Política

Caras novas e frescas do décimo quarto governo constitucional estão a ser investidas no Palácio do Povo

O Presidente da República Fradique de Menezes está neste momento a empossar Patrice Emery Trovoada como Primeiro-ministro e Chefe do décimo quarto governo constitucional. A equipa governamental que conta com 10 ministros e um secretário de estado, também vai assumir as funções após juramento no salão nobre do palácio do povo.

O décimo quarto governo constitucional de São Tomé e Príncipe, está a ser investido este sábado e apresenta caras novas, como prometeu o Presidente da ADI e Primeiro-ministro Patrice Trovoada. Este será o primeiro a ser investido.

Logo a seguir conforme o decreto Presidencial publicado na noite de Sexta – Feira, serão empossados os novos ministros. Caras novas e frescas. Aliás a própria composição do governo é nova. Insere-se na política de mudança promovida por Patrice Trovoada.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros perdeu o pelouro da Cooperação. Agora é designado de Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades. Sector que foi entregue ao embaixador Manuel Salvador dos Ramos. Figura independente, Salvador dos Ramos, foi embaixador de São Tomé e Príncipe em Angola e mais recentemente no Gabão. (Independente)

O Ministério da Defesa passa também a tutelar o sector da segurança. O jurista Carlos Olímpio Stock é o novo Ministro da Defesa e Segurança Pública. Antigo director do registo civil e notariado, Carlos Stock, deixou o sector do ministério da justiça e passou os últimos 2 anos a exercer a profissão de advogado. (ADI)

Elísio Osvaldo d´Alva Texeira é o novo ministro da Justiça e Reforma do Estado. Jovem jurista ainda na casa dos 30 anos, e que por sinal já deu provas de competência enquanto quadro superior do Ministério da Justiça, Elísio Texeira, deixa a direcção do registo civil e notariado para assumir o ministério.(ADI)

Ministério dos Assuntos Parlamentares e da Descentralização, é outra novidade da nova estrutura executiva. Pasta entregue a Arlindo Ramos. Membro da Direcção do partido ADI, Arlindo Ramos, foi durante o regime de partido único, director dos serviços secretos do estado. (ADI)

A nova estrutura criou também um Ministro Secretário-geral do Governo. Afonso da Graça Varela da Silva, jurista de profissão, homem de confiança de Patrice Trovoada assume o cargo equivalente a coordenador geral dos ministros.(?)

O ministério do Plano e Finanças perdeu o pelouro do plano, mas ganhou para si o sector da cooperação internacional. O Ministro das Finanças e da Cooperação Internacional é Américo d´Oliveira dos Ramos. Um quadro do ministério do plano e finanças. Durante largos anos foi director das finanças. Até hoje era director do Tesouro do Ministério das Finanças.(Independente)

Agostinho Quaresma dos Santos Fernandes é outra cara nova e jovem do décimo quarto governo constitucional. Membro da direcção da ADI, foi empossado como Ministro do Plano e Desenvolvimento. Uma pasta nova que por sinal tutela vários sectores da economia, desde agricultura, passando pelas pescas, turismo, comércio e indústria. Um super ministério nas mãos do jovem jurista.(ADI)

Ministério das Obras Públicas e dos Recursos Naturais, é outro mundo de sectores estratégicos reunidos num só pelouro. Um pelouro por sinal difícil, colocado nas mãos de uma das poucas figuras do país até agora livre de qualquer suspeição. Aliás é considerado por muitos como figura que encarna honestidade e carácter. Trata-se do engenheiro Carlos Manuel Vila Nova. O novo ministro foi operador turístico e administrador da agência Mistral Voyage-São Tomé.(Independente)

Ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais é Ângela dos Santos Ramos José da Costa Pinheiro. Uma figura da ADI desconhecida nos meios políticos são-tomenses.(ADI)

O Novo governo tem também a pasta da Educação Cultura e Formação. Um sector que passa a ser orientado por um antigo padre. Trata-se de Olinto da Silva Sousa Daio. Recentemente Olinto Daio exercia as funções de Director do departamento do governo vocacionado para novas tecnologias e conhecimento.(Independente)

Com caras frescas e jovens a estrutura do novo executivo não poderia fechar sem anunciar mais uma mocidade governamental. Abenildo d´Oliveira, jovem jornalista formado em Moçambique, n casa dos 30 anos é o Secretário de Estado para Juventude e Desporto. (ADI)

Abel Veiga

    125 comentários

125 comentários

  1. pirilampo

    14 de Agosto de 2010 as 11:19

    parabens stp so assim stp , ira alcançar os seus objectivos, metendo todos os curuptus na cadeia , ampliaçao da cadeia central para colarimbranco so assim stp ira ter pernas pra andar.tds os aditoriageral em tds os sectores de estado.viva stp, VIVA STP VIVA DEMOCRAACIA

    • Antonio Amado Vaz

      17 de Agosto de 2010 as 3:53

      Acrescento, caros compatriotas: nao celebrem antes do fim! Eeu contribui para combater a corrupcao em Sao Tome e Principe, e fiquei completamente feliz com a derrota de Rafael Branco e Carlos Tiny, e outros corruptos que politicamente destrui-los!

      Juizo sim! Mas, a luta para manter estabilidade no pai’s e o desenvolvimento e prosperidade economica de STP nao deve parar com o formacao de novo Governo, ou porque conseguimos dar um pequeno passo! A LUTA DEVE CONTINUAR PARA FRENTE!

      HA MUITA COISA QUE DEVE MUDAR, SOBRETUDO, A MENTALIDADE DE MEDIOCRIDADE DE MUITA GENTE… VAMOS A OBRA!

      Existem muitos individuos inteligentes e honestos nesse Governo. Mas, sao “PANHONHOS,” desculpa-me a expressao (nao e’ insult, mas um adjective para descrever a falta de sagacidade de alguns). Digo isso porque conhece-os deste da idade de criancas. Patrice Trovoada e Afonso Varela sao “patos bravos.” Eles irao manipular os Ministros esquerda e direita….

      Nos, Sao-tomenses, temos que enfrentar Patrice Trovoada, e Afonso Varela com muita veemencia “cara mamao” (seriedade) para que o povo nao seja desiludido de novo! Nos nao queremos Guerra em Sao Tome e Principe ou Coup d’Etat (Golpe de Estado).

      Nao queremos PUPPETS de Fra,ca em Sao Tome e Principe!

      Devemos distanciarmos de Fran,ca e de todos os paises que colonizaram o continente Africano! Modelos de alguns paises Africanos Francofonos simboliza mediocridade. Nao precisamos desses modelos de Estado de probreza mas com muita riqueza proviniente de recursos naturais. Temos exemplos palpaveis de alguns paises vizinhos com Petroleo (Crude Oil) mas em completa pobreza e atraso….

      Seguir o MESTRE ja nao serve Sao Tome e Principe! Ja somos adultos (35-anos de idade!). Devemos comecar a caminhar…. Temos que seguir outro rumo!

      Qual pai’s Africano que esta hoje a brilhar de prosperidade porque Portugal, Franca, Espanha, Inglaterra, etc conseguiu ajudar para fazer brilhar? Temos que ser auto-suficientes e independentes das dividas do passado e das coisas ma’s do passado.

      We need a new rebirth—a new nation—a new direction! Positive pathway to success…That’s what I’m talking about….

      O prior erro do Governo na Republica Democratica de Sao Tome sera: seguir a Fran,ca! Nenhum pai’s que tem historia de colonizacao tera algum interesse positivo no povo Sao-tomense e na properidade da nossa querida terra! Estou seguro no que estou a dizer!

      Devemos aprender com Cabo Verde, Botswana, Singapura, Brazil, India, Japao, China, Estados Unidos, Russia, Libia, e outros paises onde o desenvolvimento economico sustentado tem dado resultados positivos, seja o successo no passado ou no presente.

      Como um cidadao Sao-tomense, nao me sinto, sinceramente, seguro com essa equipa de Governo liderado pelo Patrice Trovoada e Afonso Varela—

      Esses Ministros seram manipulados, manobrados, humilhados, abusados, e feitos de patetas com as “artemanhas machiavelicas” do Trovoada, Varela, e seus amigos corruptos!
      Sera patetico—o povo nao pode dormir enquanto as coisas estao seguindo o seu rumo—-

      Essa e’ apenas uma observacao (modestamente pessoal), repito, nao e’ critica, mas sim uma observacao—as criticas seram feitas em resultados dos “inputs” e trabalho que esse governo efectuara.

      O povo nao e’ burro! O povo nao e’ sego! O povo esta’ acesso! O povo continuara na guarda dos interesses do pai’s; Sao Tome e Principe!

      Em vigilancia,
      Antonio Amado Vaz

      Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao enganar os Ministros!

      Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao aldrabar os Ministros!

      Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao enganar o povo Sao-tomense!

      Patrice Troavada, Afonso Varela, e seus amigos irao aldrabar o povo Sao-tomense!

      Serao usados e abusados se o povo nao se permanecer, perpetuamente, espertos e atenciosos!

      ALERTA! ACORDA!
      TAKE MY ADVICE! I LOVE AFRICA!
      GO FOR THE BEST RESULTS POSSIBLE OR NOTHING….

  2. FC

    14 de Agosto de 2010 as 11:20

    Estamos perante um novo governo, novas pastas governamentais, novas caras e em princípio novas ideias. Não é tudo, mas é um bom começo.
    Grandes expectativas e grandes desafios se apresentam, apesar de todos sabermos quais, acho não ser demais voltar a enumerar alguns que me parecem importantes:
    1. Resolução o quanto antes dos problemas básicos de saúde pública;
    2. Energia, pede-se pelo menos a estabilização do fornecimento de electricidade, em horários laborais.
    3. Saneamento na função pública e nas empresas com capital estatal. Sabe-se que na função pública e nas empresas com capital do estado existem muitos a auferirem de salários sem muitas vezes estarem sequer presentes na vida destas instituições.
    4. Reforma e (re)-definição do conceito estratégico de defesa nacional. Face às debilidades que o país apresenta, é necessário definir-se um plano estratégico global que passa não só pela defesa do nosso território mas, de entre outros, pela segurança alimentar.
    5. Emprego. Sobretudo com medidas capazes de gerar empregos, sobretudo na grande franja da população jovem. Facilidades em se criar e manter empresas, como por exemplo discriminação positiva em empresas que geram empregos e trazem mais-valias para o país. Porque nos últimos anos temos vindo a observar um aumento da carga fiscal, sem que isso reflicta num aumento dos indicadores do país. O que se nota sim, é a compra de viaturas por parte das finanças e outros sectores do estado. Estas mesmas viaturas que ficam ao serviço dos empregados do estado 24/24h, 7 dias/semana, poluem o ar que respiramos e não pagam nada.
    6. Criação de medidas que propiciem o investimento estrangeiro. Apesar de nos últimos tempos ter-se observado o aparecimento de muitos investidores em STP, sobretudo no sector bancário, a verdade é que é muito difícil manter-se estes investimentos no nosso país. Sabe-se que o país vive de ajudas e as organizações como o BM e o FMI impõe as suas regras, mas estas regras não têm contribuído muito para o bem-estar das populações, porque, apesar das intenções, muitas destas regras limitam a capacidade de retorno dos investimentos.
    7. O combate à corrupção.
    8. O combate aos “mata-paus”, tanto internos com externos.
    9. Exaltação do orgulho nacional, que a meu ver não passa apenas pela cultura ou pela língua. É preciso acabar-se com os maus hábitos. O nosso país vive de ajudas externas sim, mas não podemos continuar a viver de mãos estendidas para sempre. E essas ajudas devem chegar a quem delas precisa para que dentro de alguns anos possamos reduzir este índice de dependência externa.
    10. Penso ser com o amor ao trabalho, a humildade, a sensatez, o diálogo e claro a autoridade do estado que podemos chegar lá.

    Desejo por isso, a todos os novos ministros, boa sorte e uma boa governação esperando que não seja um governo autista, porque desta vez vamos estar atentos, mas como a própria base do governo aparenta ser, um governo virado para a sociedade.

  3. wilcarva

    14 de Agosto de 2010 as 11:23

    Caros Compatriotas acho que agora estamos no rumo certo só temos é que ajudar os nossos novos ministros de forma adarem um novo rumo a nosso país …. quem sabe com saida desses nosso patriços que só queriam tudo para eles o nosso país vai crescer . só tenho que desejar muita sorte a todos e muita força lutem sempre para bem do povo e o vosso lugar está garantido .

    W .R .C

  4. perreia

    14 de Agosto de 2010 as 11:27

    Espero que o ministro da justiça tenha isenção para pôr a sua antiga casa no seu devido lugar e nao seja mais um aliado da velha guarda dos tribunais. Mandar a macaca de cabelos compridos (falsos) para casa . boa sorte ao novo governo. Basta de corrupção!

  5. Leoter

    14 de Agosto de 2010 as 11:28

    Em primeiro lugar desejar sucesso ao novo governo. O sucesso deste governo será, sem dúvida nenhuma, o sucesso de STP e sucesso do povo santomense. Quanto a estrutura do actual governo, não compreendo a separação dos Negocios Estrangeiros da Cooperação, como não compreendo também, a extinção do Ministério da Agricultura e Pasca. Acho que o sector da Agricultura e Pesca é e deve ser um sector estratégico para o desenvolvimento social e económico do País, por isso, na minha opinião, deveria continuar a existir um Ministério de Agricultura e Pesca.
    Acho inteligente a criação de uma Secretaria de Estado da Juventude. Até porque a estrutura etária da população é constituida na sua maioria por uma população jovem e deve, na minha opinião, existir uma política clara e direccionada para a juventude.

    Leoter Viegas

  6. Medeiros

    14 de Agosto de 2010 as 11:36

    Vamos crer que sera dessa vez que o nosso pais dê alguns passos,rumo ao subdesenvolvimento .
    VivA São Tomé e Príncipe

  7. Alberto Nascimento

    14 de Agosto de 2010 as 11:50

    ‘e Desta?

    Força camaradas. Ordem e Trabalho.

    • ceita

      14 de Agosto de 2010 as 19:20

      É isso ai, caras novas , gente diferente,agora vamos ver se isso mudará com uma forte oposição do outro lado,seria bom que a oposiçao ajudasse e nao complicasse ainda mais o trabalho destes novos senhores, quanto a minha parte , desejo-lhes Sorte.

  8. perreia

    14 de Agosto de 2010 as 11:54

    boa sorte ao novo governo que sejam capazes de dar uma vida melhor ao nosso povo.

  9. Lucio de Ceita

    14 de Agosto de 2010 as 12:18

    Força Patrice Trovoada, foi isso mesmo que nós esperavamos de ti,a verdadeira mudança começa assim, Força juventude.

  10. R.vargas

    14 de Agosto de 2010 as 13:20

    BOA SORTE A TODOS..RUMO AO UM STP MELHOR E CHEIO DE NOVAS ESPERANÇAS…VAMOS LA GENTE…

  11. fer12

    14 de Agosto de 2010 as 13:33

    O comentário simples do R.vargas não está ferindo a primeira regra do jornal senhor Abel? Afinal regras são regras pois não ?

  12. Sousa

    14 de Agosto de 2010 as 13:33

    Depois de “Juro por minha honra…” já não queremos mais politiquices. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar e por favor não percam tempo com coisas banais…

  13. fer12

    14 de Agosto de 2010 as 13:55

    Quando poderemos ver as fotos dos respectivos ministros e o secretário geral?

  14. António Veiga Costa

    14 de Agosto de 2010 as 14:25

    Parabéns Dr. Patrice pela escolha,

    caras novas, quadros competentes e respeitados em nossa sociedade através o trabalho, integridade e distanciamento dos vícios dos governos anteriores. Isentos.

    O povo santomense deposita nos nomeados toda sua esperança. Não nos decepcione!!

    • Mézóchi é k coordena

      14 de Agosto de 2010 as 16:10

      Quero desejar muita força e corragem a esse elenco e sucesso.Quero também saudar ao novo primeiro Ministro pela nova pasta k criou e a figura k foi escolhida para coordenar os ministros. Afonso Varela figura impar da nossa praça k nunca se misturou com os larápios,homem onesto, sem papa na língua .Contamos com sigo.Um dêcêê

    • CARLOS BRAGANCA

      14 de Agosto de 2010 as 16:16

      ISENTOS ?

      • António Veiga Costa

        15 de Agosto de 2010 as 16:28

        Sr. Carlos Bragança,

        por gentileza, explique-se. Se sabe de alguma falcatrua envolvendo alguns dos nomeados conte-nos. Dessa forma todos estaremos sabendo e cobraremos satisfações do Patrice.

    • SN-FS

      14 de Agosto de 2010 as 18:15

      ESTIMADO ANTONIO VEIGA COSTA

      – CARAS NOVAS NÃO SEGNIFICA QUE IRÃO SER ISENTOS….

    • António Veiga Costa

      15 de Agosto de 2010 as 16:19

      SN-SF,

      concordo: cara nova não significa isenção, mas , pelo menos essas caras novas não estão incluídas nos grandes casos polêmicos em STP (ENCO, STP TRADING, DOCAS, PASSEIOS PÚBLICOS, CCIAS-1.600 MILHÕES DE USD….ETC, ETC..)

      Esperamos e cobraremos deles a isenção que o País necessita para avançar!

      • SN-FS

        16 de Agosto de 2010 as 12:52

        Claro meu caro antonio Veiga Costa, nehum desses estão referenciados nas grandes polemicas em STP, mas granto-lh que não irá haver mudancas, porque um país que vive de importação deficimente irá gerar emprego, ou seja o país neste momento não produz “quase NADA” e como é habito só irá haver emprega so para alguns jovens que tenham conhecidos e familiares no governo…sendo assim nada a fazer….mas espero que estas caras novas tenham sucesso.

        • António Veiga Costa

          16 de Agosto de 2010 as 23:03

          Sr. SN-FS, não seja pessimista.
          É esse pessimismo que grassa o santomense que o tem mantido com os braços amarrados nas costas, sem forças para a luta.
          Tenhacerteza de quecaminhos existem muitos para o desenvolvimento.
          Observe como o ex-Ministro Nito Xavier (Agricultura) em tão pouco tempo conseguiu avançar com a agricultura – e por sinal, único Ministro do governo cessante para o qual tiro o chapéu. Outros caminhos existem. Aguarde e dê chance à mudança.

  15. Mané Petema

    14 de Agosto de 2010 as 14:49

    Muita coragem e acima de tudo paz de espírito. Erros podem ser cometidos, mas não falhem. Torcendo pra que todos exerçam suas funções de maneira mais equilibrada e honesta. Concerteza irão exigir ao povo Sãotomense algo que vocês farão, trabalho e mais trabalho. Incentivo e estímulos em todas as áreas de investimentos privativos nacionais.Vocês São e Foram escolhidos.
    Eu estou sinceramente botando no vosso trabalho.
    Vamos organizar os locais de trabalho como temos a nossa “casa limpa e apreciável”.
    Ministro é sinônimo de Servidor.
    Bem haja!

    • Mané Petema

      16 de Agosto de 2010 as 2:21

      …48 horas aguardando Aprovação de um simples comentário publicado 14 de Agosto de 2010 às 14:49?!
      Será que esqueceram ou estão sendo censurado?

      • Alberto Nascimento

        16 de Agosto de 2010 as 10:14

        N devem trabalhar aos fins de semana.
        no worries

  16. santamaria

    14 de Agosto de 2010 as 15:33

    desejo novo governo de s.tome e principe, muitas felicidades , e que trabalhem em prol de todos, nos tirem nesta miseria que estamos mergulhados.boa sorte.

  17. Bili Uê

    14 de Agosto de 2010 as 16:18

    Caros compatriotas parabéns, boa sorte nesta jornada. Estamos convictos que será desta vez, forças.

    Saudações

  18. suba

    14 de Agosto de 2010 as 16:35

    esse governo nao tem qualidade nem capacidade para governar sao tome e principe nos proximos 4 anos.
    vejo nele homens sem pulso,manobra,decisao para ocupar pastas ministerias.
    caras novas e sem cadastros de corrupcao nao dizem nada, precisamos de pessoas que possam por o pais na linha da frente no panorama internacional.
    esse governo nao durara 2 anos no poder, vai cair logo para aprenderem a buscar homens de verdade para cada sector.de vez em quando, melhor um corrupto afrente do pais do que um miudo sem proa nem popa
    mas forca minha gente

    • FC

      16 de Agosto de 2010 as 12:49

      Caro Suba,

      Tem alguma razão! Mas é certamente esta a intenção do PT e do ADI. Até diria que este governo, como está, tem um prazo de validade ainda mais curto, menos de dois anos. Este prazo depende das “novas” caras, que aparecerão no MLSTP e no PCD. Quer apostar?

    • Sr.Me-zochi

      16 de Agosto de 2010 as 13:16

      Deves ser ums dos corruptos que andavam a delapidar os bens da instituição de S.T.P,se calhar uns dos ministros do anterior governo. Queriso Suba o governo nao vai cair coisa nenhuma,tu e que tens dias contado.Logo logo vai comecar caca as bruxas e se nao deixares S.T.P a tempo e hora vai ver o sol nascendo quadrado.

    • António Veiga Costa

      16 de Agosto de 2010 as 23:09

      Ha, ha, ha, rs, rs, rs, ….
      deve estar desesperado. Deve ter perdido as comissões que ganhava, as mesadas, etc… etc…
      Recalcado como vc, chorando pelo leite derramado conheço muitos, sem saber como fazer para sobreviverem sem as falcatruas.
      Peça emprego na Rosema, ou então na DN

  19. zovirax

    14 de Agosto de 2010 as 16:39

    Meus parabéns ao Povo de STP pelo novo governo de cara limpa. Desejo boa sorte e tudo de bom ao nosso governo. A tarefa que vos espera não será fácil, pois vós ireis precisar de muita coragem, muita capacidade de trabalho, cultura de responsabilidade, seriedade, honestidade, carácter, capacidade de diálogo e tolerância. Não podeis dar trégua a corrupção, a preguiça e cultura de facilidade e plágio. Vós sois o rosto da mudança e o caminho para um novo STP. O povo acredita e tem esperança nas vossas capacidades. Não defraudem as expectativas do povo de STP. O novo rumo para STP esta nas vossas mãos!

  20. CT

    14 de Agosto de 2010 as 16:50

    Desejo a tds muito coragem e força. Mas devemos ser realistas, sejam humildes, a vossa inesperiência pode custar caro. Doctor Patrice, que mude a linguagem ” as actuais direcções do MLSTP e PCD…não negoceio com eles” pk no parlamento vcs são menorias.
    Conselho de um jovem, de curso médio

  21. Tony

    14 de Agosto de 2010 as 16:55

    Força Camaradas!!!
    disso é que o STP precisa, caras novas…, gente nova…, cheios de força de vontade, com muito para dar a nossa terra, e com a fixa limpa. É agora ou nunca, UNIDADE DISCIPLICA E TRABALHO, esse pelo menos ainda continua sendo o nosso lema

  22. ZUMBAKUÊ

    14 de Agosto de 2010 as 17:23

    Bem, pela forma como decorreram as eleições, hoje tivemos a oportunidade de oservar a tomada de posse dos novos timoneiros do barco, que é a nossa querida S.tomé e Príncipe. Esperamos que a orientação dos mesmos, visem levar esse barco ao bom porto. Nós como meros passageiros, estamos esperançosos de que a viagem seja tranquila e sem grandes tumultos. Na escassez de quaisquer géneros necessários a sobrevivência de todos os passageiros da embarcação, esperamos que os responsáveis pelo mesmo, não tenham atitudes egoístas e deixem morrer de fome alguns,e outros vivam em ostentação. Alguns dos responsáveis pela orientação da embarcação, são jovens inexperientes, espero que apliquem todo o seu conhecimento académico, no sentido de prestarem um bom serviço de forma assertiva. É preciso ter a consciência, que após a formação, somos detentores de alguns conceitos teóricos e a experiência será adquirida com os anos e com o exercício contínuo. Estamos á espera que os jovens não tenham a presunção de tudo saber, e perante um vendaval, precipitarem-se e afundar o barco. Nos momentos de tomada de decisão, esperamos que as mesmas devam ser alicerçadas em modelos internacionalmente aceites, mas com ligeiras adaptações, em função da nossa dimensão.O que foi exigido pelos Sãotomenses, foi ” a mudança” e “injecção de sangue jovem”. Já está visível, pelo quadro que tivemos oportunidade de constatar, hoje. Estamos muito ansiosos, para ver um S.Tomé e Príncipe diferente,. Um país, onde todos os Sãotomenses estejam onde estiverem, orgulhosos da sua terra, mesmo longe, mantendo sempre uma esperança do regresso,sem encontrar obstáculos de toda a ordem, como se fossem estrangeiros no seu próprio país.
    Esperamos que quaisquer colaboração dada pelos filhos da “Terra”, seja qual for o sector, em prol ao desenvolvimento das nossas ilhas, não sejam vistas como introsão ao processo de desnvolvimento, nem vistas como atitudes dos espertos, por viverem fora do país.. Mas sim, aproveitamento dos mesmos para o engradecimento da nossa terra.Vejamos:
    -Nos PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO e DESENVOLVIDOS, o aproveitamento dos nacionais e alguns estrangeiros qualificados é notório.Basta vermos exemplo de Portugal, que tem aproveitado quase todos” estrangeiros qualificados, e não só “., para elevação do seu nome. Não sei se é o melhor exemplo, mas é notório.
    ……Lá estou eu…
    Boa viagem á todos que vão nesse barco.
    S.TOMÉ E PRÍNCIPE SEMPRE

    • António Veiga Costa

      16 de Agosto de 2010 as 23:19

      Sr. Zumbakuê,

      bonita comparaçao. Note que o quadro ministerial foi muito bem pensado e estrategicamente montado, com o Secretário de Governo varela atuando como BÚSSOLA. Pode acreditar que essa nau não está, nem ficará, à deriva.

  23. Miguel Teixeira

    14 de Agosto de 2010 as 17:58

    Vamos ver se é desta?

  24. mpian malimbóki

    14 de Agosto de 2010 as 18:09

    gente tudo bom mas aver vamos!!!!!
    vamos ter esperança neles!!!
    aver vamos

  25. Andrade Catanhede

    14 de Agosto de 2010 as 18:11

    Parabéns aos novos empossados.
    Não vai ser facial a vossa tarefa a partir de hoje. Mas, com um bom programa de governação, muito trabalho e competência, honestidade, espírito de entreajuda , disciplina, muita comunicação e diálogo constantes, transparência na gestão da coisa pública, colaboração institucional e popular, entre outros atributos , este Governo poderá satisfazer as expectativas que o Povo são-tomense depositou no partido ADI.

    Ninguém é perfeito. Mas, quando se tem vontade de servir, conhecimento, e recursos disponíveis, muito poderá ser feito. É agora!…
    Viva S.Tomé e Príncipe

  26. Andrade Catanhede

    14 de Agosto de 2010 as 18:14

    Em vez de facial, queria eu dizer facil

  27. cesarjesus

    14 de Agosto de 2010 as 18:36

    Com toda conviccao espero que este novo elenco governativa facam aquilo que dentro das observacoes adqueridas dos erros dos anteriores governos um exemplo para um STP renovado!
    Temos um governo renovado no seu complo total, existe ainda umas bases e necessario mante-los, porque nao se constroi um edificio sem base de alicerse.
    Acredito que todo povo STP esta bem de acordo com esta nova estrutura governativa, e cheio de experanca para uma melhoria de vida, e de uma nova cara na nossa pobre cidade que se econtra esquecida em toda sua amplitude.
    Nao e uma tarrefa facil que este novo elenco tem para frente, tambem nao exigimos que resolvam todos problemoas que afectam o nosso Territorio, mas que apresenta amostra que algo se esta se fazendo nos determinados pontos cruciais que afectam grande parte da populacao de STP!!!
    Acredito que este novo elenco governativa, que chamamos novas caras sao capazes de fazerem muito e melhor do que aqueles que la andaram durante estes longos anos tirando de melhor que tinhamos como Santomenses e deixando o nosso Patrimonio na ruina que vou mencionar algumas com mais focos!!!
    1- LICEU NACIONAL
    2- FEIRA POPULAR
    3- EDIFICIOS ESTATAIS
    4- EMPREZAS AGRICOLAS, que chamamos d ROCAS onde foram abandonadas e destruidas todas as suas infraestruturas.
    5- O nosso Aeroporto que nao foram capazes de remodelarem de forma adecuada para desenvolvimento turristico.
    6- A nossa cidade onde nao existe uma unica actividade cultural e animatorio e desportiva!
    Muito sinceramente espero que este Governo de uma atencao na nossa Cidade Capital, que facam uma Limpeza de raiz para melhoria de imagem da nossa Cidade Capital. Digo isto porque vivo em Londres e faco ferias com alguma frecuencia a S.T.P.,digo que e triste descrever aquilo que tenho visto…nao estou comparar Londres e STP, mas e algo que se pode mudar com alguma determinacao e vontade Politica!!!
    Acredito que o novo elenco governativa tem uma visao actualizada, e espero levarem em pratica para que o nosso Pais ganhe com isto…nao caem no erro de exibicionismo de Poder, que isto pode vos custar muito caro, o povo esta em alerta e confiante que este governo venham mudar o nosso Pais, e tambem nao estao a espera que facam isto em tempo record, mas que facam melhor e apresentam resultados.
    Porque os anteriores governantes tambem foram caras novas e ate a data nao fizeram nada pelo pais, mais sim destruiram o melhor que tinhamos em todo seu complo geral! Entao vamos comecar de novo e com cara novas e com nova visao de actualidade mundial de forma a desenvolver o nosso Pais, mesmo que tenhamos que comecar de ZERO, mas confiante de uma melhoria global! Temos que acabar com o enriquecimentos faceis dos politicos em STP, para isto acho que os novos elencos deveriam apresentar as suas fortunas de forma evitar expeculacoes…(uma observacao)!!!
    Forca Patrice Trovoada
    Forca ADI
    Forca Povo STP…

  28. hemask

    14 de Agosto de 2010 as 19:19

    se não for desta é melhor enterrarem-se na areia q neste país não terá mais solução

    • raposo

      17 de Agosto de 2010 as 12:07

      Ora esta!Entao nao achas que estas com excesso de optimismo? dont be frustaded…afinal e so mais um governo constitucional, e mesmo se forem como o “jose morinho” stome nao saira do estado que esta, nem se este governo la estiver 20 anos.

  29. Agnísio Cravid

    14 de Agosto de 2010 as 20:56

    É isso Sr. Patric. coragem e competência está a cima da idade…

  30. quequa

    14 de Agosto de 2010 as 21:05

    A ordem das palavras não é arbitrária.
    Parece-me que, querendo inovar na formulação, o título deveria sublinhar que o Govêrno está cheio de novas caras e nunca escrever caras novas. Nem sempre a permuta de palavras numa proposição mantém o sentido desejado, sr. jornalista.

  31. quequa

    14 de Agosto de 2010 as 21:12

    Num espaço para comentarios, o Jornalista por sinal neste caso concreto o gestor do jornal, deverá aceitar as opniões dos leitores sem fazer qualquer juizo de valor sobre as opniões dos leitores, e/ou se lhe agrada a opnião X e ou Y, sob pena de muitos leitores simplesmente optarem deixarem de fazer comentarios as noticias.

  32. Assuncao

    14 de Agosto de 2010 as 21:13

    Muito bem; parabens a todos e parabens ao ADI. Pela lista anunciada, acabo de ver k ADI investiu na renovacao e fez escolha inteligente, “gentes” capaz e apostada a elevar o nosso Sao Tome, o saber e o saber fazer ‘e muito importante,tenho dito. Agora ‘e m~aos a obra…estamos atrasados, “para frente ‘e caminho ke atr’as vem gente”
    Com cumprimentos!!

  33. Zidane

    14 de Agosto de 2010 as 21:24

    Gostaria muito sinceramente de ao fim dos 4 anos de governação, felicitar o Dr Patrice Trovoada e o seu elenco gouvernamental.Enquanto isso devo dar-lhes apenas o benefício da dúvida. A experiencia me aconselha de não fazer elogios antecipados.Os políticos desse Pais já me decepcinaram muito, por isso, agora, quero ver para crer com Santo Tomé.

  34. Jose Afonso

    14 de Agosto de 2010 as 22:20

    Caros compatriotas.
    Todos congratulamos com o novo governo e com a nova dinamica no nosso S.T.P.
    Mas nao nos equivoquemos. Esse governo para ja comecou com uma grande mentira. Dr Patrice. Dr em que?
    Tive o prazer do ouvir o cerimonia da tomada de posse. todos tinham cognomes Drs e enginheiros. se queremos ser francos comecemos nessas coisas que parecem nao ter importancia.
    Outra verdade. Falamos de nova geracao.
    Esse governo esta composto por nova geracao sim, mas quase todos filhinhos do Papai. Por isso sou ceptico em relacao a mudanca que todos desejamos.
    Boa Sorte Sr. Patrice.
    ps. espero ver Delfim Neves Julgado.

  35. Mé Pombo

    14 de Agosto de 2010 as 22:32

    Boa noite compatriotas. Acabo de tomar contacto com a constituição do Governo. Numa frase, é complicado. Eu conheço bem a Angêla la da terra. Essa menina não tem capacidade, para o cargo.

    Espero que esteja enganado. Para mim é um Ministério para um gestor de mão cheia.

    Ela não tem.

  36. ABDULAY silva

    14 de Agosto de 2010 as 23:08

    talvez seja agora o inicio de uma muança,falta é saber se essa mudança sera positiva ou negativa,aprovo a ideia d caras nova mas ainda apelo os recentes e jovens governantes que tenham uma ampla consciencia da meta que tenhem que percorer daqui adiante e que tenham consciencia antes de tudo que eles representam a esperança de um futuro mas rizonho…………

  37. Chicodesperto

    14 de Agosto de 2010 as 23:35

    Ao novo elenco governamental que vão ser ministros pela primeira vez pedia-vos apenas o seguinte:
    Não deixem que poder vos suba a cabeça sejam humildes da mesma forma que foram até aqui. Porque o povo gosta de por e tirar. Boa sorte

  38. JP

    15 de Agosto de 2010 as 0:17

    Para quando um Ministério do Turismo e Transportes ? As especificidades de S. Tomé assim o exige….

    • Manuel Jorge

      16 de Agosto de 2010 as 8:29

      Paralem dos ministerios de turismo e transporte, tambem falta o de comunicacoes.

      • Budobaxana

        16 de Agosto de 2010 as 18:37

        Turismo faz parte do Min. de Plano e Desenvolvimento.

        Transporte e Comunicacoes – Min. Recursos Naturais e Obras Publicas.

  39. Jorge Castelo David

    15 de Agosto de 2010 as 8:46

    Parabens senhor Primeiro Ministro

    A primeira vitoria do novo chefe do governo santomense foi a coragem para, finalmente acabar com aquela sensacao do pais contar com dois grupos bem distintos, nomeadamente o de ministeriaveis (profissao: ministro) e outro formado por eternos subordinados (profissao:trabalhadores). Segunda vitoria, foi aposta na juventude, todos de geracoes muito proximas, gente sem “rabo” na estrada que, no minimo merece o beneficio da duvida. Se o governo conseguir equipar os novos super-ministerios com directores executivos tecnico-profissionalmente competentes, acredito que estao reunidas as condicoes para nao fazer pior que o pais ja conheceu ate agora. Por fim, para que nao fiquem quaisquer duvidas quanto a honra e dignidade do executivo, aconselho que seja instituida uma forte, clara e isenta relacao com a imprensa e as accoes do elenco passem a ter o seu epicentro la nos luchans, nas regioes mais degradadas onde a pobreza e a carencia sao indisfarcaveis. Boa sorte.

    • melissa Abrantes

      16 de Agosto de 2010 as 11:11

      Gente sem rabo na estrada? O que fez o Stock do notariado! Quanto recebeu os anos todos por baixo da mesa? Perguntem-me e aos vários cidadãos que passaram pelo notariado.
      Apostar na juventude tudo bem. Apostar numa senhora sem formação e sem experiência para a pasta de saúde é uma catástrofe anunciada.O actual Ministro de Justiça em pouco tempo fez o que o Stock não consegui fazer em anos. Falar é muito fácil, executar não é para todos.

  40. Antonio josé

    15 de Agosto de 2010 as 9:42

    Força compatriotas, um s.Tomé e Príncipe digno,serio e trabalhador necessitamos todos. Aos jovens Ministro, vocês serão o espelhos de todos quanto ficarão de fora, muita determinação e qualidade, cada merito vosso representará o sangue da patria do AMADOR,do POVO e da Joventude santomense.
    VIVA A DEMOCRÁCIA,
    VIVA O POVO DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE
    PATRIA OU MORTE VENCEREMOS

  41. falaverdade

    15 de Agosto de 2010 as 10:39

    Eu gostei deste elenco mas aposto com qualquer pessoa k os parlamentares do ADI não têm bagagem para discutir nada com os homens de MLSTP E DO PCD, são fracos,e têm pouca capacidade de expressão e só isso pode levar a queda do governo. Haver vamos

  42. sergio coelho

    15 de Agosto de 2010 as 11:49

    a experiençia é a mae de todas as certezas,ja diziam os nossos antepassado,mas,no nosso s.tome actual ,é sinonimo de vicios e de estagnaçao duma naçao,onde cada um,preocupa-se pura e simplesmente com a sua carteira .aos novos governantes,um abraço,e que fique bem claro,85% dos cientista existente no planeta terra saõ jovens,onde a qualidade e a inteligencia prosperam,e é disso que de vós ,acreditaremos

  43. Nelson Leite

    15 de Agosto de 2010 as 15:20

    Espero que desta vez o pais arranque rumo ao futuro….Espero que o senhor Patricie Trovuada não se esqueça que STP nãe é dele mas sim de todos os Sãotomenses……Desejo boa sorte e felicidades ao novo governo.Acima de tudo peço-vos honestidade e sinceridade….VIVA STP,VIVA A DEMOCRACIA……………………

  44. Honorio

    15 de Agosto de 2010 as 15:45

    Espero que realmente estes novos recen nomeados ministros nao nos desapontem. desde da instauracao da democracia em S.tome e Principe em 1990, que o pais nao se via complentamente longe dos chmados corruptos. pela primeira veez sinto-me com esperanca de ver este pais andar pra frente. Please don’t let us down!!!

  45. h da silva

    15 de Agosto de 2010 as 15:58

    Boa sorte a tds.apena temia a falta de experiencia dos recem formados,mas foi muito bem estruturado esse governo com a tal pasta do ministro secretario-geral do governo e julgo estar bem entregui.Partice trovoada quer dar experiencia governativa a sangue fresco mas fez lo da melhor maneira.eles terao o varela sempre como adjunto.lol golpe de mestre.msm eu nao sendo do ADI confesso k o pais precisava disso.forca gente rumo ao desenvolvimento.

  46. José Maria Cardoso

    15 de Agosto de 2010 as 16:36

    Pelo k leio dos meus conterrâneos há qualidade, sangue novo e sobretudo competência no novo Governo. No entanto, a relativa maioria da ADI não lhe permite governar o País na desejada estabilidade política.
    O eleitorado são-tomense não somente exigiu do novo poder os independentes no seu elenco, mas acima de tudo, há toda e uma necessidade de um consenso nacional para a realização das grandes medidas socio-económicas para arrancarmos o país do fosso.
    Daí, mais cedo do que tarde a ADI, forçosamente tem que iniciar o namoro com o PCD. É urgente um piscar de olhos ao Partido de Convergência Democrática para aquilo a que se chama na política, o casamento dos diabos.
    Os militantes e apoiantes da Acção Democrática Independente hão-de entender a direcção do partido e inevitavelmente engolirem o sapo, caso nomeiem S.Tomé e Príncipe em primeiro lugar.
    Ainda não sei se é desta que devemos acreditar no rumo certo das nossas lindas ilhas. O rejuvenescer já é um bom começo. Afinal a esperança é a última a morrer, não é?

    • António Veiga Costa

      16 de Agosto de 2010 as 23:34

      Aliança com o PCD???? Deus nos livre!!!!
      Quero ver o diabo e não quero ver Delfim, Albertino, Cosme…..
      Cambada de safados.Useiros e vezeiros, manipuladores dos diabos.

  47. Carlos Lopes

    15 de Agosto de 2010 as 18:21

    De facto o nosso S.Tomé e Príncipe precisa desse novo elenco para dar passos rumo ao desenvolvimento, juntos para os novos desafios.
    Votos de muitos sucessos a todo o elenco, trabalho, trabalho, trabalho e assim venceremos.

  48. BLAGA PENA

    15 de Agosto de 2010 as 18:47

    E uma equipa jovem e dinamica, pois ja tive oportunidade de trabalhar em S.Tome com alguns desses camaradas, espero que haja muita força, organizaçao, capacidade e honestidade
    Bem Haja

  49. Miná di Céliví

    15 de Agosto de 2010 as 19:10

    Holá wó!
    ê xig’ola pa nón tud’axi maxibim, pô mussa N’guê tamém, cuma mina piquina bem xinado cá pô tón conta di quinté sé.
    Magi selá Iném maxibim sé, setá di n’dá ni stláda sé, pa a nà fé ùbuê dinén vlégonha, bilá dá numigú Kwa di li.
    Punda Santomé flá ã: Subá cu monhã Damion, Alexandé pó té di sétù…
    antón…
    bamú bili uê!
    bamú ná fulúfá!
    vijá bassa zaô satá ê!
    levé lévé só ê!

  50. Antonio Amado Vaz

    15 de Agosto de 2010 as 20:13

    Vamos dar-lhes (novo governo) dois anos para provarem…
    Criticas construtivas iremos fazer. E, serao abencoados pelo povo Sao-tomense em resultado dos esforcos dos seus trabalhos, e que sejam honestos para com o povo! Ja nao queremos traidores da patria e corruptos a governar as nossas ilhas. Nos estamos muito serios sobre isso, e tb muito atentos!
    No nosso coracao esta esperanca de ver um Sao Tome e Principe melhor.
    Boa Sorte! Concentre-se.

    Patria ate a morte!

    O pai’s e’ nosso [todos os Sao-tomenses de nacionalidade (acentou NATURAL DE STP que nasceram em SAO TOME E PRINCIPE e dos pai’s e maes de origem profunda Sao-tomense; de raiz corpo, sangue, e alma STP) e que realmente amam STP e devotam todos os seus esforcos para recuperarmos do que foi destruido pelos traidores da patria].

    Antonio Amado Vaz

    Nota: Traicao a patria deve merecer condenacao maxima!

    O povo Sao-tomense nao esta’ a brincar com coisa seria!

    Do povo, para o povo, e sempre com o povo!

    Aqueles que servem a terra, sao funcionarios do povo. Na democracia quem manda e’ o povo a obdecer a lei e com trabalho arduo, e com disciplina e respeito as autoridades e a todos que vivem a volta em qualquer comunidade!

    UNIDADE, DISCIPLINA, TRABALHO, IGUALDADE DE TRATAMENTO A TODOS, E JUSTI,CA PARA TODOS SEM DISCRIMINACAO DE NENHUM TIPO OU FORMA

    VIVA SAO TOME E PRINCIPE! VIVA! VIVA! 🙂
    Obrigado camaradas–e obrigado ao povo Sao-tomense que votou inteligentemente.
    Muito obrigado–fico extremamente agradecido.

    • Pleto

      16 de Agosto de 2010 as 12:38

      Os Santomenses votaram no governo para 4 anos.Ninguém consegue mudar as coisas em 2 anos, muito menos na desordem e Caos de STP. Por isso, vamos ter juízo e ser responsáveis naquilo que fazemos.
      Tenho esperanças num futuro melhor para STP,seremos todos vigilantes das acçoes do governo e nao só.

      • Antonio Amado Vaz

        16 de Agosto de 2010 as 19:54

        Pleto (BM): Os Santomenses votaram e deram mais votos ao partido mais credivel em STP, e, neste preciso momento (ADI e’ apenas um Partido Politico. O governo formado a partir desse partido e’ outra coisa separada). Espero que o Pleto aprenda alguma licao sobre Politica e Governo. Em todo o momento, o povo Sao-tomense nao deve fechar os olhos e deixar os interesses da nossa terra…sem vigilancia). O povo estara atento 24h/24h, todos os segundos, todos os minutes, toda hora, todos os dias, todos os meses, e todos os anos sem treguas! O povo votou no partido, nao no Governo! As pessoas que fazem parte do governo, sim, algumas caras sem mancha de corrupcao do passado, com excepcao de alguns. Nao estou a inferir que o Patrice Trovoada e o Afonso Varela sao corruptos, mas o povo que sabe quem eles sao, e nao seremos cinicos sobre a verdade.
        Nenhum partido em nenhuma parte do mundo consegue mudar tudo de uma noite para o dia, nem se quer em quatro anos!
        O juizo e responsabilidade parte de cada individuo, comecando por ti mesmo, Pleto. Qual e’ o teu ponto (argumento), Plento?!
        Deves ter juizo e fazer criticas construtivas responsaveis porque o povo fara tb o mesmo.
        E’ no meu ponto de vista para que sejamos mais intransigentes, e comecaremos a pedir resultados do trabalho deste governo dentro de 24 meses. Existem pessoas que poderam eventualmente dar o governo, poucos meses, um ano, quatro anos, e mesmo se o partido ADI demonstrar com o seu governo a capacidade excelente de governar STP, o governo podera exercer dois mandatos (8 anos).

        O objectivo e’: fazer criticas construtivas e apresentar solucoes e sugestoes para resolvermos os problemas do pai’s.

        O comentario do Pleto nao vem enriquecer o debate–

        Eu estou interessado num debate televisivo na TVS, em Sao Tome, com o Pleto—vou dar-lhe fintas e ganhar o “jogo” com debates sobre temas importantes ao pai’s. Serei inteligente de categoria alta—I will defeat BM (Pleto) como se fosse uma brincadeira—-Pleto e’ um fraco pra mim! Da cara e diz que es–use o nome proprio–O povo Sao-tomense nao gosta de cobardes. Vou te cascar o ra** 🙂
        Sou Sao-tomense de sangue, corpo, e alma. Os meus pais, os meus avos tb sao.
        Aqueles que nao tem cidadania Sao-tome, nao devem fazer parte em decidir sobre os interesses da nacao porque e’ muito possivel que esses nao tenham amor a terra e os interesses do pai’s acima dos interesses da nacao. Cuidado! Atencao! Vigilancia! Bili ue^

        Antonio Amado Vaz

        • Pleto

          17 de Agosto de 2010 as 10:07

          Muito bem Amado Vaz!!
          Li com muita atençao as tuas palavras e sinceramente gostei.Gostei porque é sinal de que o Sr percebeu bem aquilo que escrevi e por isso dedicou todo o discurso a mim( Pleto).

          Agora vamos ao que mais importa “STP SEMPRE “. Na minha humilde opiniao, aquilo que tem faltado na nossa sociedade santomense sao depates ideias,só assim evoluimos para algum lugar. Num país democrático nao tem que existir unanimidade sobre os temas.

          Podemos debater os assuntos aonde o Sr quiser, agora esqueça a ideia de vencedor/perdedor, quero contribuir para o meu e nosso STP forte.Os Santomenses ja estao a perder de goleada face ao progresso, olha e espelha em CaboVerde. Por isso agora só nos resta ter esperança e mudar o jogo, eu quero STP vitorioso em todos os dominios,

          Sr Amado Vaz, eu sou civil, nao sou político nem filho de político e nem tenho cor partidária, o meu único partido é STP Forever. Que liçoes o Sr poderá me dar!! Vai me dizer que em STP o governo é uma coisa e o partido é outra coisa! Sinceramente de política e políticos de STP nao entendo e nao quero .Apenas contribuirei como civil.
          O povo votou no Partido ADI para o mandato de 4 anos, o governo formado a partir dai nao tem que ser necessariamente formado apenas por militantes do ADI,até poderiam coligar com outras forças. Portanto, nós temos que exigir do partido ADI e o seu governo responsabilidades das políticas e propostas que apresentaram durante a campanha etc…. isso ja sao outras águas.

          Sr Amado Vaz tem mais alguma dúvida?

          Agora é hora de separar as águas, politica o que é de politica, justiça o que é da justiça.

        • Pleto

          17 de Agosto de 2010 as 10:34

          Amado VAz “Eu estou interessado num debate televisivo na TVS, em Sao Tome, com o Pleto—vou dar-lhe fintas e ganhar o “jogo” com debates sobre temas importantes ao pai’s. Serei inteligente de categoria alta—I will defeat BM (Pleto) como se fosse uma brincadeira—-Pleto e’ um fraco pra mim! Da cara e diz que es–use o nome proprio–O povo Sao-tomense nao gosta de cobardes. Vou te cascar o ra**”

          Sr Amado Vaz, a himildade honra os homens sérios. Nao fica bem auto elogios, deixe isso para que os outros reconheçam essa capacidade em si. O sr deve ser mesmo inteligence a beber Usua e falar atoa hahaha é por essas e outras que STP n vai mais além, acho engraçado existir nas noça praça individuos que se axam superiores aos outros, uns dizem de boca cheia que sao grandes advogados,cristianos ronaldos da advogacia etc… isso é ridiculo.
          No Brasil Lula da Silva fez aquilo que muitos auto iluminados do saber n conseguiram durante anos.

          Biografia :
          Uma coisa que até hoje ainda nao consegui,é ser covarde.Tenho no sangue, o amor a terra,respeito e dignidade, e muita humildade.Sou la do sul das Ilhas Sr Amado Vaz. Ngola Gikiti 🙂
          Abraço

  51. deonilde

    15 de Agosto de 2010 as 22:33

    Gostei da nova cosntituição do GOVERNO,Parabens doctor Patrice, por acaso fez otmas escolhas,pessoas formadas e com competênçia para exercer as suas funções,acertou em cheio.Acredito que essa nova geração do governo entrará na história.Boa sorte a todos e que o nosso pais saia finalmente do buraco…

  52. nilde narciso

    15 de Agosto de 2010 as 22:46

    graças a deus voltaste para o lugar q ja era seu.Parabens doctor Patrice,espero que os novos ministros façam alguma coisa para stp.forças e coragem

  53. Helves Santola

    16 de Agosto de 2010 as 2:31

    Que bom que temos caras novas, até que enfim….. A esperança agora é que o novo governo tenha força de vontade e determinação para conseguir meios para tentar fazer crescer o país, porque já está na hora de se reverter o quadro. O que o povo pede é que o “novo jovem” elenco não decepcione o povo, ñ decepcione os jovens como eles e (espero que lenham isto) DÊEM UM EXEMPLO DE GOVERNAÇÃO AOS ANTIGOS E QUE FAÇAM HISTÓRIA PERANTE A NAÇÃO E PERANTE O MUNDO!

    …espero que a minha mensagem chegue a todos…abraços irmãos!

  54. ZUMBAKUÊ

    16 de Agosto de 2010 as 6:42

    Meu caro, o propósito da explanação feita a 14 do corrente mês pelas 17:43 após a tomada de posse do novo elenco governativo, não tem nenhum cunho político. Foi desabafo de um cidadão. Fico estupefacto do mesmo ainda não ter sido libertado e ainda a espera da moderação. Caso seja incomodativo, pode ficar no segredo de quem teve acesso a sua leitura. Lamento que tal facto ainda exista no nosso país. Mais uma vez, tenho a informar que nada tem de político.
    Já agora, porque não abrir um espaço, onde podemos escrever uma crónica após aprovação de um jurí nomeado?

  55. Hugo Lima

    16 de Agosto de 2010 as 7:07

    Parabéns a toda equipa,que sejam exemplo a nação Santomense.
    A oportunidade está nas vossas mãos que façam a diferença com selo, e mérito.

  56. CT

    16 de Agosto de 2010 as 8:06

    “S.Tomé e Príncipe vai vencer, STP vai vencer porque está terra é de DEUS” Don Manuel António (BISPO).
    Que vença de verdade porque somos tds santomenses.

  57. Desconhecida

    16 de Agosto de 2010 as 9:08

    Parabéns ao novo Governo.
    Que sejam o exemplo da Democracia e da Justiça.
    Que levem o nosso país ao futuro próspero e que todos possamos orgulhar de ser “santomense”

  58. cubanito

    16 de Agosto de 2010 as 9:29

    Força Equipa,Força… o que pedimos é controlo total e sistemático e também a criação de uma cultura de responsabilização,porque apartir de agora todos e qualquer um ,terá que pagar pelos seus erros.

  59. Ambrósio Santiago

    16 de Agosto de 2010 as 9:55

    Foram muito bem escolhido, mas não esqueçam de apostarem na agricultura.
    Desejo-vos boa sorte

    Ambrósio Santiago
    Angola – Cabinda

  60. Adriano Málé Bobo

    16 de Agosto de 2010 as 9:57

    EU militante do ADI, a minha confiança está depositado no senhor Patrice, tentar resolver os problemas mais basico da nação, nomedamente agua, energia, saneamento de meio e também genro alimenticio, procurar alimentos baratos nos paises que favorece o povo, como no caso china tawin

  61. melissa Abrantes

    16 de Agosto de 2010 as 10:05

    Deixem de censurar! O PT já controla o Oscar Medeiros, vai agora controlar a TVS, a rádio Nacional e todos jornalistas inaptos deste país. Viva a censura! Stock Ministro da defesa! Foi incapaz no notariado e pensam que ele fará algo na defesa. Muito bonito. Viva a competência.

    • António Veiga Costa

      16 de Agosto de 2010 as 23:50

      Melissa está triste pq o controle das comunicações saiu das mãos do PCD?
      E lembre-se: o governo não é feito só de STOCK.

      Denuncie ao MP o que vc sabe sobre ele, dessa forma estará cuprindo seu papel de cidadã consciente.

  62. Tagarela

    16 de Agosto de 2010 as 10:10

    Parabéns ao novo elenco governamental.
    Votos que ponham os supremos interesses do país e deste povo a cima de tudo e todos. Muita força, êxitos nessa nova, nobre e árdua missão. Viva STP!!!

  63. Mario Pinto

    16 de Agosto de 2010 as 10:35

    Competencia nao esta na idade
    Siga em frente Sr
    Patrice que Deus lhe abencoe.

    Jose foi governador do Egito ainda muito jovem.
    fui

  64. GINGA PO

    16 de Agosto de 2010 as 10:38

    FORÇA E ESPERO BEM QUE VCS TRABALHEM EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE STP. PORQUE SE NÃO FOR O CASO DAQUI A MAIS 4 ANOS SAIEM E DÃO LUGAR AOS OUTROS.
    FUIIIIIII

  65. Mario Pinto

    16 de Agosto de 2010 as 10:45

    Genesis 41:46

    E José era da idade de trinta anos quando esteve diante da face de Faraó, rei do Egito. E saiu José da face de Faraó e passou por toda a terra do Egito.

    SIGA EM FRENTE Sr ! Ministro nao perca tempo ouvindo os incopetentes.

    fui

  66. Vaz

    16 de Agosto de 2010 as 10:51

    É pena que ate então não há nenhum jornal são-Tomense com fotos das “caras novas e frescas” do próximo governo, é que por serem “caras novas” acredito que cerca de 90% dos leitores nao os reconhece somente pelos nomes. Por isso fica o apelo para que nos mostre as tas caras… e sejam de facto a solução do nosso STP.
    Força ADI!!

  67. maria chora muito

    16 de Agosto de 2010 as 11:10

    Maria vão chorar mais tarde. Caras novas? Ké kwa!!!. Conheço-os todos. Fica para mais tarde. Eu vou publicar o CV e a ficha secreta de cada um deles.

    • Polvo Paul

      17 de Agosto de 2010 as 8:21

      Oh maria que chora sei lá o quê, vai a traz do teu amante Raul, deixa-nos em paz.

  68. zovirax

    16 de Agosto de 2010 as 11:12

    Meus parabéns ao Povo de STP pelo novo governo de cara limpa. Desejo boa sorte e tudo de bom ao nosso governo. A tarefa que vos espera não será fácil, pois vós ireis precisar de muita coragem, muita capacidade de trabalho, cultura de responsabilidade, seriedade, honestidade, carácter, capacidade de diálogo e tolerância. Não podeis dar trégua a corrupção, a preguiça e cultura de facilidade e plágio. Vós sois o rosto da mudança e o caminho para um novo STP. O povo acredita e tem esperança nas vossas capacidades. Não defraudem as expectativas do povo de STP. O novo rumo para STP esta nas vossas mãos

  69. Manuel Amaral

    16 de Agosto de 2010 as 12:09

    Alguém poderá dizer de que nacionalidade é o Patrice Trovoada? Ele deve ser gabonês, maliano, Francês, Congolês,etc…
    Pediram ao Fradique que renuncia-se a sua outra nacionalidade, e também ao Manorafa! Vão ficar caladinhos com as nacionalidades do Patrice? Este povo é brincalhão, o supremo tribunal é incompetente, os juízes são incompetentes. Estamos a ser governados por um estrangeiro, a independência de nada valeu. Hoje somos governados por um estrangeiro africano que só sabe é fazer sala. Ainda bem, que o primeiro Ministro VERDADEIRO é o Afonso Varela, ESSE TRAIDOR!

    • perreia

      16 de Agosto de 2010 as 13:04

      Senhor Amaral, vai tomar banho e lavar a boca, Ok. Um abraço

    • dp

      17 de Agosto de 2010 as 18:30

      O que interessa a nacionalidade ,se ele fôr um bom 1ºministro?Todos aqueles que governaram o pais nestes ultimos anos eram todos considerados nacionais , o que fizeram eles pelo pais?O seu conceito de independência , esta errado , alias não significa apenas e só os os nacionais a governarem o pais , mais sim todos os que realmente gostam dela e queiram o seu progresso .

  70. Manuel Amaral

    16 de Agosto de 2010 as 12:14

    P Alguém poderá dizer de que nacionalidade é o Patrice Trovoada? Ele deve ser gabonês, maliano, Francês, Congolês,etc…
    Pediram ao Fradique que renuncia-se a sua outra nacionalidade, e também ao Manorafa! Vão ficar caladinhos com as nacionalidades do Patrice? Este povo é brincalhão, o supremo tribunal é incompetente, os juízes são incompetentes. Estamos a ser governados por um estrangeiro, a independência de nada valeu. Hoje somos governados por um estrangeiro africano que só sabe é fazer sala. Ainda bem, que o primeiro Ministro VERDADEIRO é o Afonso Varela, ESSE TRAIDOR!

    Nota: Esse texto foi enviado para vários comentários para que todos reflectissem sobre a nacionalidade desse cara que até nada sabe sobre o nosso país, mas muito de venda do seu nome como filho de um ex presidente e futuro presidente da republica. Para os maís novos, ele já vendia encontros com o seu pai quando o mesmo era presidente da república.

    • Pleto

      16 de Agosto de 2010 as 12:48

      Nao seja ignorante, assim nao vais contribuir para o STP melhor. o que importa se ele nasceu na lua ou no inferno!! Filho de Santomense santomense é e pronto.

      • Antonio Amado Vaz

        16 de Agosto de 2010 as 19:59

        Pleto(BM): Nao disrespeite o Sr. Manuel Amaral! Pleto, nao tens nenhuma EDUCACAO CASEIRA?

        O Sr. Amaral fez uma observacao legitima!

        Antonio Amado Vaz

        • António Veiga Costa

          16 de Agosto de 2010 as 23:57

          Maria chora muito, lembro-me de que o “senhor” disse a alguns dias passados que iria chorar de rir com a vitória do PCD.
          Portanto, suas previsões não nos dizem nada.

        • Pleto

          17 de Agosto de 2010 as 9:27

          Educaçao caseira nada tem a ver com isso, nao disrespeitei de maneira nenhuma o sr em questao.Agora, n me parece inteligente a lenga lenga de que o Sr Patrice é estrangeiro etc.. e n pode governar o nosso país. Quer dizer se o Cristiano Ronaldo fosse filho de um Santomense, ai sim ja poderia ser considerado um filho da terra. Ora, vamos deixar de idiotices e concentrar naquilo que mais no interessa, STP.

    • Osama bin Laden

      16 de Agosto de 2010 as 13:50

      Ainda se for estrangeiro, se desenvolver STP então será mais ST do que os que lá nasceram, que só tiveram arte para roubar.

      A lei permite que filho de qualquer cidadão de STP, que nasce no estrangeiro possa obter a nacionalidade ST a nascença, sendo assim não vejo qualquer problema nisso.

  71. Jocy

    16 de Agosto de 2010 as 12:15

    Acredito que tudo ha de correr bem para esse novo governo.
    Força e muita vontade de trabalhar em Prol do nosso STP.

  72. Democratico 1

    16 de Agosto de 2010 as 12:38

    De fato, penso que a nomeação de Angela como tutelar da pasta de Ministra da Saúde foi mais pela emoção, nada tem a ver com a razão…mas na vida todo nos sabemos que é preciso tentar e só tentando
    que se pode tirar o beneficio da duvida…

    • Osama bin Laden

      16 de Agosto de 2010 as 13:43

      È verdade, concordo consigo, pelo que conheço dessa senhora Ângela faz me ante ver grandes bandalha no sector da saudade em STP. O primeiro-ministro devia ter mais calma na atribuição desta pasta. Acho que seria mais interessante que ela ficasse com o pelouro dos Assuntos Sociais.
      Saúde em STP anda de rasto, está senhora não está preparada para este lugar.
      Espero estar enganado, mais de qualquer maneira desejo-a boa sorte que tudo lhe corra bem em nome de uma melhor saúde em STP.

  73. Tanucha

    16 de Agosto de 2010 as 13:00

    Acara nova nao é o essencial, queremos mudança, esse é foco principal, para o nosso STP do coração, desejo muita força e espírito de mudança para tds os governantes….ja cansamos com mta expectativas..agora é fazer e agir..
    boa sorte a todos, esperemos que seja mudança, mas positiva..
    cumprimentos

  74. Tanucha

    16 de Agosto de 2010 as 13:01

    digo..A cara

  75. FC

    16 de Agosto de 2010 as 13:02

    Caro Abel,

    Compreendo, que gerindo quase sozinho este site/jornal, não lhe resta muito tempo para “moderar” os comentários. Ainda mais neste momento que todos querem congratular o novo governo. Mas como vê, os comentários têm uma data/hora de chegada.
    E pelo que vejo estão ordenados de forma cronológica pela hora em que entraram no seu servidor. Mas a verdade é que estes não estão a sair para o público pela ordem que entraram, têm uma ordem qq que não compreendo.
    Por isso muitos, se manifestam contra si que estarão a ser censurados.
    Faz um pequeno esforço, contrata um ou mais ajudantes (se as publicidades o permitirem é claro), arranja um esquema de donativos via net ou conta bancária, para ver se consegue manter o site o mais operacinal possivel. Eu estou disposto a contribuir com algum (no anonimato é claro)… não apenas por causa deste assunto mas simplesmente para ajudar, não sei se os outros pensarão o mesmo…

    Cumprimentos,

    • Osama bin Laden

      16 de Agosto de 2010 as 13:31

      Abel, não merece qualquer ajuda, é muito arrogante e anda constantemente a fazer censura aos comentários…
      Se fosse mais humilde de certeza que poderia beneficiar de ajudas.

  76. Santo

    16 de Agosto de 2010 as 13:08

    Penso que o Patrice Trovoada, para já começa a dar algum sinal de inovação da forma como estrutura os Ministério.Agora vamos dar um beneficio da dúvida e ver o que são capaz de fazer. A propósito não concordo que Elisio Teixeira tenha dado alguma prova de competência enquanto Director de Registo Notarial, porque se competência é o que se verifica neste sector… então estamos mal.!!! Sou de opinião para fazer é preciso ter poder para tal, penso que agora imbuído deste atributo, já não poderá existir desculpa para as coisas continuarem assim tão mal neste sector que bem..

  77. Mario Pinto

    16 de Agosto de 2010 as 13:12

    • Herbie Teixeira

      16 de Agosto de 2010 as 13:33

      NOVO GOVERNO,possa significar(nova política,novas pessoas,novo crescimento económico, novo desenvolvimento sustentavel,nova união, e sobretudo novo futuro para todos os São tomenses).

      Obrigado.(Herbie Teixeira).

    • Herlander Stock

      16 de Agosto de 2010 as 20:50

      gostei do link no youtube, vivo fora do pais (EUA) e me é util ter noticias do pais. Obridagado pelo link.

  78. Mario Pinto

    16 de Agosto de 2010 as 13:21

    alguns so falam com mascaras
    fui

  79. Lima

    16 de Agosto de 2010 as 16:43

    Encurajar o Governo é vontade de todos que sempre quiseram mudar o rosto dos dirigentes. Me preocupa onde encaixa a saude… Não obstante, a minha sugestão vai para separação da EMAE em duas Empresas sendo a de energia e Empresa de AGua. Por outro lado, segue a formação onde a nossa irmã ilha do Príncipe poderá jogar um papel prepoderante na formação de quadros superiores e medios,isto é, ao invés de viajarem para Europa e outros, porq não construir universidades ligadas a varias areas na região de príncipe?

  80. Budobaxana

    16 de Agosto de 2010 as 19:48

    Sou cidadao santomense residente no estrangeiro.

    Geralmente nao tomo parte nestes debates,mas sinto-me extremamente emocionado com o que se passa no nosso pais actualmente.

    Para aqueles que vivem presos ao passado e no ‘MLSTP dos corruptos’ devem entender que estes novos quadros vao/devem ter a sua volta , consultores , Director executivos,advogados e economistas que lhes vao permitan tomar decisioes acertadas.

    O facto de estarem isentos de vicios e nao afiliados a Gangs (MLSTP,associacoes golpistas transformados em politicos,comunistas etc.. ) estao numa posicao privilegiada de tomar decisoes de forma independente em consonancia ou sob o controlo estricto do Patrice e Varela.

    Agostinho Fernades ,Stock , Salvador dos Ramos, Americo, Varela e todos outros sao excelentes profissionais e dinamicos.

    Levy Nazare, outro pilar com grande potencialidade de contribuir para o desenvolvimento de STP.

    O Patrice Trovoada tem uma visao global do mundo , é inteligente,com dominio de varios idiomas internacionais, é pacifico, gosta de concenso e de ver resultados.

    Nasceu, cresceu,estudou e trabalhou num pais capitalista onde reultados é o que conta.Nos paises capitalitas aqueles de mente fraca,preguicosos, incompetentes,burros e ignorantes nao tem lugar e vivem marginalizados.

    Eu nao vivo na Europa e creio que todos aqueles Santomenses que vivem na Europa,devem saber de que estou falando.

    Todos aqueles filhos de parasitas do MLSTP que beneficiaram do sistema(de bolsas,emprego,influencias) e hoje sao alguem deviam estar calados,aceitar o estado critico das coisas e acima de tudo contribuir para que o rumo do nosso mude de uma vez por todas.

    Isto é o melhor que pude acontecer a STP.

    O progresso economioo e melhorias socias em Sao Tome é so uma questao de tempo.

    Vamos acreditar.

    Se alguem se sentir ofendido com o conteudo deste TXT escreva-me para efeitos de esclarecimentos.Esta é minha opiniao.

    E-mail : budobaxana@gmail.com

  81. Budobaxana

    16 de Agosto de 2010 as 19:51

    Para aqueles que vivem presos ao passado e no ‘MLSTP dos corruptos’ devem entender que estes novos quadros vao/devem ter a sua volta , consultores , Director executivos,advogados e economistas que lhes vao permitir tomar decisoes acertadas.

  82. nilton

    16 de Agosto de 2010 as 20:34

    espero pelo menos 6 meses pa ver algum melhoramento nao faco elogios antecipados porque stp exige muita competencia e honestidade dos governantes

  83. KeKwa

    16 de Agosto de 2010 as 21:14

    O Povo acordou um bocabinho e entendeu que não podemos continuar a aceitar a teoria de que se o pé é grande e o sapato, pequeno, devemos cortar o pé. Temos é de trocar de sapato.

    O problema é que temos politicos mediocres(+) e medíocres(-). Uns venceream as eleições agora, os outros regressarão daqui à quatro anos.

    aqui entre nós é assim…democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim…

  84. KeKwa

    16 de Agosto de 2010 as 21:15

    O Povo acordou um bocabinho e entendeu que não podemos continuar a aceitar a teoria de que se o pé é grande e o sapato, pequeno, devemos cortar o pé. Temos é de trocar de sapato.

    O problema é que temos politicos mediocres(+) e medíocres(-). Uns venceram as eleições agora, os outros regressarão daqui à quatro anos.

    aqui entre nós é assim…democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim…

  85. AGS

    17 de Agosto de 2010 as 15:08

    Finalmente os São Tomenses poderão dormir expectantes de uma nova era para S.Tomé e Príncipe. O saudosista, MLSTPISTA António Amadao Vaz não tenho dúvida k goste de exagerar em alcool, para vomi tamanha asneira. Seja humilde e inteligente. Em pleno século 21 não deve haver cegos feito o senhor. VIVA STP. VIVA A DEMOCRACIA.O RESTO É COM TRABALHO, JUSTIÇA E HONESTIDAE E NÃO COM BANDIDOS DESFARÇADOS, COMO É O SEU CASO. VIVA O POVO E O RESTO É MÚSICA.ABAIXO A IMPUNIDADE E MTA FORÇA DR. PATRICE.

  86. Miguel Angelo Vaz da Conceição

    19 de Agosto de 2010 as 14:43

    Com a nomiação do novo governo de stp , começa mais uma história que espero ser contada como exemplo de mudança para essa nossa pátria mãe.
    Tenho um certo rececio no sucesso desse governo pq temo em mais um boicote desses caras chamados deputados de oposição q sempre quiseram lutar pelo seus intereces e com um certo cinismo dizerem q querem o bem para o país . Espero q tudo corra da melhor forma possivel para que esse lindo país q ja vio os dias le passando pela frente tomar um bom rumo e recuperar para o seu povo a linda e maravilhosa esperança de contar com dias melhores.
    O povo santomense quer depositar esperança em voz meus senhores, espero q vcs ñ se comportam como aqueles caras q só sabem conquistar , mais ñ sabem gerir o q foi conquistado .
    Desejo maior sucesso e que eu como jovem estudante na diaspora, possa ter esperança de quando voltar eu possa ver o meu país diferente com algo q possa garantir a minha vida futura e não só , como também para os outros irmãos , bem haja.

  87. Armindo Fonseca Dos Santos

    20 de Agosto de 2010 as 11:05

    É de lamentar como é que o sr.Varela faz parte deste governo.Ele é um autêntico vira casaca.Não sei até que ponto ele possa prestar um bom trabalho a sociedade santomense,uma coisa que ele nunca conseguiu fazer.
    Obrigado,fui…

  88. Antonio Amado Vaz

    28 de Agosto de 2010 as 16:33

    Confiar nos Tribunais, no Presidente da Republica Sr. Fradique Melo de Menezes Patrice Emery Trovoada, Afonso Varela, e outros que ainda nao deram prova de integridade moral e respeito para com coisa publica e privada?

    Esta duro! Esta dificil! Nao faco prognosticos de algo negativo, mas por ser realista, nao conheco o rumo e destino de STP. So Deus sabe. O que o povo Sao-tomense desejar, relativamente ao progresso e desenvolvimento economico de STP, estarei com o povo. Pronto para luta e batalha forte com maxima seriedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo