Política

São Tomé e Príncipe quer a 7ª Sessão da Comissão bilateral para breve

bandeiras-de-angola-e-stp.jpgTerminam hoje os trabalhos preliminares da 7ª Sessão da Comissão bilateral São Tomé e Príncipe – Angola, que se iniciaram nesta segunda-feira. O representante da delegação são-tomense, Arlindo Fernandes, disse que a realização da próxima sessão da comissão bilateral é urgente, frisando a vontade de que esta se concretize ainda neste ano ou no inicio do próximo ano.

O encontro de 3 dias vai fazer o balanço do cumprimento das acções previstas na 6ª Sessão da comissão bilateral e propor novas acções para o reforço da cooperação entre as duas partes.

A parte angolana pretende ver até que ponto o reforço desta cooperação bilateral pode transcender as questões clássicas e ir mais além. No que se refere à cobertura diplomática, coloca a possibilidade de, estando um dos países representado num determinado local, cobrir o que não está. Também pretende concentrar-se em questões mais específicas, como são os acordos financeiros, que ainda estão em curso e que abarcam as áreas prioritárias definidas pelo governo, de modo a implementá-los. A construção de casas sociais, a criação de infra-estruturas, a formação de quadros (nomeadamente com a cedência de vagas em universidades angolanas) e o estabelecimento de parcerias económicas a nível privado em determinadas áreas.

A cooperação bilateral entre Angola e São Tomé e Príncipe reforçou-se nos últimos anos com a intervenção da petrolífera Sonangol no mercado são-tomense. Comprou a empresa nacional de combustíveis e óleos – ENCO, pelo valor de 32 milhões de Dólares e assinou dois memorandos de entendimento com o governo são-tomense, nomeadamente para ampliação e modernização do Aeroporto Internacional e para a reabilitação do Porto de São Tomé. A empresa lançou ainda um projecto para a construção de um porto petrolífero na zona norte de São Tomé no valor de 30 milhões de Dólares.

A última reunião da comissão bilateral decorreu de 29 a 30 de Novembro de 2007 em Luanda. A cooperação São Tomé e Príncipe e Angola é regida pelo acordo geral de cooperação assinado pelos dois países em Fevereiro de 1978. As comissões bilaterais permitem que estes revejam e programem um espaço mútuo de cooperação.

Katya Aragão

To Top