Pré – candidatas para as presidenciais rebelam-se contra a liderança do MLSTP/PSD

Aurélio Martins, Presidente do MLSTP/PSD foi eleito pelo conselho nacional, como candidato do partido às eleições presidenciais de Julho próximo. As outras duas pré-candidatas, Maria das Neves e Elsa Pinto(na foto), que também requisitaram o apoio do partido, consideram que o processo de escolha do candidato do partido para as presidenciais, foi irregular. Democracia excessiva ou crise eleitoral no MLSTP/PSD? Essa é a questão de momento no partido do Riboque. O partido da independência tem 4 membros envolvidos na pré-campanha para as eleições presidenciais de Julho próximo. Aurélio Martins, Presidente do Partido acabou por ser escolhido, num processo que as duas pré-candidatas consideram como irregular. A quarta figura do partido que segundo rumores está na pré-campanha para as eleições presidenciais, é o ex-presidente Pinto da Costa. Este último não solicitou qualquer apoio do partido na corrida para às Presidenciais. O partido que desde o advento da democracia pluralista em 1991. Nunca conseguiu eleger o Presidente da República e Chefe de Estado, tem pela primeira vez também quatro individualidades das suas fileiras, a manifestar intenção de ser Presidente da República. Será que é desta vez, com 4 possibilidades de escolha que o MLSTP/PSD vai ter um militante seu no Palácio do POVO?

  1. img
    Buter teatro esquecido Responder

    Acredito que de facto muita gente dentro do partido MLSTP-PSD, tem melhor curriculum em comparação ao Aurélio Martins. Mais o certo, é, os membros do Partido decidiram apoiar a candidatura do seu Presidente para eleições presidências, no meu intender não vejo ilegalidade.
    Lamentável é, que a senhora Elsa Pinto em defesa dos seus interesses acusa a ilegalidade tentando enganar ulgumas pessoas. Como jurista que é, posso afirmar que deve agir conforme manda a lei e, tudo não passa de vergonha.

    • img
      h silva Responder

      Axo que manter a união e ser directo e frontal as seus membros e Aurélio não foi.Ja vi oq ele diz ser unir partido vai transformar num desunião já mais vista nesse partido.Assim MLSTP nao vai muito longe.

      • img
        Sonia Responder

        Essas duas senhoras fizeram parte de governos que arruinaram S.Tomé e Aurélio Martins veio para pôr fim ao MLSTP.

        Melhor Solução: Humbah Aguiar pra prasidente já!!!

    • img
      Dalton Sousa Responder

      Presidente quis eu dizer

  2. img
    benavides pires sousa Responder

    É o que causa a doentia e avarenta ambicao pelo poder, pois assim vao as coisas e todos vao mostrando as suas robustas máscaras de fome pelo poder politico e governamental.

  3. img
    Abel Martins Responder

    mas que vergonha Aurelio nao tem perna pra andar.Ele entrou no MLSTP pra dividir mais o partido.

  4. img
    José Manuel Triste Vencedor Responder

    Hoje apenas com intenção de se candidatar Aurélio Martins já está a revelar o gosto e apetência pela violação das regras democráticas imagina amanhã. Por isso meus irmãos Sãtomenses o nosso Pais não pode meter-se nesta palhaçada. Aurélio Presidente da República? Nunca!

    • img
      Gino Responder

      NUNCA PORQUE? NUNCA PARA VOCE! PARA OS OUTROS NAO!!!!epa o rapaz pode dar algun, ele e joven, e sabe perfeitament o que quer,o Aurelio nunca teve rabo na estrada, a Dra ELSA com todo respeito ja nao deu prova quando foi ministra da defesa, se for talvez o To Ze Cassadra tem que abandonar o poder no principe, Ela ja quis lhe prender quando foi Mda Da Defesa, Economista Dra Maria das
      Neves foi a primeira Ministra com muita fofoca ela criou muita instabilidade no pais, mas isso nao quer dizer que elas nao podem ou nao devem concorrer as presidencias Mas….. essa luta do poder ten que acabar, sao tome e principe deve ser e estar no primeiro lugar.
      abracos
      Viva AURELIO M.

  5. img
    Mario Pinto Responder

    nunca nunca nunca nunca nunca nunca nunca nuncanunca nunnunca nunca nunca nuncaca nunca nuncanunca nunca nunca nunca

  6. img
    Mario Pinto Responder

    se ele candidata se onde fica posser rafael carlos tiny pinto da costa

    nunca mesmo deu cabo da impresa e agora quer dar cabo do pais

  7. img
    Takora Mohamed Responder

    Meu caro Abel Veiga, eu sou um leitor muito atento aos seus artigos e muitas vezes o defendi por tentarem colar a sua imagem a uma postura parcial nos factos que relata.

    Hoje venho alertá-lo para o seguinte, sendo jornalista e com coerência a notícia actual é a “Eleição do candidato do partido MLSTP/PSD para as Presidenciais” e não a contestação dos derrotados. Não transformes o teu jornal num pasquim dos insatisfeitos. Faça jornalismo ressaltando o positivo e não promovendo o conflituoso apesar de sensasionaloista.

    Não é compreensível que numa notícia sobre os pré-candidatos, não apareça nunhuma fotografia do pré-candidato eleito.

    Particularmente a minha opinião sobre o pré-candidato Aurélio Martins, é que o mesmo está a ser instrumentalizado pelo brilhante político Patrice Trovoada e seu pai, os quais saberão tirar o devido proveito do que estarão asemear neste momento no MLSTP através do seu líder.

    Aurélio Martins não tem neste momento a mínima hipotese de ser eleito Presidente da República, o apoio a Maria das Neves deveria ser a opção do partido como solução para galvanizar o máximo possível as energias dos militantes para o partido.

    Do jeito como esta sendo feito haverá sim uma debandada dos militantes para outras candidaturas fora do partido aonde poderão mergulhar melhor nas piscinas para o BANHO.

    Takora Mohamed
    04/04/2011

    • img
      Valdemas Responder

      Ainda não houve uma resposta formal do Presidente do partido e por isso acho natural que a sua foto ainda não apareça… tenho a certeza que quando ele responder às críticas a sua foto também aparecerá. Aqui a notícia não foi a sua eleição (o que é natural) mas sim a forma como o fez. Cito “Faça jornalismo ressaltando o positivo e não promovendo o conflituoso apesar de sensasionaloista.” Mas o que houve de positivo para noticiar? Quando um jornalista não fala das coisas que se passam de errado é acusado de ser corrupto, quando fala do que está errado é acusado de ter formado um pasquim de insatisfeitos… Meu amigo Takora, o nosso país é das coisas mais triste que conheço, raramente vejo motivo para haver boas notícias, estas notícias espelham o nosso país e deviam haver mais para os políticos terem vergonha na cara…

      • img
        chocolate preta Responder

        se o dito takora ler o que acabaste de escrever, pois verá que tens razao e bem lhe soubeste responder.

  8. img
    Leopardo Responder

    Elsa Pinto, Maria das Neves e Aurelio Martins, nenhum dos 3 têm capacidade para ser Presidente de STP…. são todos uns fracassados……

  9. img
    urgente Responder

    ele sera o vencedor nas eleicoes a.m
    .. um partido que nao tem nada em dia nao casa de banho nao empresora em condicoes nao tem nada nem um pc em dia,assim que os antigos lider do partido , povo sem memoria …..tem que ver o que ele fez e pode a vai fazer,,deixa homem entra com nova dinamica que pelo visto ja encomoda….

  10. img
    António Martins Gomes Responder

    Porquê não avancem como in(dependentes)? Será que o cargo do presidente da república precisa ser pardidocratizado?

    • img
      Valdemas Responder

      Não sabe que é preciso muito dinheiro para a campanha e que só os partidos têm capacidade de captação de dinheiro para uma campanha vencedora? Em algum país é diferente?

      • img
        Valdemas Responder

        O que eu disse também não me agrada meus concidadãos, mas é o facto…. infelizmente é o facto

  11. img
    Lima Santos Responder

    Minhas Senhoras, esqueçam o acontecimento, quem vai vos por no poder é o Povo, Fazem vosso trabalho de casa, Elsa Pinto devias unir e apoiar a Maria uma só canhará a Presidência. Garanto -vos que Aurelio Martins cavou a sua propria sepultura, ele não ganhará povo não é bôbô não é,

  12. img
    filho e terra Responder

    Meus carros responsaveis do jornal télá nón, será que jornal tornou propaganda politica de Maria das Neves e Elsa Pinto. A onde que esta artigo falando açerca da eleiçao que foi eleito o Aurelio MArtins, como o candidato do partido. Acho que voces primeiramente poderiam lancar aquele artigo de forma informa os leitores, depois lancar o artigo demostrando incormacao das outras pre-candidata. E gostaria para avisar Maria das Neves e Elsa Pinto que existe um conselho nacional, uma ireaquia no partido e elas tem que respeitar esse conselho e essa irearquia, caso o partido optou por camarada Aurelio Martins, elas tem que respeitar essa opcao… Passar bem

    • img
      chocolate preta Responder

      volte a repetir e escreva correctamente a palavra: hierarquia

  13. img
    kwa tela Responder

    Minhas camaradas, regulamentos do partido devem ser respeitados por todos os militantes, se a maioria dos militantes depositaram confianca no camarada Aurelio Martins, voces tem que respeitar essa maioria. Acho a inregularida foi quando o Alcino pinto marido da camarada Elsa Pinto, era o Director de Campanha do partido nas legislativa passada que o A.D.I venceu, o mesmo Alcino Pinto fez o que queria com dinheiro de partido e hoje a sua esposa Elsa aparece como candidata as presidencias… Inregularidade foi o escanda-lo financeiro que o Marido da Maria das Neves envolveu no Banco, essas sao inregularidades. Quem sao voces para falarem na inregularidade…

  14. img
    sao tome Responder

    Claro que Presidente do partido sera pessoa mas indicada para ser o candidato do partido a eleicoes presidencias. Elsa Pinto enquanto Jurista vem falar de lei… O que ela fez em Santome com suas leis. Hoje como as coisas ao sairam bem para teu lado, vens ai falar em Leis.

  15. img
    Miss Jane Responder

    Eu enquanto Jovem, querendo melhor para S.T.P, apoio a candidatura do Aurelio Martins a Presidencia de S.T.TP. Queremos homem batalhador, homem de diplomacia. Tamos 36 anos de chove e nao molha. Um tempo novo, nova era. Aurelio Martins futuro presidente de Sao Tome. Juventude que tem esperanca de dias melhores aprovou.

  16. img
    NANDO VAZ (ROÇA AGOSTINHO NETO) Responder

    Senhora Maria das Neves e Sr. Elsa Pinto o vsso tempo já se passaram, vois já deram tudo o que tinham para dar “A política não tem fins constantes ou um fim que compreenda a todos ou possa ser considerado verdadeiro: “os fins da Política são tantos quantas são as metas que um grupo organizado se propõe, de acordo com os tempos e circunstâncias”.A política se liga ao meio e não sobre o fim. DEIXA a liderança de nova geração em paz creduê!.. como filho do mlstp/psd,estou de acordo com a inovação do partido e com a nova liderança!..

  17. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus amigos é muito curioso ver políticos santomenses bem gordinhos e gordinhas nas imagem de TV e nas fotos. Desde nosso 1º Ministro passando pelo Ministro Secretario Geral até a exs-Primeira Ministra . Se bem que ser gordo ou gorda não significa estar em melhores condições de saúde. Todavia pelo menos aparentam-se saudáveis a contrastar com a maioria da população. Que o diga o programa da Catarina Furtado “príncipes do nada”. Agora ver duas personagem que nada fizerem em termos de obras concretas e visíveis para o país enquanto primeiras ministras quererem ser presidente (com todo o direito que lhes assiste diga-se) uma figura sem poder executivo é assustador.
    Mas seja lá quem vier a ser presidente ou presidenta do nosso país faço um apelo veemente que não criem colónias de saotomenses no exterior.
    Abraços
    Boa campanha.

  18. img
    António Martins Gomes Responder

    …tens razão Valdemas, pois, já me ia esquecendo do “BANHO” em dinheiro, em especie e em oferta de cargos! Mas isso não tem nada a ver com democracia-é assim também em Cabo Verde e em todos os lugares onde vigora a PARDIDOCRACIA (…)
    Um abraço!

    • img
      Valdemas Responder

      infelizmente é verdade e é das coisas que muito triste me deixa… n tenhas dúvidas que haverá um dia alguém que chegará ao poder através do banho, mas acabará logo a seguir com ele… às vezes para se chegar ao céu temos de passar pelo inferno…

  19. img
    Bom leitor Responder

    meus caros camaradas,não espanta essas declarações feitas pelas pré candidatas as eleições.Isso porque já sabemos que todos querem chegar ao poder para debilitar os bens públicos a fim de conseguir os seus objectivos e interesses. Como nunca se pode desejar a morte a ninguém é por isso que eu não faço isso, mais tenho uma ideia muito franca que por enquanto esse grupo de políticos que encontra-se no nosso país e que são quadros que formaram no antigo regime único não desaparecerem todos de STP nunca o iremos conhecer o desenvolvimento do País, e fico muito zangado quando essas figuras falecem e nos homenageamos como se fosse uma figura ilustre que serviu a sua pátria com orgulho e honra.

  20. img
    Edson Costa Responder

    Muito sinceramente, nenhum desses pré-candidatos, tem perfil para exercer o cargo de presidente da Repùblica. Porém, acho que numa democracia, os membros dos partidos não devem ser simplesmente designados pela direcção do partido para concorerem nas elições, eu defendo a instauração de eleições primàrias!! Os militantes e simpatisantes também deveriam ter uma palavra a dizer na nomeação dos candidatos!!

  21. img
    Brocajoia Responder

    Esse pré-candidato, Aurélio Martins, está sendo um oportunista nato, sem carísma para presidir um partido político como o MLSTP/PSD.

    È pena! É pena que as boas mentes do MLSTP/PSD, porque ainda existem, não batam mão na mesa e digam da sua justiça. Enfim….

    Este Snr. deve, no nosso entender, primeiramente fazer um bom trabalho de casa, arrumar a casa, depois sair para uma aventura como essa.

    Como diz, e muito bem, um leitor/comentador, Aurélio Martins está ao serviço do outro. Basta ver os pontos da sua manifestação.

    Ele veio dividir o MLSTP/PSD. Quem sairá beneficiado disso? ADI chefiado por Patrice Trovoada.

    Ele que não venha cá com retória desmedida por ele é um “pau mandado”, independentemente da legitimidade que lhe foi outorgada por militantes.

    Se soubessem o que está por trás de tudo isso jamais dariam ele o voto.

    São Tomé e Príncipe tem que alterar as condições para que um cidadão no seu pleno uso dos seus direitos civil e político possa candidatar-se a presidência da república. É muito insipida as condições actuais.

    Um homem como Aurélio Martins, sem idoneidade moral e cívica, não devia ter espaço para a candidatura à presidência da república.

    Digo isto, sustentando, apenas nisso: A empresa Gibela em STP, o qual é dirigente. Qual o estatuto dessa empresa presidida por ele. Será que essa empresa é cumpridora das suas obrigações fiscais, sociais, etc. Tudo aponta para que seja uma empresa de fachada. Com dívidas quer com o Estado quer com os trabalhadores. Um mau gestor não devia ser admitido a candidatar-se.

    Por isso desafio os fazedores de política a analisarem, com cabeça fria essa situação.

    Este snr. tem único propósito de aniquilar o MLSTP/PSD da senda política são-tomense por forma a emirgir com maior sustentáculo o ADI pois, dentro em breve veremos os militantes a debandar para outras forças políticas (ADI), tendo em conta que mais nenhum partido está galvanizado a acolher os jovens como o ADI.

  22. img
    Ovumabissu Responder

    Bom está criado o cenário típico no MLSTP/PSD para aparecer o Pintinho como o grande salvador da pátria.

    Tão pouco criativos…

  23. img
    bobo Responder

    pré-candidatas, ou palhaçada, isso sim…essas 2 n têm competência pra tal…n tou tirando o merito das mulheres, mas essas nao dao…principalmente,a maria das neves…ja foi 1 minitra n fez nda, agora ker ser presidente…vai fazer é nenhum para o país…so vai atrasar a vida desse pobre povo…se acham que vao fazer cmo dilma, n sei n…Brasil é um país grande e completamente diferente…la pelo menos as coisas funcionam a bem ou a mal…mas a nossa petit ilha, isso n funciona…

  24. img
    londres Responder

    “uma das provicias” desculpa o erro.

  25. img
    idalecio Stock Responder

    Gente sem carisma , sera que no seio do MLSTP nao existe mais nenhum homem capacitado , procuram conhecer melhor o vosso candidato.

    • img
      jaka doxi Responder

      Obrigado Idalecio Stock.
      Sei que você reside em Angola a muitos anos e sabe o que está a dizer.
      Quando começar a campanha o Aurélio Martins vai ter que procurar um burraco para esconder a cara suja e feia.
      abraços.

  26. img
    joscon Responder

    “Quo Vadis MLSTP”

    Caros leitores,

    MLSTP/PSD está nas bocas do mundo, devido os piores motivos. A guerra surda, antigamente omissa, discreta, surda, alastra-se e está atingindo proporções inacreditáveis, o partido encontra-se estilhaçado, desagregado, a indisciplina está a fragmentar o partido em pequenos cacos, as figuras outrora menores, elevam-se sem piedade depois da eleição de um novo barãozinho no último congresso, um pára-quedista.

    O velho leão, dono da quinta, ausente por largos períodos, retirou-se para reflectir. Perdeu autoridade no partido, encontra-se numa fase de declínio, a sua juba já não apresenta-se o vigor de outros tempos, encontra-se num estado de andropausa latente e, aliado o seu estado etário (geronte), recomenda-se que se abstém da luta fratricida que se avizinha, devia conservar o prestígio que granjeou na outra e comportar-se como uma reserva moral do partido. “Cada fruta tem a sua época”.

    As leoazinhas que na outrora eram obedientes, depois de alguns anos no exílio no estrangeiro, regressaram à quinta, munidos de ferramentas e argumentos, reclamam um lugar de destaque na dinastia. A questão é deveras pertinente, a calma e prudência são medidas a adoptar, de modo que não haja erosão parcial ou total, pois não queremos um MLSTP/PSD fraco, faz falta à democracia um MLSTP/PSD robusto e forte.

    Hoje, as leoazinhas ganharam grande notoriedade, ocuparam altos cargos governativos, são autónomas e independentes, já não precisam do partido, agora os seus interesses pessoais, as suas ambições são desmedidas. Enfim, tornaram-se baronesas e, o partido encontra-se há largos anos num estado de autofagia latente. As lutas intestinais ameaçam colonizar o cólon de um doente que se encontra num estado imunitário débil e, se o bom senso não prevalecer, estamos perante um desastre de proporções inadiáveis, para o MLSTP/PSD.

    O novo barãozinho legitimado, concorre para o mais alto cargo da nação, sem provas dadas, sem currículo vitae em cargos governativos e, sem carisma, fruto dos jogos do poder, através da gincana política, óbvio que com esta atitude, o MLSTP/PSD aniquila qualquer candidatura da sua ala partidária. Como as baronesas não têm a máquina partidária que lhes apoia, estão de certa maneira, condenadas ao insucesso nas urnas. Esta atitude da direcção do MLSTP/PSD é deveras inteligente, exclui a insurreição e a desobediência dentro do partido.

    Para finalizar, gostaria de repetir o refrão de uma música do sangazuza “o danço-congo ainda não saiu para a rua, como é que muitos palhaços estão na cidade e, como nós ainda não matámos o boi, como é que muitos chifres estão no quintal “. Isto ilustra muito bem a realidade de São Tomé e Príncipe.

  27. img
    Xavier Responder

    Acho que para situações como essa servem os caucus ou eleições primárias dos partidos: para não estragar a unidade de ação. O MLSTP, com melhor gestão, tinha que ter previsto algum mecanismo interno que evitara essa confusão tuda.

    • img
      jaka doxi Responder

      Meu caro Xavier.
      Esta gentinha do meu MLSTP-PSD não sabe o que é eleições primarias.
      Estão habituados a tomar o poder a qualquer preço.Por isso digo uma vez mais que se o MLSTP-PSD continuar assim vai desaparecer do mapa.
      Dizer-lhe ainda que as minhas fontes em Angola ja me garantiram que o MPLA já não acredita naqueles politicos do MLSTP-PSD e nem no velhote de 75 anos que ainda quer ser Presidente da República.
      Tchauê.

  28. img
    S.T.P Responder

    elas as duas nao tenhem vergonha

  29. img
    FILIPE BERNARDO Responder

    O ISOLADO Falam que o Aurélio M. deve ser presidente,agora que não vou entender nada;eu quero alertar aos meus amigos e conterrâneos e quiçá os meus contemporãneos de que temos que pensar em fazer política sem paternalismo filialista porque se assim for vamos começar a complicar!É BANDALHICE!! E como não podemos complicar,vou vos dar uma solução útil.Quando querem votar para o Sr Aurélio+o seu grupo+a sua plítica+o orgulho dele,juntadocom a falta de conciência voçês fala cu eu,sabem porquê,meus avilos, porque eu estou em Angola,logo voçês que estão daq1uele lado da Europa é que podem sair com mais facilidade para Ásia e saber das origens doutros partidos ou partidas, eu tenho com todo respeito vos pedir permissão.Agora,Aurélio é quem,me perguntam só??Depois eu vos pergunto quém é Liberato;quém é Elsa Pinto;quém é Maria das Neves????Agora me dão a resposta!!!Porque eu quero vlotar!!

Deixe um comentario

*