Fenómeno Alérgico: Especialista português garante que não há qualquer perigo para a saúde

Jorge Torgal(na foto), médico português especialista em dermatologia, passou as últimas 48 horas em contacto com o pessoal clínico são-tomense, visitou a escola Preparatória Patrice Lumumba que tem sido o epicentro do fenómeno alérgico, e consultou alguns alunos que foram alvos do fenómeno. «É importante dizer em primeiro lugar que não é nada de preocupante em termos de saúde. É algo que causou alarme social, mas não houve, nem há gravidade para a saúde das crianças», assegurou na tarde de segunda – feira, a saída do encontro com a Ministra da Saúde.

Jorge Torgal, que já desempenhou as funções de Professor catedrático de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal, aproveitou para tranquilizar os pais e encarregados de educação.

O fenómeno não põe em causa a saúde das crianças, e mais importante é que após 48 horas de trabalho, o especialista português conseguiu decifrar as causas do surto alérgico. «Os pais podem estar tranquilos. Cientificamente tem solução. No meu entender está identificada a questão. Mas não é à comunicação social que vou dar a minha opinião final», pontuou, Jorge Torgal.

O especialista português, garantiu que esta terça – feira, entrega a ministra da saúde Maria de Jesus Trovoada e a embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe Paula Silva, o memorandum final do diagnóstico feito ao fenómeno alérgico. Segundo Jorge Torgal, caberá ao ministério da saúde, divulgar a conclusão final.

Explicou que a sua intervenção, é resultado de uma solicitação feita pela embaixada de Portugal, após contactos com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.

No entanto no primeiro período de segunda feira, quando  o especialista realizava trabalhos de pesquisa na escola Patrice Lumumba, pelo menos 5 alunos foram tomados pela alergia. Segundo a equipa de enfermeiros de plantão na escola, 4 são casos novos e 1 é reincidente.

A unidade clínica que foi montada na escola Patrice Lumumba, desde o surgimento do fenómeno, anunciou que em menos de uma semana, foram registados cerca de 250 casos de alergias na escola. Manchas na pele, é um dos sintomas do fenómeno.

A equipa de enfermeiros, alertou que muitos casos ocorreram fora do recinto escolar, e por isso mesmo, não foram registados pela equipa de saúde aí destacada.

Segundo a enfermeira de plantão o fenómeno alérgico se manifesta todos os dias na escola Patrice Lumumba.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Teresa Responder

    Senhor doutor por favor. Desde quando é que um médico resolve assunto de mato. Claro que é social, qual é a sua? Tinha dúvidas? Não é por qualquer razão que esta prática e muito observada na zona costeira da Africa.

  2. img
    Fruta de conde Responder

    Lá vem o senhor especialista inventar alguma explicação sobre o fenomeno alergia para calar a boca das pessoas. Vamos ver o que vai sair daquela boca. Estes senhores arranjam sempre uma explicação para tudo. Quero ver ele explicar como é que alergia ataca mais meninas do que rapazes, estou ansionso por ouvir esta explicação. O especialista também não se especializou no fenomeno santo. também queremos explicação sobre isso.

  3. img
    MIONGA Responder

    O perigo é o silencio do governo!!!

  4. img
    Mash Responder

    Já agora convoque um alergologista para tentar descobrir o alergeno! Trata-se de um assunto multidisciplinar em que a igreja católica devia estar envolvida para ajudar-nos a esclarecer esse fenómeno estranho de uma vez por todas. Este é um problema secular quem lê a bíblia percebe bem o que se passa

    • img
      Filho da terra Responder

      Fez-se luz! Finalmente houve alguém com mente iluminada para o assunto.
      Desde quando é que a ciência resolve casos espirituais?
      De facto, quem lê a Bíblia e segue à Deus, entende que há demónios a agirem na vida do povo, que é na sua maioria, endemoniada. Porquê? Devidos as tradições, dos Santos, Jambli, Curandeiros, etc. Quase toda a população de São Tomé e Príncipe, já passou ou passa por casas dos ditos curandeiros, e se esquecem que tais são filhos de Satanás. Consequência? Os seus filhos,netos, serão também filhos do malíquino.
      Porquê que a Igreja Católica não ajuda? Porque os Padres não são nascido de Deus, não têm o Espíto Santo. Como se tem visto, a maioria dos padres vivem na prática das suas próprias vontades, que é a vontade da carne e não a vontade de Deus, e escondem os seus pecados por dentro de uma túnica.
      Apenas aqueles que têm o Espírito Santo podem espulsar os demónios que estão a dar cabo da população e ainda baterem palmas.

  5. img
    Aranca Rabo Responder

    Senhor Especialista, Senhor doutor!
    Com o devido respeito, este assunto dos Santos e das alergias nas escolas de S.Tomé e Príncipe não têm nada a ver com a medicina clássica.
    Isto é macumba!.
    Pergunta qual o ponto da situação dos contratos assumidos para se assumir o poder e logo o senhor ficará a saber. Se tiver duvida, vai ficando atento, porque assim que morrerem uma ou mais crianças isto logo vai parar. Faz parte do contrato. É magia negra africana que é trazida para STP por pessoas que normalmente nasceram no Gabão ou nos países vizinhos. Com o Diabo é dê-cá, toma lá.
    O problema é que esta a passar o tempo de ajuste de contas com o Diabo. Eles pululam muito lá para os lados dos muçulmanos.
    O povo que abra o olho e não faça de contas que nada se esta a passar.

  6. img
    Responder

    Sr. Doutor, por favor…este aqui é mais uma fraude, para fazer calar o povo….espero k este não venha a dizer novamente k é falta de banho….porque que só ataca as crianças, porque k as meninas são a maior vitima, porque que só aconteceu em 2010 á 2012, e agora em 2014 a 2015…reflitamos.

  7. img
    Seabra Responder

    Senhor Dr., não creio tratar-se do seu domínio… Os Bruxedos não podem ser prognósticados p nem curados ou tratados pelos medicos clássicos.
    Este fenômeno já deve lhe ter contaminado, caro doutor…a prova é que o senhor dr.foi ao socorro do Bruxo + famoso de STP! Quem?

  8. img
    Filomeno Azevedo Responder

    Penso que existe no país muitos especialistas em todos os domínios. Por isso é que o cantor Hailton disse que todo o mundo aqui é doutor.
    Vocês dizem que é macumba, então se têm a capacidade de decifrar que é macumba, então também devem ter a capacidade de propor curas para o fenómeno.
    E se garantem que é algo misterioso, é porque são vocês que introduziram o fenómeno nas escolas. O Governo devia identificar quem são estes que garantem que o fenómeno é macumba, e com chicote obrigar-vos a ir lá curar todas as crianças.
    Bandidos
    Bem Haja STP e Obrigado senhor Professor que voluntariamente veio a S.Tomé apoiar-nos neste fenómeno
    Filomeno Azevedoo

    • img
      Filho da Terra Responder

      Gostei imenso, queremos assim pessoas com alta capacidade de compreensão, não usar comentários Fúteis e acima de tudo inúteis, transformado na politiquice, na minha opinião é de louvar a voluntariedade do Dr. em vir a STP analisar o caso, queremos provas e comentários que sejam de natureza construtiva não de soberbice.

  9. img
    Bruno Responder

    Pior que essa coceira, é a mentalidade de alguns individuos. Eu que não acredito em magia negra nem raios de coisas de mato, espero ansiosamente por uma explicação clara de governo.

  10. img
    Maria silva Responder

    Que é feitiço , algo diabólico isto é sem dúvida !
    Que o patrice trovoada é suspeito isto é facto!
    Até porque tds nós sabemos que não precisa ir a china para sabermos que lá se come o arroz!

  11. img
    Alergico Responder

    Srs. Doutores! Vou esclarecer as vossas dúvidas. Bando de ignorantes.
    1- Porquê que só aconteceu em 2010 á 2012 … e 2014 á 2015? Resposta: Tá mais que evidente que existe mão da oposição para desestabilizar o governo.Já deram conta que por via de eleições democráticas não chegam ao poder, mas sim só com assaltos ao poder.

    2- Porquê mais em meninas e menos nos meninos ?
    Resposta: É muito simples,os meninos andam mais cobertos em relação as meninas. e basta tocarem nas ervas que lá foram colocadas por mãos desestabilizadores que espalha pelo corpo todo, e as meninas estão mais vulneráveis por razões que já expliquei.

    • img
      carlos Responder

      Alergio, voce calado é rei.

  12. img
    Santola Responder

    Depois do senhor especialista ter chegado a conclusão que não há motivo para alarme é que todos os santomense devem ficar atentos. Todos nós vimos como é que as crianças ficam com estão com aquela coisa, se não existe explicação cientifica é porque alguma coisa de muito grave está a acontecer nesta terra.A coceira não apareceu do nada. Fiquemos espertos e de olhos bem abertos.

  13. img
    Pedro Sanchez Responder

    Parem e reflitam um pouco!
    Já repararam que em todas essas tragédias, entre alergias, coceiras e santos nas escolas nenhum membro do governo se dignou em deslocar-se à pelo menos uma das escolas para ao menos ouvir e testemunhar a aflição das crianças!
    No dia mais negro desse sofrimento das crianças em cerca de oito escolas, o senhor primeiro ministro Patrice Trovoada foi inaugurar um chafariz publico. Isto é uma vergonha, é uma falta de respeito e falta de consideração para com a população, e claro está, faz de facto aumentar suspeitas em relação a tudo isto que esta a se passar.
    No mínimo o senhor Patrice trovoada que diz ser amigo do povo pequeno deveria visitar os filhos do povo pequeno que estão sofrendo nas escolas e que chegam aos hospitais sem condições nenhuma vendo para os médicos e enfermeiros a dizerem que Portugal ofertou isto, ofertou aquilo mas não tem anti-alérgicos, não tem analgésicos, não tem isto e não tem aquilo,…… uma pouca vergonha.
    Tenho dito!

  14. img
    carlinhos tiny Responder

    Li a noticia e os comentários todos, e cheguei a seguinte conclusão:
    Pior que a arlegia é a mentalidade do homem santomense e a sua forma de pensar. Ainda há muitos a viverem na caverna, confundem a sombra e o sol.

  15. img
    Sr Dr Responder

    Meus senhores, estamos perante uma experiencia clinica…

  16. img
    Para STP Responder

    Esse especialista é mesmo especialista em Dermatologia ou é especialista em mentiras?
    Segundo a frase que o mesmo utiliza deixa tudo muito estranho?
    “No meu entender está identificada a questão” que raio de questão que ele identificou? veio ganhar dinheiro e enganar a sociedade Santomense?

  17. img
    Seabra Responder

    Ora nem menos!!! O médico em questao, veio adormecer a populaçao, e por cima, pago com o dinheiro do povo…gratuitamente, apenas para dizer duas pobres frases.
    A verdade é que o BRUXO està na cabeça de STP ( o pm PT), renovando o seu pacto diabolico, como GURU que ele é , rodeado dos seus adeptos Afonso Varela, José Diogo, Agostinho,N.Lévy….que estao prontos a segui-lo (aparentemente) de olhos fechados, até à entrada doINFERNO, depois de levarem STP e o Povo a catàstrofe total. Aliàs, é o OBJECTIVO ( com o auxilio enorme do povo que lhe deu a rédea).VAMOS pra frente, gentalha…

    • img
      Atento Responder

      Os senhores PARA STP e Seabra, deveriam ter mais cuidado quando se referem a pessoas altamente qualificadas, que chegam á nossa terra através de apoios de institutos públicos e entidades famosas, para descobrirem o que nós não conseguimos descobrir a não ser com soluções de BRUXOS.
      E depois essa do doutor ser pago com dinheiro do povo, somente pode ser com o dinheiro do povo português.
      Coitados dos portugueses sempre a darem a STP e nós sempre a morder nas pernas deles.
      Até nisto somos pequenos, mal agradecidos é o que muitos em STP o são.
      Tenhamos paciência e esperemos pelos resultados que deverão ser anunciados pelas autoridades de STP.
      Um abraço para todos.
      Atento.

      • img
        Seabra Responder

        O rapaz dito Atento acha que em STP não há médicos, biologistas capazes de estudar e analisar o estranho fenômeno? Não tem especialistas competentes?
        Afinal, porque houve a independência de STP?

        • img
          Atento Responder

          rapaz SEABRA.
          Em STP há de tudo.
          Desde burros como tu, e quando não chegarem Angola envia mais burros para STP.
          Perguntas tu rapaz, “Afinal, porque houve a independência de STP?”,
          Rapaz a independência de STP serviu e serve para alguns comerem bem, terem bons carros muitos oferecidos pelos governos que por aqui passam, contas bancárias bem pesadas, e para os pobres nunca deixarem de ser pobres.
          Espero ter respondido á tua última pergunta, RAPAZ.

          • img
            Seabra

            Lamento, mas nao posso dialogar com gentalha como vocessemecê Atento.
            Eu para dialogar com alguém, é preciso que a pessoa tenha o “alicerce “social, refiro-me à educaçao de base. O que nao é o seu caso.
            Quando alguém começa por lhe tentar faltar o respeito, sem que se lhe tenha dado motivos para tal, é que a pessoa ainda nao tem o estrito necessàrio do principio moral, que é a educaçao.
            Nao creio tê-lo tratado de BURRO (embora mereça um tratamento desprezivel, de imbecil que é),ou ter-lhe faltado respeito…fiquemos por ai.
            Cometi o êrro em responder ao seu pobre comentàrio, que permite confirmar o tipo de pessoa que o Atento é!
            Nao me dirija mais uma frase…

  18. img
    DESCAMIZADO Responder

    FENÔMENO ALERGIA

    CARO CONCIDADÃO

    Deixem de brincar com este povo. Nunca em parte Em parte alguma, o estudo sobre uma alergia dessa natureza, que briga com a saúde pública é concluída em três dias. Não estou a duvidar da capacidade do especialista
    A conclusão chegada pelo especialista português na minha opinião foi o seu raciocínio.
    Quem nos garante que num espaço tão curto a tão famosa alergia volte as Escolas do nosso querido País?
    Eu não estou contra a vinda do perito especialista Português que envolve soma de verbas..Isto apesar de ser necessário deveria incluir todos os especialistas Nacionais. Eles deveriam fazer parte integrante da equipa e não de exclusão.Em São Tomé e Príncipe existem especialistas.
    O bruxo existe em S.Tomé e Príncipe,sobretudo no governo liderado pelo sr. Patricie Trovoada. Nunca conheci este e outros fenômenos como santo tão alto neste maravilhoso País. Ainda ontem a dita coceira atingiu adultos de uma forma com menos alarmismo,mais camuflado com relação as crianças.As crianças não deviam ir ainda às escolas.

  19. img
    Coçeira Mental Responder

    Acho que o problema é Coçeira Mental de muita gente que explica tudo com feitiçaria.
    Esperem pelo relatório do especialista ser divulgado pela ministra e depois vomitem á vontade.

Deixe um comentario

*