Sociedade

Estudantes são-tomenses retidos em aeroporto russo

Três estudantes são-tomenses encontram-se retidos desde sábado, no Aeroporto de Moscovo. Tudo porque o visto de entrada está caducado. Os estudantes responsabilizam o governo são-tomense, por esta situação.

Segundo as declarações de um porta-voz da Associação dos Estudantes são-tomenses ao jornalista José Milhazes, correspondente da Lusa na Rússia, o visto que os 3 estudantes dispunham era válido entre 7 e 25 Setembro. O porta-voz dos estudantes, acusa o Governo de ter-se atrasado na concessão do bilhete de avião. Por isso os 3 estudantes, só conseguiram chegar a Moscovo no último sábado, 29 de Setembro.

Segundo ainda o porta-voz dos estudantes são-tomenses, as autoridades russas recusam a entrada dos estudantes no território russo, e exigem que regressem ao país de origem, onde deverão pedir novo visto para entrar na Rússia.

O porta-voz dos estudantes, acrescentou que «existe uma lei na Rússia que determina que se os estudantes não chegarem à universidade até 01 de Outubro, perdem o direito à bolsa e só poderão ingressar no ano lectivo seguinte».

Segundo ainda relatos oriundos de Moscovo, 12 estudantes de São Tomé e Príncipe estudam na Universidade de Amizade entre os Povos da Rússia, em condições bastante precárias. A bolsa paga pelo governo russo é o equivalente a 25 euros. Segundo um dos estudantes, o valor em causa não dá para nada, e da parte do governo são-tomense, é enviado também um valor irrisório.

O porta-voz dos estudantes são-tomenses na Rússia, acredita que os novos colegas enviados pelo governo são-tomense e que chegaram a Rússia no último fim de semana, não terão outra alternativa a não ser regressar à São Tomé.

Abel Veiga / fonte lusa

26 Comments

26 Comments

  1. Amigo do Amigo

    1 de Outubro de 2012 at 4:33

    Mas qual era a ideia destes estudantes com visto ja fora do prazo?Europa nao e Africa meus irmaos.

    • minu Ye

      1 de Outubro de 2012 at 17:06

      A culpa começa desde do serviço de Migração em São Tomé que os deixou sair com o visto caducado.

    • Antonio Gonzaga

      2 de Outubro de 2012 at 14:18

      Quando sairam o visto estava dentro do prazo, meu caro amigo. Esse problema é mesmo dos santomenses. Querem viajar a qualquer custo. Não temos ai Universidades e Institutos?

    • Almeida Paquito

      1 de Outubro de 2012 at 17:27

      Ideia, simples Ministro é padre. Manou viajar assim enquanto fazia uma novena a favor dele mas nao pegou o truque. Ate para rezar nao serve esse Olinto. Para Gajas ele sabe

  2. manga

    1 de Outubro de 2012 at 7:14

    Isto sim, aquela diretora do ensino superior sabe fazer. Prejudicar as pessoas. Como é que o governo não encontra dinheiro para pagar passagem para três alunos, mas o sr. Patrice Trovoada tem uma ´media de viagem de 2 por mês? Este governo é mau mesmo e incompetente.

    • Dos SANTOS

      3 de Outubro de 2012 at 23:40

      Se verificares bem desde que PM comencou a viajar,os senhores que tinha 2 a 6 mulheres agora estao em mau lecol,porque ja nao ha bonus de viaja,deixa homem viajar,e com isto esteve muito bem nas Nacoes Unidas.

  3. País da treta

    1 de Outubro de 2012 at 7:46

    Alguém terá que ser responsabilizado, por isso. A directora do ensino de superior e os demais culpados têm que, pôr o cargo a disposição. A culpa não pode morrer sempre solteira em STP.

  4. pirilampo

    1 de Outubro de 2012 at 8:39

    isto mt grave mas se fosse filho de algum derigente deste pais isto ja estaria resolvido mas sao tome tem grandes relaçoes de amisade com a ruciao PR concegue resolver esta cituaçao acredito .mas quem nao tem padrinho na coszina more de fome principalmente num pais onde nao temos uma embaixada .

  5. Almeida Paquito

    1 de Outubro de 2012 at 8:46

    O aviao que Patrice usas para rodar o mundo a troco de nada podia os levar antes, para validar o visto a entrada.

    • Vanda

      1 de Outubro de 2012 at 9:21

      Se é avião pessoal de Patrice, ele nao é obrigado a levar os estudantes.

    • Almeida Paquito

      1 de Outubro de 2012 at 17:17

      Coisa é aviao de Patrice, eu nao sabia naoé, desculpamo ignoranciaé, mas mana esse aviao novo custa cerca de 25 milhoes de dolares.

      Rapaz tem dinheiro, viva stp

  6. eufrasio

    1 de Outubro de 2012 at 10:44

    Akuit,mojno.
    Pizdi vobshe.Kui s pravitelstva.

  7. Filipe Samba

    1 de Outubro de 2012 at 11:15

    Amigo eufrasio
    Por favor não insulte as pessoas
    Este problema já foi resolvido.
    Na proxima quinta-feira estarão em Moscovo,

    • Almeida Paquito

      1 de Outubro de 2012 at 17:23

      Spasiba vam. Akuitilnam rabota

  8. Santa Rosa

    1 de Outubro de 2012 at 12:18

    O Estado deveria fazer uma reforma diplomática, estruturar e apetrechar as Embaixadas para que elas pudessem responder as necessidades dos cidadãos.Se já notaram a questão dos serviços diplomáticos está sempre a aparecer.Já vi que a ideia de desenvolvimento encabeçada pelos sucessivos governos e políticos saotmenses é um Utopia.

  9. JOJO JOAO

    1 de Outubro de 2012 at 12:22

    E PRECISO TER CORAGEM ESTUDAR NA RUSSIA.

    • Filipe Samba

      2 de Outubro de 2012 at 12:11

      A Rússia é uma biblioteca viva

  10. Lede di alame ça ua

    1 de Outubro de 2012 at 14:12

    Jojo joao, coragem pk? ja estiveste na Russia?, Estudar no estrangeiro pracisa ter coragem, nao importa aonde, O ensino Russo e melhor doque o de portugal, sabias?????

    • Almeida Paquito

      1 de Outubro de 2012 at 17:22

      concordo, qual tuga ja foi ao espaço. Potugual é pais do terceiro mundo, aquilo nao tem mais que papagaios politicos armados em administradores

  11. Engenheiro

    1 de Outubro de 2012 at 14:34

    Engano seu Senhor Lede di alame ça ua.
    Cala essa sua boquinha larga e não seja néscio até esse ponto,ok? Comenta com seriedade e objectivo e deixa de ser burro.
    2+2 são 4 em qualquer parte do mundo, sabias? Ah, desculpa, esqueci-me que você é ILETRADO…Por isso tais declarações sem nexo…

  12. liana

    1 de Outubro de 2012 at 15:18

    o problema desses burrrrrros, é que eles fazem isso para que os jovens não sejam formados, para não lhes tirar o cargo que ocupa de fachada… só sabem fazer o que não devem…!

  13. lisboa

    1 de Outubro de 2012 at 15:20

    É bom para estes miúdos. Eles, os país, os familiares andaram a apoiar e apoiam este governo de ” vabu ” cheio de incompetentes, oportunistas e maldosos. Bem feito.

  14. silvestre

    1 de Outubro de 2012 at 15:32

    Espero que a Directora de ensino superior nao venha mais uma vez dizer que o Governo nao tem nada haver com estes pobres estudantes. Se fosse filho de gordo resolvia o problema rapidamente.

  15. Mina Téla23

    1 de Outubro de 2012 at 17:56

    Que palhaçada!!!

    1º que esse Governo só serve para servir aos seus e não ao povo santomense;

    2º que não se tem fiscalização de nada.

    Como podemos deixar os três estudantes viajar, sabendo que chegariam depois da data do vencimento do visto? Ou seja, o descaso é tão grande que não se pensa nas consequências desses atos.

    Isto porque:

    1º coloca-se os três santomenses numa situação frustrante de ter lutado tanto para nada, pois de que adianta sair do país com um sonho e vê-lo acabar por um problema que poderia ter sido resolvido antes da partida deles?;

    2º gasta-se em vão, isto é, o gasto com as passagens e documentações, em geral, foram inválidos. Logo, em cumprimento às normas internas do país que devem ser respeitadas, esse alunos,provavelmente, terão que regressar à São Tomé (o que vai gerar outros gastos) para dps ver se conseguem, novamente, voltar à Rússia.

    Acorda Governo santomense!!! Esse dinheiro, que acredito ter sido jogado fora devido à vossa incompetência, poderia servir para custear outras despesas de estudantes no estrangeiro.

    Valorize mais os estudantes, dê mais apoio à nós porque não existe DESENVOLVIMENTO SEM EDUCAÇÃO, NEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SEM INVESTIMENTO.

    Boa tarde.

  16. Deus é Grande e Seja Louvado

    1 de Outubro de 2012 at 18:37

    É Muito Triste e Vergonhoso………….

  17. JOJO JOAO

    3 de Outubro de 2012 at 20:43

    O SR LEDE DE ALAME SA UAU NAO SOU EU MESMO QUE VOU PARA LA NEM O SENHOR, O QUE VEJO NA TV DE ATAQUES RACISTAS AO ESTUDANTES AFRICANOS NA RUSSIA E POR ISSO QUE DISSE ISSO MUITOS VAO E VEM NO CAIXAO.
    BILI UE O

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top