Sociedade

Carta a Patrice deixada por mais uma jovem arrebatada pela morte

Tinha 17 anos, era aluna do Liceu Nacional. As 20 horas de terça feira 19 de junho, foi arrebatada pela morte no hospital Central Ayres de Menezes. Jovem, Ana Bela das Dores(na foto), filha abandonada pelo pai, foi acolhida pelas irmãs da igreja católica e residia na casa das irmãs na Rua Padre Martinho Pinto da Rocha.

Após várias idas ao hospital Central Ayres de Menezes, e sempre com diagnóstico médico inconclusivo, na última noite a morte a acolheu prematuramente para o repouso eterno…. Mas Ana Bela das Dores deixou uma carta em língua portuguesa e uma versão em língua francesa.

Carta a Patrice

Patrice, decidi finalmente escrever-te, para te contar o que está acontecer no teu país, no MEU PAÍS, onde por acaso NASCI HÁ 17 anos atrás, 20 de outubro de 2000, não no Gabão, no meu país, São Tomé e Príncipe!

Tomei esta decisão porque não tenho nada a perder e agora posso falar contigo livremente, os teus juízes e teus ninjas estrangeiros não poderão fazer nada contra mim.

Preciso falar sobre São Tomé e Príncipe em 2018.

Em 2018, não temos médicos com olhos como os meus: santomenses e especializados no hospital, porque eles deixaram-nos de repente e desapareceram. Há outros com olhos oblíquos no país, mas eles não estão no hospital, eles estão em pedreiras ou em outras atividades, nós não sabemos o que eles fazem em casa, mas pelo menos não fazem nada no hospital.

Eles “abandonaram” o nosso país, que foste TU quem os  expulsou de maneira pouco diplomática. Não te chegava, eu sei, porque durante a noite, muitos carros e casas estavam à venda e todos os teus “amigos” andavam felizes!

Estiveram mais de 20 anos em São Tomé, e ajudaram nosso país e nossos médicos.

Tu sabes Patrice, o “nosso”, mas MEU País é pequeno, muito pequeno. Toda a ajuda de outros países, como Portugal, mais ricos e organizados, é boa. Hoje, tendo atingido as alturas, onde nunca conseguirás chegar, eu sou um ANJO, mudei o meu ponto de vista e faço-te a pergunta: porque é que tu expulsaste os irmãos de  olhos rasgados, os Taiwaneses !!! E escolheste estes novos? O que te prometeram estes para o meu País São Tomé e Príncipe? Ou te prometeram a ti?

Isto para te dizer que não tens Hospital em São Tomé hoje. Tu não sabes disso e dizes a ti mesmo que isso não é um problema teu, porque se tu estiveres doente, ou os teus filhos, poderão viajar muito rapidamente para um dos países onde tens casas e onde existem muitos especialistas que te podem receber e tratar.

Por outro lado, Patrice, eu recomendo-te que te convertas e sejas um  doente com necessidade de evacuação, um doente que não pode “viajar” é tudo o que te recomendo, porque tu és o líder (de ti mesmo) e nem um hospital decente tens. Um líder é importante…

Quanto custa um hospital que possa cuidar melhor do Povo do País? Cidadãos de um país, antigo colonizador do país, vêm quinzenalmente para ajudar nossos médicos. Mas o que fazem nossos médicos perante doenças, como epidemias, vindas de bactérias da nossa água que não são potáveis ou bebíveis, do nosso mercado nacional de Stock com micróbios … Sim Patrice, não há esgotos em São Tomé Príncipe nem higiene nas comunidades ao à volta da cidade, o que contamina os nossos rios com bactérias inimigas. Mas eu sei que tu não bebes essa água, que deverias provar um dia …

Imagina Patrice, que tu cais sozinho, da tua cadeira e partes o pescoço, sem querer (parece que isso já acontece mesmo em São Tomé). A ambulância, se tiver dinheiro para o combustível consegue chegar à tua casa. Para ti, não é a ambulância, é claro, os teus ninjas põem-te no carro e transportam-te ao aeroporto e por azar, na estrada, o carro dos teus guarda-costas apanha um buraco e ficas definitivamente magoado. Patrice, já viste o estado das tuas estradas?

Como é que tu, Primeiro Ministro deste País, deixa as nossas infraestruturas neste estado? No entanto, todos os seus ministros, nossos outros líderes, seus amigos, aqueles que têm que cuidar de nós, todos têm lindos carros grandes. Nós perguntamos a quem tem carros tão fantásticos, se é para andar em estradas cheias de buracos! Eu agora entendo, e vejo desde as alturas, que é dinheiro extraviado.

Como é que um líder decide um orçamento, num país tão pequeno e que depende principalmente da ajuda internacional? Na minha opinião, eu começaria com o hospital e não com os carros para os teus amigos. É urgente Patrice, é por isso estou focada no Hospital, caso contrário, eu falava-te na desgraça da educação, mas é realmente urgente.

Agora, como atingi as alturas, entendo que tu podes não ser o líder de que os jovens como eu, precisamos.

Patrice, precisamos de um líder que respeite a constituição, um líder ambicioso para o seu país, um líder que seja um elo real com as nações que nos ajudam, e não que as expulsa. Lembras-te do que disse o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa? Os ditadores morrem com as suas ditaduras. Um líder que saiba usar todo o dinheiro que essas Nações nos oferecem para educar e estruturar o nosso país, não para “viajar” ou fazer compras, enriquecer nem para comprar casas no exterior.

O que te disse o Chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos da Fonseca, quando viu os buracos nas ruas? O mercado nacional?  O hospital  que não dá o diagnóstico verdadeiro à minha família e que me enviou para o Céu hoje? Tu não lhe mostraste!!

Certamente Tu fazes o que podes Patrice, mas fazes mal.

E agora estou aqui em cima, aqui do Alto, do Céu, vejo tudo!

ADeus.

Anabela, das Dores. Enviei uma mensagem à Isabel, Santomense e Mulata como eu. Que se confronta com o racismo que tens criado.

19 de Junho de 2018

Leia a versão em língua francesa – Lettre à Patrice Anabela das Dores

38 Comments

38 Comments

  1. Alda

    20 de Junho de 2018 at 12:05

    ???? ??????
    Grande menina uma pena que não aguentaste mas guerreira ???.
    Que os jovens são tomense seja como esta menina tao nova mas com uma visao de empreendedorismo.
    Partiu mas deixou a sua insatisfação com os governantes dos país e preocupada com o povo que fica.
    Jovens toma vergonha na cara e luta pelos vosso direitos.
    Chega de deixar s.tome afundar
    Chega de deixar os ambiciosos doa governantes comandar na riqueza do nosso país.
    Chega de fechar os olhos para os problemas.
    Basta.

    • Zani

      20 de Junho de 2018 at 19:44

      Que riqueza?

      O país só anda com as mãos estendidas!

  2. Seabra

    20 de Junho de 2018 at 12:12

    Este “PLAIDOYER “, de um Anjo de 17 anitos, que teve de passagem em STP, foi o MELHOR que nunca li. Que bela homenagem deixou-nos esta catraia! Que coragem….todos os “ditos”políticos da oposição, os pretendidos juristas e formados “sem forma”,todos eles juntos,não fazem o peso desta criaturinha , enviada, para um breve tempo , apenas para trazendo uma corajosa mensagem aos destruidores das îlhas paradisíacas de STP. ENFIM, um Anjo ousou confrontar o padrinho PT e a sua MAFIA ADI, sem temer.
    Pax in lumines, repousa em paz nos resplendores da luz perpétua Anjo Messangeira da Consciência.

  3. Jerónimo Xavier de Sousa Pontes

    20 de Junho de 2018 at 12:14

    Acho que está tudo bem, graças a Deus! Mas esse Deus não dorme!

  4. descanse em paz ana bela

    20 de Junho de 2018 at 12:19

    Muito triste.
    Que a tua alma encontre descanso eterno no céu ao lado dos anjos.
    Lugar este que Patrice Trovoada jamais encontrará.
    Patrice Trovoada encontrará sim um lugar: no inferno rodeado de lucifero, os piores dos piores demonios.
    AMEM.

    • Seabra

      20 de Junho de 2018 at 14:04

      …amém amém amém , que assim seja para o PT e todos aqueles que colaboram para esta situação caótica.
      Não podemos deixar este movimento de força, de coragem e determinação, mensagem da SALVAÇÃO deixada por este Anjinho, cair….devemos manter esta CHAMA DE CORAGEM BEM ACÊSA.
      AMÉM amém amém amém amém !

    • WXYZ

      20 de Junho de 2018 at 17:25

      Quem és? Para julgares e condenares alguém semelhante a ti mesmo. Não use apenas a emoção. Pensa também com cabeça antes de opinar. Foi um infortunio. Mas por amor de Deus, vir atribuir toda culpa a essa criatura que também é filho de Deus!? Fogo!!! É chocante. Sabendo perfeitamente que O ódio corroe a alma, porque não (em homenagem a esta jovenzinha) criar uma onda positiva no sentido de virmos a conhecer melhorias.

    • Ossobo

      26 de Junho de 2018 at 19:33

      Epa epa

  5. T.D.J

    20 de Junho de 2018 at 12:35

    Triste!!!! Muito Triste!!! Não digo mais nada para não me prenderem ou tirarem o meu emprego. Malditos políticos e governantes!!!!

    • HumbertoSantos

      20 de Junho de 2018 at 14:57

      TDJ, por enquanto ainda tens um emprego e se continuares a ter medo de falar para não o perderes, então estás a posicionar-te para caires no desemprego; quanto mais te acobardares, mais espaço dás aos malfeitores, para fazerem tudo o que quiserem.Pensa nisso.

  6. Eu

    20 de Junho de 2018 at 13:18

    Até quando sistema de saúde de São Tomé e Príncipe? Até quando é que vocês vão continuar a brincar com a vida é saúde das pessoas? Sem querer equivocar-me eu diria que se fosse filhos ou filhas de alguém de influência em São Tomé e Príncipe este caso de Ana bela não teria este desfecho triste. Mas olha, hoje foi o dia dela amanhã será também o vosso. A mesma justiça que usarmos com outros será também a matéria do nosso julgamento,não esqueçam disso.

  7. Revoltado com o governo do adi

    20 de Junho de 2018 at 13:29

    De facto, é muuito triste e comovente ler esta carta tão expressiva! Parece uma obra mística! Espero que toque no coração do seu destinatário direto e que os jovens despertem para a realidade que o país atravessa. Como profissional de saúde questiono muitas vezes como é que a saúde pode funcionar neste caos tremendo! Abrem portas aos turistas com isenção de vistos a “tutti e mea” sem melhorar condições de saúde. O hospital tem falta de tudo, desde profisdiobais qualificados a materiais, medicamentos e meios complementares de diagnóstico. Má fé e má gestão de recursos é que predomina nos sectores fulcrais. Misericordia meu Deus. Paz à alma da malograda.

    • Observador Atento

      25 de Junho de 2018 at 10:00

      Quem pode ficar indeferente ao teor desta missiva? Ela ja se foi e estara no ceu depois de tantas injusticas em STP. Pois so teve direito de viver 17 anos por causa desses imbecis que so pensam no poder, dinheiro e boa vida. Em vez de combater a pobreza, proporcionar melhores condicoes de saude e meter recursos aonde eh mais necessario: saude, educaco, infrastructuras, etc, etc…tiram-lhe o direito de viver devido ma gestao dos recursos do pais…de la onde tu estas tambem podes ver que o desenvolvimento do turismo “com a nossa vitrina” cidade de STP em ruinas eh impossivel. Como tu bem disseste como eh possivel que os nossos dirigentes possam “correr carro” com estradas onde ha mais buracos que o betume? Isto eh uma vergonha! Falta de estima de si! E portanto estao armados em Doutores com fato e gravata, jeep 0 KM. Que vergonha e mente pequena!
      E isso de abrir as portas aos turistas sem vistos atrai tambem “de la racaille” (bandidos), proprociona traficantes e assassinatos como o que aconteceu ao nosso bem amado Jorge Santos, Que a justica seja feita para ti, para Jorge Santos e outros vitimas deste desastre na governacao. STP esta a soffer muito por causa duns ganaciosos e corruptos que so pensam neles. Mas quando as consequencias sao morrer por falta de medicamentos, de ambulancia…e quando comecam a tirar a vida as pessoas(assassinato), o povo tem que abrir o olho e reclamar justica. Que todos esses assassinos sejam punidos na medida dos seus atos. Que o governo meta em obras tudo para parar essa hemaragia!

  8. José Tolas

    20 de Junho de 2018 at 13:35

    Esta carta, a ser verdadeira é chocante!! Que tristeza de país o nosso. Culpa não pode ser toda imputada aos atuais governantes mas também aos que lá estiveram nos últimos 40 anos. São todos iguais…

  9. E. Tavares

    20 de Junho de 2018 at 14:13

    Há muita falta de humanidade no nosso país, pessoas estão a morrer por falta de diagnóstico, muitos doentes estão a espera de uma simples operação há mais de um ano, a falta de tudo nos hospital; medicamentos, soros, equipamentos e muito mais. Porque o dinheiro que poderia comprar esses medicamentos está sendo gasto com viagens para Patrice Trovoada e Os seus amigos, a comprar carros de luxo, para manter centenas de de seus seguranca a pagar para desestabilizar a oposição. Os senhores políticos vossa ganância está a matar muitas pessoas.

  10. Mauro

    20 de Junho de 2018 at 14:50

    Já vale tudo…ate usar morte de jovem para fazer politiquice…atingimos o fundo do poço na ausencia de respeito á memoria da criança e da sua familia que merecem fazer luto em paz. Em vez disso, os parasitas aproveitam desgraça alheia para por palavras na boca de uma criança que ja morreu e portanto nunca poderia ter escrito nem esta carta. Como podem saber que opiniao tinha esta criança sobre os politicos deste pais? Leem o pensamento? E ja agora, pediram autorizacao ao familiares da falecida para falarem em seu nome como se fosse pela boca da propria?Uma criança que seguramente nem nunca pensou em fazer politica e cujas preocupacoes quando era viva seriam certamente apenas os estudos as amizades e a oraçao…se fosse minha familia processava esta bandidagem que usa pessoa falecida como arma\instrumento de arremesso para fazer politica para aproveitamento de pessoas que nem nunca a conheceram ate hoje nem nunca a apoiaram ou procuraram familia para a apoiar. Haja limites….vergonhoso o que estao a fazer

  11. Alfonso

    20 de Junho de 2018 at 16:24

    Nao é justo. Nao é correcto
    Nao é bom e nao se podem Fazer as coisas Festa maneira. E um aproveitamento político inmoral.

    A primera coisa é mostrar o pesar pela norte. A segunda coisa él se preguntar como mureu a jovem para entender. A terceros coisa, se fora um caso de erro o negligencia no hospital, sensación imizar para que deja resolvido e pedir responsabilidades.
    Nao el justo responsabilizar ao Primer Ministro e mesturar con otras cosas o situacoes no país.
    Nao é justo. Nao é bom. Nao é correcto.

    Pesar pela norte da joven a todos seus amigos e familiares.

    • Seabra

      20 de Junho de 2018 at 21:35

      Alfonso, Afonso , ou mais exactamente Adolfo ? É impossível de compreender o seu “charabia “. A sua expressão claudicada na língua portuguêsa, é apenas formada de palavras sem nexo.
      Embora , a pessoa que você PARECE querer defender,o padrinho PT , fala tão o português que você. …ambos precisam voltar à escola, para aprender correctamente a língua portuguêsa que vocês massacram.
      Só mesmo em STP , que um primeiro ministro , não sabe se exprimir na língua oficial do país onde ele é o chefe do governo. La HONTE!!! Du jamais vu.

  12. original

    20 de Junho de 2018 at 16:51

    Enfim,Deus tem poder

  13. M.Melo

    20 de Junho de 2018 at 17:06

    Triste situação.
    O meu, nosso país precisam de mais jovens
    guerreiros como a Ana Bela.
    Um dia esse abuso de poder terminará.
    O homem manda com tempo e Deus manda para sempre.
    Descanse em paz Guerreira ANA BELA.

  14. Zani

    20 de Junho de 2018 at 17:42

    Sinto muito pela morte de uma santomense como eu!
    Mas tenho uma reflexões a fazer!

    Como uma pessoa que já partiu para o Céu infelizmente de tenra idade, pode escrever uma carta destas, ainda na primeira pessoa do singular “eu”?

    Como podem dizer aos quatro ventos que o país está tudo mal se nunca esteve bem até então?

    Como podem contraria as previsões económicas de bom desempenho económico do governo feitos pelo FMI-BANCO MUNDIAL.

    Sinceramente mesmo fora do país acho que muitos utilizam o tela nono pra fins pessoais de difamação e calunias!
    Infelizmente nosso país está precisando de homens e mulheres empreendedores, cultos, educados, nacionalistas, orgulhosos de sua terra e que lutem por ela pra crescer não na confusão mas no civismo!

    • Seabra

      20 de Junho de 2018 at 22:01

      Explique então como funcionamento do sistema à nível da saúde em STP.
      Não leu a carta escrita,sobre a situação abordada pela jovem víctima da desorganisação governamental de STP? Como prestá -la homenagem , sem dar “continuidade , a denuncia e o protesto que ela deixou por escrito “preto no branco “? Você pede de novo de fazer-se a OMERTA /SILÊNCIO ,como no Estado Mafioso ?
      Esta jovem , tão corajosa, deixou uma mensagem importante sobre a triste e escandalosa situação no país,onde ela acabou de perder a vida por falta de meios e de assistência, e você quer voltar a matá-la, impedindo que se dê continuação ao combate que ela começou, deixando prova deste COMBATE VALIOSO E NOBRE, por escrito. Que mais é preciso para você compreender o desejo póstume dela. Se você não quer honrar e participar neste combate…BAAAAAAZAAAA! Mas não venha julgar ninguém, não venha influenciar ninguém, e especialmente, não venha quebrar esta energia boa de coragem, e sujar a memôria da jovem “heroína “. Ela legou uma liberdade aos jovens que têm coragem e que querem avançar,tomando a rédea dos seus DESTINOS em mão.
      Você fará melhor de se retirar….embora estou certo, que quando tudo mudar para o melhor,gente como você é sempre a primeira pessoa a querer beneficiar da mudança e a virar a CASACA.

    • Seabra

      20 de Junho de 2018 at 22:11

      ….é tudo que você achou para dizer ?
      O seu comentàrio é tão medíocre que faz dó.
      Ainda bem que temos ainda a téla nón e o nosso Abel Veiga nacional (mesmo sabendo que a situação dele não cômoda, mas ele é democráta e tem que representar STP, que é ainda (pelo menos país com estatuto de democrata)DEMOCRATA.
      Não venha atrapalhar esta onde de boa energia e de coragem legadas por este Anjo de STP. Por esmola, se nada de positivo tem a dizer para dar continuidade a uma possível MUDANÇA, convido -!lhe a fazer como o outro…BAAAAAAAZAAAAAAA

    • Zani

      21 de Junho de 2018 at 17:55

      Baaaazaaaa é para covardes como vc!

    • Zani

      21 de Junho de 2018 at 17:56

      ENTÃO PROVE QUE ELA ESCREVEU A TAL CARTA!
      Com a letra dela e assinatura da mesma!
      Não venhas com falso moralismo barato e sentimental! Julgando pessoas que nada têm a ver!
      Se porventura ela tivesse toda estrutura hospitalar de ponta e de primeiro mundo, e ainda assim falecer! A quem culparia? Ao MLSTP? AO MDFM? AO UDD? AO PCD? OU A QUEM?
      Não venha usar a dor fúnebre de uma família pra aproveitamento político!

    • Seabra

      21 de Junho de 2018 at 19:15

      Para quê perder o tempo com uma pessoa imbecil , puxa saco e ordinário?!
      Quantas dobras foi-lhe pago para ter este papel ridículo????

    • Antonio Pedro M.

      20 de Junho de 2018 at 23:27

      fdp.
      Apartir de amanhã dia 21/6/2018 o combustivel vai subir para :
      29,00 gasolina
      24,00 gasoleo
      14,00 petroleo
      Voce tem noção como será a vida da população?

    • Rapaz de reboque

      24 de Junho de 2018 at 0:15

      O que é que este comentário tem haver com a carta que a jovem escreveu

  15. Carlos Cravid

    20 de Junho de 2018 at 17:50

    A mensagem da nossa heroína deixa uma mensagem carregada de compromisso com o que realmente identifica o ser humano. Somos todos iguais. Não importa o poder(económico e outros), a necessidade mínima de sobrevivência não pode ser negado a nenhum ser humano. A outra mensagem, a mais importante, é o verdadeira papel de um líder e dos mais forte. contrariamente do que muitos pensam, um verdadeiro líder é aquele que está ao serviço dos que lidera e quanto mais forte formos, quanto mais poder tivermos, maior a nossa responsabilidade. A historia nos ensina que os verdadeiros líderes são os que estão sempre ao lado dos que lideram e os mais fortes são sempre os que apoiam os mais fracos. Infelizmente, o que não acontece no nosso paraíso. Que lembremos, da nossa conterrânea como aquela parte que todos os são-tomenses carregam consigo – Querer viver com dignidade no nossa terra natal.

  16. Rmx

    20 de Junho de 2018 at 22:24

    Liberdade de expressão é um direito civil
    …..

    • Seabra

      21 de Junho de 2018 at 8:44

      ….liberdade de expressão, com respeito e para dizer algo. Não a diarreia cerebral, seguida de diarreia de expressão escrita e/ ou verbal.

  17. Ana de Deus Ribeiro

    21 de Junho de 2018 at 7:57

    Triste. muito triste, tinhauma grande vontade de viver. Mas, o projecto DUBAI, tirou-lhe o sonho

  18. sotavento

    21 de Junho de 2018 at 8:44

    O problema de falta de um hospital de referencia se nota em muitos paises africanos.Mesmo os que teem recursos.Mas a culpa nao só teem os dirigentes africanos que robam , mas sim também os paises ocidentais .Porque os politicos de Africa e nesse caso também da américa latina saqueam o dimheiro publico e onde guardam ?
    Guardam no estrangeiro…um dirigente africano chega a europa com a maleta dificilmente lhe dizem nao podemos guardar esse dinheiro, e os europeus sabem que é dinheiro saqueado.Por mais que a UE diga que ha um controlo nesse campo , mas é tudo uma treta.Os dirigentes africanos nao sao capazes de ter um hospital de referencia em seus paises.Se sentem doentes saem logo para o exterior.Muita hipocrisia nesta m r d @ toda.Que descanse em paz a jovem falecida e sentimentos de pesames a familia.

  19. mezedo

    21 de Junho de 2018 at 9:22

    Esse criminoso devia ter vergonha e entreterdes que essa mensagem reflecte o estado que essa pobre criatura sofria quando ia ao Hospital ate que não aguentou mais.

    Devia por cargo a disposição ele e seus comparssas.

    Mas são tomé poderoso vai julgar esse larápio.

  20. Francisca

    21 de Junho de 2018 at 11:41

    É importante perceber que a mensagem não é escrita pela Anabela. É claramente impossível alguém escrever morto, mas o facto de os comentários das pessoas não refletirem que esta carta é uma “sátira” é apenas e exclusivamente um espelho duma má educação e quando escrevo má educação quero apenas elucidar que é quanto à interpretação da Língua Portuguesa.
    Portanto a acrescentar aos médicos que não sabem fazer diagnósticos, às más condições do hospital, à falta de higiene e cuidados no espaço hospitalar, todo este artigo é uma crítica sem dó nem piedade ao representante dos cidadãos santomenses – Patrice.
    Que prefere aplicar o dinheiro em futilidades para os seus “companheiros” e para as suas também, do que investir na Saúde Publica em benefice do seu povo.
    Acrescentamos o baixo investimento na Educação de São Tomé.
    É mais importante construir edifícios sem nexo do que educar os educadores a formarem melhor o povo, certo?
    E esta discrepância de São Tomé, não se reflete apenas nos carros dos amigos do Primeiro Ministro e do próprio, ou da construção de edifícios, reflete-se nas ruas e praias imundas, no machismo presente nos homens e infelizmente, também mulheres.
    A economia santomense e falo em economia porque a meu ver parece-me que os políticos só conseguem falar em cifrões e não em palavras de afeto, está virada ao contrário. Investe-se em bens terceários em vez de primários. Quando claramente as necessidades primárias do país nem sequer estão perto de estar satisfeitas.
    A doce Anabela, sofria destas dores há dois anos. E tinham vido a agudizar ao longo desse período. O facto de os médicos ignorarem essa parte do diagnóstico é simplesmente vergonhoso.
    Portanto, paremos com comentários sobre a possível causa da morte da Anabela porque medicamente ninguém irá saber, devido aos médicos não terem nem formação suficiente, nem recursos suficientes. E isso sim é grave.
    Doce Anabela, descansa em paz.

  21. Zani

    21 de Junho de 2018 at 18:08

    Quando o desespero bate pra subir o poder e a falta de ideias e debates políticos pra se conquistar o voto popular nas urnas não resolve as aspirações do político de são Tomé é isso que acontece abaixo podem ler:

    Forças da Defesa e Segurança desmantelaram hoje uma tentativa de subversão constitucional através de um presumível assassinato ao primeiro-ministro numa operação protagonizada por um dirigente político da oposição Gaudência Costa auxiliado por sargento Ajax do exercito são-tomense.

    Por isso é que a Ditadura deve ser a linguagem que melhor o politico santomense entende!

    • Maria de Santiago

      22 de Junho de 2018 at 7:50

      Tanto disparate junto. Mete dó

    • Rapaz de reboque

      22 de Junho de 2018 at 10:25

      O que é que o teu comentário tem haver com o artigo relacionado com a carta escrita por esta jovem que morreu pela ma governação do pais

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top