Destaques

Fenómeno Alérgico: Especialista português garante que não há qualquer perigo para a saúde

Jorge Torgal(na foto), médico português especialista em dermatologia, passou as últimas 48 horas em contacto com o pessoal clínico são-tomense, visitou a escola Preparatória Patrice Lumumba que tem sido o epicentro do fenómeno alérgico, e consultou alguns alunos que foram alvos do fenómeno. «É importante dizer em primeiro lugar que não é nada de preocupante em termos de saúde. É algo que causou alarme social, mas não houve, nem há gravidade para a saúde das crianças», assegurou na tarde de segunda – feira, a saída do encontro com a Ministra da Saúde.

Jorge Torgal, que já desempenhou as funções de Professor catedrático de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal, aproveitou para tranquilizar os pais e encarregados de educação.

O fenómeno não põe em causa a saúde das crianças, e mais importante é que após 48 horas de trabalho, o especialista português conseguiu decifrar as causas do surto alérgico. «Os pais podem estar tranquilos. Cientificamente tem solução. No meu entender está identificada a questão. Mas não é à comunicação social que vou dar a minha opinião final», pontuou, Jorge Torgal.

O especialista português, garantiu que esta terça – feira, entrega a ministra da saúde Maria de Jesus Trovoada e a embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe Paula Silva, o memorandum final do diagnóstico feito ao fenómeno alérgico. Segundo Jorge Torgal, caberá ao ministério da saúde, divulgar a conclusão final.

Explicou que a sua intervenção, é resultado de uma solicitação feita pela embaixada de Portugal, após contactos com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.

No entanto no primeiro período de segunda feira, quando  o especialista realizava trabalhos de pesquisa na escola Patrice Lumumba, pelo menos 5 alunos foram tomados pela alergia. Segundo a equipa de enfermeiros de plantão na escola, 4 são casos novos e 1 é reincidente.

A unidade clínica que foi montada na escola Patrice Lumumba, desde o surgimento do fenómeno, anunciou que em menos de uma semana, foram registados cerca de 250 casos de alergias na escola. Manchas na pele, é um dos sintomas do fenómeno.

A equipa de enfermeiros, alertou que muitos casos ocorreram fora do recinto escolar, e por isso mesmo, não foram registados pela equipa de saúde aí destacada.

Segundo a enfermeira de plantão o fenómeno alérgico se manifesta todos os dias na escola Patrice Lumumba.

Abel Veiga

    26 comentários

26 comentários

  1. Teresa

    31 de Março de 2015 as 4:23

    Senhor doutor por favor. Desde quando é que um médico resolve assunto de mato. Claro que é social, qual é a sua? Tinha dúvidas? Não é por qualquer razão que esta prática e muito observada na zona costeira da Africa.

  2. Fruta de conde

    31 de Março de 2015 as 8:24

    Lá vem o senhor especialista inventar alguma explicação sobre o fenomeno alergia para calar a boca das pessoas. Vamos ver o que vai sair daquela boca. Estes senhores arranjam sempre uma explicação para tudo. Quero ver ele explicar como é que alergia ataca mais meninas do que rapazes, estou ansionso por ouvir esta explicação. O especialista também não se especializou no fenomeno santo. também queremos explicação sobre isso.

  3. MIONGA

    31 de Março de 2015 as 10:16

    O perigo é o silencio do governo!!!

  4. Mash

    31 de Março de 2015 as 11:01

    Já agora convoque um alergologista para tentar descobrir o alergeno! Trata-se de um assunto multidisciplinar em que a igreja católica devia estar envolvida para ajudar-nos a esclarecer esse fenómeno estranho de uma vez por todas. Este é um problema secular quem lê a bíblia percebe bem o que se passa

    • Filho da terra

      1 de Abril de 2015 as 23:24

      Fez-se luz! Finalmente houve alguém com mente iluminada para o assunto.
      Desde quando é que a ciência resolve casos espirituais?
      De facto, quem lê a Bíblia e segue à Deus, entende que há demónios a agirem na vida do povo, que é na sua maioria, endemoniada. Porquê? Devidos as tradições, dos Santos, Jambli, Curandeiros, etc. Quase toda a população de São Tomé e Príncipe, já passou ou passa por casas dos ditos curandeiros, e se esquecem que tais são filhos de Satanás. Consequência? Os seus filhos,netos, serão também filhos do malíquino.
      Porquê que a Igreja Católica não ajuda? Porque os Padres não são nascido de Deus, não têm o Espíto Santo. Como se tem visto, a maioria dos padres vivem na prática das suas próprias vontades, que é a vontade da carne e não a vontade de Deus, e escondem os seus pecados por dentro de uma túnica.
      Apenas aqueles que têm o Espírito Santo podem espulsar os demónios que estão a dar cabo da população e ainda baterem palmas.

  5. Aranca Rabo

    31 de Março de 2015 as 11:37

    Senhor Especialista, Senhor doutor!
    Com o devido respeito, este assunto dos Santos e das alergias nas escolas de S.Tomé e Príncipe não têm nada a ver com a medicina clássica.
    Isto é macumba!.
    Pergunta qual o ponto da situação dos contratos assumidos para se assumir o poder e logo o senhor ficará a saber. Se tiver duvida, vai ficando atento, porque assim que morrerem uma ou mais crianças isto logo vai parar. Faz parte do contrato. É magia negra africana que é trazida para STP por pessoas que normalmente nasceram no Gabão ou nos países vizinhos. Com o Diabo é dê-cá, toma lá.
    O problema é que esta a passar o tempo de ajuste de contas com o Diabo. Eles pululam muito lá para os lados dos muçulmanos.
    O povo que abra o olho e não faça de contas que nada se esta a passar.

  6. 31 de Março de 2015 as 16:50

    Sr. Doutor, por favor…este aqui é mais uma fraude, para fazer calar o povo….espero k este não venha a dizer novamente k é falta de banho….porque que só ataca as crianças, porque k as meninas são a maior vitima, porque que só aconteceu em 2010 á 2012, e agora em 2014 a 2015…reflitamos.

  7. Seabra

    31 de Março de 2015 as 18:39

    Senhor Dr., não creio tratar-se do seu domínio… Os Bruxedos não podem ser prognósticados p nem curados ou tratados pelos medicos clássicos.
    Este fenômeno já deve lhe ter contaminado, caro doutor…a prova é que o senhor dr.foi ao socorro do Bruxo + famoso de STP! Quem?

  8. Filomeno Azevedo

    31 de Março de 2015 as 21:52

    Penso que existe no país muitos especialistas em todos os domínios. Por isso é que o cantor Hailton disse que todo o mundo aqui é doutor.
    Vocês dizem que é macumba, então se têm a capacidade de decifrar que é macumba, então também devem ter a capacidade de propor curas para o fenómeno.
    E se garantem que é algo misterioso, é porque são vocês que introduziram o fenómeno nas escolas. O Governo devia identificar quem são estes que garantem que o fenómeno é macumba, e com chicote obrigar-vos a ir lá curar todas as crianças.
    Bandidos
    Bem Haja STP e Obrigado senhor Professor que voluntariamente veio a S.Tomé apoiar-nos neste fenómeno
    Filomeno Azevedoo

    • Filho da Terra

      1 de Abril de 2015 as 9:02

      Gostei imenso, queremos assim pessoas com alta capacidade de compreensão, não usar comentários Fúteis e acima de tudo inúteis, transformado na politiquice, na minha opinião é de louvar a voluntariedade do Dr. em vir a STP analisar o caso, queremos provas e comentários que sejam de natureza construtiva não de soberbice.

  9. Bruno

    31 de Março de 2015 as 22:41

    Pior que essa coceira, é a mentalidade de alguns individuos. Eu que não acredito em magia negra nem raios de coisas de mato, espero ansiosamente por uma explicação clara de governo.

  10. Maria silva

    1 de Abril de 2015 as 0:34

    Que é feitiço , algo diabólico isto é sem dúvida !
    Que o patrice trovoada é suspeito isto é facto!
    Até porque tds nós sabemos que não precisa ir a china para sabermos que lá se come o arroz!

  11. Alergico

    1 de Abril de 2015 as 8:33

    Srs. Doutores! Vou esclarecer as vossas dúvidas. Bando de ignorantes.
    1- Porquê que só aconteceu em 2010 á 2012 … e 2014 á 2015? Resposta: Tá mais que evidente que existe mão da oposição para desestabilizar o governo.Já deram conta que por via de eleições democráticas não chegam ao poder, mas sim só com assaltos ao poder.

    2- Porquê mais em meninas e menos nos meninos ?
    Resposta: É muito simples,os meninos andam mais cobertos em relação as meninas. e basta tocarem nas ervas que lá foram colocadas por mãos desestabilizadores que espalha pelo corpo todo, e as meninas estão mais vulneráveis por razões que já expliquei.

    • carlos

      1 de Abril de 2015 as 11:25

      Alergio, voce calado é rei.

  12. Santola

    1 de Abril de 2015 as 10:37

    Depois do senhor especialista ter chegado a conclusão que não há motivo para alarme é que todos os santomense devem ficar atentos. Todos nós vimos como é que as crianças ficam com estão com aquela coisa, se não existe explicação cientifica é porque alguma coisa de muito grave está a acontecer nesta terra.A coceira não apareceu do nada. Fiquemos espertos e de olhos bem abertos.

  13. Pedro Sanchez

    1 de Abril de 2015 as 11:33

    Parem e reflitam um pouco!
    Já repararam que em todas essas tragédias, entre alergias, coceiras e santos nas escolas nenhum membro do governo se dignou em deslocar-se à pelo menos uma das escolas para ao menos ouvir e testemunhar a aflição das crianças!
    No dia mais negro desse sofrimento das crianças em cerca de oito escolas, o senhor primeiro ministro Patrice Trovoada foi inaugurar um chafariz publico. Isto é uma vergonha, é uma falta de respeito e falta de consideração para com a população, e claro está, faz de facto aumentar suspeitas em relação a tudo isto que esta a se passar.
    No mínimo o senhor Patrice trovoada que diz ser amigo do povo pequeno deveria visitar os filhos do povo pequeno que estão sofrendo nas escolas e que chegam aos hospitais sem condições nenhuma vendo para os médicos e enfermeiros a dizerem que Portugal ofertou isto, ofertou aquilo mas não tem anti-alérgicos, não tem analgésicos, não tem isto e não tem aquilo,…… uma pouca vergonha.
    Tenho dito!

  14. carlinhos tiny

    1 de Abril de 2015 as 14:11

    Li a noticia e os comentários todos, e cheguei a seguinte conclusão:
    Pior que a arlegia é a mentalidade do homem santomense e a sua forma de pensar. Ainda há muitos a viverem na caverna, confundem a sombra e o sol.

  15. Sr Dr

    1 de Abril de 2015 as 15:47

    Meus senhores, estamos perante uma experiencia clinica…

  16. Para STP

    1 de Abril de 2015 as 16:33

    Esse especialista é mesmo especialista em Dermatologia ou é especialista em mentiras?
    Segundo a frase que o mesmo utiliza deixa tudo muito estranho?
    “No meu entender está identificada a questão” que raio de questão que ele identificou? veio ganhar dinheiro e enganar a sociedade Santomense?

  17. Seabra

    2 de Abril de 2015 as 7:55

    Ora nem menos!!! O médico em questao, veio adormecer a populaçao, e por cima, pago com o dinheiro do povo…gratuitamente, apenas para dizer duas pobres frases.
    A verdade é que o BRUXO està na cabeça de STP ( o pm PT), renovando o seu pacto diabolico, como GURU que ele é , rodeado dos seus adeptos Afonso Varela, José Diogo, Agostinho,N.Lévy….que estao prontos a segui-lo (aparentemente) de olhos fechados, até à entrada doINFERNO, depois de levarem STP e o Povo a catàstrofe total. Aliàs, é o OBJECTIVO ( com o auxilio enorme do povo que lhe deu a rédea).VAMOS pra frente, gentalha…

    • Atento

      2 de Abril de 2015 as 10:04

      Os senhores PARA STP e Seabra, deveriam ter mais cuidado quando se referem a pessoas altamente qualificadas, que chegam á nossa terra através de apoios de institutos públicos e entidades famosas, para descobrirem o que nós não conseguimos descobrir a não ser com soluções de BRUXOS.
      E depois essa do doutor ser pago com dinheiro do povo, somente pode ser com o dinheiro do povo português.
      Coitados dos portugueses sempre a darem a STP e nós sempre a morder nas pernas deles.
      Até nisto somos pequenos, mal agradecidos é o que muitos em STP o são.
      Tenhamos paciência e esperemos pelos resultados que deverão ser anunciados pelas autoridades de STP.
      Um abraço para todos.
      Atento.

      • Seabra

        2 de Abril de 2015 as 18:57

        O rapaz dito Atento acha que em STP não há médicos, biologistas capazes de estudar e analisar o estranho fenômeno? Não tem especialistas competentes?
        Afinal, porque houve a independência de STP?

        • Atento

          6 de Abril de 2015 as 14:24

          rapaz SEABRA.
          Em STP há de tudo.
          Desde burros como tu, e quando não chegarem Angola envia mais burros para STP.
          Perguntas tu rapaz, “Afinal, porque houve a independência de STP?”,
          Rapaz a independência de STP serviu e serve para alguns comerem bem, terem bons carros muitos oferecidos pelos governos que por aqui passam, contas bancárias bem pesadas, e para os pobres nunca deixarem de ser pobres.
          Espero ter respondido á tua última pergunta, RAPAZ.

          • Seabra

            7 de Abril de 2015 as 13:41

            Lamento, mas nao posso dialogar com gentalha como vocessemecê Atento.
            Eu para dialogar com alguém, é preciso que a pessoa tenha o “alicerce “social, refiro-me à educaçao de base. O que nao é o seu caso.
            Quando alguém começa por lhe tentar faltar o respeito, sem que se lhe tenha dado motivos para tal, é que a pessoa ainda nao tem o estrito necessàrio do principio moral, que é a educaçao.
            Nao creio tê-lo tratado de BURRO (embora mereça um tratamento desprezivel, de imbecil que é),ou ter-lhe faltado respeito…fiquemos por ai.
            Cometi o êrro em responder ao seu pobre comentàrio, que permite confirmar o tipo de pessoa que o Atento é!
            Nao me dirija mais uma frase…

  18. DESCAMIZADO

    2 de Abril de 2015 as 9:27

    FENÔMENO ALERGIA

    CARO CONCIDADÃO

    Deixem de brincar com este povo. Nunca em parte Em parte alguma, o estudo sobre uma alergia dessa natureza, que briga com a saúde pública é concluída em três dias. Não estou a duvidar da capacidade do especialista
    A conclusão chegada pelo especialista português na minha opinião foi o seu raciocínio.
    Quem nos garante que num espaço tão curto a tão famosa alergia volte as Escolas do nosso querido País?
    Eu não estou contra a vinda do perito especialista Português que envolve soma de verbas..Isto apesar de ser necessário deveria incluir todos os especialistas Nacionais. Eles deveriam fazer parte integrante da equipa e não de exclusão.Em São Tomé e Príncipe existem especialistas.
    O bruxo existe em S.Tomé e Príncipe,sobretudo no governo liderado pelo sr. Patricie Trovoada. Nunca conheci este e outros fenômenos como santo tão alto neste maravilhoso País. Ainda ontem a dita coceira atingiu adultos de uma forma com menos alarmismo,mais camuflado com relação as crianças.As crianças não deviam ir ainda às escolas.

  19. Coçeira Mental

    2 de Abril de 2015 as 10:31

    Acho que o problema é Coçeira Mental de muita gente que explica tudo com feitiçaria.
    Esperem pelo relatório do especialista ser divulgado pela ministra e depois vomitem á vontade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo