Desporto

STP sobe 53 lugares na classificação mundial da FIFA- Corrigida por causa de avaria

Continua em alta a selecção nacional de futebol de São Tomé e Príncipe que começa a ver o seu sucesso reconhecido além das fronteiras nacionais. A recente vitória sobre o combinado da Serra Leoa permitiu à equipa de todos os são-tomenses protagonizar a maior subida de entre as 208 selecções.

Continua em alta a selecção nacional de futebol de São Tomé e Príncipe que começa a ver o seu sucesso reconhecido além das fronteiras nacionais. A recente vitória sobre o combinado da Serra Leoa permitiu à equipa de todos os são-tomenses protagonizar a maior subida de entre as 208 selecções que compõem a classificação mundial da FIFA.

O ranking, que é actualizado mensalmente, posiciona neste mês de Março São Tomé e Príncipe no 115.º lugar, o que representa uma escalada de 53 lugares em comparação com a classificação divulgada no início do mês de Fevereiro.

Com 288 pontos os Falcões e Papagaios têm apenas menos um ponto do que o Níger, o 114.º classificado. Imediatamente abaixo encontram-se três selecções com 285 pontos: Azerbaijão, Cuba e Ilhas Faroé. A progressão são-tomense tem sido alvo de destaque na imprensa internacional merecendo também amplo destaque no sítio da FIFA na Internet. Recorde-se que São Tomé e Príncipe reapareceu neste ranking há apenas quatro meses após uma ausência prolongada forçada pela inactividade da selecção nacional entre 2003 e 2011.

A selecção são-tomense voltará ao activo apenas no mês de Junho por ocasião do segundo e decisivo embate com a Serra Leoa pelo que, até lá não se deverão registar grandes oscilações dos Falcões e Papagaios no ranking mundial que mantém a Espanha no primeiro lugar com 1561 pontos.

Diogo Calado / Téla Nón

To Top