Sociedade

Luto Nacional

Num decretprincipe-aereo.jpgo o governo são-tomense, anunciou luto nacional esta quinta-feira em todo o território nacional. Uma forma de homenagear as vítimas do naufrágio da embarcação Therese que ocorreu na noite de terça-feira. Todas as actividades recreativas e festivas estão suspensas a nível nacional.

Segundo o porta-voz do governo, o decreto do governo que impõe luto em todo o país, resulta de uma estreita concertação com o Presidente da República. «Tomando consideração que se tratava de vidas humanas muito preciosas e de inestimável valor para os seus entes queridos e para o país, nestes termos no uso das faculdades conferidas pela alínea C do artigo 711 da constituição o governo da república democrática de São Tomé e Príncipe em estreita colaboração com a sua excelência o Presidente da República decreta o seguinte: É decretado um dia de luto nacional pela morte dos cidadãos são-tomenses que viajavam no navio Therese de nacionalidade gabonesa», diz o decreto lido pelo porta-voz do executivo Justino Veiga.

O decreto acrescenta que «no cumprimento do dia de luto nacional que se cumprirá amanhã dia 18 de Setembro, a bandeira nacional será hasteada a meia haste e as actividades recreativas e festivas a nível nacional deverão ficar igualmente suspensas», concluiu o decreto.

48 Após o naufrágio, apenas31 pessoas foram resgatadas com vida. Mais de uma dezena continua desaparecida, estando já as autoridades nacionais a admitir que estão mortas.

Abel Veiga

To Top