Política

ONU pede reacção urgente do mundo para combate aos efeitos das mudanças climáticas em STP

As Nações Unidas vão continuar a apoiar São Tomé e Príncipe no combate aos impactos das mudanças climáticas. Garantia dada pelo Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid que visitou o país.

Proteger a natureza e combater os impactos das alterações do clima é a mensagem que o Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas está a transmitir ao continente africano, mais concretamente a sub-região da África Central. São Tomé, foi uma das escalas da visita que desafia África para a protecção da natureza.

Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas em declaração à imprensa no edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros

«Nas deslocações ao continente africano falo do impacto das alterações climáticas, e da conservação da natureza. Quero realçar o trabalho que tem sido desenvolvido para preservar a natureza, e recordar a comunidade internacional sobre a responsabilidade que tem de apoiar os países africanos», afirmou Abdulla Shahid, após reunião com a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Edite Ten Jua.

São Tomé e Príncipe é uma das vítimas das mudanças climáticas. Um fenómeno que no final do ano 2021, contribuiu para o aumento da pobreza, sobretudo na região norte da ilha de São Tomé.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, disse à delegação da Assembleia Geral das Nações Unidas, que as mudanças climáticas já são uma realidade em São Tomé e Príncipe.

«Perdemos algumas pontes nas últimas cheias que assolaram o nosso país. Apelo aos nossos parceiros de desenvolvimento que possam ajudar na reconstrução de São Tomé e Príncipe», declarou a ministra Edite Ten Jua.  

Arquipélago verde, São Tomé e Príncipe, é para o Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, um património natural a ser protegido.

«Sinto os danos que foram causados a este belo país, por causa das mudanças climáticas. A comunidade internacional tem que dar resposta a isso, com grande urgência», frisou Abdulla Shahid.  

As Nações Unidas são também um dos principais parceiros de São Tomé e Príncipe na organização e realização dos actos eleitorais. Para as eleições legislativas, autárquicas e regionais de 25 de setembro, a Comissão Eleitoral Nacional, conta com o apoio técnico e financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD.

Durante a visita de algumas horas à São Tomé, na quinta feira, Abdulla Shashid, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, reuniu-se com o Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Jorge Bom Jesus, e com membros da sociedade civil, com destaque para as organizações das mulheres e da juventude.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. Albertino+Bragança

    19 de Agosto de 2022 at 10:29

    PARA: PEDRO RITA VAZ ALCÂNTARA

    Pedro amigo,

    Inesperada como sempre, a morte abriu caminho e levou consigo um dos mais valiosos seres que a Natureza concedeu a S. Tomé e Príncipe.
    E eu, que contigo convivi, garoto ainda, no Riboque de outros tempos, quando eras o enfermeiro a que a família recorria em horas que suscitavam cuidados especiais em termos de saúde, não posso deixar de rememorar o percurso encetado por ambos em domínios diversos, sempre aliados em objectivos comuns, abarcando o desporto (exemplos disso, no mui digno representante do orgulho e da dignidade dos santomenses no período colonial, o Sporting Clube de S. Tomé, e no glorioso Vitória do Riboque, dos primeiros anos pós-independência) e a política, sobretudo na luta pela implantação do multipartidarismo, em que fomos dois dos dez membros do furtivo encontro que daria azo ao surgimento do decisivo Grupo de Reflexão e, este, ao Partido de Convergência Democrática (PCD), de que foste imprescindível e abnegado membro.
    Em tom de apiedada consolação, há que reconhecer que cada um tem inventariado o seu dia, que se materializa sob as mais bizarras e inesperadas formas, mas tal não deixa ainda assim de prescindir em mim de uma infinita mágoa e dor ao ver partir para sempre o amigo de longa data, um cidadão de tão elevada estirpe profissional, social e moral, cujas virtudes constituirão decerto, não o duvidemos, uma generosa herança para o país que tanto amou em vida.

    Que a tua alma descanse em Paz!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top