Três estudantes são-tomenses encontram-se retidos desde sábado, no Aeroporto de Moscovo. Tudo porque o visto de entrada está caducado. Os estudantes responsabilizam o governo são-tomense, por esta situação.
Segundo as declarações de um porta-voz da Associação dos Estudantes são-tomenses ao jornalista José Milhazes, correspondente da Lusa na Rússia, o visto que os 3 estudantes dispunham era válido entre 7 e 25 Setembro. O porta-voz dos estudantes, acusa o Governo de ter-se atrasado na concessão do bilhete de avião. Por isso os 3 estudantes, só conseguiram chegar a Moscovo no último sábado, 29 de Setembro.
Segundo ainda o porta-voz dos estudantes são-tomenses, as autoridades russas recusam a entrada dos estudantes no território russo, e exigem que regressem ao país de origem, onde deverão pedir novo visto para entrar na Rússia.
O porta-voz dos estudantes, acrescentou que «existe uma lei na Rússia que determina que se os estudantes não chegarem à universidade até 01 de Outubro, perdem o direito à bolsa e só poderão ingressar no ano lectivo seguinte».
Segundo ainda relatos oriundos de Moscovo, 12 estudantes de São Tomé e Príncipe estudam na Universidade de Amizade entre os Povos da Rússia, em condições bastante precárias. A bolsa paga pelo governo russo é o equivalente a 25 euros. Segundo um dos estudantes, o valor em causa não dá para nada, e da parte do governo são-tomense, é enviado também um valor irrisório.
O porta-voz dos estudantes são-tomenses na Rússia, acredita que os novos colegas enviados pelo governo são-tomense e que chegaram a Rússia no último fim de semana, não terão outra alternativa a não ser regressar à São Tomé.
Abel Veiga / fonte lusa
Amigo do Amigo
1 de Outubro de 2012 at 4:33
Mas qual era a ideia destes estudantes com visto ja fora do prazo?Europa nao e Africa meus irmaos.
minu Ye
1 de Outubro de 2012 at 17:06
A culpa começa desde do serviço de Migração em São Tomé que os deixou sair com o visto caducado.
Antonio Gonzaga
2 de Outubro de 2012 at 14:18
Quando sairam o visto estava dentro do prazo, meu caro amigo. Esse problema é mesmo dos santomenses. Querem viajar a qualquer custo. Não temos ai Universidades e Institutos?
Almeida Paquito
1 de Outubro de 2012 at 17:27
Ideia, simples Ministro é padre. Manou viajar assim enquanto fazia uma novena a favor dele mas nao pegou o truque. Ate para rezar nao serve esse Olinto. Para Gajas ele sabe
manga
1 de Outubro de 2012 at 7:14
Isto sim, aquela diretora do ensino superior sabe fazer. Prejudicar as pessoas. Como é que o governo não encontra dinheiro para pagar passagem para três alunos, mas o sr. Patrice Trovoada tem uma ´media de viagem de 2 por mês? Este governo é mau mesmo e incompetente.
Dos SANTOS
3 de Outubro de 2012 at 23:40
Se verificares bem desde que PM comencou a viajar,os senhores que tinha 2 a 6 mulheres agora estao em mau lecol,porque ja nao ha bonus de viaja,deixa homem viajar,e com isto esteve muito bem nas Nacoes Unidas.
País da treta
1 de Outubro de 2012 at 7:46
Alguém terá que ser responsabilizado, por isso. A directora do ensino de superior e os demais culpados têm que, pôr o cargo a disposição. A culpa não pode morrer sempre solteira em STP.
pirilampo
1 de Outubro de 2012 at 8:39
isto mt grave mas se fosse filho de algum derigente deste pais isto ja estaria resolvido mas sao tome tem grandes relaçoes de amisade com a ruciao PR concegue resolver esta cituaçao acredito .mas quem nao tem padrinho na coszina more de fome principalmente num pais onde nao temos uma embaixada .
Almeida Paquito
1 de Outubro de 2012 at 8:46
O aviao que Patrice usas para rodar o mundo a troco de nada podia os levar antes, para validar o visto a entrada.
Vanda
1 de Outubro de 2012 at 9:21
Se é avião pessoal de Patrice, ele nao é obrigado a levar os estudantes.
Almeida Paquito
1 de Outubro de 2012 at 17:17
Coisa é aviao de Patrice, eu nao sabia naoé, desculpamo ignoranciaé, mas mana esse aviao novo custa cerca de 25 milhoes de dolares.
Rapaz tem dinheiro, viva stp
eufrasio
1 de Outubro de 2012 at 10:44
Akuit,mojno.
Pizdi vobshe.Kui s pravitelstva.
Filipe Samba
1 de Outubro de 2012 at 11:15
Amigo eufrasio
Por favor não insulte as pessoas
Este problema já foi resolvido.
Na proxima quinta-feira estarão em Moscovo,
Almeida Paquito
1 de Outubro de 2012 at 17:23
Spasiba vam. Akuitilnam rabota
Santa Rosa
1 de Outubro de 2012 at 12:18
O Estado deveria fazer uma reforma diplomática, estruturar e apetrechar as Embaixadas para que elas pudessem responder as necessidades dos cidadãos.Se já notaram a questão dos serviços diplomáticos está sempre a aparecer.Já vi que a ideia de desenvolvimento encabeçada pelos sucessivos governos e políticos saotmenses é um Utopia.
JOJO JOAO
1 de Outubro de 2012 at 12:22
E PRECISO TER CORAGEM ESTUDAR NA RUSSIA.
Filipe Samba
2 de Outubro de 2012 at 12:11
A Rússia é uma biblioteca viva
Lede di alame ça ua
1 de Outubro de 2012 at 14:12
Jojo joao, coragem pk? ja estiveste na Russia?, Estudar no estrangeiro pracisa ter coragem, nao importa aonde, O ensino Russo e melhor doque o de portugal, sabias?????
Almeida Paquito
1 de Outubro de 2012 at 17:22
concordo, qual tuga ja foi ao espaço. Potugual é pais do terceiro mundo, aquilo nao tem mais que papagaios politicos armados em administradores
Engenheiro
1 de Outubro de 2012 at 14:34
Engano seu Senhor Lede di alame ça ua.
Cala essa sua boquinha larga e não seja néscio até esse ponto,ok? Comenta com seriedade e objectivo e deixa de ser burro.
2+2 são 4 em qualquer parte do mundo, sabias? Ah, desculpa, esqueci-me que você é ILETRADO…Por isso tais declarações sem nexo…
liana
1 de Outubro de 2012 at 15:18
o problema desses burrrrrros, é que eles fazem isso para que os jovens não sejam formados, para não lhes tirar o cargo que ocupa de fachada… só sabem fazer o que não devem…!
lisboa
1 de Outubro de 2012 at 15:20
É bom para estes miúdos. Eles, os país, os familiares andaram a apoiar e apoiam este governo de ” vabu ” cheio de incompetentes, oportunistas e maldosos. Bem feito.
silvestre
1 de Outubro de 2012 at 15:32
Espero que a Directora de ensino superior nao venha mais uma vez dizer que o Governo nao tem nada haver com estes pobres estudantes. Se fosse filho de gordo resolvia o problema rapidamente.
Mina Téla23
1 de Outubro de 2012 at 17:56
Que palhaçada!!!
1º que esse Governo só serve para servir aos seus e não ao povo santomense;
2º que não se tem fiscalização de nada.
Como podemos deixar os três estudantes viajar, sabendo que chegariam depois da data do vencimento do visto? Ou seja, o descaso é tão grande que não se pensa nas consequências desses atos.
Isto porque:
1º coloca-se os três santomenses numa situação frustrante de ter lutado tanto para nada, pois de que adianta sair do país com um sonho e vê-lo acabar por um problema que poderia ter sido resolvido antes da partida deles?;
2º gasta-se em vão, isto é, o gasto com as passagens e documentações, em geral, foram inválidos. Logo, em cumprimento às normas internas do país que devem ser respeitadas, esse alunos,provavelmente, terão que regressar à São Tomé (o que vai gerar outros gastos) para dps ver se conseguem, novamente, voltar à Rússia.
Acorda Governo santomense!!! Esse dinheiro, que acredito ter sido jogado fora devido à vossa incompetência, poderia servir para custear outras despesas de estudantes no estrangeiro.
Valorize mais os estudantes, dê mais apoio à nós porque não existe DESENVOLVIMENTO SEM EDUCAÇÃO, NEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SEM INVESTIMENTO.
Boa tarde.
Deus é Grande e Seja Louvado
1 de Outubro de 2012 at 18:37
É Muito Triste e Vergonhoso………….
JOJO JOAO
3 de Outubro de 2012 at 20:43
O SR LEDE DE ALAME SA UAU NAO SOU EU MESMO QUE VOU PARA LA NEM O SENHOR, O QUE VEJO NA TV DE ATAQUES RACISTAS AO ESTUDANTES AFRICANOS NA RUSSIA E POR ISSO QUE DISSE ISSO MUITOS VAO E VEM NO CAIXAO.
BILI UE O