Décimo Quarto Governo Constitucional

Rostos do elenco governamental Chefiado por Patrice Trovoada

Salvador dos Ramos – Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades

Carlos Stock – Ministro da Defesa e Segurança Pública

Elísio Texeira – Ministro da Justiça e Reforma do Estado

Arlindo Ramos – Ministro dos Assuntos Parlamentares e Descentralização

Américo Ramos – Ministro das Finanças e Cooperação Internacional

Agostinho Fernandes – Ministro do Plano e Desenvolvimento

Olinto Daio – Ministro da Educação, Cultura e Formação

Carlos Vila Nova – Ministro das Obras Públicas e Recursos Naturais

Afonso Varela – Ministro Secretário do Governo

Angela Ramos – Ministra da Saúde e Assuntos Sociais

Abnildo d´Oliveira – Secretário de Estado da Juventude e Desporto

  1. img
    Pleto Responder

    Agora que assumiram os destinos de STP, estou ansioso para saber o vosso plano/projecto em concreto para os próximos 4 anos. Espero muita firmeza e muito dinamismo e também humildade nos novos ministros para irmos em frente.
    O governo sozinho nao pode fazer tudo,por isso, ha que criar condiçoes para dar esperanças ao povo de que é possivel mudar o estado das coisas para melhor.

    • img
      Antonio Amado Vaz Responder

      Agora sim, Pleto, estou de acordo. Expressaste algo de jeito! :-)
      Abracos
      Antonio Amado Vaz

      • img
        Antonio Amado Vaz Responder

        Acrescento, caros compatriotas: nao celebrem antes do fim! Eeu contribui para combater a corrupcao em Sao Tome e Principe, e fiquei completamente feliz com a derrota de Rafael Branco e Carlos Tiny, e outros corruptos que politicamente destrui-los!

        Juizo sim! Mas, a luta para manter estabilidade no pai’s e o desenvolvimento e prosperidade economica de STP nao deve parar com o formacao de novo Governo, ou porque conseguimos dar um pequeno passo! A LUTA DEVE CONTINUAR PARA FRENTE!

        HA MUITA COISA QUE DEVE MUDAR, SOBRETUDO, A MENTALIDADE DE MEDIOCRIDADE DE MUITA GENTE… VAMOS A OBRA!

        Existem muitos individuos inteligentes e honestos nesse Governo. Mas, sao “PANHONHOS,” desculpa-me a expressao (nao e’ insult, mas um adjective para descrever a falta de sagacidade de alguns). Digo isso porque conhece-os deste da idade de criancas. Patrice Trovoada e Afonso Varela sao “patos bravos.” Eles irao manipular os Ministros esquerda e direita….

        Nos, Sao-tomenses, temos que enfrentar Patrice Trovoada, e Afonso Varela com muita veemencia “cara mamao” (seriedade) para que o povo nao seja desiludido de novo! Nos nao queremos Guerra em Sao Tome e Principe ou Coup d’Etat (Golpe de Estado).

        Nao queremos PUPPETS de Fra,ca em Sao Tome e Principe!

        Devemos distanciarmos de Fran,ca e de todos os paises que colonizaram o continente Africano! Modelos de alguns paises Africanos Francofonos simboliza mediocridade. Nao precisamos desses modelos de Estado de probreza mas com muita riqueza proviniente de recursos naturais. Temos exemplos palpaveis de alguns paises vizinhos com Petroleo (Crude Oil) mas em completa pobreza e atraso….

        Seguir o MESTRE ja nao serve Sao Tome e Principe! Ja somos adultos (35-anos de idade!). Devemos comecar a caminhar…. Temos que seguir outro rumo!

        Qual pai’s Africano que esta hoje a brilhar de prosperidade porque Portugal, Franca, Espanha, Inglaterra, etc conseguiu ajudar para fazer brilhar? Temos que ser auto-suficientes e independentes das dividas do passado e das coisas ma’s do passado.

        We need a new rebirth—a new nation—a new direction! Positive pathway to success…That’s what I’m talking about….

        O prior erro do Governo na Republica Democratica de Sao Tome sera: seguir a Fran,ca! Nenhum pai’s que tem historia de colonizacao tera algum interesse positivo no povo Sao-tomense e na properidade da nossa querida terra! Estou seguro no que estou a dizer!

        Devemos aprender com Cabo Verde, Botswana, Singapura, Brazil, India, Japao, China, Estados Unidos, Russia, Libia, e outros paises onde o desenvolvimento economico sustentado tem dado resultados positivos, seja o successo no passado ou no presente.

        Como um cidadao Sao-tomense, nao me sinto, sinceramente, seguro com essa equipa de Governo liderado pelo Patrice Trovoada e Afonso Varela—

        Esses Ministros seram manipulados, manobrados, humilhados, abusados, e feitos de patetas com as “artemanhas machiavelicas” do Trovoada, Varela, e seus amigos corruptos!
        Sera patetico—o povo nao pode dormir enquanto as coisas estao seguindo o seu rumo—-

        Essa e’ apenas uma observacao (modestamente pessoal), repito, nao e’ critica, mas sim uma observacao—as criticas seram feitas em resultados dos “inputs” e trabalho que esse governo efectuara.

        O povo nao e’ burro! O povo nao e’ sego! O povo esta’ acesso! O povo continuara na guarda dos interesses do pai’s; Sao Tome e Principe!

        Em vigilancia,
        Antonio Amado Vaz

        Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao enganar os Ministros!

        Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao aldrabar os Ministros!

        Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao enganar o povo Sao-tomense!

        Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao aldrabar o povo Sao-tomense!

        Serao usados e abusados se o povo nao se permanecer, perpetuamente, espertos e atenciosos!

        ALERTA! ACORDA!
        TAKE MY ADVICE! I LOVE AFRICA!
        GO FOR THE BEST RESULTS POSSIBLE OR NOTHING….

        LISTEN TO WISDOM AND TO THE MAN OF COURAGE; A LEADER!

      • img
        peter Responder

        Dr Antonio, o pleto nao expressou nada de jeito, eu acho que o pleto e un quadro e intelectual do pais, tambem esperamos dele como santomense, o ser ministro nao cabe a responsabilidade de fazer tudo. um exemplo e aquilo que fazes e tens feito como saontomense , tu tens contribuido para a saude daquele povo muito Dr, e o Pleto o que ten feito??? a ASPF nao ten la ministros mas tens mostrado a provo sem ser ministro ou estres no governo.
        vamos deixar de dormir senhores, vamos bulir e bulir. abracos

        • img
          Pleto Responder

          Em primeiro lugar nao vivo em S.Tomé, a única forma que eu tenho para contribuir é participar no forum. Como muitos compatriotas que vivem fora, essa é a nossa única forma de dizer alguma o que pensamos.

          Sr Peter, a questao nao é ver quem faz mais que o outro, nao podemos encarar STP como uma feira de vaidades. Eu quero e sonho com um STP equilibrado, a minha ideia é de que o governo e os governantes nao tem que fazer nem meter dedo tudo.

          O estado tem que funcionar no seu todo, temos que criar uma estrutura que seja dinamica e adpatar as mudanças. Temos que ter uma base forte para ser consistente.

          Acho que a chave do nosso desenvolvimento, passa pela mobilizaçao da socieade civil,debates, etc…
          STP tem muita gente com conhecimentos que estao fora da política e acho bem,a única coisa que falta é a massa crítica, temos que ser críticos e responsáveis.

      • img
        António Amado Vaz Responder

        Sou António Amado Vaz, filho
        Estou desiludido com alguém que anda a usar o meu nome e o nome do meu Pai, para passar mensagens, ideias e panfletos .
        Penso que este é um espaço onde as pessoas, passam as suas mensagens e devem assumir-las.
        Não costumo fazer, nem dar opiniões sobre a politica dos diferentes Governos. Pertenço a uma ONG-ASPF e quem me conhece sabe que respeito a todos os Santomenses e em especial aqueles que foram escolhidos para representar a nossa Nação, espero que tenhas entendido até que ponto as pessoas chegam a denegrir ou caluniar a outra.

        • img
          Antonio Amado Vaz Responder

          Sr. Antonio Amado Vaz, Dr., filho:
          SE O SR NAO TEM NADA DE POSITIVO, ALGO AGRADAVEL, E DE VALOR PARA ACRESCENTAR NO SENTIDO DE MELHORAR AS CONDICOES DE VIDA DOS SAO-TOMENSES QUE SOFREM HA 35 ANOS (OUTROS QUE SOFREM HA MAIS DE 35 ANOS SOB DOMINACAO COLONIAL PORTUGUESA–TOMOU BURACHAS DE GORGULHO). SE O SENHOR NAO ESTA INTERESSADO EM FAZER BRILHAR REPUBLICA DEMOCRATICA DE SAO TOME E PRINCIPE COM SUCESSOS E PROGRESSO ECONOMICO SOCIAL E DE SAUDE PUBLICA, ENTAO O SR. ANTONIO AMADO VAZ, FILHO—CALA-TE! SENTA-TE!
          A TUA LENTIDAO E’ SEMELHANTE A MEDIOCRIDADE!

          ACORDA! ACORDA! ACORDA!

          NAO QUEREMOS EGOISTAS E OPORTUNISTAS PANHONOS A MANDAR VIR!

          ANTONIO AMADO VAZ, FILHO: NAO ESTAIS EM CONDICOES DE FAZER PARTE DESTE DEBATE—DERROTO-TE!

          ANTONIO AMADO VAZ

  2. img
    Agnaldo major Responder

    Sua E.Sr. Secretario

    Estou n ,n, satisfeito tipo eu nesta pasta ,olhos no futuro.

    Muita saude pra ti

    ABNILDO D OLIVEIRA

  3. img
    Tagarela Responder

    Registo, com pesar, a presença de apenas uma mulher no novo elenco governativo.Viva STP!!!

    • img
      Polvo Paul Responder

      Deixa disso, as pessoas devem ser chamadas pela competência, e não pelo sexo.
      Essas coisas de quotas na atribuição de cargo não faz qualquer cabimento, cada um de nós temos que ter competência e na sequência disso a sociedade saberá reconhecer esse facto e convidar a assumir cargos de relevo independente de sexo que temos.
      Em STP graça a Deus as mulheres não têm muito que reclamar são sempre chamadas para cargo de relevo, conta-se os países no mundo em que uma mulher já foi primeira-ministra.
      Quota só promove a incompetência e compadrio e nada mais.

      • img
        Tagarela Responder

        De forma alguma disse que necessáriamente deviam colocar mulheres incompetentes, só por serem mulher. Sou a favor de igualdade de género e de, sobre tudo, demonstração de competência para merecer ascender na carreira, cargos, etc, quer sejam homens, quer sejam mulheres.
        Creio, no entanto, que, havendo homens e mulheres igualmente competentes, presumindo que haja mulheres competentes nas fileiras do partido venceder e independentes, poderiam haver mais equilíbrio em termos de representação feminina. Viva STP!!!

    • img
      Alberto Nascimento Responder

      Tagarela, Isto nao tem nada a ver com sexo.
      Sao tome ‘e o pais Africano a onde as mulheres sao mais “semelhantes” aos homens.
      Eu tou orgulhoso por ver um rapariga tao jovem a ocupar este cargo.

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Alberto Nascimento,

        deixa disso. Comparar com o continente africano não vale. O Continente Africano em questoes de respeito às mulheres e crianças só fica atrás da Ásia, ou quem sabe em paridade.
        Comparado com países da Europa e Américas representará, 0,1%.

        As coitadas aqui são tratadas igual escravas pelos homens.

    • img
      rochinha Responder

      olha mulher ou homem não tem muita importancia a unica coisa que queremos é o desenvolvimento de São Tomé e Principe…

  4. img
    Polvo Paul Responder

    Patrice toma muito cuidado com Elísio Texeira, ele não é flor que se cheira, sei muito bem do que estou a falar…
    Cuidado com esses jovens para não converterem em aves de rapina..

    • img
      peter Responder

      Voce e que deverise tomar cuidado com ele, porque tu es um pega fogo, nao sabe nada e n ao dizes nada de jeito,
      amigo deixa disso, se tu tens problemas com ele nao significa que ele e um sespeito, voce e do tipo de forro que nao f nem deixas os outro f. Bandido!!!!

  5. img
    Polvo Paul Responder

    Ângela mostra lá na capital da corrupção que as pessoas do Príncipe têm capacidade de trabalho, e por favor nada de aprender maus vícios de alguns senhores daquela cidadezinha dos corruptos, que têm posto o nosso país de rasto.
    Gente do Príncipe tem que pautar pela honestidade e trabalho nada de roubo.
    A missão é trabalho e mais trabalho e mais trabalho, assim a ilha terá orgulho em si.
    Pulso duro com alguns senhores aguentas na direcção da saúde e no hospital central.

  6. img
    FC Responder

    Em relação a esta matéria, é aconselhável esperar para ver do que são capazes estes novos rostos do governo. Contudo, também penso ser legítimas as dúvidas e receios de muita gente em STP e fora de STP, santomenses ou não.
    São caras novas, algumas até demasiadas jovens para a tarefa que se lhes espera. Mas penso que no cômputo geral é um governo aceitável. Mas definitivamente não é um governo bom.
    É um governo aceitável porque decorrente do cenário político recente até há umas semanas, foi difícil ao Sr. PT e ao ADI apresentarem um bom governo, com caras que pudessem dar respostas aos inúmeros desafios que o país apresenta e ao mesmo tempo transmitir uma carga de confiança inicial ao país.
    Embalados pelos muitos apelos à mudança, e avesso à negociação com actuais lideranças dos partidos que estão na oposição o ADI e o Sr. PT formaram um governo que podemos apelidar de “transição”. Transição até que no futuro se propicie uma aliança mais duradoura com o MLSTP ou o PCD, que traga alguma estabilidade governativa e caras mais competentes, porque o país assim precisa.
    Não é um bom governo porque o país precisa de estabilidade e confiança no futuro, e no perfil de algumas figuras que fazem parte deste governo, recaem muitas dúvidas, não pelo seu passado, nem pelo seu carácter, mas porque estas caras não transmitem confiança à população, aos investidores e sobretudo aos nossos parceiros de cooperação, e arrisco-me a dizer nem mesmo ao PT. E neste aspecto a tão falada autoridade do estado que o nosso PM mencionou na campanha fica um pouco beliscada, porque quando falamos de autoridade, temos que apresentar pessoas com experiência, respeitadas na sociedade e claro está, bem remuneradas. Contudo cabe a estes ministros provarem-nos que são capazes da confiança neles depositada, dai ser necessário darmos o benefício da dúvida.
    Não queria personificar esta análise, mas só para exemplificar vou ao caso da justiça.
    Com tantos problemas que a nossa justiça se debate hoje em STP, acho a nomeação do Dr. Elisio Teixeira muito arriscada e um mau sinal, que poderá sair muito caro ao actual PM. Sobretudo por ser uma personalidade muito jovem. Não lhe conheço pessoalmente, nem tenho nada contra ao nível pessoal, mas neste momento vivemos tempos terríveis em STP no que a justiça diz respeito. Por isso, colocar um jovem que devia estar neste momento a aprender os meandros mais técnicos da coisa, numa fogueira como a que vemos diariamente em STP é no mínimo irresponsável tanto para quem nomeou como para quem aceitou o mandato. Mas como já anteriormente disse, vamos dar o benefício da dúvida, e esperar que este apresente trabalho visível.

    A todos um bem-haja.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Sr FC,

      TRANSCREVENDO:… “Transição até que no futuro se propicie uma aliança mais duradoura com o MLSTP ou o PCD, que traga alguma estabilidade governativa e caras mais competentes, porque o país assim precisa….”

      os srs do MLSTP e PCD não aprendem mesmo, não é?? São muito prepotentes! Achar que o governo do Dr.Patrice Trovoada só terá sucesso se fizer alianças com os dois partidos mais espúrios que já apareceram em STomé é demais.
      E a tão propalada competencia e capacidade dos cabelos brancos e anos nos lombos dos quadros do governo cessante (MLSTP/PSD e PCD) deu no quê? Em falta de capacidade de gestão, má-fé, conivência, compadrinhamento e corrupção, muita corrupção.
      Desistam, entendam de uma vez por todas que a vez agora é da ADI!!!!!!!!!
      O povo está de olho em voc

      • img
        FC Responder

        Eu não sou do MLSTP, do PCD, do ADI, nem sequer faço parte de qualquer outro partido político em STP. Sou santomense, vivo e trabalho em STP. Sou apenas um observador, e até certo ponto nutro alguma simpatia, por questões familiares, ao ADI, mas esta é a minha opinião quer o Sr. Veiga Costa concorde ou não.

      • img
        FC Responder

        E digo-lhe ainda mais Sr. Veiga Costa. Votei no ADI para as legislativas e no MLSTP para as autárquicas. Votei assim porque não sou destes eleitores fixos. Voto consoante as propostas e ideias, bem como nas actuações e garantias de governabilidade que os candidatos apresentarem.

      • img
        Franz K Responder

        Sr. António,

        Penso que o FC não disse que este governo terá sucesso ou insucesso. E já agora o que é sucesso para si?
        Prepotência é o que o Sr. agora demonstra, conheço muita boa gente que votou no ADI de PT ou contra o Rafael Branco, e que neste momento torce o nariz por causa destas nomeações. O Sr. está a ser prepotente em pensar que este é um governo infalível. Tenha os pés bem assentes no chão, e deixe que o tempo lhe ensinará alguma coisa, se é que ainda não aprendeu nada nesta vida.

      • img
        Cobló Responder

        separar um trecho e fazer crítica fora do contexto em que está inserido é típico daqueles militantes tonton macoutes

    • img
      zovirax Responder

      Meu caro FC.Tenho muitas duvidas sobre as capacidades tecnicas de algums figuras deste governo.Alguns como Ministros na corda bamba.

      • img
        FC Responder

        É verdade, caro amigo zovirax. Mas como disse vamos dar o benefício da dúvida as pessaos, não acha?

  7. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    numa sociedade moderna em que existe emacipação de mulheres, porquê que não poseram mais senhores no novo elenco governamental, haver vamos,
    obrigado,
    fui

  8. img
    Cobló Responder

    Caras novas e frescas. Isso pressupões que o governo anterior era constituído de caras velhas e amorfas… Esperemos que não seja simples rótulo ou embrulho de velhos produtos que assolam o país, corrupção, clientelismo, uso do estado para proveito próprio e outras mazelas, comportamento nefasto dos nossos políticos.

  9. img
    Andrade Catanhede Responder

    Por ser uma pasta nova, que me corrijam caso esteja enganado, gostaria de saber que funções irá exercer concretamente o MINISTRO SECRETÁRIO DO GOVERNO?

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Se me permite.

      O Secretário de Governo funcionará como o elo de ligação, de acompanhamento das ações de todos os Ministérios com o Primeiro-Ministro.

      Achei excelente idéia

  10. img
    Só visto!!!! Responder

    Muito bem, ja temos caras novas, agora queremos novas acções, novos procedimentos adequados ao desenvolvimento e ao progresso de S.Tomé e Príncipe.
    Que todos nós Santomenses, os que se encontram na diaspora e os que se encontram em S.Tomé e Príncipe participemos dessa mudança pra melhoria do Povo de S.Tomé e Príncipe.
    Mãos a obra.

  11. img
    São-tomense Responder

    Não sou daqueles que vou pela cara!
    O que desejo essencialmente é que esses JOVENS…, trabalhem e porpocionem mudanças que tanto apregoaram e o povo desejar ver.
    Quanto a mim já pedi a DEUS que me conceda vida e olhos para Contemplar tão citada mudança. Que DEUS Abençoe STP

  12. img
    mé pó feladu Responder

    kê kuá fiascu sé cu patrice bê pê pô plezentá

  13. img
    mé pó feladu Responder

    inem tipu sé cotadu, cotadu awa zá.

    ôtlo zá cu wê sono, Têm mais aparencia de futuros bebedores de sangue dos santomenses.

    se fôr para isso patrice tenha um coração santomense, seja humilde e aceite negociação com outros partidos k tenha gente capaz de te ajudar.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Sangue, que sangue? O governo cessante deixou sangue em algum santomense?

      • img
        mé pó feladu Responder

        os actos e as acções viram posteriormente
        sr. antónio,vale a pena estarmos vivos pra observarmos se ainda temos ou não sangue pra ser sugado.

        como cantou o nosso grande pêpê lima “confiar é bom mas controlar é melhor “.fui…

  14. img
    Leoter Viegas Responder

    Cenas do próximo capítulo eleitoral:
    Patrice Trovoada – Candidato da ADI ás eleições presidenciais ( com grande probabilidade ser vencer)
    Afonso Varela – Primeiro Ministro ( acho que o cargo do Secretário Geral do Governo é um bom estágio para o futuro 1º Ministro). Disse

    Leoter Viegas

  15. img
    Andrade Catanhede Responder

    Estou convencido que houve desejo da parte do Dr. Patrício em confiar algumas das pastas a outras pessoas, de forma a fortalecer ainda mais o novo elenco governamental. Para ser sincero, algumas pastas não se adequam lá muito bem ao perfil dos actuais detentores.
    Estou convencido que, possivelmente, tenha havido cidadãos que foram contactados mas que recusaram por razões pessoais.
    Nesta conjuntura, os que foram a favor da mudança devem aceitar o elenco ora apresentado e colaborar, dentro das suas possibilidades, para que essas caras novas tenham sucesso.
    Por isso, Senhora e Senhores membros do novo Governo, sejam humildes e ouçam com paciência os vossos eleitores; sejam receptivos as críticas, venham elas donde vierem. Não sejam rancorosos, mas façam justiça de acordo com as leis vigentes no país. Não se esqueçam, em nenhum momento, que o POVO de S.TOMÉ E PRINCIPE ao eleger-vos fez justiça. Por isso, não façam o contrário. Governem com justiça, sabedoria, humildade mas com rigor e competência. Baseando-se no vosso programa e com o apoio de bons colaboradores, quadros dos vossos Ministérios, assessores, parceiros de desenvolvimento (bilateral e multilateral) e todo o povo em geral, os bons resultados surgirão.
    Bem hajam

  16. img
    Carlos Ceita Responder

    Caros venho apesar de pouco tempo disponível fazer uma análise sobre os novos ministros.
    Positivo

    Caras novas e sem vínculos com a pouca vergonha que se faziam no país. Bom sinal. Alguns poderão dizer que não tem experiência do governo mas haverá sempre uma primeira vez.
    Outros dirão que nem todos são doutores e o que isso interessa tem a ver com a competência e a honestidade? O Primo Lula da Silva como chamou o nosso amigo Dr Teotonio Torres tem demonstrado aos intelectuais arrogantes de meia tigela de que é possível fazer bem sem ter um curso superior.
    Outros aspecto positivo foi o facto do 1º M Patrice Trovoada ter escolhido Dr Afosnso Varela para ser um espécie de super ministro e palpita-me que será o seu número 2. Não o conheço mas sendo alguém formado em direito numas das democracias mais avançadas do mundo (França) e pela sua experiencia de trabalho na área jurídica é sem duvida um bom conselheiro e funcionara como alguém que vai fazer ponte/articulação entre os vários elementos do governo.

    Negativo
    Mais uma vez denotamos a ausência de um Ministro de Economia como já ouvi alguém dizer e muito bem. Chamar-lhe-ia Ministério da Economia e Inovação.
    Não está claro quem assume a pasta de agricultura e pescas dois grandes pilares indispensáveis ao desenvolvimento dos país.
    Proporia ministério da agricultura pescas e assuntos do mar ou zona económica exclusiva.
    Como na está clara quem assume a pasta do turismo outro grande pilar para o desenvolvimento.

    Por fim gostava que o ministério das infra-estrutura e recursos humanos fosse extensivo ao ambiente. Ou que a ministra da saúde tivesse a responsabilidade deste tema (ambiente) que é um dos grandes desafios dos próximos tempos. Peço aos governos de todos os saotomenses que dêem muita atenção ao ambiente. Como fico satisfeito o facto do 1º M ter elegido o combate a corrupção como a principal prioridade da sua acção governativa.
    Se fizer o combate a corrupção como prometeu tenho a certeza que o país beneficiara de ajudas ao desenvolvimento em larga escala além dos investimentos que ela poderá ser alvo. Estaríamos na rota do desenvolvimento sem qualquer dúvida.

  17. img
    Agostinho Viegas Responder

    Registo com louvor a presença de Jovens num elenco que vai representar um país com mais de 50% da população jovens.
    Por outro lado, um elenco com 10 Ministros é uma inovação a salutar… a Camara Municipal de Loures em Portugal tem cerca da 320.000 habitantes e é governado por um Presidente de Camara e cinco Vereador, e nós Santomenses somos menos de 160.000.
    Se queserem trabalhar, embora não tendo uma maioria parlamentar, não carecem de intelectualidade para fazer um S. Tomé e Príncipe melhor … mais exigente, cumpridor, moderno e menos corrupto.

  18. img
    Fernando Magalhaes Santana Responder

    No todo, ate que enfim se fez um governo em Sao Tome que inspiracao. Duma maneira geral as caras parecem bastante serias com excepcao de 2 individuos. Parabens Sao Tome e Principe. E’ preciso agora juntarmos as maos e ajudar o governantes e manter atento porque daqui a pouco vai comecar a sabotagem, chantagem, ma-linguas, ate’ que deus, anjo e diabinhos se juntam outra vez para conspirar. Desta vez vamos ficar vigilantes e trazer o povo para rua

  19. img
    nilton Responder

    espero que com toda essa juventude nao saiem de governo ricos

  20. img
    Fernando Magalhaes Santana Responder

    No fundo Patrice e’ muito ingenuo. O senhor Afonso Varela sempre esteve nos governos de MLSTP e a beira do seu melhor amigo, o Rafael Branco. Ele foi um grande espiao e Rafael, espero que desta vez ele nao contribua outra vez passando informacoes deturpadas para o Man Rafa, assim como fez na outra vez, para deruba Patrice. O Patrice que tome muito cuidado co este senhor, um grande jogador de trocatintas, duque de pau do Rafael Branco. So quem nao conhece Varela!

  21. img
    Gato Responder

    Acho que devemos dar um voto de confiança a essas novas caras. Porque as caras antigas só criou decepções como por exemplo:estradas esburacadas fome nas populações, devido altos valores que leva a alimentação e ordenado baixo.E preciso rever bem o nível de vida que a população leva.Vivo em Portugal por vezes tenho vergonha de dizer que sou santoménse devido a desonestidade de políticos dessa linda terra.

  22. img
    fer12 Responder

    Polvo Poul, tiraste me as palavras da boca , não sei onde que o nosso povo inventa cada coisa em cada época , nada a ver o sistema de quotas , todos sabemos que é pelo mérito que merecemos tais coisas, e não pelo sexo como disseste , ou como o povo pensa… com ou sem mulher no governo oque vale é competência de cada um, eu ando cansada dos nossos irmãos Santomenses com a mania de achar que somos sempre os piores ,que o nosso nunca vale,nunca presta, não é possivél sempre esse tipo de pensamento, andam ai por meia dúzias de países e anda achando que a terra do outro é sempre melhor , sempre desprezando o que é seu …
    Chega de pensar e falar que a casa do vizinho é melhor do que a nossa gente!!!! Porque não é verdade !!! Cada um com seus problemas … está na hora de apoiar , seja com palavras ,gestos e acções …o nosso é e será eternamente nosso !!! Vamos acreditar que dessa vez será melhor!! Viva o ADI , Viva o novo governo, caras novas cheias de esperança, vamos apoiar, críticas não levam a nada!

  23. img
    Faustino Responder

    Finalmente, houve alguem com coragem para formar um governo com gente nova e com vontade de mudar o rumo das coisas em S.tome.
    Conselhos dos mais velhos serao sempre bem vindos,mas tomem muito cuidado com os falsos amigos. Ninguem nasce com o conhecimento,e um processo. Os mais velhos que supostamente possuem muito conhecimento e experiencia, ate agora nao fizeram nada a nao ser afundar o pais.
    Ja sabem que nao terao vida facil, porque os donos de S.tome farao tudo para vos atrapalhar.

    Forca rapazaes e que Deus vos abencoe.

    Forca

  24. img
    helmer dias Responder

    ok ja vi tudo esse elenco governativo esta só é gente que nunca esteve a frente de dos ministerio dos varios governos que ja tivemos.espero sinceramente que tenham aprendido alguma coisa e agora trabalhem para por sao-tome no rumo certo e igualdades para todos e que quebrem com vicíos de passado.desejo boa sorte a todos,especialmente a unica governanta e representate da ilha do princípe ministra angela costa que preso para ter sucesso e que mude algo na nossa saude.espero e faço votos de e sabendo das deficuldades inerente que irao encontrar porque as ilhas estao afogadas e moribunda em todos setores,mesmo assim quero ver resultados a medio praso.TRABALHO DEDICAÇAO ESFORÇO ENTREGA SAO O LEMA QUE OS SANTOMENSE QUEREM E PEDEM.OBRIAGO E ATÉ APROXIMA SENHORES GOVERNATES UM ABRAÇO AO SR 1ºMISTRO PK TENHO FE EM SI.

  25. img
    JA Responder

    Fiquei admirado pelo facto do novo governo não ter dado prioridade a um Ministério da Agricultura, tendo em conta que é o recurso que temos nos país e que poderá solucionar o problema de falta de alimentos e diminuir a importação. A agricultura a ser incoporado num outro ministério torna-se claro que o mesmo não tem relevo para este governo. Contudo reelembro que as mudanças climáticas que estão a acontecer actualmente os países que não têm uma politica de segurança alimentar serão os mais sofredores desta mudança.

  26. img
    Negrinha miná téla Responder

    Finalmente novas caras no governo,antes tarde que nunca!Agora só espero q cumpram a promessa,mãos a obra e amor ao trablho.Tb quero aproveitar p dar os parabéns a única mulher,q tenha mta coragem e força!!! Abraços…

    • img
      CT Responder

      Novas caras não significam nada ainda, é preciso nova governação. mas atenção são tds jovens e não queremos ver a governação como uma criancisse, e digo o Varela não mi inspira confiança em nenhum minuto ele é bom de malandragem……

  27. img
    Polvo Paul Responder

    Senhor Secretario de desporto por favor põe ordem no desporto em STP, mão pesada com senhor Manuel Dendê, desde que esse homem assumiu a presidência do Federação de futebol em STP, que o nosso nível de futebol caiu até a data, o campeonato fica parado durante anos, mas o homem não pára de viajar, sempre em conferências e dentre outras actividades. Haja alguém com coragem para por esses aguentas a correr das chefias das instituições do nosso país.
    Vejam só o caso de dinheiro (400 mil euros) que a FIFA deu para fazerem centro de estágio, vão lá ver o que foi feito por traz do estádio nacional e vê se aquilo custa a verba em causa.
    Mais o problema maior não é esse, o maior problema é compreender mentalidade de certas pessoas, como que centro de estágio pode ser construído atrás do estádio nacional, julgo que seria mais razoável a construção desses complexo numa zona fora da cidade que desse maior tranquilidade aos atletas, lazer, e condições de trabalho…
    Portanto por tudo isso e mais coisas, solicito a demissão de senhor Dendê urgentemente da nossa Federação.
    Não pode-se agarrar aos cargos quando não se faz nada.
    Algum tempo atrás passou pelo canal TV SIC em Portugal, o caso de um presidente da junta que pôs o cargo a disposição em virtude de não ter conseguido fazer nada em beneficio da freguesia, ao ver noticias fartei-me de rir, mais depois analisando a coisa com mais calma pensei, este homem é inteligente, não é egocêntrico, verificou a sua falta de criatividade deu lugar ao outro evitando a inoperância da instituição, são esses exemplo que gente como Manuel Dendê devia seguir, estamos fartos de não ganhar nada.
    VIVA STP….

  28. img
    Peres Responder

    Meu senhor secretário Abnilde d´Oliveira
    desejo muita força e saúde,da o teu melhor para esse povo,mostra o que és capaz de fazer juntamente com estes ministros

    • img
      CT Responder

      O Senhor Abinildo é muito meu amigo. mas amigo amigo negócio a parte. Ele já comecou mal se isto é verdade: ouvi pela voz de uma pessoa próxima que o Senhor Abinildo ligou para o Director de Gab. de ministro de Comunicação social no sábado a pedir o carro ; se isto for verdade estamos na mesma logo a primeira olho pelo carro, o egoísmo continua…e assim não dá.
      Mas mesmo assim desjo-lhe boa sorte e digo alto é meu amigo.
      Mas amigo, amigo negócio a parte.

      • img
        Andrade Catanhede Responder

        Meu caro CT
        Sou da opinião que se o Senhor Secretário tomou a liberdade de telefonar ao Director de Gabinete do Ministro da Comunicação a solicitar uma viatura, é porque dela necessitava. No meu entender, a culpa não pode ser atribuída exclusivamente a ele.
        Deve ter havido falha na organização do “acto de tomada de posse dos Ministros e dos primeiros dias de trabalho dos mesmos”, pelo menos no que toca as questões de viaturas. Para evitar essas cenas, alguém indigitado pelo Sr. PM deveria diligenciar-se no sentido de resolver o problema das viaturas para cada 1 dos empossados e não deixar que cada um se encarregasse em fazê-lo.
        No primeiro dia de trabalho, já deveriam apresentar-se nos seus respectivos Ministérios e Secretaria em viaturas a eles destinadas, ainda que provisórias.
        O problema das viaturas do Estado em S.Tomé e Príncipe é um problema crónico. Geralmente, os detentores não gostam de as ceder quando devem . Talvez seja essa razão da atitude do Senhor Secretário.
        Estou apenas a presumir que tivesse havido falha organizativa nesta vertente. As minhas desculpas caso tenha me equivocado.
        Quero deixar bem claro, que não sou amigo do Senhor Secretário, nem o conheço sequer. Mas, tenho experiência, e de sobra, dos problemas que giram em torno das viaturas do Estado, sobretudo nas alturas da mudança dos governos.

  29. img
    eliseu neto vaz Responder

    esta e a pessoa que sao tome e principe tanto esperou. ja tinha uma oportunidade mas nao lhe deixaram. acredito que se tiver mais tempo ai no governo podera fazer muita coisa tendo em conta a sua copetencia e influencia no exterior. o Pais ja esta cansado com falsas promessas de alguns que acham ser donos de sao tome e que nao sabem fazer outra coisa. o que espero deste governo e : humildade, cooperacao e boa copetencia.
    quero tambem parabenizar em meu nome pessoal o Dr Patricie Trovoada pela coragem que tem tido ate a presente data.
    tambem sou quadro santomense e em nome do povo, estou farto e cansado com sucessivos governos fantoches que so sabem mentir. pelo menos sao tome conheceu pela primeira vez um governo jovem e com forca pra trabalhar.. so espero que a oposicao possa participar com eles no desenvolvimento deste pais que e de todos nos.
    eliseu

    • img
      Zidane Responder

      Meu carao Eliseu,
      Os Partidos da oposição vai fazer a oposição. Não esperes deles paninhos quentes ao Patrice e os seus Ministros. A democracia é mesmo assim.

      • img
        Zidane Responder

        Queria dizer “vão fazer”

  30. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    #
    NIVALDA CORREIA diz:
    5 de Agosto de 2010 às 11:07

    VOCES SAO FARSANTES FALSOS PROFETAS DEMAGOGOS MDFM SO SE LEMBRAM DOS VOSSOS INTERESSES PROMETEM E NADA AGORA O VOSSO DESTNO FOI DECIDIDO PELO POVO.
    AGORA O MDFM PARECE CASA DE COMADRES NINGUEM SE ENTENDE UM FOGE COM DINHEIRO OUTRO VAI PARA PORTUGAL EM “TRATAMENTO” SERÁ?
    FOI UMA VIAGEM MUITO CONVENIENTE SR.TINY NÃO ESTEVE NOS COMICIOS NAO VOTOU PORQUE? TAMBEM TEM MUITA RESPONSABILIDAE NISTO TUDO 4 ANOS COMO VICE DA ASSEMBLEIA SUBSTITUI O TITULAR VARIAS VEZES,SUBSTITUI O PRESIDENTE DA EPUBLICA VARIAS VEZES.
    A VAIDADE ACABOU,SABEM É SEDUZIR MENINAS NOVAS E DESFILAREM COM ELAS PELA CIDADE,DNAO NOS ESQUECEMOS DE UMA QUE GIRAVA PELA CIDADE DE SUZUKI FAZENDO DELAS VOSSA CONCUMBINAS E AMANTES ESPALHANDO FILHOS POR AI,CORROMPENDO ASSEDIANDO SEXUALMENTE AS NOSSAS JOVENS.
    COMPATRIOTAS A BARRA DO TRIBUNAL COM ELES
    2
    0
    i
    Avaliação

    Quantcast
    Responder »
    #
    NIVALDA CORREIA diz:
    5 de Agosto de 2010 às 11:45

    O POVO É JUIZ E SENHOR DO SEU PROPIO DESTINO
    E AGORA DISSE BASTA BASTA BASTA,MAS ESTE É SO UM DOS SINAIS QUE NÓS O POVO NÓS QUE SOMOS O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE SAO TOME NÓS O POVO MALTRATADO DESPREZADO ENGANADO E ROUBADO POR ESSA CORJA DE VERDADEIRAS AVES DE RAPINA QUE SAO ALGUNS POLITICOS MUITO POUCOS MAS POUQISSIMOS MESMO ESTÃO COM OS OLHOS VIRADOS PARA OS INTERESSES DA NAÇAO.
    MAS ACAUTELAI-VOS QUE A HORA DO JUIZO CHEGOU.
    AGORA MAS NINGUEM NOS VAI CALAR CHEGAAAA.
    TODOS OS POLITICOS SAO ECONIMICAMENTE DONOS DE SAO TOME DE TANTO NOS ROUBAREM DE TANTO VENDEREM O NOSSO PAIS HOJE É O QUE SE VE A IMAGEM DO NOVO RICO TODOS PREPOTENTES ARROGANTES QUE IGNORAM DE ONDE VIERAM ATE GUARDA PESSOAL JA TÊM PRAIAS PRIVADAS E SABES LA QUE MAIS.
    VOU ME FOCAR NO MDFM PARA EXEMPLIFICAR E MAIS PROPRIAMENTE NO SENHOR VICE PRESIDENTE EUGENIO TINY QUEM NAO O CONHECE????
    EU PESSOALMENTE CONFESSO QUE TENHO QUESTOES PESSOAIS COM ELE QUE O TEMPO A JUSTIÇA RESOLVERAO.
    DE ONDE VEM A SUA RIQUEZA?
    AS SUAS EMPRESAS?SEU PATRIMONIO?
    É FILHO DE PAI RICO E HERDOU UMA FORTUNA?
    QUEM NAO SABE QUE ELE QUE DEVERIA SER O EXEMPLO DE CARACTER PELO CARGO QUE OUCUPA NO MAIS ALTO ORGAO LEGISLATIVO DO PAIS É UM AUTENTICO PREDAROR DAS NOSSAS JOVENS MENINAS ESTRAGANDO-LHES O FUTURO E FAZENDO-AS PERDER A NOÇAO DE DIGNIDADE PORQUE AS ALICIA COM PODER DINHEIRO E PROMESSAS ELAS QUE NO MEIO DE TANTA CARENCIA ACABAM SE SUJEITANDO.
    QUEM NAO SE LEMBRA DA MENINA DE AGUA GRANDE QUE CIRCULAVA DE SUZUKI PELAS NOSSAS RUAS QUE ELE LHE DESTRUIU UM NAMORO USOU-A NUNCA A RECONHECEU COMO ESPOSA DEIXO-LHE COM UM FILHO E QUEM FALA DESTA FALA DE OUTRAS QUANTAS MULHERES NAO ENTRAM E SAEM DA CASA DELE,QUE EXEMPLO DE LEGISLADO NOS TEMOS SE NÃO RESPEITA O FUTURO DAS MULHERES SAO TOMENSES PORQUE AS TORNA DESCARTAVEIS MULHERES OBJECTO.
    TERA ESTE SENHOR MORAL E FALAR EM NOME DAS FAMILIAS DE SAO TOME?
    NAO NOS ACOBARDEMOS IRMAOS DENUNCIEMOS TODAS ESTAS FORMAS DE ABUSO DE PODER DE PREPOTENCIA DE CORRUPÇAO DE ATE CORRUPÇAO SEXUAL ASW NOSSAS JOVENS.
    COM ESTE SENHOR NO TRIBUNAL NOS ENCONRAREMOS E A JUSTIÇA DO POVO NAO FALHA TARDA MAS NAO FALHA.
    NAO SE PREOUCUPEM NÃO SOU NENHUMA DAS CONCUMBINAS DELE NEM MENHUMA REJEITAD POR ELE PORQUE SEI ME PROTEGER DESSE TIPO DE NDIVIDUOS E SITUAÇOES,FAÇO ISTO PORQUE ANSEIO POR JUSTIÇA QUEM ELE DESTRUIR O NAMORO É ALGUEM QUE ME É MUITO QUERIDO,E A RAPARIGA EM CAUSA TAMBEM ME É MUITO QUERIDA NAO LHE TIRO PARTE DA RESPONSABILIDADE MAS ELAS NAO ESTAO SUFICIENTE PREPARADAS PARA ESTE TIPO DE ASSEDIO.
    AGORA É ALTURA DE PARARMOS COM ESTE PREDADOR COM 60 E TAL ANOS FILHAS CRESCIDAS E A FAZER DAS FILHAS DOS OUTROS SUAS PRESAS… NAO NAO E NAO.
    SENHOR EUGENIO NO TRIBUNAL NOS ENCONTRAREMOS JA NAO EM IMUNIDADE
    VIVA SAO TOME VIVA A JUSTIÇA VIVA ESTE POVO HEROICO.
    AMADOS COMPATRIOTAS AMADOS SAOTOMENSES NÓS TEMOS A OBRIGAÇAO DE DENUNCIAR ESTAS PRATICAS TEMOS QUE DENUNCIAR ESTES SENHORES ,NAO SE AFLIJAM NAO TEMAM NEM SE ACOBARDEM NINGUEM NOS PODE CALAR.
    IRMAOS OU FALAMOS ,DENUNCIAMOS ESTES INDIVIDUOS E SUAS PRATICAS OU ESTAMOS A SER CUMPLICES DESTES SENHORES E DESTA ESCRAVATURA SEXUAL QUE TÊM SUBMETIDO AS NOSSAS JOVENS.
    Senhor EUGENIO TINY EU DOU A CARA E DENUNCI-O E PODE TER A CERTEZA QUE NOS ENCOTRAREMOS NA BARRA DO TRIBUNAL PORQUE ALGUM DIA TINHAMOS DE DIZER BASTA.
    AINDA BEM QUE AGORA VAI ENCETAR NOVA VIDA PUBLICA TRABALHANDO PARA A JUSTIÇA MAS JUSTIÇA VERDADEIRA NÃO JOGOS DE INTERESSES PUDER.
    POR ISSO NAO ME CALAREI

  31. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    ESPEREMOS QUE SEJA BOA ESCOLHA O QUE O PAIS PRECISA É DE GENTE COM VONTADE DE TRABALHAR PARA O PAIS
    JA CHEGA DE ABUTRES QUE SO SABEM DELAPIDAR O ERARIO PUBLICO
    VIVA SAO TOME E PRINCIPE

  32. img
    Zovirax Responder

    Depois de uma análise cuidada sobre a composição do novo governo de STP, surgiram-me dúvidas sobre o tempo de vida do governo em causa. A minha análise baseou-se na capacidade técnica de certas figuras e no enquadramento das pastas ocupadas. Deste modo, no meu entender, algumas figuras do governo revelam grande défice de conhecimento técnico e cientifico das áreas que ocupam. Infelizmente, muitos quadros do país fazem a sua licenciatura a base do mínimo esforço possível, baseada no copianso e ao regressam à STP dedicam-se a cultura de catorzinhas, das cervejas, do deixa andar e do vamos safar em detrimento valorização e consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica. Muito sinceramente, ser ministro implica ter presente preocupações inerentes ao sistema organizacional e funcional dos sectores da vida pública e privada numa perspectiva de dinamização dos parâmetros que induzem o desenvolvimento equilibrado e eficaz das variantes económicas, sociais e financeiras do país STP.
    Não estou de maneira nenhuma a por em causa, o desempenho dessas figuras no governo, apenas tenho dúvidas das suas capacidades técnicas. Certamente, se essas figuras quiserem melhorar as suas performances, têm que implementar nas suas vidas hábitos de leituras, investigação e curiosidade para aprender mais e melhor, a vontade bem-fazer. É fundamental ter conhecimentos de dossiês, processos, artigos, etc., das mais diversas áreas de saber e particularmente das suas áreas de acção. É preciso ter capacidade crítica das coisas que nos rodeiam e versatilidade para ir ao encontro das possíveis soluções.
    Não posso de modo algum afirmar que não tendes capacidade para ser ministro, seria injusto da minha parte, uma vez que já tivemos no passado um vendedor de cabras, com 10º de escolaridade como ministro de Obras Públicas. Só mesmo em STP.
    No actual contexto de desenvolvimento de STP, as áreas como Saúde, Justiça, Defesa, Obras Públicas, finanças e economia, etc., encontram-se numa fase de entropia bastante avançada, alimentando de forma vergonhosa a corrupção reinante no país. Como áreas chaves da estabilidade económica e social de STP, estas carecem urgentemente de uma reestruturação devidamente sustentada. É necessário introduzir nova dinâmica nessas áreas, mas isso só será possível, se os novos ministros forem hábeis e dotados de boa capacidade técnico-científica. Ora, vejamos algumas dificuldades que alguns ministros vão encontrar:
    Diifuldade1, é de conhecimento de todos, que no sistema de justiça de STP existe uma grande teia de corrupção devidamente sustentada pelos dirigentes do MLSTP e PCD. O Elísio Teixeira pouco poderá fazer para mandar investigar, punir os corruptos.
    Dificuldade2, as forças Armadas de STP, vivem um período de incerteza. O MLSTP e o PCD deixaram uma batata quente nas mãos do novo ministro-Carlos Stock, que terá de promover e valorizar a imagem de alguns militares em detrimento de conhecimentos, saber e competência. Nesse momento, não se reconhece em STP militar com historial de carreira, saber e competência técnico-científica e qualidades humanas para ser Brigadeiro ou General. Por outro lado, STP não tem meios técnicos, materiais, humanos e financeiros para ter e sustentar uma Brigada de homens, que de acordo com a doutrina militar da Nato ou Pacto de Varsóvia deve ser comandada por um Brigadeiro.
    Enfim, quem vive na barraca e quer ter Ferrari, terá que comercializar estupefacientes.
    Haver, vamos! Boa sorte à todos!

    • img
      FC Responder

      Caro Zovirax,

      Gostei muito da sua intervenção, penso que estamos em sintonia quanto aos problemas de país, agora o desafio é apresentar soluções. Aceita este desafio?

  33. img
    Bilá Cabá Fono Pele Responder

    Caros Compatriotas
    Agora sim.
    Para mim, qualquer santomense menos Rafael Branco poderia ser Primeiro-Ministro deste país, porque o Sr Rafael Branco só sabe tratar da sua vida e dos seus familiares.
    Todos vamos estar atendo no governo de Patrice Trovoada. Qualquer falcatrua também será sancionada.

    • img
      CT Responder

      Menos por favor……

  34. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    O Sr.S.E.j Desporto, o senhor tem uma missão muito séria com Federação do Desporto do Sr.Dendê, que nunca se fez nada em prol de desporto de stp
    , só sabe carregar um grupo de bandidas da sua zona e entregar os seus sobrinhos carros, correndo para cima e para baixo, alugando carro em desporto sem nem comprimisso

  35. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    os Delfim Neves, tem que justificar ao Primeiro Ministro actual os casos seguinte:
    - STP TRADING
    - Doca de peixe no lugar improprio
    - Passeio de rua capital
    - Empresa fantoches que o sr.inventou e subfacturando

  36. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    o Sr.Fradique só tem uma missão derigir-se a favorita e tomar conta do seu cacau, não falar mais as besteita como costumas a falar ao povo,so criaste o partido MDFM/PL,fantoches para distruir o ADI,mas como Dues é o homem justo finalmente, tu foste a casa a chorar,

  37. img
    CT Responder

    È bem possivel que este elenco seja manipulado pelos Senhores Patrice e Afonso Varela!!São dois experientes e dois corruptos no meio de tanta inexperiência. Mas devemos respeitar o que o Doctor Patrice apresentou, até porque ele não teve mais normas de manobra, a não ser que colocasse lá mais corruptos.
    O que está acontecer com todos os santomenses é que nunca viram o País assim, ou seja, com bons jogadores no banco, fálo os Cristianos e Messis do MLSTP e PCD.

  38. img
    José Carlos Cabral Responder

    Estou convicto que desta vez e da maneira que o governo está constituido sairemos deste abismo!!

  39. img
    JP Responder

    Deixo um conselho a todos os são-tomenses em relação a este Governo, tenham moderação no optimismo porque não haverá grandes mudanças tão já….

  40. img
    Digno de Respeito Responder

    Boa tarde a todos,

    Pela minha análise entendo ser prematuro avaliar o trabalho que mal começou mas, indo pela aparência, tudo indica que são excelentes pessoas que tem o destino deste jovem (35 anos) País nas mãos. Pensando no sucesso e o futuro do população vulnerável e pelos recursos que o País nos oferece, entendo que é um elenco bastante aceitável e que pensou em contensão de custos. Dai, que (talve) houvesse apenas 10 pastas com ramificações diversas. Essas ramificações, dependem no meu entender do Plano-Projecto para os próximos 4 anos. Um Plano suportável pelo nosso OGE (Orçamento Geral de Estado) que quando for submetido seja bem pensado com preoridades. Sabemos que o nosso jovem Arquipelago já foi palco de boa representação ao nivel do desporto e cultura. Porque não transformar a cultura numa das fontes viáveis para o suporte económico do País?!! Seria mais uma ajuda que ao associar a nossa Agricultura e Desporto, teriamos (provávelmente) um Turismo aceitável. E isso, sem esquecer a saúde, saneamento do meio e o urbanismo entre outros. Durante esses anos todos, e a nossa cultura e desporto teria um salto mais significativo. Bastava, pensar um dia en candidatar o Auto de Floripes e a Tragédia Marquês de Mântua ao Património Mudial pela UNESCO. Aliás, não indo muito longe, aproveitar as referências da Sociedade Bantús em África. Entre muitas outras que ao nivel internacional podemos ter uma imagem saudável e contribuir para o crescimento económico do País.

    Outro aspecto, para sucesso. Porque não começarem com a cultura de prestação de conta pública?!! Sendo que, todos que viessem a exercer cargos e funções de Estado teriam de declarar o que têm antes e o que obtiveram depois da sua Missão.

    A criação de um sector que gerisse Bens Patrimónias (activos e passivos) do Estado. Porque não pensar em começar por justificar ao povo periódicamente (tempo que mais conviesse) das Contas Públicas?!

    Uma das coisas que seria ideal, no ponto de vista, seria começar com o Orçamento Participativo em STP. Onde não seria apenas o Governo responsável pelo sucesso ou insucesso. Seria uma maneira sustentável para a viabilização de alguns dos projectos socio-económicos do nosso belo Pais. Esse é um dos bons exemplos da sociedade brasileira.

    Se as novas caras quiserem ser exemplares, e autenticos modelos, sugiro que não passem pelo caminho das “cartorzinhas” e olhem para a Missão criando uma boa equipa de trabalho e com motivação pela frente. Nunca se esqueçam que a mutivação laboral é o sinal positivo para o aumento da produtividade. Por meus caros cultivem o espírito de equipa.

    Um bem haja a todos….

  41. img
    octaviano Responder

    Firmino
    Meus caros compatriotas em vez de substimarmos os niosos recens empusados porque não ajudar-lhes com opniões validas que possa mudar S.tomé e principe. Vamos seguir o exmpol do nosso mais velhos Dr. Teotonio Torres.

  42. img
    António Amado Vaz Responder

    Caros Senhores
    Sou António Amado Vaz, filho
    Estou desiludido com alguém que anda a usar o meu nome e o nome do meu Pai, para passar mensagens, ideias e panfletos .
    Penso que este é um espaço onde as pessoas, passam as suas mensagens e devem assumir-las.
    Não costumo fazer, nem dar opiniões sobre a politica dos diferentes Governos. Pertenço a uma ONG-ASPF e quem me conhece sabe que respeito a todos os Santomenses e em especial aqueles que foram escolhidos para representar a nossa Nação.
    Obrigado

    • img
      FC Responder

      Realmente, duvidei que fosse o senhor a fazer comentários deste tipo. Fez muito bem em esclarecer este assunto. Penso que a pessoa que fez isso devia ter vergonha! É cruel e mesquinho estar a destruir assim a reputação de alguém.

  43. img
    António Martins Gomes Responder

    Estamos todos cientes de que a política santomense precisa passar por mudanças sérias para encontrar a sua verdadeira essência, o objetivo da democracia, há tempos esquecido. Essas mudanças devem, por certo, passar pela reflexão acerca das regras que devem reger os comportamentos daqueles directa ou indirectamente estão com ela envolvidos. Mas o que realmente interessa: moral ou ética na gestão da coisa pública? Ética tem origem na palavra grega ethos, que significa modo de ser. Já a palavra moral vem do latim morale, que quer dizer costumes. Assim, enquanto a ética tem a ver com julgamento quanto à retidão de comportamentos, a moral pressupõe regras de ação e imperativos materializados. A moral é normativa e antecede aos actos. A ética parte de situações concretas, de factos e pressupõe a existência de moral. A verdade é que a exigência de ética na política expressa o desejo de sua moralização. O que estamos assistindo é a política totalmente desprovida de moral (regras de comportamentos) e de ética (juízo de valoração comportamental). Isso porque a própria sociedade santomense tem agido assim. Por vezes, preferimos encarar os factos que nos são propostos como realidades imutáveis ou que nada têm a ver com nossas vidas. Existe espaço para a moralização da política e para a cobrança de parlamentares. Contudo, viver em democracia tem seu preço, e este envolve participação social contínua e cobrança. A moralização da política começa por nós mesmos!Um santomense na diáspora (…).

  44. img
    NANDO VAZ Responder

    PARABÉNS, AO NOVO ELENCO, TENHO A DIZER QUE SEMPRE TODO O GOVERNO DA MUDANÇA NUNCA CRIARAM UM MINISTERIO DA AGRICULTURA, SERÁ QUE ESTE GOVERNO É DA MUDANÇA, SERÁ TEM ALGO POR DETRAS DO CACAU ?

  45. img
    Hugo Lima Responder

    Caras novas não importa.
    O importante é mostrarem competência, honestidade e humildade, e rigor.
    Muito trabalho.
    Tudo tem a sua primeira vez. A 36 anos atrás quando tomamos independência nossos governantes também eram novos.
    A diferença é que o país não estava tão degrado como está hoje.
    voto de dúvida é necessário todos temos que contribuir o país é nosso não apenas dos governantes. A muita maneira de darmos a nossa contribuição.
    Parabéns a todos especialmente a Ministra de saúde com quem tive a possibilidade de fazer uma formação na ONG FONG.

  46. img
    Só visto!!!! Responder

    Penso que não se deveria estar ja a julgar as figuras do governo, porque acabaram de ser empossados e devemos dar o benefício da duvida, caso tenhamos alguma reserva em relação a quem quer que seja. So se faz análise depois de estar na posse de dados ou elementos para o fazer.
    Vamos ter muito tempo para avaliar o comportamento do novo Governo.
    Mas por agora devemos incentiva-los e apoia-los na missão a que foram indigitados.
    Abraços…

  47. img
    Quá ê dá ê dá Responder

    A alternância de poder é uma prática comum em qualquer processo democrático, isso é indisciutível. Por em causa a competência técnica de algumas figuras do atual elenco governamental é coisa de gente com tendência ditatorial, lembrando os tempos do partido único, um mudus operandi peculiar do governo cessante. Cabe a nós, santomenses de fato, e não por opção ou conveniência, reafirmarmos a nossa confiança no atual governo.
    Se o Zovirax, com aquela fala mansa, fala em competência técnica, jovialidade de alguns quadros, mormente o ministro da justiça, digo-lhe que no passado tivemos lá mujitos sessentões que não resolveram porra nenhuma, então seu zovirax, aceita a derrota do seu partido, a voz do povo é a voz de deus, o ADI foi legitimado pela vontade popular, então procure agurdar na disciplina o desenrolar dos acontecimentos, deixem o governo trabalhar, ouçam o vosso MESTRE PINTO DA COSTA.
    Salve, salve simpatia!

  48. img
    Tico Neto Responder

    Antes de mais, quero expressar a minha satisfação ao saber que o Dr. Patríce Trovoada está liderando o elenco governamental em stp. Sr Primeiro Ministro, eu espero não desiludir ao seu respeito porque o país precisa muito de V.Excª…eu antevejo-o como uma espécie de bálsamo, alguém que surgiu no momento certo e capaz de acalmar o torbulento mar agitado que tanto nos tem fustigado ao longo de todos esses anos…é tempo de aprendermos com os nossos erros, é tempo de ouvirmos os mais velhos bem como os mais novos, o tempo exige muita paciência e ponderação, mas sobretudo exigência, reconciliação e pragmatismo. Meus senhores pensemos nas gerações futuras…o tempo úrge e não ha espaços pra choramingos dos leites derramados…por favor seja um reformista e restitua novamente a ordem e o respeito neste país que foi sempre considerado um berço exuberante no centro do equador!!!Meus senhores nosso país é rico em recursos naturais…não precisamos do petróleo!Temos tudo, o mar, a terra fértil etc…pois então pergunto!? porque não apostarmos na pesca, no turismo e na agricultura!!!Eu deposito muita confiaça em si Dr Trovoada, eu considero-o uma espécie de Obama em STP.
    Desejo-lhe muita sorte e um abração a toda a sua comitiva governamental. Pra todos os santomenses patriotas e que querem o bem deste país, aí vai aquele abraço de peito…é preciso termos esperanças na vida melhor!!!

Deixe um comentario

*