Opinião

Carta aberta ao Presidente do Partido ADI-Patrice Trovoada

Arlindo Bonfim Lima, cidadão são-tomense residente em São Tomé, decidiu escrever carta aberta ao Presidente da ADI e Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, após 6 anos de intensos contactos com o partido e o seu líder em busca de solução, para um problema, mas sem sucesso.

Exmo Senhor Dr. Patrice Trovoada,

Tenho plena consciência de poder estar a perder o meu precioso tempo escrevendo-lhe esta carta, mas se o faço é apenas para trazer publicamente aos santomenses a faceta desconhecida de um político que se diz acima de qualquer suspeita em matéria de responsabilidade na satisfação dos seus compromissos.

O senhor está certamente lembrado do contrato de aluguer da minha viatura Suzuki, de matrícula STP – 58 – 44, estabelecido em 13 de Fevereiro de 2006, entre mim e o seu partido, o ADI, no quadro das eleições legislativas de 2006, por um período de dois meses, ao preço diário de USD 40,00 (Quarenta dólares americanos). No referido contrato ficara ainda estabelecido que correriam por minha conta as avarias não graves e, por parte do ADI, as decorrentes de eventuais acidentes e outras.

O senhor, que parece ter uma memória privilegiada, deve decerto recordar-se que a citada viatura foi acidentada em Março do mesmo ano, ao serviço do ADI, tendo-se constatado, do levantamento feito em Julho de 2006, que a viatura apresentava as seguintes anomalias:
•    Radiador em péssimo estado;
•    Borracha do pára-brisas imprópria e mal adaptada;
•    Frisos do guarda-lamas inexistentes;
•    Tablier partido;
•    Bateria de amperagem inferior às características do carro;
•    Chave de ignição inexistente;
•    Ausência de chave de rodas
•    Custos não ressarcidos da inoperância da viatura.

O certo é que, apesar dos persistentes contactos verbais e escritos feitos consigo e com o seu Partido, a minha viatura ainda se encontra em vossa posse, degradando-se progressivamente com o tempo, sem que a mim, seu legítimo proprietário, seja proposto qualquer contacto ou transmitida qualquer informação sobre a forma como resolver este assunto a contento de ambas as partes.

Trata-se, tudo o indica, senhor Dr. Patrice Trovoada, de retenção em posse do seu Partido de um bem alheio, por um período aproximado de seis anos, sonegando ao proprietário a possibilidade de reavê-lo em condições idênticas que o mesmo apresentava aquando do referido aluguer.

Como compreender que alguém, uma personalidade política com tão grandes responsabilidades políticas e morais, que procura transmitir aos seus concidadãos uma imagem de seriedade e transparência, pode agir longe dos olhares da multidão de forma tão cretina e irresponsável?

Como entender que um político que se propala aberto ao diálogo não seja capaz de negociar um assunto de contornos tão simples, usando porventura o poder que tem para fazê-lo arrastar por quase seis anos, em claro prejuízo da minha pessoa?

Em carta datada de 26 de Outubro de 2011- que tal como as anteriores ficou sem resposta -, solicitei-lhe que, tendo em conta o facto de se tornar impraticável a reparação da viatura e dados os avultados prejuízos que a presente situação me tem acarretado, me fosse facultada, em substituição, uma outra viatura, e me fosse pago o período de tempo de que fiquei privado dos benefícios de aluguer do referido transporte, num montante global não inferior a um terço do valor/dia acordado no citado contrato.

Espero que compreenda a minha situação e não encontre outros objectivos nesta carta aberta, que tem apenas por finalidade levá-lo, como homem sério e responsável que tudo faz por parecer ser, a assumir com honra as suas responsabilidades.

S. Tomé, 4 de Fevereiro de 2012

Arlindo Bonfim Mercês Lima

    62 comentários

62 comentários

  1. aumato

    8 de Fevereiro de 2012 as 14:37

    bobagem

    • Calibre-12

      9 de Fevereiro de 2012 as 18:23

      Botagem?!?…
      Bobagem é a atitude de quem considera isto de bobagem.
      Se Patrice alugou a viatura do homem assinando inclusive um termo de compromisso, ele tem que pagar a viatura do homem.
      Digo mais, tem que indemnizar o coitado do lesado pelos seis anos que a viatura tem estado inoperante.
      O Patrice é mesmo assim, assume coisas com “boca doce” com esse seu sorriso maldoso de sempre e vai lixando cada um.
      Aliás o pais está ficando todo lixado.
      Olha já disse e repito, gostei do que disse o representante do MDFM na TVS. o país está parado, o país está de pernas para o ar. É necessário que se faça alguma coisa.

  2. bicha

    8 de Fevereiro de 2012 as 15:08

    oh rapaz estas muito gordo o negocia esta a correr bém cuidado com o colestrol só te falta um cordão de ouro pulseira e anel que é o sinal de riqueza não viste o doutor Izidro com o seu lindo cordão ao pescoço? os nossos novos ricos estão todos a virar G A Y . não é para menos as mulheres estão a ficar mais espertas e algumas raças em vias de extinção como o caso das nossas mulatinhas cuida-te rapaz com essa gordura toda um beij para ti até a minha volta em breve ai vou alugar um carro teu ve se fazes um bom preço para a tua amiga beij

    • Irritadíssimo

      8 de Fevereiro de 2012 as 17:56

      Não era melhor esquecer sentimentos que geram ataques pessoais, quando estamos a falar de incorrrecções que prejudiquem a credibilidade de pessoas com importância no país?

  3. Joao Batepa

    8 de Fevereiro de 2012 as 15:20

    Este joornal aceita isto? into é noticia. Toda gente é enganada neste pais.

  4. Trinta Mil Barris de Petroleo

    8 de Fevereiro de 2012 as 15:25

    Tambem acho, é caso de policia e de justiça. Vai ao secretariado do partido e deixa de escrever nome de gente sem minimo de respeito.
    Quantas pessoas não perderam viaturas, quando encontravam com a escolta do presidente, embatiam na parede, outros de proposito, mas o resultado era borracha!!
    Partido único!! Bô Bila Bi

  5. bisnerro

    8 de Fevereiro de 2012 as 15:32

    Meu amigo,patrice resolve as misquinha

  6. Hmendes

    8 de Fevereiro de 2012 as 15:34

    Sr.primeiro ministro terá que assumir as suas responsabilidades.Até agora o povo esta consigo.Não deiche perder popularidade por coisas misquinhas.

    • Hiost. Vaz

      9 de Fevereiro de 2012 as 7:46

      E muito triste, se ele chegou ate este ponto é porque foi abandalhado; que isto fica bem claro que amanha irao fazer campanha e poderao ter impasses com outro novo dono e novo contracto. Deixem de ser impiedoso.

  7. maria chora muito

    8 de Fevereiro de 2012 as 16:13

    Patrice deu de forma atrevida aos jogadores da selecção nacional 200 USD cada um , como se a equipa fosse dele e não consegue resolver este pequeno assunto?

    • Fijaltao

      8 de Fevereiro de 2012 as 21:56

      Maria chora, só neste país e nos países francófonos é que coisas destas se passam! Pelo tamanho de responsabilidade que se lhe assegura, um primeiro ministro não pode de forma nenhuma distribuir ou doar dinheiro a uma colectividade de uma forma leviana como se tem abordado! Para pormos termos a situações do género, a assembleia da república deve criar um serviço de fiscalização e autoridade financeira de modos a proteger o país e a população do prepotismo e exibicionismo em matéria de capital sem se conhecer a fonte financiadora da principal figura responsável pela orientação política, económica e social do país! Estou em crer que dia mais dias os nossos dirigentes políticos comecem a tomar consciência de muitas barbaridades existentes neste país e reúnam esforços para combater tais atitudes!

  8. Lévé-Léngue

    8 de Fevereiro de 2012 as 17:00

    Siga avante e use todos os meios convenientes para salvaguardar os seus direitos. Oxalá que desta vez o seu problema seja resolvido!!!

  9. Anguêné

    8 de Fevereiro de 2012 as 17:16

    Senhor Bonfim merces lima, assunto pessoal resolve-se na justiça não no jornal, eu abro jornal para ver noticia, não para ver as suas bobagem,se fosse dinheiro que ganhaste ninguem saberia, mas como é prejuíso,estas a publicar no jornal. se queres fazer política usa outro metudo.Tambem a culpa não é tua, a culpa é do jornal tela non que não sabe diferenciar a chantagem e noticia.

    • Fijaltao

      8 de Fevereiro de 2012 as 22:09

      Anguene, se o senhor Bonfim Mercês Lima tivesse na sua posse uma resposta de tantas cartas que já enviou ao primeiro ministro, creio eu que um homem que esperou 6 anos por uma resposta em vão, só tomou a atitude que mais lhe conviu! Por outro lado se este senhor confiasse na justiça do seu país, também teria tomado a atitude mais certeira que seria o tribunal! Por outro lado também, ele sabe que na justiça o partido no poder em qualquer país tem os seus lobies nos tribunais o que lhe conferia uma perda de tempo! Por isso, se o senhor ministro que tem realmente muito dinheiro para andar por aí a comprar consciências, Jeps Hummer e outras coisas mais, o que é um Jeepezinho SuzuKi para um homem como ele? Enfim; as vezes somos nós mesmos por uma questão de desafio inconsciente, sujamos o nosso nome. Sendo assim, cabe ao primeiro ministro resolver este pequeno incidente sem criar mais alaridos…se eu fosse o primeiro ministro!

      • Kê kwa!

        9 de Fevereiro de 2012 as 11:49

        TRiste!!!
        Este senhor esta a jogar “bila-kabá” Ele tem a certeza que com esta carta aberta ele continuará a não ver satisfeita a sua pretensão. Portanto o objectivo dele é outro: “O tipo não me pagou, portanto vou sujar a imagem dele!” Triste.
        Sr. Bonfim sabe que os tribuanis existem para derimir diferendos como este???
        Não Concordo que o Telanon seja o veiuculo destas coisas!!
        Triste! Kuma pékadô di mundu bila axi ê???? Zêntxi plêdê tudu vlégonha!

        • Estúpido

          11 de Fevereiro de 2012 as 22:21

          É assim que fico quando alguém considera que desavergonhado é quem se queixa por ter sido lesado.
          Deve-se calar para manter a boa imagem do prevaricador?

    • Fijaltao

      8 de Fevereiro de 2012 as 22:21

      Eu cheguei a conclusão que quando um dirigente político nacional é exposto, o país se divide automaticamente o que só prova que a própria famigerada democracia está em causa! Até o jornal que se pauta por uma isenção e imparcialidade é acusado de cobras e lagartos! O Certo é: quem não quer ser lobo, não se lhe veste a pele. O senhor primeiro ministro falhou e agora só tem que acarretar com a sua falha!

    • Fidelio Castro

      9 de Fevereiro de 2012 as 9:08

      O que é uma notícia afinal de contas? Quais são os temas que devem ser considerados com notícias. O problema desta terra é que toda gente é toda coisa, toda gente é doutor, engenheiro, enfermeiro, padre, juíz, jornalista, etc. Toda gente é tudo e ao mesmo tempo não são nada. Apenas metem(os) bedelho aonde não têm temos mínima capacidade para opinar com precisão. Pergunto ao Sr. Anguênê a que justiça ele se refere, é a divina? Porque a terrena tem a seus pés um missão de inspecção da CPLP aos seus pés por causa das (in)justiças que os Tribunais vêem praticando.

  10. Sun Tutu

    8 de Fevereiro de 2012 as 17:19

    Oh Patrice, vá-lá e resolve o problema do homenzinho. Deixe-se de mesquinhices pá.

  11. Irritadíssimo

    8 de Fevereiro de 2012 as 17:37

    Se a política em STP fosse uma actividade de gestão de causas sociais, o país evoluiria. Como se trata de gestão de interesses pessoais e de grupos, ninguém pensa em salvaguardar a imagem no sentido de dar ao povo a entender como se deve agir numa sociedade que se quer evoluída.
    Assim, os dirigentes perderam a vergonha originando a qie o povo faça pior. Era tão simples o sr. PR dizer: NÃO GASTEMOS O DINHEIRO DO BANHO TODO PORQUE TEMOS PESSOAS A QUEM PAGAR.

    • Irritadíssimo

      8 de Fevereiro de 2012 as 17:47

      corrijo: sr PM em vez de PR

  12. SELA ZÉMÉ

    8 de Fevereiro de 2012 as 17:41

    Meu senhor, alguém já lhe disse que existem os tribunais, o ministério publico entre outros orgãos que são voltados para dirimir esses tipos de conflitos !!??

    Enfim, telanon, escancarando tudo, pelo amor de Deus. Deixem de vestir camisa!!!!!

  13. Dlima

    8 de Fevereiro de 2012 as 18:08

    Esse é somente mais um MLSTPista ferrenho que se quer fazer aparecer e denigrir públicamente a imagem do Primeiro Ministro.
    A pergunta que faço ao Srº Arlindo é porquê não o denunciou ha mais tempo quando O Patrice não era Primeiro Ministro que so agora o fazes?

  14. engenheiro

    8 de Fevereiro de 2012 as 18:19

    É verdade que existe instâncias próprias para resolver coisas dessa natureza, entretanto, se há já houve muitas tentativas extra-judiciais falhadas é natural que o Sr Arlindo Bonfim manifeste publicamente a sua indignação,pois a forma como o clientelismo está confinado no nosso julgo que seria uma perca de tempo recorrer a justiça embora exista,segundo o Sr Arlindo um contrato de aluguer.
    Bem, quem sabe se assim o senhor Secretario geral do ADI e primeiro ministro tenha vergonha na cara e resolva
    isso em 2012.

    UMA VERGONHA E CLARA AVAREZA, MAS QUEM PROCURA ACHA….

  15. N.C

    8 de Fevereiro de 2012 as 19:02

    Meu caro compatriota,quais sao realmente as suas intencoes com essa carta aberta?Achas que e atraves desse jornal que ira recuperar os seus bens/valor?Achas que com essa revelacao publica o Sr PM ira compadecer e resolver a sua situcao?Oxa la que sim.Existem instituicoes propias vocacionadas para resolver casos desses e de outras indoles.Porque o sr nao se dirigio as instituicoes policias e judicias a fim de resolver a contenda?O sr nao possui uma copia do referido contrato?Ainda bem que existe o tela non.Mas seja como for o sr esta no seu direito de cidado injusticado a procura da resolucao do seu caso.Faco votos que o sr tenha sucesso

  16. Veronica

    8 de Fevereiro de 2012 as 22:49

    Cada um denós temos devemos encontrar aforma dereclamar dos nossos problemas. O Arlindo não robou certamente para comprar os eu carroe se égordo, é a sua custa e alguns vivem pedichando e para coisas dessas,acham que as pessoas não devem reclamar.
    S.Tomé tem justoça para esses casos?
    Arlindo só fizeste bem e siga em frente.
    Seráque só oMLSTPista é que pode escrever isso. Estão enganadaos. O carro é de um dono e lhe custou dinheiro e o Arlindo trabalha e vive do seu trabalho.
    O bicha deve ser mais é um lambe-botas. Veja se fsse o teu carro como agirias.

  17. Congloji

    9 de Fevereiro de 2012 as 1:40

    Vai trabalhar rapaz.

    Ficas nessa vida de banho até quando.

    Casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão, é a pobreza e preguiça a assolar.

    • Congloji

      9 de Fevereiro de 2012 as 1:43

      Trabalho duro é que dá dinheiro.

      E não sentar esperar dinheiro fácil, trabalhar, trabalhar, porque no tempo passado era borracha já em cima desse corpo, pá.

      Vai trabalhar, tens bom físico, e muita pobreza espiritual e material.

    • Congloji

      9 de Fevereiro de 2012 as 1:46

      Nesta vida de mão estendida e braço cruzado não deves nem podes continuar, pá.

      Trabalhar, trabalhar

      • Congloji

        9 de Fevereiro de 2012 as 1:48

        Há muito mato, para roçar, para agricultura e pecuária, muita roça, para desbravar.

        A muito mar, para pescar.

        • Congloji

          9 de Fevereiro de 2012 as 1:55

          No tempo de colono, davas um bom escravo a trabalhar, com chicote no lombo, rendias e bem.

          Vai trabalhar pá.

          • Congloji

            9 de Fevereiro de 2012 as 1:56

            É só bicharadas

  18. Bernardino

    9 de Fevereiro de 2012 as 1:48

    Este não é o fórun para se pedir responsabilidades decorrentes de contrato. Há tribunais para, de forma legal, pedir a reparação dos danos causados na sua viatura, caso comparte não queira cumprir com as suas obrigações. E,ponto final.

  19. Danilo Neves

    9 de Fevereiro de 2012 as 4:20

    durante as leituras que fiz de todos os intervenientes, cheguei a sgt. conclusao: Meus amigos , quando nao temos amizades com alguem , nao devemos usar os verbos na 2ª pessoa do singular , mas sim na 2ª pessoa do plural. eu acho q todo o cidadao tem direito de desabafar quando sente-se lesado. as pessoas sao livres . certas pessoas é que deviam estar calados e deixar cada um exprimir o que sente.

  20. DA e DOI

    9 de Fevereiro de 2012 as 7:28

    Se próprio nosso dirigente não paga divida o que espera um cidadão comum? depois dizem que tribunal está mal.

  21. jojo

    9 de Fevereiro de 2012 as 8:21

    Quem mais deve neste país são os dirigentes políticos.

    Vão aos bancos comerciais ver as dívidas em incumprimento dos ministros, directores, administradores das empresas públicas, inclusive altos responsáveis do banco central.

    Vãoa central de riscos e verão ai a nossa desgraça

  22. Macalacata

    9 de Fevereiro de 2012 as 8:33

    Se o lezado tem contrato que prova o aluguer da viatura e procurou por outros meios resolver o seu problema mais nao conseguiu claro que tem todo direito de o fazer ca revindicando o seu o seu descontentamento pela negligencia deste crime de peculato cometido por ADI.

  23. INCOMODADO COM ISTO

    9 de Fevereiro de 2012 as 8:53

    Pois é isso que me incomoda.
    Então os Labe Botas ( aumato, Bicha, Irritadissimo, João Batepá, Anguéne, Selá Zeme) do PM acham que isto é correcto para voces gente sem dignidade andar a vir apoiar este acto, então esse homem que á muito que o conheço na zona de S. Gabriel com a sua oficina foi lutando, conseguiu uma gasolineira com mulhões emprestado ao banco e o PM e seu partido juntado com os seus Lambe Botas fasem isso com o homem!
    Será que ele não tem família para sustentar?
    Gostaria saber se foçe um de vcs no lugar dele?
    Talveis o PM já deu dinheiro para pagar mas vcs os Lambe Botas já cumeram entre vós.
    pois isso pode ser uma grande verdade….

    • Irritadíssimo

      11 de Fevereiro de 2012 as 22:29

      Respondi ao Bicha que me pareceu azer ataque pessoal ao sr Arlindo Bonfim

  24. Lévé-Léngue

    9 de Fevereiro de 2012 as 8:59

    como Primeiro Ministro, o Senhor Patricie Trovoada, que tanto diz ser cumpridor das suas obrigações,e pautar pela verdade, e que nada deve, que apele a justiça. Deveria ter a vergonha na cara, isso é uma tristeza para meu querido país, que term um primeiro ministro k ñ cumpre os contratos assinados………isso leva-me a lemprar de um Deputado do Principe, k veio a Assembleia a quando do OGE, demostrar a carta assinada.
    Com passar dos anos tamos a ver o fruto…..da boa arvove vira bom fruto

  25. BRUNO DAS NEVES

    9 de Fevereiro de 2012 as 9:05

    Essa sem duvida nao tem razao de ser! O jornal tela-non esta passando das marcas. ja agora esta aberto as portas pra todos se pronunciarem sobre seus problemas pessoais? Sr.Abel, vela que estas saindo do eixo, assim esse comboi nao vai muito longe.

  26. João Bosco Menezes de Pinho

    9 de Fevereiro de 2012 as 9:31

    O problema não é assim tão simples como muitos tentam explicar. trata-se de um Primeiro ministro de um País de quem a sociedade espera comportamentos dignos e exemplares. Acham que os nossos Tribunais têm as portas abertas para resolver os problemas do cidadão comum? Lembrem-se que o Burlão não é qualquer cidadão. está trajado de fato e gravata. Ai a coisa realmente complica. Por isso força rapaz! Lute pelos seus direitos e use tdos meios para receber o teu dinheiro. Quem deve tem de pagar. Nã vale a pena senhores engrachadores tentarem disvirtuar a questão.Até mais!!

  27. PETER

    9 de Fevereiro de 2012 as 11:10

    O culpado disso tudo e BALAAAAAAA, ok o senhor ten razao, mas tambem isso e chantagem politica, eu conhece bem o Dr Patrice, e possivel que nunca recebeu uma das cartas do Complainant ou seja do Senhor, as pessoas rodeado do Dr PAT sao malandros, nao transmiten como deve ser os recados e as informacoes correctas ao Sua Excelencia Sr PM. entao acontece coisas dessas que as pessoas vem ao publico dizer coisas dessas ao PM, onde que ja se viu isso, quantas pessoas devem uns aos outros ali em sao tome, mas como isso querem fazer jogada ou chantagem politica vao ao jornal falar coisas dessa.

    Para o Senhor queixoso, eu garanto-te que o primeiro ministro nao recebeu uma das cartas tua se assim fosse ele ja deveria resolver esse caso.

  28. bunzu.com.pena

    9 de Fevereiro de 2012 as 11:12

    voce esta parecer mais é um porco “capado”.No natal nao passaras sem facadas.Fostes bem capado.tchau ê…

    • coronel

      9 de Fevereiro de 2012 as 11:54

      é melhor estar calado.senão…mando tomar medida para encurtares a lingua contra o meu superior.nao esqueça que somos”PODER”.ouvistes capado?

  29. PETER

    9 de Fevereiro de 2012 as 11:13

    Man Pat manda fechar esse jornal, o Abel e malandro

  30. alpha2

    9 de Fevereiro de 2012 as 11:15

    deixa de preguiça,oportunismo,saqueador à todos sem limite,senhores das finanças sabem que o título de viagens onde é despachado depois das 15h30 Banco saquea num desconto carasco,dinheiro de viajantes.que andam a fazer nas finanças mesmo com a entrada do título de viagens com tempo suficiemte.

  31. Cabo

    9 de Fevereiro de 2012 as 11:50

    Sr vai para tribunal !!!!

  32. Trinta Mil Barris de Petroleo

    9 de Fevereiro de 2012 as 12:05

    Dai a pouco vão surgir cartas abetas a pedirem o pagamento de rendas devidas e não pagas de casas, agua e luz.
    Arroz, oleo e tomate, etc.
    Carta aberta! Como se pode justificar o atraso de um STP, com 36 anos de in(dependencia)?
    Carta aberta, isso sim!!

  33. Estrangeiro

    9 de Fevereiro de 2012 as 12:27

    Concordo plenamente com esta carta (mesmo so conhecendo um lado): Para melhorar o Pais, tem que se comecar com as coisas pequenas, com seriedade, em cada contrato, o menor que seja. Mesmo se os politicos de Sao Tome desejem transmitir uma imagem de nao ter tempo para coisinhas pequenas – Sao Tome e Principe e um Pais pequeno! E assim mesmo. Resolvem os problemas pequenas, depois os grande. Se nem se pode confiar num contratinho de aluguer de carro, como se pode num negocio a serio, sendo estrangeiro?

  34. engatador

    9 de Fevereiro de 2012 as 20:03

    este pais até da vontade de rir se é que se pode chamar pais só vivem de polemicas meu DEUS……….

  35. Argml

    9 de Fevereiro de 2012 as 22:04

    mundo bila!

  36. santa catarina

    10 de Fevereiro de 2012 as 8:07

    Aos leitores e comentadores desta carta a coisa não é assim antes de comentar temos que conhecer as razões de outra parte.
    Pelo que fui informado não se deve o aluguer este foi pago.Depois do acidente o carro foi reparado e entregue ao dono e foi por este pura e simplesmente abandonado por este devido coisas mesquinhas que teria outra solução.Talvéz queria um carro novo.
    Os carros para serem alugados deveriam ter seguros e mais ainda para as campanhas ?.
    è mais uma forma de fazer politica baixa.
    Devemos dar a politica o que é da politica e dar aos tribunais o quer é dos tribunais.
    Sejamos serios.

  37. Maribel Fernandes

    10 de Fevereiro de 2012 as 9:14

    Meu Amigo Santa Catarina,

    Não te preocupes com esta gente. Muita dor de cotovelo. Aliás, olha para os termos da carta. Se o Arlindo, que vem ocupando um estabelecimento do Estado há mais de vinte anos sem pagar nada, ele o primo Alcino Ceita da CST, se fosse um tipo sério e capaz de escrever esta carta, ele não estaria a reclamar a fortuna que pretende. Ele refer ao poder que tem o Presidente do ADI, que apenas chegou ao poder em 2010. O que se passou entre 2006 e 2010? Porque não reclamou o que está agora a reclamar? Não tendo obtido satisfação do Patrice, porque não recorreu ao Tribunal e porque não recorre agora que os Juízes estão todos contra o Patrice e é quase certyo que far-lhe-iam um grande jeito?
    Quem tudo quer tudo perde. E quem quer tanto tem de jogar ao Euromilhões.
    Tchau.
    Maribel Fernandes

  38. maria chora muito

    10 de Fevereiro de 2012 as 9:42

    Qual Tribunal? Para resolver o quê? Se fosse o processo ROSEMA! Isso sim. A decisão é rapida e corre a velocidade do sol. FORÇA ARLINDO

  39. ADI

    10 de Fevereiro de 2012 as 11:51

    se não calas nao esqueça que teu chefe Idalécio da CST é Lider Parlamentar de ADI.ele tira-te a chupeta na bomba REVIA

  40. feitor.de.roca

    10 de Fevereiro de 2012 as 13:37

    Carta Aberta:
    Estou convidando ao Sr.Arlindo Bonfim a trabalhar na minha roça que está um autentico matagal-:salário compatível;cacharamba,fuba,azeite caroço,peixe salgado,feijão,ússua e claro sempre acompanhado de “cavalo marino nas costas”não faltará.Não perca esta oportunidade porque de PT não vai sair nada.
    Enviar candidatura através do endereço:(feitorderoca@hotmail.com):pode pedir alguém para ler e escrever pra si.

  41. pensa antes de falar

    10 de Fevereiro de 2012 as 21:40

    conglogy, ainda bem que optaste por este nome, cada um reclama de modo e forma que lhe apetecer, sera que conheces o S.Arlindo? Se não tens como ganhar o dinheiro facil, vai tu lavrar a roça, pois nem todos nasceram para ser camponês, tens que aprender a respeitar os outros, se não tens carro para alugar é problema teu. Ups a gordura do senhor arlindo reflecte o seu bem estar, se estas magro beba azeite quem sabe ??? Isto ai senhor arlindo, manifesta os seus direitos, PM cumpra com o prometido.

  42. pensa antes de falar

    10 de Fevereiro de 2012 as 21:51

    engraçado, o feitor de roça. Hahahaha, brincadeira, as suas propostas são ridiculas, vêse na sua escrita o pobre d alma e não so que és, muito me parece que é o senhor arlindo quem tem condições para te por a engraxar o seu sapato. Mas uma vez gente de leve leve, fofoqueiro e cubiçoso, quem não tem carro para alugar é seu problema. Uexaismo. Até quando.

  43. cacau

    10 de Fevereiro de 2012 as 21:58

    talvez so o senhor arlindo sabe o porque de puclicar esta carta. Convido a todos os leitores de telanom a terem cuidado com os seus argumentos sem fundamentos. Porque os vossos comentarios parecem a chuva de gravana, aparece inesperamente e desaparece quando a gente menos se espera. Sejam prudente, e cuidado com a lingua.

  44. Flá-Ceto

    11 de Fevereiro de 2012 as 18:06

    Aumato, Bicha, Irritadissimo, João Batepá, Anguéne, Selá Zeme não passam d chulos e engrachadores de um dos maiores aldrabons d STP (PATRICE TRovoada). Pois,assim como enganou a população do Principe e sr. Arlindo, continua aldrabando muita gente. só xpero k esses Chulos um dia não venham a ser apanhado tbm com um ferro muito quente do sr.Patrice Trovada. Força sr. Arlindo! a viatura custou-lhe sacrificios

  45. nora

    13 de Fevereiro de 2012 as 10:31

    Adelino Lucas tem razão!
    Que estado de coisas num Estado de direito democrático. Até o Senhor 1º Ministro não honra com os seus compromissos,… o que esperam de nós.
    Olha por essa e mais coisas tb o Fradique tem razão, o Trovão com esse sorriso cocho está sempre a nos enganar.
    Temos pena das nossa populações.
    Assim como bonfim a de aparecer muitas outras pessoas em que os Dirigentes os Politicos andão a dever.

    Força Bonfim leva o caso a Justiça. Essa mesma justiça que o Governo quer caçar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo