Destaques

Mais um dia ALÉRGICO na Escola Preparatória Patrice Lumumba

Na segunda – feira, 23 de Março  pelo menos 5 carrinhas repletas de alunos da escola Preparatória Patrice Lumumba, desembocaram no Banco de Urgências do Hospital Ayres de Menezes pedindo socorro.

Dezenas de alunos tinham sido atacados por uma alegada alergia. O mesmo fenómeno dito alérgico já se tinha manifestado na escola Patrice Lumumba na passada quarta – feira. Na altura, pelo menos 6 carrinhas repletas de alunos entraram no hospital central em busca de socorro.

No ataque dito alérgico de segunda – feira, depois de receberem os primeiros socorros no banco de urgência do hospital central, os alunos afectados foram postos em quarentena na enfermaria criada para receber os casos suspeitos de  Ébola.

No local, o Téla Nón testemunhou a aflição de alguns pais e encarregados de educação, face ao súbito fenómeno alegadamente alérgico que ameaça comprometer o rendimento escolar de dezenas de alunos da maior escola secundária do país, Patrice Lumumba.

O Téla Nón apurou no hospital central, de que clinicamente ainda não há estudos ou exames laboratoriais, feitos em São Tomé, que possam esclarecer ou identificar o fenómeno como sendo fruto de alergias, nem tão pouco qual a sua origem.

No entanto por causa do primeiro surto registado na passada quarta – feira, e que provocou a suspensão das aulas, a escola Patrice Lumumba foi alvo de uma grande campanha de limpeza, sobretudo nas salas de aulas. Uma medida que visou eliminar os fungos, bactérias, insectos ou poeiras, que estariam a provocar a dita alergia.

O certo é que após a profunda limpeza e desinfecção já nesta segunda – feira, primeiro dia de aulas da semana, dezenas de alunos voltaram a entrar em pânico.

Note-se que o dito fenómeno alérgico que começou na passada quarta – feira na escola preparatória Patrice Lumumba, junta-se a outro mais antigo, que tem comprometido o processo de ensino e aprendizagem nas escolas secundárias do país. Trata-se do fenómeno transe, conhecido localmente por “montá”, que voltou a se manifestar periodicamente nas escolas.

O Téla Nón apurou que na última manifestação de transe na escola secundária de Santana, uma das alunas alegadamente apossada por espíritos, só se expressava em língua francesa.

Abel Veiga

 

24 Comments

24 Comments

  1. Santola

    24 de Março de 2015 at 8:20

    Num país sério o governo na pessoa do ministro de educação Olinto Daio já sério chamado pela oposição ao parlamento para explicar o que se está a passar nas escolas. Primeiro santo, agora alergia, assim não dá.Se o governo não tomar proviedencia, os país devem sair a rua e manifestar, pois é a vidas dos nossos filhos que está em risco. As coisas estão cada vez mais estranha nesta terra, já sair do alerta verde para alerta vermelho. Santo/Alergia???Coincidencia a mais.

  2. Fala Verdade

    24 de Março de 2015 at 8:48

    Eu sou da opinião que o Olinto Daio deve se demitir. Ora vejamos, em 2011 quando o mesmo estava no poder era o famoso SANTO, ele volta ao poder em 2014 surge a famosa alergia. Acho eu que o Olinto Daio tem pacto com o diabo e o diabo lhe exige certas coisas e que ele deve cumprir. É pena que são as nossas crianças que estão a pagar por isso. O Olinto não tem filho e portanto não pode dar ao diabo, neste caso só resta as nossas crianças.
    Esses pais deveriam ir tocar djambi na escola preparatória para se descobrir o que se passa na realidade.
    HAver vamos

  3. Seabra

    24 de Março de 2015 at 8:54

    Parece que a sociedade de STP recebeu uma praga, desde que està sendo dirigida pelo governo ADI- Trovoada.
    A Sociedade està condenada…jà dizia a filosofa russa américana Ayn Rand, nos anos 1920, que fugiu da Rùssia, como judia prseguida.
    Curioso é , que é ainda (infelizmente )da atualidade, tal reflexao, que responde exatamente à situaçao atual de STP . Eis o que segue:
    ” Quando você perceber que para produzir, precisa obter autorizaçao de quem nao produz nada,quando comprovar que o dinheiro flui para quem NEGOCIA, nao com bens mas com favores , quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo TRABALHO e que as LEIS nao nos protegem deles, mas pelo contràrio, mas sao eles que estao protegidos de você, quando perceber que a corrupçao é RECOMPENSADA e a HONESTIDADE se converte em AUTO-SACRIFICIO…entao poderà AFIRMAR sem temor de ÊRRO, que a SOCIEDADE està CONDENADA”.
    Para quem tem um pouco da massa cinzenta, pode analizar sobre e compreender esta inteligente REFLEXAO, muito justa para STP.
    Eis como se encontra a sociedade, quando é o proprio POVO a condenà-la pela sua péssima aposta em troca de uns quilinhos de ARROZ, de TECHNOLOGIA, e de alguns miseros TROCADOS ….o BANHO!!!
    ….Triste e lamentàvel.

    • O Grande Livro

      24 de Março de 2015 at 16:56

      Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
      (Biblia Sagrada, Isaias 5:30)

    • O Grande Livro

      24 de Março de 2015 at 17:06

      1 Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis.
      2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião.
      3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem.
      4 Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;

      (Biblia Sagrada, 2 Timóteo 3 (NTLH))

    • O Revolucionário

      24 de Março de 2015 at 18:27

      Caro Seabra! Regozijo-me com a tua rica observação, mas devo dizer que em partes não concordo contigo. Porquê? Quando se esta fazendo uma reflexão ou mesmo dando uma opinião, não se pode apenas assumir a posição de um acusador, mas também de um Júri. Pois quero assim dizer que, quando referes “Parece que a sociedade de STP recebeu uma praga, desde que esta sendo dirigida pelo governo ADI- Trovoada”, devo te dizer que não estas a ponderar as outras hipóteses que por detrás se escondem. Já paraste para pensar o seguinte: Será que não é outro partido da oposição que tem feito coisas dessas como forma de prejudicar uma boa gestão da coisa pública a que esta encarregue o partido ADI? Porque razão sempre que ADI assumi a responsabilidade de gerir STP coisas dessas acontecem e o partido da oposição não manifesta como forma de apoiar ao invés de abster ou apenas criticar? Afinal o que podemos dizer: A Assembleia esta composta apenas por deputados da ADI ou também de outros partidos? O que estão esses ditos representantes do povo a fazer? Afinal não foram para trabalhar em prol do povo de STP? Não podemos apenas criticar um lado sem olhar para outro, pois são as duas partes da tesoura que cortam e não apenas uma. Sei que és inteligente e vais entender o que quero dizer com essa expressão.. Um abraço e continue em frente mas ponderando as situações…

    • Justiceiro

      25 de Março de 2015 at 10:09

      Concordo Pleno consigo O Revolucionário, mas acho que o tal seabra são daqueles que tem a mente curta e não está bem no seu juizo perfeito, mas contudo es inteligente, mas não esquece que está praga está ca presente desde o anterior governo, mas na minha opinião o ministro da educação Olinto Daio não tem nada haver com isso simplesmente disso, temos que analizar as coisas, temos q ser ponderado.

    • Seabra

      25 de Março de 2015 at 10:34

      Justiceiro, queria apenas dizê-lo de refletir sobre este provérbio, pode-lhe ser ùtil nas proximas vezes:
      ” no jogo da garrafa, pedra nao entra…”
      Passe um bom dia, e và buscar a “cota” que lhe pagam para defender mal e porcamente o seu lider PT.

    • Seabra

      25 de Março de 2015 at 10:28

      Caro Revolucionàrio, apraz-me ler comentàrios feitos com “cabeça, tronco e membros”, agradeço-lhe.De facto tem razao!
      Creio que devemos ser justos na “observância”de uma situaçao, tanto mais que se trata aqui do que vai de uma sociedade, de um pais – STP- de um povo…é de uma importância capital, de se ser JUSTO e CREDIVEL, sem tomar posiçoes partidàrias. Até ai, estàmos de acordo.
      Quero apenas realçar um aspecto”non négligeable”, à proposito da metàstese do ADI- TRovoada, no PODER.Vejàmos:
      – ADI é a maioria absoluta(com todos os seus USOS e ABUSOS que todos conhecem),
      – Ideologia politica da ADI, do
      regime AUTO-TOTALITARIO, dirigida com a mao de fêrro pelo ditador (je mesure mes mots…)Patrice Trovoada e os seus CAPATAZES(uns mais brutos e ordinàrios do que os outros, ex. L. Nazaré),
      – Abuso de PODER, onde se utiliza a força da ordem, militares, policias, para intimidar os que tentam denunciar o sistema (infelizmente, nao conheço ainda alguém de determinado , valente e corajoso em STP, que esteja pronto a dar a sua vida para ver esta situaçao politico-social, mudar definitivamente de rumo…neste momento, faz falha que STP nao tenha passado por esta étape de experiência,o POVO nao està esclarecido…)
      – Manipulaçao e Corrupçao em todas as gavetas deste governo, começando pelo pm, P.Trovoada (embora ele consiga sempre tirar partido a proveito… tendo simpatizantes, mesmo no campo da oposiçao…serà feitiço? serà interesse pessoal? serà admiraçao pelo talento dele CAMBALACHOSO ? Mistério…) e todos o sabem BEM.
      Enfim, tantos outros aspectos, que nao posso enumerà-los todos.
      Note ,caro Revolucionàrio, quando falo deste individuo, refiro-me ao que ele representa como HOMEM POLITICO RESPONSAVEL de um cargo de ALTA PATENTE, diferente , de perfil extrêmamente DUVIDOSA e ESTRANHA. O que fez ele, o P.T. para merecer toda esta CURIOSIDADE, esta confiança( segundo a opçao do POVO pequeno- como diz-se em STP). Porquê ele, um estrangeiro (mesmo sendo de pai e mae de STP), que mal sabe falar a lingua oficial do pais, a lingua de contacto, o PORTUGUÊS!?
      O amigo Revolucionàrio pode admitir , que ele é o ùnico dirigente, com alto cargo politico, que nunca està em STP quando nao ocupa tal posto, é o ùnico a ter posto uma queixa contra STP e os seus dirigentes, junto da CPI, é o ùnico a ousar levar mercenàrios e deputados Tugas (outrora colon, digo inimigo, embora sejam hoje amigos…normal, os anos passaram), durante a campanha eleitoral, sem vergonha, a se imiscuirem nos problemas internos de STP.Ultimamente, ousou descaradamente, depositar um dossiê de Corrupçao junto do Tribunal de G.I. de STP contra o precedente governo,ora que ele mesmo tem queixa-crime dos actos que ele cometeu em STP, durante os vàrios anos das vàrias ocupaçoes dele no poder (desvios de bens do Estado, Corrupçao, Negociatas do pais para o bolso dele, abusos de toda a ORDEM). Ele bate o RECORD, por esta e mais questoes é que eu quis chamar e tenho estado a chamar à atençao sobre o PERIGO que Patrice e os seus CAPATAZES representam para STP e o seu POVO pequeno.
      Nao quer isto dizer que esqueci-me dos perigos, eventuais, que os outros partidos possam e podem representar…mas entre nos, aqueles sao menos perigosos (a meu ver). Todos eles representam um so PT, isto porque o combate desta familia é de se servir de STP e nao de TRABALHAR para que STP possa progredir.
      Para os Trovoada, STP é uma fonte para aquilo que eles nunca fora e querem ser, a todo o custo,sem trabalho( tal como diz a filosofa russa Ayn Rand).Eles nao trabalham para STP mas sim para eles…e por cima, sao muito maquiavélicos, intriguistas, servindo-se sempre de Vitimizaçao,pondo uns contra os outros, enquanto esta CONFUSAO , vao ROUBANDO.
      Revolucionàrio, nao se pode combater so numa ALA (estou plenamente de acordo consigo), mas estou certa, absolutamente certa, que se se MATAR esta serpente de 7 cabeças, é mais fàcil combater as que têm so uma cabeça.
      Espero ter sido clara, nesta longa explicaçao, que tentei resumir…impossivel!!!
      Outro abraço para si, caro Revolucionàrion, juntos penso que seriàmos muito eficazes.
      Graças ao téla non, encontrei um bom parceiro de combate “por escrito”.Obrigadissimo!!!

    • Justiceiro

      25 de Março de 2015 at 10:02

      Vc já é uma praga, mente fraca, esqueceste que esse tipo de coisa, está ca com o anterior governo, Patrice Trovoada não pode agradar a todos.

  4. HT

    24 de Março de 2015 at 10:18

    Encerrem a escola, pelo menos um mês e faz um apanhado geral, dês dos alimentos mal protegidos, a venda no portão da escola até as limpezas etc. Acho que STP tem pessoas competentes para isso…

  5. Manuel Pinto Morais de Sousa

    24 de Março de 2015 at 10:21

    Este é um dos resultados da maioria. Este governo é governo diabólico. Coincidência parece ser demais e dá para acreditar. Sempre que o ADI e encabeçado pelo Sr. Patrice Trovoada está no poder coisas estranhas acontecem nas escolas sobretudo no Patrice Trovoada.

    • Justiceiro

      25 de Março de 2015 at 10:10

      Concordo Pleno consigo O Revolucionário, mas acho que o tal seabra são daqueles que tem a mente curta e não está bem no seu juizo perfeito, mas contudo es inteligente, mas não esquece que está praga está ca presente desde o anterior governo, mas na minha opinião o ministro da educação Olinto Daio não tem nada haver com isso simplesmente disso, temos que analizar as coisas, temos q ser ponderado.

  6. João Pinto

    24 de Março de 2015 at 10:21

    Podem não preocupar mto com essa de alergia, de transe (santo) nas escolas porque o Governo sabe as origens de tudo isso.
    Onde estão os militares que deram golpe do estado ao Miguel Trovoada?
    Por isso, que digo com coisas dessas a acontecer nas escolas o Chefe de Governo não fez nem está interessado a fazer qualquer comunicação ao respeito. Porque ele está por dentro das origens desses males.

  7. Maria silva

    24 de Março de 2015 at 10:32

    Língua francesa?
    Muito suspeito não ?
    Coincidência ou não , é a língua oficial de primeiro ministro !!
    Protejanos senhor DEUS!

  8. André

    24 de Março de 2015 at 10:34

    Meu caro amigo, este governo é uma fantasia. Eu tenho pena em dizer isto pois fui daqueles que acreditou, mais uma vez, na reviravolta no nosso país. Este país está uma autêntica brincadeira de mau gosto. Num país sério este senhor Olinto Daio alguma vez seria ministro da educação? Num país sério este senhor Carlos Stock seria ministro da defesa? Ouvi este senhor a ler um pequeno texto na presença do ministro de defesa de Portugal e senti-me envergonhado. Nem ler este senhor consegue fazer em condições dignas. Como é possível que ponham este senhor ministro da defesa do meu país? Que porra é esta? Já nem vergonha posso ter e só peço a Deus que os meus filhos saiam daqui para fora desta porcaria que já cheira mal. Estou indignado com tudo isto. Não existe um único ministro neste governo que saiba ou tenha noção exata daquilo que esteja a fazer.
    Estamos fodidos e mal pagas.

    • Justiceiro

      25 de Março de 2015 at 10:13

      deixa de ser parvo ignorante que culpa este governo tem nisso?, mas acho que o tal são daqueles que tem a mente curta e não está bem no seu juizo perfeito, mas contudo es inteligente, mas não esquece que está praga está ca presente desde o anterior governo, mas na minha opinião o ministro da educação Olinto Daio não tem nada haver com isso simplesmente disso, temos que analizar as coisas, temos q ser ponderado.

  9. Maria de Fatima Santos

    24 de Março de 2015 at 10:56

    Poderia ser o famoso “macunja”? Quem sabe? Ha que abordar todas as possiveis causas

  10. Aranca Rabo

    24 de Março de 2015 at 10:59

    Plenamente de acordo Senhor Santola. Num país sério isto na verdade já deveria constituir preocupação do governo. Nem no que diz respeito as alerginas nas crianças nem no que diz respeito aos “Santos” nas escolas. No entanto, la foi o governo fazer dividas junto da firma CEFAO para adquirir viaturas para os tribunais. Viaturas que custaram o olho da carra, enquanto cacau esta a queimar no mato por falta de cal, sultafo e outros insumos. Pior ainda é quando o paspalho do ministro da justiça, aquele oportunista politico vem anunciar que a aquisiçao dessas viaturas faz parte de “formaçao” aos magistrados. Ou ele não sabe o que fala ou em bons modos soube insultas os magistrados. Outra aberrarão é quando o presidente do supremo tribunal agradece a recepção das viaturas como quem estivesse a se bajular perante o governo. Oh senhor Bandeira, ao menos uma vez na vida seja homem e fique a saber que o senhor também é o esteio de um dos órgãos de soberania pilar da democracia. Sinceramente este meu pais é uma vergonha.

  11. Problem

    24 de Março de 2015 at 10:59

    O país está mal, o país está mal. Tudo o que tem nome existe. Povo abram os olhos,muita coisa estranha está a se passar nesta terra santa desde a entrada do ADI no poder. Vocês hão de concordar comigo que o caso de santo e agora esta estranha alergia são conscidencias a mais. alguma coisa estranha se passa meu povo, e coisa boa não é.
    O demónio anda sempre atrás de quem tem ansia do poder, e ele dá poder, mas quer concerteza algo em troca. Quem tem olhos que veja, quem tem ouvido que ouça.

  12. Justiceiros

    25 de Março de 2015 at 10:00

    Deixem de ser parvo mediucres gente, vcs acham que Olinto Daio é responsavel pela doença que ataca as pessoas nas escolas, não esquecem que esses tipos de coisas veio com o anterior Governo de Gabriel Costa deixem de ser ignorantes.

  13. Seabra

    25 de Março de 2015 at 10:48

    A expressao do senhor Justiceiro deixa a desejar…decididamente, todos os defensores do PT têm uma escrita claudicante…sao péssimos, exprimem-se porcamente MAL, falta-lhes muita instruçao, a cultura geral….enfim!
    Nada se compreende na mensagem que querem fazer passar, para além de se aperceber que hà uma certa agressividade na linguagem deles. Aliàs, é o estilo de comunicaçao da ADI, começando pelo seu lider…passando pelo seu secretàrio Levy Nazaré.
    Mediucres=mediocres
    esses tipos de coisas= esse tipo de coisas.
    anterior governo = governo anterior (é a forma correcta).
    Revolucionàrio, outra expressao a refletir :”contra factos nao hà argumentos”( o seu “graozinho” de cérebro vai compreender? Leve o tempo necessàrio, 2 ou 3 meses, mas tente comprender).

  14. Maria de Fatima Santos

    25 de Março de 2015 at 15:26

    Já é hora do Estado tomar uma atitude perante o que esta a acontecer. O Estado tem que dizer/esclarecer o Povo o que se está a passar. O Governo principalmente (Executivo) deve uma explicacao ao Seu Povo (da mesma forma como propaga o seu populismo barato na TV e Radio eestatais todos os dias). Tem que fazer alguma coisa! Afinal tudo é possível resolver sem orçamento

  15. Estou Pasma

    25 de Março de 2015 at 15:38

    Seja o que for que esteja acontecendo quando algo parecido acontece num PAÍS, de verdade, as autoridades Publicas se apoderam para encontrar uma solução. Meu Deus! Tenho lagrimas nos olhos escrevendo este comentário. Sou mãe. Aflige-me o coração. Vendo os jornais televisivos do País ficamos a espera que haja uma explicação, ou uma tentativa de explicação, medidas a serem tomadas… Mas infelizmente não se vê nada. Fala-se de vez em quando como notícia de segundo plano. Passe 50 segundos a falar do assunto de saúde pública e 4 minutos ou mais a falar da Assembleia Geral da ADI no Príncipe. Credo que país? Estou tornando-me incrédula….

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top