Sociedade

Associação Roça Mundo lança Sinalética Criativa para promover o turismo em São Tomé e Príncipe

A falta dsinalizacao.JPGe sinalização de lugares de interesse turístico, é um dos constrangimentos, ao desenvolvimento da actividade turística em São Tomé e Príncipe. Para resolver o problema já nesta terça-feira a Associação Roça Mundo, apresenta ao público na praça da independência, um trabalho de sinalética criativa, realizado por dois conceituados artistas plásticos são-tomenses. Sinais sugestivos que vão orientar com segurança os turistas nacionais e estrangeiros a todos os sítios de interesse.

Turismo e acessibilidade, formam as ideias da Associação Roça Mundo, no entanto já materializadas. Os pincéis dos artistas plásticos, Jeane Castro e Guilherme Carvalho, já criaram mensagens sugestivas que vão orientar os turistas aos lugares de interesse turístico. O trabalho que vai ser apresentado esta terça-feira, é um contributo importante da Associação Roça Mundo, para eliminar um dos entraves ao desenvolvimento da actividade turística em São Tomé e Príncipe. «O projecto pretende criar sinalização auto-explicativa nas praias, roças, paisagens/locais de interesse turístico, sítios e monumentos, de modo a contribuir para a melhoria da sinalização nacional e proporcionar uma melhor interacção com os atractivos em causa», explica a Associação Roça Mundo, liderada por Isaura Carvalho.

A ausência de tais sinalizações, tem causado transtornos aos visitantes. «Tem-se revelado não só perigosa como também factor de perda de tempo para os nossos visitantes causando desorientação e desagrado. Para além da impossibilidade de se achar o local pretendido conduz o visitante para locais intransitáveis e, em muitos casos, perigosos tendo em conta o estado de muitas das nossas estradas», pontua a Associação Roça Mundo.

Através da reutilização de objectos desperdiçados, os dois artistas plásticos construíram caminhos sugestivos, que levam os são-tomenses e os visitantes a conhecer os valores histórico-culturais do país e a descobrir o seu encanto.

Segundo a Associação Roça Mundo, as zonas urbanas e rurais, as praias e locais de interesse turístico, os sítios e os monumentos históricos serão identificados com uma sinalização criativa e sugestiva.

Abel Veiga

To Top