Uma obra do jurista Pedro Sequeira de Carvalho. O Romance descreve as diversas facetas da vida de Margarida Madalena dos Prazeres. Natural da ilha do Príncipe, “as curvas da vida” começaram a aparecer no seu caminho muito cedo.
Após o ensino básico ficou 2 anos sem estudar, porque Príncipe não tinha o nível secundário. Veio para São Tomé, e longe da família conseguiu concluir o décimo segundo ano. A Jovem Margarida dos Prazeres beneficiou de uma bolsa de formação profissional em Portugal, e após formação regressou ao Príncipe.
O primeiro amor que encontrou, o jovem Adolfo, teve como consequência uma gravidez precoce e um aborto clandestino.
O destino levou Margarida de volta a Portugal, onde as curvas da vida trouxeram o assédio, e o abuso sexual. Segundo o autor do livro, a personagem encontrou trabalho na residência de um casal de idosos. No entanto o homem idoso começou a assediá-la para actos sexuais e outras práticas esquisitas.
A evolução da história revela que as curvas da vida trouxeram um novo amor para a jovem do Príncipe. Dedé é o nome do novo namorado que produziu novas peripécias na vida cheia de curvas.
Um romance que traz à ribalta os diversos fenómenos sociais que marcam a vida e a actualidade de São Tomé e Príncipe. A falta de amor a pátria, a pobreza, a emigração a violência doméstica, e outros fenómenos que provam a perda dos valores morais e éticos.
Lançado no espaço CACAU o romance começou a ser devorado pelo público.
Abel Veiga
ANCA
26 de Abril de 2024 at 10:07
Boa iniciativa
Parabens ao autor escritor, motivo de orgulho, incentivo a futuros livros.
Exemplo a comunidade/sociedade, transmissão de valores e conhecimento.
Que continuemos nesta emancipação neste rigorijo, vibração de escrever/descrever sobre a nossa terra, sobre actividades humanas que se desenrolam nela, bem como as características dos seus recursos,historia politica e social, sobre a medicina, sobre a justiça, economias e finanças, sobre a nossa administração, sobre o nosso mar e rios, sobre o nosso desporto e suas modalidades, sobre as estatísticas do país, sobre da nossa agricultura, seus metodos de produção, seus produtos…a produção hortícolas, frutícolas, sobre as plantas medicinais, as folhas, flora e fauna, sobre as nossas flores, frutas, cacau, café, sobre a agropecuária, criação de gados caprinos, bovinos e ovinos, sobre a pesca, o nosso pescado, a arte da pesca, sobre o comércio, sobre o solo solo suas caraterísticas, a formação das pedras, etc, etc…
Precisamos de incentivar a escrita, a investigação, a leitura, em São Tomé e no Príncipe
Pois que somente gerimos bem aquilo que conhecemos.
É deveras importante conhecermos bem o nosso país(território/população/administração/mar/rios), sua população, os hábitos, as actividades que desenrolam, como desenvolvem estas actividades, com que meios e práticas, bem como as potencialidades do nosso território, recursos naturais
Quanto mais conhecermos melhor administramos, melhor gerimos
O incentivo de turismo interno pelo nacionais, também deveres importantes, sobretudo nas populações jovens e idosos, as excursões e visitas de estudos ou de lazer
Conhecer para integrar, melhorar e desenvolver
Se nasceste aqui,
Se és de São Tomé e do Príncipe
Ajuda e protege a tua família
Dá o teu contributo, ajuda o teu país, território, população, administração, mar e rios a desenvolver
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica nos bem
Deus abencoe São Tomé e Príncipe
Bem haja