Política

“Caso do Desaparecimento de Droga na Polícia Judiciária de STP “

MANIFESTO SOCIAL Nº2/2022 “CASO DO DESAPARECIMENTO DE DROGA NA POLÍCIA JUDICIÁRIA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE”.

“Pune o teu filho quando fizer o mal e recompensa-o quando fizer o bem. Verás que o mesmo se esforçará para fazer sempre o bem”. Há praticamente dois anos, os são-tomenses tomaram conhecimento de uma investigação de tráfico de droga, que culminou em crise institucional entre a Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP) em relação a uma alegada usurpação de poderes e competência. As investigações desse processo terminaram com a detenção de alguns suspeitos e com a suspensão da diretora da PJ, Maribel Rocha.

O relatório final das investigações, de 16 de Setembro de 2021, a que o Observatório Transparência STP teve acesso, o Ministério Público concluiu que, a diretora, Maribel Rocha, mais o chefe do Departamento Administrativo e Financeiro e o Chefe de Laboratório da PJ estavam envolvidos no desaparecimento da droga apreendida e depositada na arrecadação de armamento desta Polícia e decidiu constitui-los arguidos, sob o Termo de Identidade e Residência. Sabe-se que a principal coarguida, Maribel Rocha, encontra-se, há vários meses, em Lisboa, no Centro de Estudos Judiciários, onde frequenta uma formação em Magistratura Judicial proposta pelo Ministério da Justiça são-tomense.

Tendo em conta a crise institucional, social e de valores que o país atravessa, que credibilidade terá as instituições são-tomenses a nível internacional? Que mensagem, que imagem, passa o Governo à sociedade civil em geral e aos jovens em particular com esse acto?

O crime compensa? O Observatório Transparência STP reitera que o seu papel enquanto iniciativa da sociedade civil é o de questionar, alertar e contribuir para a defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e melhor comunicação por parte dos decisores públicos, cabendo a estes, no âmbito das suas responsabilidades e funções tomar as decisões com vista a salvaguarda do interesse público e no estrito cumprimento das leis em vigor e das regras da democracia que fundamentam o nosso estado.

São Tomé e Príncipe, 31 de Janeiro de 2022. Observatório Transparência STP + transparência > efetividade

ACOMPANHE O ASSUNTO EM VÍDEO :  

11 Comments

11 Comments

  1. Tânia

    31 de Janeiro de 2022 at 13:00

    Porquê que vocês não fazem uma maniestapintacabra sobre como o pinta cabra e os andaploco e as galinhas estão a viver a grande e a francesa em Dubai de lá? Porquê que não fazem maniestapintababra do pinta cabra e os seus adjuntos a viverem bem. Esquece me alguns tb beneficiaram com o pinta cabra l, kkkk. Deixem as pessoas e os seus familiares e amigos em paz. Nunca vi o manuseio contra o pinta cabra, só contra Dr Jorge bom jesus. Que são Tomé, poderoso lhe proteja dos pinta cabra. Fonex. Aonde estavam esses pinta cabra. Kkkkk, esqueci-me estavam a pedi pinta cabra doce de cocô ou acucarinha.kkkk

    • WXYZ

      31 de Janeiro de 2022 at 20:05

      Pinta cabra alguma vez assaltou poder com queima de carros e pneus? Pinta cabra alguma vez prendeu adversarios politicos??? Deixa de estupidez pa!

    • Bôbu

      1 de Fevereiro de 2022 at 2:14

      Para a vossa azia e frustração, este ano é ADI em peso novamente. Coragem só..sopa de búzio ajuda com dor de petu…estou na oposição a aguentar todo esse tempo sem discutir. Muita sopa de buzio mato pra dar força e coragem.

  2. Tretas

    31 de Janeiro de 2022 at 15:34

    Patrice anda a solta a transparência do ADI não diz nada, pelo contrario anda a preparar cama para o senhor patrice vir deitar mais 4 anos. mendigos bandidos chamados de transparente. Garret roubou no banco central saiu e foi premiado no palácio. Um dia Deus vos dará castigo que vocês todos bem merecem

    • WXYZ

      31 de Janeiro de 2022 at 20:06

      Espera Deus ta a vi!

    • Bôbu

      1 de Fevereiro de 2022 at 2:16

      Décinen ê

    • Guiducha

      1 de Fevereiro de 2022 at 0:52

      Tretas, oxalá que o Patrice TROVOADA regresse rápidamente para STP…as almas de todas as vítimas do regime dele vão interceder lá nas alturas para nos entregar este marmanjo…vamos tratá-lo como deve ser, pois que já tomámos lição de aprendizagem com os nossos irmãos da Guiné…temos deles todas as dicas a usar com o pinta cabra ADIOSO. Aqui estámos nós firmes á espera do PT.
      Que seja rápido porque temos que avançar com este procêsso…e passarmos logo para outro ASSUNTO.
      Bem haja !

    • Engenheiro

      1 de Fevereiro de 2022 at 22:42

      Não gosto dessa coisa que vocês em STP chamam de politica, mas este teu comentário é incendiário e claramente apela a violência. Estupidez tem limite. Espero que a haver violência, apenas morra você e os teus!

    • Idalecio

      1 de Fevereiro de 2022 at 9:51

      O senhor Tretas!
      Deixa de tretas. O senhor sabe que a Inspeção Geral de Finanças inventou um relatório politico de auditoria contra o Garret e Hélio, violando grosseiramente o princípio do contraditório e das normas de auditoria.
      Assim, vai a República de bananas…

  3. Artur Gonçalves

    1 de Fevereiro de 2022 at 10:10

    Granda lata, esse ditos jornalecos produtores desse dito manifesto.
    De certeza que mais una grãos de eurros voltaram a cair nas contas.
    Assim a vida daqueles que sem berço na sua estrutura de vida, não conseguem a devida solidiz com elevação.

  4. boca+pito

    1 de Fevereiro de 2022 at 12:05

    ok. Oh Gety, o teu trabalho foi bem apresentado na minha opinião. Não digo muito bem, porque faltou-vos mais informações a respeito.Por conseguinte, para esse vosso trabalho seja mais eloquente e prestigiante, vcs terão que mostrar a imparcialidade total. Por exemplo, fazer uma apresentação desse tipo de trabalho, de temas concernetes à suspeita de lavagem de dinheiro no BGFI Banck que envolvia um cidadão estrangeiro com movimentação de avultada soma de dinheiro em cache e em euros; concernente a aquisição dos catamarães e lanchas de patrulha, que não foram adquiridos por vias legais (da lei SAFE) e segundo dizem, circula em viagem na costa ocidental africana em negócios, e há alguém que vem se lucrando com isto. O outro caso dos 30 milhões e que foram deduzidas dívidas ao estado e consequente ao apertar dos cintos ao este povo santomense da camada baixa que vem sofrendo há muito tempo.
    Vós tendes que abordar todos os casos problemáticos do país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top