Tráfico e consumo de droga cresceu de forma assustadora em São Tomé e Príncipe

O Primeiro Ministro denunciou que “MULAS”, já começaram a operar no país. Mulas são pessoas que transportam drogas ingeridas e conservadas nos intestinos. Gabriel Costa, garante que a situação é preocupante. Edifícios em degradação na cidade de São Tomé, já estão a ser aproveitados para consumo de droga.

O antigo clube náutico, propriedade desde o ano 2003 do grupo empresarial angolano Ridux de Melo Xavier, continua a espera de obras. Em escombros transformou-se num espaço onde muita gente consome drogas. Espaço que tem servido também para a prática de relações sexuais a luz do dia.

Cenário antes desconhecido nas ilhas verdes, mas que nos últimos anos, passou a ser realidade. Em declarações públicas no parlamento, o Primeiro Ministro Gabriel Costa, denunciou que o trafico de drogas aumentou nos últimos tempos no país.

Há registos segundo o Chefe do Governo, de “MULAS”, pessoas que transportam drogas nos intestinos. Um caso invulgar na história do país. « Temos informações de cidadão nossos no exterior presos por trafico de droga. Há mulas, transportadores de drogas em São Tomé e Príncipe. Essa situação nos preocupa», declarou o Primeiro Ministro.

O Téla Nón recolheu informações segundo as quais algumas das “MULAS”, que operam em São Tomé e Príncipe, garantindo o transporte de drogas, terão sido interceptadas pela Polícia de Investigação Criminal. Cocaína pura, terá sido encontrada numa das intervenções da PIC, junto a uma das “Mulas”.

Em declarações a Televisão Pública, o criminologista Lázaro Afonso, quadro superior da Polícia de Investigação criminal, anunciou que trabalhos estão a ser desenvolvidos para fechar as portas de entrada da droga em São Tomé e Príncipe. «Nós vamos apoiar de forma enérgica o governo para tomar esta medida. São questões que este governo encontrou está tentar fazer um trabalho, para fechar a porta de entrada da droga e mesmo algumas plantações de drogas que existe no nosso país», frisou o criminologista.

Ainda a reflectir sobre a alegada abertura das portas do país para a entrada da droga, o Primeiro Ministro Gabriel Costa, realçou a situação do aeroporto internacional. «Encontramos máquinas avariadas. Hoje as pessoas entram pelo nosso aeroporto sem serem devidamente controladas. Quando sabemos o que se passa na nossa zona do Golfo da Guiné», precisou Gabriel Costa.

Com sistemas avariados para detecção de produtos proibidos como drogas, o espaço aeroportuário são-tomense pode se transformar numa auto-estrada para as “MULAS”, e outros transportadores de cocaína, heroína etc etc. Por isso o Chefe do Governo, prometeu agir para melhorar o sistema de segurança no aeroporto internacional.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Drogado Responder

    Existem jovens da Guiné Bissau cá em STP a fazer tráfico de droga. Todo mundo vê e não faz nada. Serviço de Emigração não está a fazer o seu trabalho. Como que jovens de origens duvidosas andam a deambular pelo país a fazer só porcaria e ninguém faz nada. Vão todos para inferno. A que também acabar com a PIC e formar uma nova polícia de investigação com outro nome e só com jovens Licenciados e dá-lhes treino adequado.

    • img
      Temos Que Mudar Responder

      Drogas em STP! O governo tem que pagar melhor aos funcionarios publicos sobretudo na area de seguranca nacional; policia, militares, e outros sectores publicos de servico a nacao. Pode-se resolver isto (mulas; drogas a entrar no pais) em poucos dias. Sao Tome e Principe sao ilhas pequenas-pode-se apanhar bandidos muito facilmente. Basta apenas comprar submarinos e colocar-lhes em pontos estrategicos com equipamentos electronicos modernos e ter uma guarda fronteira bem equipada com navios de operacao militar. No aeroporto deve-se pagar bem aos funcionarios aduaneiros e de imigracao e fronteira para eles nao serem inclinados a receber subornos e deixar passar criminalidade!

      STP devera ser um pais mais seguro no mundo devido o numero de populacao e o tamanho do pais.

      TREINO MILITAR MANDATORIO E TREINO EM USO DE ARMAS: O Presidente da Republica deveria fazer um decreto presidencial anunciando a todos jovens de 15 anos; rapazes e raparigas, e tambem adultos ate 45 anos de idade ambos sexos, se nao pessoas mais velhas mas com capacidade fisica e emocional e intelectual para todos para participarem em treinamento militar mandatorio de seis anos. O governo por sua vez devera garantir postos de empregos e bolsas de estudos para todos qualificados apos 6 meses.

      Temos que ter uma populacao civilizada, bem informada, e bem educada para defender a nossa terra!

      Pode-se aprender com Cabo Verde e muitos outros paises ricos onde se praticam este tipo de estrategia para manter o pai’s seguro e bem protegido pela nacao.

      Se assim for, os Brancos, os ocidentais, lacaios como o patrice, os bandidos, e destruidores d’Africa terao medo em meterem com as nossas ilhas. Por exemplo, muitos anos atras, o Ghana, West Africa, um pai’s Africano visinho treinou a sua populacao e armou pessoas responsaveis e assim o inimigo nao conseguiu o que pretendia fazer com o Ghana que era destruicao e exploracao e roubou. O nosso problema no continente pode ser resolvido se nos todos nos unirmos— SIDA nao entra mais! Droga nao entra mais! Armamentos ilegais para criar conflito e divisao nao entra mais! Doencas do Ocidente nao entra mais porque o sangue das pessoas devera ser inpeccionado na fronteira de STP antes de entra dentro do pai’s.

      Existem maquinas e equipamentos electronicos que pode ver tudo dentro do corpo do ser humano. Nos aeroportos em muitos pai’ses ve-se isso nas entradas ao aeroporto. O governo deveria se comprometer alguma verba para comprar esses computadores modernos para este efeito.

      Esta noticia:
      “…começaram a operar no país. Mulas são pessoas que transportam drogas ingeridas e conservadas nos intestinos…”

      A questao de drogas pode ser tratado muito brevemente e com resultos optimos se for posto em plano uma operacao clandestina de investigacao com pessoa sem fardamento com roupas de civil desfarcado como um drogado ou a procura de drogas para comprar. Pode-se apanhar os bandidos em STP um por um com muito facilidade.

      • img
        kung fu Responder

        Boas propostas! So que nao era necessario meter isto “lacaios como o patrice”. Existem gajos aqui bem piores que Patrice.

      • img
        Lupuye Responder

        Ha umas ideias que propuseste que sao viaveis para o nosso pais. Mas submarino? Computador para detetar pessoas com doencas? De que pais falas? De STP? Achas que o pais tem condicoes para comprar esses equipamentos como submarinos e computadores tao sofisticados? Vamos e ser realistas e fazer o que podemos fazer: serrar e controlar mais as nossas fronteiras, comprar aparelhos de raio X e pagar melhor salario aos funcionarios do aeroporto e do porto, treinar melhor os nossos policias e fazer com que o nosso tribunal funcione.

  2. img
    para rir ou chorar Responder

    E uma destas “MULAS” encontra-se em LIBREVILLE.

    • img
      alfonsino Responder

      Trata-se de “Explicar Sem Somplicar”

  3. img
    Preta de santomé Responder

    Gabriel deixe a droga, para os criminalista e instituições proprias pra isso, resolve-me os problemas mais cérios, saude, alimentação arrrroz, o orçamento para serem executadas as despesas, a proposito, deixo uma pergunta, na desculpa pela queda do anterior governo( legitimo) e nomeção do acttul (?) uma da questãoes era porque o País não pode parar….. e eu pergunto esta andar? caso esteja, andar para quem? maioria ou menoria infima?

    • img
      Franco Responder

      Senhor, se a droga nao ‘e uma quetao seria, entao o que ‘e serio. Quase me faz acreditar que perdeu uma excelente oportunidade de estar calado

      • img
        Franco Responder

        perdoa-me Senhor!
        Quis dizer: questao

  4. img
    conceituoso Responder

    Gabriel Costa deveria criar mecanismo para barrar este tipo de prática, não levar mensagem desestimulante que contribui para desativar investimento no nosso país.
    Mostra o que o senhor sabe fazer de melhor e para de falar dos outros ou coisas que cabe a te resolver.
    “Grandes mentes discutem ideias; Mentes medianas discutem eventos e fatos; Mentes pequenas discutem pessoas.” Citação: Anna Eleanor Roosevelt.

  5. img
    Blá blá blá Responder

    É só denúncias e não se vê nada…rsrsrsrsrs, bolas!

    • img
      Blá blá blá Responder

      Brincar com coisas sérias…

  6. img
    Lupuye Responder

    Claro, com a pobreza e a falta de controlo a tentacao e muito grande. A droga e dinheiro facil que esta directamente ligada a falta de trabalho, a pobreza e ao enriquecimento facil. Temos que tomar controlo da situacao imediatamente antes que STP se transforme em Guine Bissau.

  7. img
    asd Responder

    Pior esta pra vir.

  8. img
    Dondô Responder

    Estava eu convicto que, o cidadão São-tomense não seria capaz de cometer este tipo de crime.
    Pela formo tão educada e cívica como fomo-nos criado, conhecendo tudo e todos, e vendo pelos jornais e televisão a forma como lá longe, famílias veem à braços com um dos elementos que se envolveu no mundo das Drogas. Enfim, é triste; onde clama-se pelo pão de cada dia, surge mais esta desgraça.
    É sabido que, lá longe, existe filho da terra envolvido nisto, encontrando-se completamente desnorteado e irreconhecível. Para este o mundo acabou, acabou a beleza, acabou a vida; pois converteram-se num autêntico farrapo humano.
    Você! Que tanto como eu, que acha muito mal ver o nossos irmãos metido na Droga, passa uma mensagem de amigo para que não experimenta nada, para que não prova nada. Afasta daquele que quer ganhar o dinheiro a custa da vida do outro. A pessoa que importar a droga para o País, que a consome.

  9. img
    Paparazzi Responder

    Trabalhos urgentes de vigilancia seguranca e de detencao precisa se no aeroporto international de sao tome.nao existe aparelhos de raio x para controle de bagagem que entram e saem do aeroporto tudo e controlado manualmente.assim e impossivel neste seculo trabalhar ainda assim

  10. img
    carlos luis Responder

    Sr Gabriel Costa. Deixe de fazer oposicao ao ADI e passe a governar o Pais por favor.

  11. img
    O Analista e Censurador Responder

    O Povo sabe o que isso significa para um País como nosso!… Perigo iminente. Todos países que existe tráfico de drogas e usuários é um país com futuro comprometido, principalmente para os jovens.Ainda mais o nosso País que é uma gota de água do Oceano. Que as autoridades competentes envidem todo esforço para por cobro a essa situação perigosa que foi proporcionado no nosso país se na realidade é verídico, conforme consta na noticia publicada.
    Que Deus nos proteja…

  12. img
    Rogerio da silva Responder

    Sr drogado nao fala a toa toa deixa os bissau guineses com problema dels os drigents saibem aonde vens essa drogas da guinee bissau pra sao tmoe nao e sao tome ao principe ok

  13. img
    Barão de Água Ize Responder

    Clube Naútico parado desde 2003, devia pura e simplesmnete expropriado e colocado à venda mediante concurso público.
    Tão criminoso como a venda de droga, é aquele espaço importante para a oferta Turistica, estar totalmente degradado e emparedado com chapas metálicas, que nem o mar se vê. Primeiro Ministro acabe com a desgraça do clube Naútico.

  14. img
    dhaniel Pires Responder

    Eu ja vi este filme, daki à 20 anos as ilhas maravilhosas se tornarão num autêntico inferno, antos de perdição, se não se tomar uma medida desde ja!!

    • img
      A chave Responder

      Alem disso, daqui a deis anos a populaçao adulta vai ser de 200.000 pessoas, sim trabalho, sim terras, sim nada, so poderam viver a robar. STP vai ser um prostibulo, equal da Cuba pre-Fidel.

  15. img
    OBSERVADOR Responder

    Sr. DROGADO, Se existe algum jovem da GUINÉ BISSAU, a deambular pelo País a fazer besteira, faça em lugares próprios, uma denúncia. No tocante a PIC que o Sr. se refere, é uma questão de pessoa. Portanto, seja ele Licenciados e Doutorados ou não, MARGINAIS não fica escrito na testa. Se o Sr. DROGADO, conhece bem o seu País, na direção desse País, já passaram todo o tipo de gente: LADRÕES ou pessoas que tem vindo a criar grandes danos ao País, um monte deles. Um país para se desenvolver, não tem que ser necessariamente só com licenciados. todos, cada um ao seu nível, de braços dados, contribuirão para o desenvolvimento de um País. Até da maneira que o Sr. DROGADO comenta, diz que o Sr. é um desses LICENCIADOS e mal formados. Meta a sua licenciatura no bolso, e espera que a riqueza caia do céu. Bem-haja.

  16. img
    Cassuma-sofredor Responder

    A maior droga é a pobreza estrema, mizeria que origina outra o consumo de droga vegetal. Governo precisa de por de lado intrigas politicos,interesses pessoais,tirar o poder da gestão de arroz e outros produtos alimentares, na mão dos comerciantes e preocupar se com os interesses do povo que tanto sofre desde 1975 até 2013. É verdade que muitos Directores estão demitir se no governo de Gabriel costa por vontade propria mas a mim que ninguém se engana tudo é para ter prato e encosta na guerla do ADI caso venha ganhar as próximas eleições. Tudo quer dizer que mesmo de barriga cheia o popularismo destroi o plano para desenvolvimento e sinto muito triste em ver o Arroz como causa da instabilidade politica, só faltando arroz que o governo perde popularidade embora sendo um país de produção. É verdade que 3 kls de arroz com 3 caldo já salva familia numerosa caso de S.Tomé meu país, mas 50 mil de banana já é maior custo que arroz sem falar em azeite, peixe,hortaliça claro

  17. img
    STOP Responder

    Senhores, para por cobro a muita situações deste País, há que se começar a por ordem em determinadas situações que enfermam esta sociedade. Se é DEPUTADO, nunca deveria ser comerciante. Essa é a causa de muitos conflitos em São Tomé e Príncipe. Se é MINISTRO, DEPUTADO, DIRETOR ou qualquer altas funções no País, Não deve poder nunca exercer qualquer outra atividade paralela. Quem quisesse ou viesse a concorrer para DEPUTADO, teria que apenas ficar no parlamento. Caso particular de um comerciante; nunca qualquer agente de atividades económicas conseguiria fazer o seu devido trabalho com firmeza, porque o comerciante exibe de imediato, de que ” SOU DEPUTADO”. Portanto, cairia logo por terra qualquer posição legal que o agente viesse a tomar. Com essa medida, de incompatibilidade, muita coisa entraria no eixo. Reparam só a questão STP-TRADING; houve de fato dolo nesse todo o processo. O mesmo não teve continuidade, devido a imunidade de alguns indivíduos… Assim, nunca São Tomé e Príncipe entrará no eixo de um País de direito.

  18. img
    LINO Responder

    Temos de saber qual é situação de hoje, em numeros, depois comparar com ontem, em numeros. So assim se pode dizer com verdade a situação. Não basta atirar pedras para o charco.
    Qual é a verdade dos factos????

  19. img
    Tozinho Responder

    Eu admiro muito os nossos dirigentes
    Se eles sabem que existe problemas, que existe mulas, que existe negócios de droga, e denunciam isto publicamente, como é que não são capazes de prenderem ninguém e mostrar publicamente quem são as mulas, quem são os vendedores, quem s
    são os consumidores etc.
    O que é que vale um primeiro ministro vir a comunicação nacional e internacional desbobinar que existe em S.Tomé mulas. Será que temos que importar policias internacionais para prederem mulas em S.Tomé? Será que falar este tipo de coisas a tôa, é que estamos a publicitar o nosso país parta atrair investidores?
    Quando o primeiro minisgtro publicita que existe muito dinhedioro sujo a circular, será assim é que ele está a atrair capital ou lutar contra branqueamento? Nãzo seria mais fácil deiktar asd mãos aos branquiadores e mostrar-lhes publicamente, e a comunidade internacional ficaria a saber que na realidade existe um dirigente sério a tomar medidas?
    Quando a Guiné Bissau diz que tem droga, l.ogo salta um dirigengte máximo do país a dizer que também passa enm S.Tomé. Se uiné issau diz que está em preaparação um golpe, logo a seguir um dirigente santomense diz quie S.Tomé está também no mesmo caminho. Parece que somos irmãos gémeos desta gente.
    Por isso gostaria de pedir encarecidamente ao sernhor Gabriel, que falasse menos e fizesse mais. Prenda as mulas, os cavalos, as éguas e mostre ao publico de deixe da falar a toa como quem caiu na madeira.
    Se o senhor não aguienta larga a coisa e não esteja mais a envergonhar o país e aos santomenses.
    Trabalhe e faça coisas que o povo agradece.
    Quando o Governo anterior prendeu alguns conssumidores de droga e mostrou publicamente, veio logo a justiça dizer que não existe lei no país para punir esta gentalha. Então o senhor Gabriel como jurtista cria lei rápuda e age,. e não esteja a falar a tôa.
    Faça

  20. img
    tonga Responder

    meus senhores isto n~~ao é de agora pena é que esta envolvido muito boa gente até um professor da POLITCNICA anda envolvido nisto mas infelizmente ele é bém credivel na nossa sociedade chama-se Lúcio por favor desmascarem todos envolvidos para o bém do nosso pais não emcobram os malfeitores

  21. img
    rapaz de riboque Responder

    amigo tonga cuidado porque as vezes as verdades não querem ser ditas sei que tens razão porque esse senhor é perigoso em tudo nos bruxedos é expecialista e mais coisas mas infelizmente ele ainda da aulas na nossa terra que pais é este como é que podemos avançar com tanta podridão?

  22. img
    C.Semedo Responder

    Gostaria de perguntar ao tal criminologista Lázaro Afonso, onde ele andava enquanto director da PIC? Porquê que as tais Mulas, éguas e cavalos ainda se encontram em liberdade? Porquê só agora o apoio do mesmo ao governo e não antes, enquanto director da PIC? Passe a acção e contribua com o que sabe fazer e não com o que anda a dizer.

  23. img
    kisskiss Responder

    STP e muito pequeno p tanta merda e corrupcao,HIV,drogas etcs
    .Um dia desses STP vai desaparecer do mapa la vai vai

Deixe um comentario

*