O Governo do Pinto da Costa, pese embora esta expressão seja Politicamente incorreta, (pelos factos sobejamente conhecidos por nós, não esteja longe da verdade), tem levado as nossas maravilhosas ilhas ao caos, ao contrario do que sempre apregoou «transformar S.Tomé e Príncipe num cantinho de Equador onde dá gosto de viver».
Agora compreendo melhor a expressão utilizada por Patrice Trovoada aquando da queda do seu Governo. Enquanto cidadão Santomense atento aos acontecimentos que marcam a vida do país, é fácil vaticinar que o cidadão Manuel Pinto da Costa, eleito Presidente da República nas eleições Presidenciais de 2011, não está minimamente interessado no normal funcionamento das instituições Democráticas do País.
Atendo – nos ao figurino Constitucional que o mesmo jurou solenemente defender, embora tivesse feito uma campanha eleitoral contraria ao que estava e está constitucionalmente elencado como competências próprias do Órgão, Presidente da República; quando assumiu o cargo devia inicialmente chamar o Primeiro-Ministro para que o mesmo apresentasse sustentabilidade parlamentar. Não o fez, perdeu uma oportunidade Soberana de iniciar uma nova era na Politica santomense, (marcada nos últimos anos por guerras e guerrilhas institucionais).
Ao contrário disso, experimentou um casamento de conveniência com o Governo de Patrice Trovoada, numa estratégia maquiavélica de amor versus ódio. Neste dilema, como raposa velha que é, em surdina foi orquestrando planos para resolver rapidamente os seus problemas financeiros. Como não os conseguiu, forjou uma crise política e com ajuda do Próprio Primeiro-ministro, que não contava com aquela estratégia de mestre conspirador, levou água ao seu moinho.
O Presidente da República, prometeu a Nação no ano passado que iria realizar uma Conferência Internacional de Luta contra a corrupção. Com tanta pompa, como se isso fosse a caixa de pandora da resolução dos nossos problemas. Para quem devia saber que essas atribuições legais, não lhe estão conferidas, apercebeu – se logo que se tratava de mais uma mentira, pois, mesmo se quisesse realizar tal conferencia Internacional, estaria a colaborar nitidamente com alguma corrente xenófoba ocidental, que tem querido destruir a imagem de alguns dos líderes Africanos nossos amigos e vizinhos. Esta promessa não foi cumprida por bem de todos nós.
Já temos o governo das costas, e o que se observa ao olho nu, é que o país deu uma viragem de cento e oitenta grau e retrocedeu aos anos noventa, com o aumento galopante da corrupção e da criminalidade em geral, o crescimento do medo e da incerteza no futuro, a desunião da família Santomense, a destruição da classe média, etc.
Um homem, não tem o direito de hipotecar o futuro de um povo, muito menos, um homem que lhe foi dado uma segunda oportunidade, e que pouco ou nada tem a perder. Pelo menos esse Governo das Costas, já que não tem o mínimo de respeito pelos vivos, deveria ao menos honrar a memória do Doutor Carlos Graça, grande combatente pela Democracia (esse mesmo que o quis dar o golpe de Estado e que o Senhor posteriormente chamou para combater os seus amigos dos outros tempos, levou a ganhar as eleições e que o Senhor traiu nas Presidenciais).
O único local que manteve com a bandeira meia hasteada em S.Tomé e Príncipe, foi o Consulado de Suíça (casa do falecido que teve de a vender por razões que sabemos). Por ironia do destino foi o Governo de Patrice Trovoada e o empenho pessoal do Patrice que o Dr. Carlos Graça, foi nomeado para o Conselho de administração da CST.
Não há mal que dure para sempre nem o corpo que o resiste.
Professor Universitário
Augerio Dos Santos Amado Vaz
Mateus Mariano
23 de Maio de 2013 at 12:53
O seu artigo tem muitas verdades.
Mas a queda livre começou desde do tempo da policia politica em que cidadãos eram atormentados pelo facto de pensarem como o senhor, quanto mais escrever!
Durante os estudos em CUBA, fez desfez, viveu na boa, correu mundo todo nas terras de Boby MArley, mas isso não era o inicio da queda livre?
Muitos não conseguiram se quer uma oportunidade de estudar, enquanto voce viveu mais de 10 anos com bols de estudo, a mais choruda. Ainda consegue recuperar com o seu dinheiro, estudante de Cuba, a Viatura Mercedes Benz da presidencia, numa atitude de quem pode pode. A queda livre começou, precisamente aí.
Pinto da Costa, muitas vezes recebe culpas, que não são suas, mas eu também tinha duvidas, pouco a pouco verifico que homem não é assim como se diz. Muitos poderiam estar nas prisões, sobretudo aqueles que dizem, dissimular vendas de coconote e copra, com substancias psicotrópicas.
Veja, tudo, se calhar deve ser o ultimo a falar mal do Pinto. os irmãos teus, não te perdoariam.
Cala-te!! Colega!!
Augerio Dos santos Amado Vaz
23 de Maio de 2013 at 14:05
Concordo plenamente consigo quanto ao tempo de queda livre, relativamente a bolsa de estudo feliz ou infelizmente, nunca tive bolsa alguma. Recebia cinco pesos por mês como qualquer estudante em Cuba. Mais isso não vem ao caso. Nenhum cidadão deve sentir- se agradecido a nenhum dirigente que tem que cumprir com as sua obrigações. O País não tem donos e não vale a pena arranjar donos…
Rico
23 de Maio de 2013 at 12:55
Augerio, te vi muitas vezes contorverso, mas afinal de contas és um homem preocupado com o reais problemas de STP, nos seus ultimos artigos ja vinha percebendo isso, felizente , felizmente. Realmente, e ainda bem que assim é AUGERIO, não ha mal que dure para sempre.
jose pedro
23 de Maio de 2013 at 13:38
É pena que o autor do Artigo também não tem credito nenhum e assim vamos indo…
de longe
24 de Maio de 2013 at 9:45
Não tenho crédito e tive o teu comentário. Parabéns, mais pelos visto é a peça mais importante no tela non. Quase ninguém quer saber da notícia do Conselho de Estado, porque se calhar menos importância ainda tem…
Rico
23 de Maio de 2013 at 14:03
Quem se beneficia com esse sistema que se instalou no país se mantem inerte a toda desgraça que assola o nosso povo, e ainda vêm aqui nesse espaço defender o que a olhos de todos é indiscutivel, mas como o autor disse o Pinto não tem nada a perder, afinal o cota ja esta nos seus 75 que tempo mais tem ele!? Todavia , não ha mal que dure para sempre, que Deus faça justiça, eu qd criança até sai de STP achava que fossemos todos uma familia, descobri depois de ter saído da caverna que somos na verdade um antro de tubaroes que devorá irmãos a troca de um carro ou uma viajem e Pinto, achava que o homem era realmente de bom coração, os atos me mostram totalmente avesso..
Deus Mafoma
23 de Maio de 2013 at 14:32
Quoi scabi! Pontopé modê maxiêêê inen ké mu!
Frustrada
23 de Maio de 2013 at 14:33
Quem fala assim… não é gago!Gente mesquinha, não é pelo facto do autor do artigo em causa ter tido uma infância e adolescência de luxo, o que o impossibilitará de criticar actual situação política e social caótico em que encontramos.Viva liberdade de expressão!Viva S.Tomé e Príncipe!
teu tio
23 de Maio de 2013 at 14:48
Mais cacharamba a tomar conta da cabeça deste hipócrita e tarado em mininhas.
germana alves
23 de Maio de 2013 at 14:49
Este homem é mais LUCIDO que voces todos juntos. Gegé foi um dos maiores apoiantes de Pinto. Como ele, muitos estao desiludidos e com razao com as accoes de Pinto. Pinto so tinha um proposito: chegar ao poder e voltar ao passado macabro que deixou pelo meio. Verdade seja dito esta conseguindo. Liberato Moniz para CE é demais. Figuras politicas da nossa praça estao consternadas. Tudo tem limite. Pinto ultrapassou tudo e todos.
Carlos
23 de Maio de 2013 at 18:17
Liberato Moniz para onde??? Eu não entendi bem, por favor explica-me isto melhor. Liberato também está no Conselho de Estado? Eu juro que não acredito. Isto também é muita brincadeira. Liberato Moniz??? Este rapaz é só capa vocês espreme não sai nada. Eu conheço ele. É um fraco, ambicioso, politica e intelectualmente banal. Para quê que o Pinto da Costa vai escolher estas pessoas que não crescentam valor nenhum a este orgão?
Paulo Costa
23 de Maio de 2013 at 15:09
A identidade de um povo não pode se basear em esquecer, recalcar ou esconder fatos históricos básicos.
de longe
23 de Maio de 2013 at 15:21
O factos falam por si, quem não vê é porque não lhe interessa. Viva a Republica.
jose pedro
23 de Maio de 2013 at 16:20
Digo e volto a repetir, em sociedades evoluidas só cidadão com perfil exemplar tem espaço nos jornais para dissertação ainda por cima quando se trata de assunto de tamanha importância como os que têm a ver com a vida socio-economica de um País e creio que este senhor não tem perfil para tal…..e é pena, apesar de muitos acharem-no lucido, mas só isso não basta !
de longe
23 de Maio de 2013 at 16:47
Eu sou de longe mais exemplar do que aquele que tu bajulas por meia dúzias de dobras
EAV
24 de Maio de 2013 at 18:21
Hoje como a boa vida acabou, abrimos a boca p reclamar, no tempo das vacas gordas não se ouvia este Sr. , ou melhor até se ouvia e se via, andando por ai com miúdas menores de idade, usava o poder financeiro para o feito. És um dos que sempre viveram a custas do sacrifício desse povo, tu e os teus, pois a família Amado Vaz sempre teve a proteção do Pinto da Costa, não me diga que já esqueceste? Hoje sim, vais trabalhar para saberes o quanto custa a vida…
Agora só te resta bajular ao Patrice Trovoada, quem sabe nas próximas eleições ele ganha e te dá de volta a tua boa vida…
Tú no sirves pápá, lo tuyo es jeva cigarro, tomadera y mucha fista más nada, ahora sí hay que pinchar para ganar la vida…
de longe
25 de Maio de 2013 at 7:54
Afinal para viver bem em Tomé e Príncipe é necessário ter proteção de Pinto da Costa?
Afinal já entramos no tempo da vaca louca?
virus
23 de Maio de 2013 at 16:22
Eu NÃO ACREDITO!
Gegé “Professor Universitário”!!!?Quiê PORTUGAL caiu até este nível? PASSOS LEBRE,desculpe.Vocês tornaram colónia de S.Tomé,finalmemte.
O mau de tudo isto é que GEGÉ fuma aquilo e gosta muito de álcool;dá má imagem ao meu país.
Okakaôô…nón Molê.
GEGÉ mais é está trabalhar guarda numa empresa perto do Pingo-Doce.
de longe
23 de Maio de 2013 at 16:56
Para teu governo, além de professor universitário, sou chefe de Departamento das Prática Judiciais e fui eleito com maior numero de votos numa Assembleia de Professores entre Catedráticos e Professores Doutores, mais de cinquenta para o Conselho de Ética e disciplina. Trabalho para sustentar os meus vícios. Não estou a trabalhar em representação de S.Tomé e Príncipe.
Manfred moreira
24 de Maio de 2013 at 15:52
PRA VOCÊS QUE ESTÃO A QUESTIONAR dAS CRITCAS SEVERAS DO DOUTOR Augerio Amado vaz,COM TANTO REPUDIO E REJEIÇÕES digo-vos que:todos aqueles que apoiaram PINTO DA COSTA ja estao totalmente arrependido,incluindo o referido doutor,eu chama-o de doutor porque conhenço bem a pessoa,é um bom fanfaraõ como eu, anbicioso,mas tem uma base muito sólida de conhencimento não só na pratica de jurisprudência,como tambem cultura geral,portanto não julguemos as pessoas por apenas seu caracter,mas tambem pelo nivel do Q.I.
de longe
23 de Maio de 2013 at 17:03
Gika inventa outra.
The Politics
23 de Maio de 2013 at 17:30
Q queda livre de S.Tomé e Principe como pais não começou agora com Pinto da Costa, mas sim esta queda livre começou há mais de trinta anos. Quando conseguiram a Independencia e não conseguir traduzir o significado da Idenpendencia Total, Unidade, Desciplina e Trabalho. Começou quando cada um dos diferentes governos, começaram a governar para seu respectivos bolsos e familia em vez de pensar em colectivo (Povo de Sao Tome e Principe) e continuara porque não se vé por mais que procuramos um politico decente com sentido de colectivismo, não se vê uma sociedade civil educada e informada, não se vê jovens capazes de reverter a situação, por mesmo que nos seus pensamentos acham capazes mas sentem-se impotentes porque o Sistema esta tão enfermo que não há cura possivel. REVOLUÇÃO TOTAL TALVEZ SERA A SAIDA!!!
inteligente
23 de Maio de 2013 at 17:32
Contra facto não há argumentos. A realidade é o que estamos a assistir a política instalada no País pelo senhor Pinto da Costa. Ele está usando e abusando do poder para reinar e fazer a sua economia crescer e os são-tomenses são atirados para último plano.
Antagónico
23 de Maio de 2013 at 18:01
Sr. Augério Amado vaz respeito o seu artigo, mas tende a relacionar o PR com a onda de Criminalidade? O que faz o sistema judicial no país? Enquanto jurista ou advogado qual é a sua contribuição para combater a criminalidade? Muitos políticos em São Tomé apresentam boa imagem de governação e metem dedos nos olhos do povo, é do tipo ” Ôh Zé-povinho faz o que governo fala e não o que governo faz” ou seja acaba por delapidar bens públicos, construindo quintas e mais quintas no campo de milho e roças circundantes. Senhor, por acaso avaliou bem por declaração de algum individuo que entrou na governação antes de delapidar o país? O problema de São Tomé e príncipe depende das nossas próprias mãos para sua edificação, construção, quadros capacitados e sem demagogia para combater a onda de criminalidade e corrupção. Para isso, o poder judicial tem que funcionar no seu pleno e não pelo fato do Pedro ser deputado ou ser seu amigo não pode ir para as grades. O hábito e o costume de que somos todos primos ou parentes, inveja, ódio, rancor, tem adiado o país cada vez mais e a vulnerabilidade social e financeira leva o país a um retrocesso total, sem margem para futuros progressos.
Ps: Retire a virgula que o senhor colocou entre o sujeito e o verbo, sff!
de longe
23 de Maio de 2013 at 18:49
O Abílio Neto poderá ter magoas recalcamento e ressabiamento, talvez por aquilo que aconteceu com os pais e me lembro bem como se fosse hoje, as minhas primas, chorarem na sala da minha casa. O meu pai foi nada mais nada menos que Diretor da Segurança do Estado na primeira República. E se ele fez ou deixou de fazer é um problema que ele saberá resolver e não me diz respeito.
Apenas fiz uma constatação fáctica daquilo que julgo ter acontecido.
Não
madalenas
23 de Maio de 2013 at 23:24
GEGE, meu mano cuidado com SIA. Mano era advogado do diabo nas terras de vulcão, certo? Cabo Verde. Os teus clientes são cidadãos de EUA.
Perdeste no mundo e agora intitulas-te professor, Aonde!!!
Quero te saudar. um negocio de muitos milhões de dólares. BAUE!!
Estou atras de ti, a ver-te neste preciso momento. Olha pra frente, a esquerda.
teu tio
23 de Maio de 2013 at 23:57
Esta foto do Gege mostra claramente que ele fumou aquilo e já encheu a lata de cacharamba. Concordo com as suas palavras mais não acredito em si senhor Augerio, sabe porquê? Porque o senhor é um boémio, alcoólatra e gosta de biatas de cigarro.
Flácon Liguí Pinta
24 de Maio de 2013 at 5:19
Ninguém leva a séria as palavras de um grande “ALCOOLATRA”
O nosso país é mesmo uma grande brincadeira, teve durante muitos anos o Juiz AUGÉRIO DOS SANTOS AMADO VAZ, hoje Prof Universitários, FRADIQUE DE MENEZES, Presidente da República durante 10anos.
Este sr foi juiz, e durante este tempo nada fez para ajudar a combater a criminalidade e corrupção, e nada.
Continue e bem e vender os conhecimentos que adquiriu, pode ser que esta seja uma forma de cura contra a dependencia de alcool Augério.
de longe
25 de Maio de 2013 at 7:50
O nosso país era uma brincadeira, agora com o Pinto virou uma brincadeira de mau gosto.
Barão de Água Izé
24 de Maio de 2013 at 6:42
Amado Vaz anda distraído, mal informado ou não vem a STP desde a Independência. Queda Livre? É menorizar a realidade. A nossa Terra já bateu no fundo. A não ser alterada a realidade futura de STP poderá ser uma versão da ex-Guiné Portuguesa.
A Geração de Pinto da Costa tem que reconhecer: Falhámos, temos que mudar de rumo urgentemente.
desta terra
24 de Maio de 2013 at 7:55
Gegé como é que ficou a questão de Rosema?
Afinal de contas quem recebeu a bufufa toda da rosema?
Por outro lado, concordo consigo.
O Pinto, pai dos COSTAS está a destruir este nosso país, até porque ele não tem mais nada a perder.
O tipo ficou de férias durante vine anitos e regressa depois para ser presidente?
Acha que ele ainda tem pica para trabalhar sériamente?
A resposta a esta pergunta pode ser retirada de uma simples análise do Estado actual do país.
CORRUPÇÃO E MAIS CORRUPÇÃO!
Olhem só para o Ministério de Agricultura.
virus
24 de Maio de 2013 at 9:51
Shiêh!
Gegé ficou só “CABEÇA”.
Coitado!
gualter almeida
24 de Maio de 2013 at 11:09
Linda foto poça o homem tem mesmo estilo de grande trabalhador força camarada
amado
24 de Maio de 2013 at 15:51
Olá Gégé, o Pinto da Costa esqueceu completamente do teu pai e outros, que com unhas e dentes andaram a asseguarar o regime para ele. Nem um conselho de administração para o velho Amado Vaz, nem um lugar no conselho de Estado!!!
de longe
24 de Maio de 2013 at 16:55
O meu pai já está reformado como ele também deveria estar.
teu tio
24 de Maio de 2013 at 16:04
Gégé parece doido de lixo
de longe
25 de Maio de 2013 at 7:44
Sabes que muitas vezes doidos de lixo têm mais valor do que doidos de gabinete, sobretudo quando esse doido de gabinete é lambe-botas de um velho senil.
Emigrante
24 de Maio de 2013 at 18:37
Emigrante ha mais de 30 anos. Porém, filho de STP. É bom que haja pessoas com coragem do articulista porque so assim os orgãos de soberania percebem que existe um descontentamento generalizado. É verdade que o meu pais está no fundo do poço. Disso ninguem tem dúvidas. Por que razão os políticos não se sentam a mesa para debaterem com seriedade e honestidade os problemas do país? A minha terra é uma vergonha internacional e, é comparada com a Guine Bissau. Somos um povo humilde, sofredor, batalhador e não merecemos o destino para o qual esses malditos políticos nos conduziram. Por que raio de razão essas duas perolas no meio do oceano não consegue encontrar estabilidade politica e gestão honesta da coisa pública???? Será porque não interessa a classe politica? Então que seja entregue a governação do país ao grupo de cidadão de reconhecida idoneida. Ate quando meus senhores????????
madalenas
24 de Maio de 2013 at 21:25
Há coisas que podemos ficar de uma noite ate amanha a discutir, por exemplo o DR Abílio tem conhecimentos de sobra, é inteligente, muita cultura geral. Tentam ouvir o nível de debate, assim aprendemos um pouco.n
Agora, deve sim ter ressentimentos, pois ninguém gostaria de ver seu progenitor preso acusado de golpe, etc. Quem não sente, não é filho de boa gente.
As coisas devem ser esclarecidas, acho que já foram. #Inem Numigu ku sa longi, so dinem codo, ku ine saia#, kodo , cotá, que vida dine?
Melhores que nos.Sao formados, e prestam grande contributo a STP, certo,
mana
24 de Maio de 2013 at 22:18
Pinto da costa, nulidade absoluta. Liberato nem exerce a sua profissao de arquitecto. Voces conhecem algum obra na cidade de sao tome projectada pelo nosso grande arquitecto, convertido em pseudo chanceler da universidade de direito. Pinto, ja tem idade para ter juizo.
amigo de Che
25 de Maio de 2013 at 10:58
Caro amigo “De longe”, espero que ese “De longe” não te faza perder o caminho. Teu “vecinho” te pede o teu endereço e-mail ou teu n° de telef. Um beijo!
Ps. Nos encontramos no caminho
giginbre e cola
25 de Maio de 2013 at 21:19
só professor Lourenço, sabe como era este Gege.
Não tinhas bolsa, não leio nenhum artigo teu, tenha alteza nas afirmações.
seabra
10 de Dezembro de 2013 at 16:25
OBSERVADOR, se me leres, vai um grande a afeitoso abraço para ti e familia.
Bençaos para a “bout de chou”.
Sei que estàs ao corrente da morte do nosso lider Mandela.
B’JINHOS Seabra