no alto mar, prende e dar multas pesadas. Sendo certo que pode ter alguma corrupção. E nós?
EUA, pode modernizar o nosso porto, como esta a fazer em varios portos de Cabo Verde, mas para isso, não pode ser com Pinto, porque o mesmo não gosta de americanos. Os fundos de Milenio C. A.
A nossa mentalidade não nos auxilia muito. Agora Director de Enaport é o verdadeiro culpado? Embora tivesse rombado o Banco Equador, mas afinal?
Madalena
8 de Junho de 2011 at 10:59
Cão teimoso morre com rabo depenado.
Traduzam em criolo, o nosso.
Homem
8 de Junho de 2011 at 11:05
Eu acho que este devia ser inforc*ado
Anca
8 de Junho de 2011 at 13:55
Num País que se quer bem, esse Sr Francisco Rita, deveria pedir a sua demissão, logo após o sucedido e não devia esperar pelo despacho do governo, para o bem do todos.
De lembrar que, pela trajectória deste, na gestão da coisa pública, até aqui, só se tem visto, escalda-los e asneiras;
Hora vejamos foi assim também a frente da EMAE, perante o governo de Rafael Branco.
Num país onde mais de metade do orçamento de Estado provém da ajuda externa( do dinheiro dos contribuintes dos países que ajudam, que pagam seus impostos ) não podemos continuar a brincar com dinheiro e bens Público.
Esses Senhores, são pagos através, desse dinheiro da ajuda externa, que esta inscrito no orçamento de Estado, assim como dos impostos que pagam os São Tomenses, deve-se começar a pedir contas e responsabilidades.
De recordar que no ano transacto, antes das eleições legislativas, aconteceu uma situação idêntica e analoga, com navio Cabo-Verdiano,
que transportava bens alimentar para abastecer o mercado interno.
Basta saber se o sucedido, foi só obra de desleixo e incompetência, falta de previsão e planeamento, ou algum aproveitamento político uma vez que se aproximam eleições, Presidências e que o Presidente da Comissão Provisória, Sr Francisco Rita, é um dos Supostos Candidatos à mesma, mas isso deve ser entidades competentes( Procuradoria Geral da República, e os Tribunais competentes, são para isso é que os responsáveis destas instituições são pagas com dinheiro público) que existem para averiguar com abertura de um inquérito,as circunstância onde ocorreram o acidente, de modo a pedir responsabilidades e pagamento de prejuízo causado ao Estado.
Repor os valores, causados pelo prejuízo ao Estado, logo ao povo São Tomense, e o respeito pelo dinheiro dos povos que nos ajudam com o seu dinheiro,dinheiro da ajuda externa.
Por isso é hora de responsabilizar as pessoas de modo a moralizar e dar exemplo futuro a sociedade e ao País.
Bem Haja
Original
9 de Junho de 2011 at 7:28
Em vez de dar conta de recado na empresa onde é presidente do conselho de administração,está no terreno a fazer campanha.Adeus,somou um bom currículo para ser presidente da República.
dede
8 de Junho de 2011 at 15:11
Si não consegue gerir ENAPORT vai gerir S.Tome
Manuel Preguiçoso Pinto da Costa
8 de Junho de 2011 at 16:21
Velho rebelde, quem mandou senhor, ditador Patrice não gosta de gente desobediente, porquê que senhor não portou como Oscar Medeiro, que só faz o que o ditadorzinho manda, agora senhor vai perder o seu tacho, com essa idade o que é que senhor vai fazer, ou será que vai lhe sair mais algum tachinho, se não só lhe resta pedir a reforma -zinha..
Com patrice não se brinca, não se esqueça que ele nasceu na terra de Omar Bongô e é muito amigo de Bongô filho.
Nunca esperei que um Gabonês com sangue são-tomense pudesse sair Omar Bongô (Ditador).
Mato de Banana
8 de Junho de 2011 at 16:25
Quando um velho com idade para ter juizo torna numa pessoa desobidiente, resultado só pode ser esse, Patrice morde e sofra cuidado.. STP virou herança de familia Trovoada..
Um dia vamos fazer uma “Praça Tair” em STP, isso não pode continuar assim…
ze cabra
8 de Junho de 2011 at 19:21
cacaou sungê sa fê ca cou macaco
Original
9 de Junho de 2011 at 7:19
Este canditato até assusta os eleitores com esta cara.
O ISOLADO
9 de Junho de 2011 at 12:20
Esses fantoches já deveriam estar aposentados!!!!