Carta Aberta a Silvestre Leite

Gostava que o juiz tivesse o acesso livre e directo à internet e que o tribunal dispusesse da sua intranet, protegida de intrusões, de qualquer tipo, imune ao acesso de todos os que não fossem juízes e funcionários dos tribunais.

Meu Caro Silvestre Leite.

Os grandes Homens, fazem grandes obras.

A tarefa que te recai sobre os ombros é muito pesada e quase incomensurável.

Todas as tuas capacidades e energias serão esgotadas nesta enorme mas aliciante tarefa, a de fazer juízes, enérgicos, corajosos, sabedores da lei e justos.

A de ser o “pai” da justiça moderna do nosso País. O Povo vai-te agradecer, por lhes dares segurança e defesa dos seus direitos, os malabaristas e corruptos vão primeiro tentar deitar-te a baixo, depois denegrir o teu trabalho, ofender a tua pessoa, mas vão temer-te, os políticos e governantes, vão tentar diminuir a tua liberdade de actuação e consciência, vão querer estrangular o teu trabalho, privar-te dos meios económicos que devem fazer funcionar os teus serviços e dos de ti dependem, mas todos te lembrarão com respeito, pois o teu legado será perene.

Depois da “justiça revoluciconária” do povo, da “faciosa justiça” do partido político, da subserviente “justiça” do  ministério e do ministro da justiça, depois de todas as “injustiças” cabe-te a vez de fazeres a JUSTIÇA para o povo, a justiça de juízes capazes, sabedores, independenetes e justos. Meu amigo ésta é a tarefa mais difícil. Tens de moldar o homem para resistir às tentações dos convites a coisas que degeneram os juízes, e tens de formar juízes equilibrados, sabedores e justos, juízes incorruptíveis, corajosos, juízes de bom coração, sensatos, porque julgar outros é a tarefa mais solitária de todas as tarefas do homem. È aquela tarefa que só a lei e consciência ditam ao homem.

Da nossa conversa resulta com orgulho para mim poder dizer que “temos homem” para o cargo.

As tuas qualidades humanas e de homem de leis, farão sair da forja excelentes juízes.

Como Juizes que somos,

Teremos de eleborar a sentença sobre o dossier formação.

Sabes que sem ovos não há omeletes e digo mais, sem galinhas não há ovos. [temos de saber quanto dinheiro teremos para a obra e quem controla o dinheiro]

Assim teremos de saber quem é e onde está a galinha dos teus ovos de ouro da formação.

Estou a pensar em algo de ambicioso, mas que poderá ser o teu embrião de um centro de formação de magistrados.

Assim,

Formar juizes não é formar professores de direito, precisas de técnicos de direito, homens de ciência e praticos, que saibam dizer a justiça que o povo exige e lhes demanda, e dizer a justiça em tempo. [uma justiça tardia é também injustiça]

Assim, estes homens não devem frequentar cursos de formação, já são formados, mas sim exercitarem-se na arte [que é também arte a sentença] de julgar.

Gostava, enquanto o juiz é preparado para julgar, que cada um fosse dotado do seu computador pessoal, só assim pode treinar-se a escrever e organizar as suas decisões, guardar os seus manuais e fazer as suas “xocas”. [para isso temos de definir qual o melhor computador para cada um]

Gostava que cada juiz durante toda a formação estivesse dotado dos seus códigos e fontes jurídicas, [para isso temos de ter os códigos e livros de direito, e temos de ter um sítio da internet onde as decisões estejam publicadas, as de primeira instãncia e as dos tribunais superiores] a sentença logo que proferida pelo juiz, deixa de ser a sentença dele, para ser a das partes pleiteantes e de todos os demais cidadãos.

Gostava que o juiz tivesse o acesso livre e directo à internet e que o tribunal dispusesse da sua intranet, protegida de intrusões, de qualquer tipo, imune ao acesso de todos os que não fossem juízes e funcionários dos tribunais.

Que cada juiz fosse identificado pelo seu cartão magnético de acesso privativo ao seu tribunal ou juízo, de modo a que a sua sentença, em suporte digital estivesse assegurada como fidedigna. [se vais construir a justiça do país constróis logo numa visão abrangente a justiça de agora e do futuro]

Que cada gabinete estivesse dotado de fax e impressora, de acesso à net, e que celebrasses protocolos de acesso às fontes e bases de dados jurídicas. [para isso precisas de uma rede própria, com capacidade de criar conteúdos e de se autosustentar e desenvolver]

Que a cada juiz fosse permitido o contaco e acesso pela net ao juiz do gabinete do lado e ao juiz português, angolano, caboverdeano ou outro do mundo. [para isso terás de celebrar protocolos]

Que como presidente do Supremo, e os teus colegas juízes conselheiros, lessem a sentença em recurso em ficheiro informático, para ganhos de escala, rapidez nas decisões em recurso, formação de jurisprudência a seguir.

Meu caro,

Estou contigo na caminhada, e podes fazer tudo isso, como é teu desejo, no nosso País, de perto, de maneira que o crescimento da formação dos juizes e a  instalação dos meios seja directamente obra tua.

E compreendo a tua angustia e dela comungo, os governantes exigem mas emperram, o povo exige que se faça justiça e que esta funcione e desconfiam dos juizes. Tens de levar o povo a confiar nos juízes e os corruptos a temer a justiça dos juizes.

Meu amigo vamos à obra.

Temos de saber quando começar. [e nunca é cedo demais] Temos de saber como vamos começar.

Temos de saber quanto dinheiro teremos [djêlu só cu sá matxi pá tudo quá] para a obra.

Temos de saber se és Tu meu grande amigo, que vais controlar os meios financeiros, porque só a independência financeira será determinante da boa e completa obra.

Estarei sempre ao teu inteiro e permanente dispôr e tu conta sempre comigo.

Manda-me as informações o mais depressa que puderes, o tempo urge e esgota-se e os ministros de hoje poderão não ser os de amanhâ.

Se precisares de engenharia financeira e de memorandos para o acesso às fontes de financiamento, de dossiês de candidatura às fontes de financiamento internacional, diz que existe capacidade e o corpo tecnico está preparado para o fazer imediatamente.

Diz de quanto dinheiro vamos dispôr para a tarefa e quando o teremos à disposição.

[sugeria que as verbas fossem colocadas em conta exclusiva do Supremo com a autononia para a sua gestão, só a tua independência finaceira te levara á conclusão da obra de teres juizes independentes]

Aguardo a tua breve resposta, mas não demores, para saber se afinal estava acordado e ter esperança no futuro de santomé ou se afinal sonhei acordado.

Abraço do

Carlos Semedo

Dirijo-me a V. Ex.ª num apelo pessoal e institucional.

Estou totalmente empenhado em criar no meu País a Escola de Formação de Magistrados, uma necessidade imperiosa e necessária, para dotar São Tomé e Príncipe de Juízes capazes de julgar com independência, imparcialidade e saber.

Os nossos tribunais estão mal apetrechados e temos diversas carências em materiais e condições de trabalho, precisamos de computadores, de impressoras, de livros, mas do que mais precisamos é de formação de Magistrados. Sem os homens e mulheres de boa vontade e coragem que abraçam a missão de julgar no meu País, sem uma formação feita com e na proximidade das questões e gentes para que deve ser feita a Justiça que anseiam e pedem, sem a sua imperiosa e necessária preparação de base e avançada na arte de saber fazer uma sentença, sem a formação que a Escola lhes proporcionará, seguramente durante mais anos além dos mais de trinta que se foram escoando se perderão.

Este o meu apelo a V. Ex.ª, o pedido pessoal de ajuda para o projecto que o Presidente do STJ de STP inicia de criação e instalação em São Tomé e Príncipe da Escola de Formação de Magistrados.

Um apelo de ajuda que se traduz no convite a V. Ex.ª para integrar comigo a Presidência para a área da Justiça Comum da Comissão Instaladora da Escola de Formação de Magistrados de São Tomé e Príncipe.

A presidência conjunta da comissão instaladora, formada pelo Presidente do STJ de São Tomé, para a área Institucional, o Presidente do STJ de Portugal, para a área da Justiça Comum e o Presidente do STA de Portugal para a área da Justiça Administrativa e Tributária, convence-me da efectiva concretização do projecto e de que a escola não será unicamente um belo projecto, mas a estrada da modernização do Direito e do futuro da Justiça em São Tomé, que espera pela aceitação de V. Ex.ª para iniciar a sua caminhada para um futuro de Esperança e Crença no Direito e na Justiça

Carlos Semedo

Notícias relacionadas

  1. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Meu amigo sabe que o Presidente do STJ e do C.S.M.J , não esta minimamente interessado em ter os Tribunais funcionais, aliais. Silvestre Leite, já endereçou uma carta ao Senhor Procurador Geral confessando que estava com um esgotamento cerebral,situação esta que se deve ter agravado com a morte da filha.A culpa não será dele mas sim do Estado falhado que temos que admite que um incompetente, corrupto e atrasado mental esteja à frente do Supremo tribunal de Justiça.
    Um abraço caro amigo
    O Juiz suspenso entre o céu e a terra
    Augério dos Santos Amado Vaz

  2. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Leite deveria estar na cadeia pelos crimes cometidos por ele, mais infelizmente o país esta entregue a bicharada

    • img
      védé Responder

      Então o casamento do filho do Melo Xavier em Potugal correu bem? Tiraste mais fotografias com eles?

      • img
        Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

        Pergunte ao Melo Xavier e aos seus convidados.

        • img
          védé Responder

          Tu foste um dos convidados…!!!

          • img
            Augerio Dos Santos Amado Vaz

            E qual é o problema, querias ser convidado?

          • img
            Eduardo

            Gostarias de ter sido convidado?
            Nao tinhas hipotse.

            .

          • img
            Eduardo

            Quem disse que uma Pessoa com 60 anos nao pode estar em grandes cargos. Alguma vez ouviu falar na “sabedoria da idade” Alem de todos os conhecimentos e experiencia da Dra Alice.

    • img
      soria Responder

      bom essa carta foi enviada ao leite desde o inicio do seu mandato, tanto é que foi lida pra todos la no tribunal.. e nao entendo a enfase da mesma ser publicada agora mas de qualquer forma tenho que dizer que o leite fez tudo acontrario dos apelos nela deichados.. e o homem é tao ganancioso que nao pede demisao porque quer ser jubilado pra sair com todas as regalias nem ele nem raposo. mas aqui é mundo ..deus nao dorme .. haverao de pagar por tudo que fizerao e teem feito.

  3. img
    De Longe Responder

    Espero ter razão. Parece que as respostas severas que dá aos comentadores menos simpáticos terão a ver com cansaço de quem está farto de não ver as coisas a andar depois de tanto pensar nelas. Quando assim é alguns comentários dos outros podem parecer cansativos devido à urgência de despachar a que submetemos a nós próprios. Acabamos invariavelmente incompreendidos nessas alturas. Se puder, acalme-se.
    A leitura desta carta deixa a esperança de haver alguém que, apesar de contrariado pelos visados, não aparenta escolher lados, mas derrotar o Mal.
    Se não estou enganado, endereço-lhe já os meus agradecimentos como filho da terra.
    Permita-me aproveitar o mesmo espaço:
    E então, sr. Leite?

  4. img
    Obama Responder

    Caros leitores,
    Espero que de facto se encontre um novo rumo e direcção para o estado da justiça do nosso país pois ela é sem duvida o pilar do desenvolvimento. Ninguem vai querer investir no nosso pais com a justiça que temos.
    É preciso de facto, formar-se novos Juizes, dar condiçoes e garantias da funcionalidade da mesma e precisamos tb de mais acção do nosso ministro da justiça.
    Quanto ao artigo, ele retrata e confirma o estado em que se encontra a nossa justiça embora eu ache que é necessário apontar as soluções para melhorias.
    Um bem haja ao povo de STP!

    Barack Hussein Obama de STP…

  5. img
    Jose Manuel da Trindade Oliveira Responder

    Senhor Dr. Semedo,
    Sei do seu amor para que as coisas funcionem direitinho, mas a realidade daquele país, que é nossa terra é diferente. Sei que estiveste em São Tomé e de certeza privastes com muita gente e também com Silvestre Leite. Falo assim porque sempre conheci aquele senhor e sei das suas boas intenções e também da sua capacidade em fazer o melhor para aquela terra e para a justiça. Mas estas a ver a sua volta com quem deve trabalhar? O senhor acha que o Augério deve estar a insultar quem quer que seja? já ouviste falar no ninho da víbora? Este é que é aquele tribunal. Senhor sabe quantos quadros formados que ele colocou nos tribunais? Dizem que o senhor foi assessorar o tribunal. Conseguiu? mas eu lhe agradeço que faça tudo por noss terra.
    Pois ela necessita de muito boas gentes, pois se no nosso tribunal tivesse-mos 5, digo só 5 pessoas como Silvetre Leite, a justiça em São Tomé seria outra.
    Bem haja.

    • img
      Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

      Meu caro amigo, não insultei o senhor Silvestre Leite, apenas expressei a minha opinião em relação ao comportamento e à postura do Senhor Leite e é a mais pura das verdades.No entanto, assiste ao senhor leite se entender que foi insultado introduzir um processo crime contra mim, o que dificilmente fará porque ele me conhece bem e sabe que o que eu disse tenho como o provar. Qualquer operador judiciário em S.tomé, sente nostalgia do tempo da Drª. Alice. Leite, agravou todos os problemas que a nossa justiça enfermava. É um homem cínico, mentiroso de provas dadas. Desde a eleição dos novos Juízes – Conselheiros, até ao concurso de novos Magistrados, passando pela auditoria aos cofres gerais dos Tribunais,são manobras sinistras do referido autor,que por tudo e por nada,passa o tempo a choramingar a dizer que se vai demitir.O melhor que faria pelo bem da Nação seria continuar a tocar os instrumentos adquiridos por via da corrupção e beber umas crioulas gratuitas. Os Tribunais em S.Tomé, são um barco encalhado, que não navega, nem afunda, mas se houvesse cinco Leites, há muito que já se teria afundado. Para seu melhor esclarecimento, o Leite não meteu nenhum formado nos Tribunais porque não são propriedade dele nem da família.

  6. img
    Fernando Castanheira Responder

    Precisamos sacudir todos deste tribunal.
    Ninguem deste orgao merece confianca./
    Jogos e jogos e o Povozinho vai pagando os premios.
    Assim vai a vida, mas, nao se esquecam que tudo tera um fim.
    A sua proposta vai ser guardada na caveta, porque nao encontrara aderencia deles. Is e, vai contra os interesses deles.

  7. img
    Jonh Smith Responder

    O senhor Leite acaba de ter uma oportunidade de ouro para mostrar o que vale, se é que ainda vale. Por outro lado gostaría de saber quel é este senhor Carlos Semedo, se é possivel.

    • img
      zuchi dletu Responder

      carlos semedo é santomense que já passou do meio século e fez e ainda faz muitas coisas na vida. nunca se meteu em política, não se mete em religião, nem discute futebol e nunca procurou cargos ou pelouros, faz o que gosta e quando se não sente bem muda, foi assim que estou em stp até ao antigo 7º ano, fez direito em coimbra e já foi por opção de vida e gosto de fazer sempre mais e coisas novas, magistrado do mp, advogado e juiz, em 34 anos de honesto exercício de todas aquelas profissões. convidado para contribuir para a justiça de santomé, aceitou uma comissão de serviço e com dor no seu coração chegou à conclusão que até mesmo quem o convidou a colaborar nada quer que seja mudado, convencido de que seria mais um homem do seu sistema de justiça. Creia-me amigo, é com desgosto que o afirma, em 58 anos de vida foi a pior experiência por que passei e na minha terra de berço. mas valeu para de longe continuar a luta por uma verdadeira mudança do nosso futura.
      abraço do
      carlos semedo

      • img
        Jonh Smith Responder

        Muito obrigado pela sua resposta. Gostei

      • img
        Assuncao Responder

        Esta carta bem me parecia “extemporanea”! Felicito-lhe pelo artigo. O Sr.Dr. provavelmente decepcionou-se quando de perto no convivio com as “manhas das gentes” daquele Tribunal; bem k mereciamos um tribunal melhor, em todos os aspectos, salvo devidas excepcoes; nao o conheco, mas gostava. O Dr.Augerio nao ‘e malukinho quando tece suas criticas, tb nao o conheco, so pelo que oico falar e do que leio…mas que muitas atrocidades foram cometidas e continuam a se-lo no nosso tribunal, ‘e de lamentar. O Sr. Dr. acha k lhes interessa ter gente formada ali, competente…o Sr.acompanhou o processo de candidatura p colocacaso de novos magistrados, reparou no banz’e k deu!?tiveram k anular tudo e nem vieram ao publico dizer os porques das coisas,”so para nao darem braco a torcer”!!Queriam ‘e juizes paus mandados deles para perpetuarem falcatruas…mas isso nao aceitamos….
        Com cumprimentos.

  8. img
    JOSE CARLOS Responder

    Os maiores culpados são os que lá colocaram o Silvestre Leite, pois esse senhor há tanto tempo tem-se servido da Justiça do nosso País

  9. img
    Quá ê dá ê dá Responder

    Afinal de contas, alguém poderia me dizer, ou o próprio, se possível fosse, quem é esse Sr Drº Juiz Carlos Semedo? Está empenhado em quê? Criar uma escola em STP para formação de magistrados? Você naturalmente deve estar de brincadeiram, escrevendo dessa forma, com erros gramaticais primários, vai querer formar quem? Só mesmo o Leite para cair na tua conversa.

  10. img
    hassin Responder

    pois pois,dr carlos semedo,tudo o que fala tem sabedoria,e deve escrever para pessoas cultas,o sr leite n entende nada,pq n passa de um analfabeto,mas ele vai pagar as injustiças que faz infelizmente faleceu a filha,e ele pagara de uma forma tragica.ca se faz ca se paga.tenha vergonha e demita.se,casa contrario stp e um pais de macacos….

    • img
      Perola Responder

      Gente, morte de um filho e uma coisa muito triste, nao deviam estar ai a dizer sobre a morte da coitada da filha do homem, afinal todos temos filhos, falem de outras coisas, insensiveis.

  11. img
    juca Responder

    dr carlos semedo nao de perolas nem diamantes a porcos.o leite e uma nulidade,devia plantar bananas….

  12. img
    juca Responder

    concordo com dr augerio amado vaz,leite devia estar preso.força augerio.

  13. img
    malebobo Responder

    Sr.Augerio dos santos Amado Vaz, concordo plenamente com o seu comentário,este senhor é uma vergonha para justiça santomense, em condições normais já deveria pedir a sua demissão por barbaridade que comete neste palacio de justiça

  14. img
    Jose Manuel da Trindade Oliveira Responder

    O Carlos semedo fica distante do Dr. Afonso Henrique amigo de toda gente em São Tomé um grande jurísta e proveniente de uma boa família. Todos os jurístas e magistrados gostam dele em São Tomé. Carlos Semedo é filho de um Tal Amilcar antigo mecânico de Hospital que derviu Gorgulho em 1953 e fugiu logo depois da nossa independencia, levando estes filhos a Portugal. Sabem o que é isso? Agora o filho regressa para fazer recordar o pai. Só lhe dá boas vindas a São Tomé quem nâo o conhece. Desde Liceu foi um mau colega. Chegou a São Tomé para vir mandar e não obedecer. Assim criou conflito com toda gente, de magistrados funcionários, governo, oposição, políticos. Abracem este homem que até chegou a andar com uma viatura dada por pai grande e saiu da terra jurando vingança a toda gente. Lêdê dalami sa ni aua……

    • img
      zuchi dletu Responder

      Você nem deveria merecer resposta e de fato não lha dou, quanto ás referencias que faz á minha pessoa. Porém, se você é dos que tem pai, se não for só filho de sua mãe, saberia que não posso deixar em claro a memória do meu pai sim o senhor mulato,[quase branco talvez daí o seu racismo de forro antigo] que foi “chófer” [assim mesmo quero escrever] do hospital, sun zózé, mina san tué, nascido na trindade e que esteve escondido, muita gente de bem disso se lembra ainda, para não ser preso [possivelmente morto ou torturado) como muitos o foram, e é com orgulho que eu digo que me contaram que ele esteve dias escondido, com outros santomenses negros e mulatos] durante o batepá, ao contrário da mentira vergonhosa que voce “fulano de tal filho sem pai” que lança vergonha ter no seu nome “da trindade”, para falar mentiras e calúnias contra o pai de outra pessoa como o que vem desalmadamente dizer contra meu pai. quem isto ler vai perdoar-me o modo como escrevo, é que as ofensas de filhos sem honra atingem muito aqueles que guardam em boa memória os seus entes mais queridos, os pais, perdoem o ataque a este mentiroso filho de uma mãe qualquer… e que não guarda má memória dos pais dos outros, porque não deve sequer saber quem é o seu pai, mas teve que ser em memória de meu pai amilcar joaquim, mecânico e chofeur do hospital de santomé, nascido na trindade e filho de san tué, e que deus lhe dê eterno descanso…

  15. img
    Jose Manuel da Trindade Oliveira Responder

    Só Augério tem saudades da Dra.Alice quem lhe levou ao tribunal, e que tinha o pai dele como assessor de direito. Augério e o seu pai fizeram-se de empreteiro e ganhou a obra da cobertura do tribunal e ganharam muito dinheiro. Resultado quando chove o tribunal molha la dentro. Foi ele quem indicou a casa de curandeirismo ao seu amigo Semedo, aquele que foi corrido da casa da prima 3 piheiro por curandeirismo. O Augério não obstante sabendo que a sua madrinha Alice já tem 60 anos não quer que ela se jubile.Pois pude, por sorte ter visto,a entrada de saco de dinheiro no gabinete dela por um presidiário para compra de influência, mas não aceitou a massa porque o Dr. Leite ninguem domina. Explore o Melo agora antes que a mama acabe. Sei que Augério é tão esperto até comeu no tribunal de Lembá o dinheiro do americano nas obras fantoches. Fui…..

    • img
      Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

      Leite, identifica te que que darei a resposta devida. Te conheço bem não vales nada e passas o tempo no anonimato.
      Fostes instrutor de todos os processos disciplinares forjado contra mim e qual foi a conclusão? Isso de curandeiro é a tua pratica com juré. Palhaço!

    • img
      Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

      Leite, as tuas guerras com Alice, é vosso problema e eu não me meto, a certeza porém é que Alice é de longe mais inteligente que tu, pois até as contas do Cofre dos Tribunais quem assinava sempre foste tu, relativamente a jubilação dela ou não isso não depende de mim,o meu pai nunca foi empreiteiro de nenhuma obras do Tribunal Regional de Lembá, porque eu sou diferente de ti, nunca tive um familiar meu metido em nenhum serviço em que eu sou responsável, ao contrario de te que até num ato de estupidez deste louvor ao teu sobrinho, para compensar -lo da tua malvadez. Compraste uma viatura por 50 000 euros (cinquenta mil euros) para ti, com outra viatura nova, quando no Tribunal nem havia papel para despachar processos. Só em S.tomé que tu podes ser alguma coisa. És um corrupto, anormal e porco.

      • img
        Rei da República Responder

        Bem
        Mas a sua missão é estar aqui a opinar, ou a trabalhar para melhor fazer em torno da justiça em S. Tomé e Príncipe, porque vocês juízes de S. Tomé e Príncipe têm que ter uma reciclagem profunda, vocês estão parados no tempo e no espaço.

  16. img
    Kebla Responder

    Confirmem os diplomas de todos esses senhores ditos juízes, junto as respectivas Universidades, incluindo ex-presidente e o actual Presidente do Tribunal de contas.

  17. img
    kim kim Responder

    Enfim esse São Tomé e Príncipe tem que mudar nem que seja a Paulada.
    Estamos fartos de Vós… Políticos, Juízes, Procuradores, Directores e afins
    Gente maldosa

  18. img
    Jose Manuel da Trindade Oliveira Responder

    Meus caros não involvam o Leite nisso,essa querra não tem nada a ver com o Dr. ou com outro qualquer, tem sim a ver com o vossa pouca vergonha,a falta de espíto de gentes de lei e de direito, que pensão apenas no eu e não na nação,na unidade de um povo no triúnfu coletivo, não ordem, na disciplina,na dinámica,na juricidade comportamental,num verdadeiro pensamento juríco do sistema judicial Sãotomense, para garantir um verdadeiro disenvolvimento sustentado do país. Longe disso tudo querem apenas lobes, pensar no eu, eu, de uma for mesquinha do meio mesquinho do tipo madrasta e padrasto ciumento que não gosta ver o seu ou sua entiada a progredir, gentes atorduadas com o sucesso do outro ou do seu trabalho,por causa disso tudo, e do sistema que se vivi nesta terra ficamos a ver o barco a passar enquanto os outros desenvolvem no conhecimento nôs desenvolvemos na ignornácia em patetíces, em coisas patéticas em vez unirmos por uma causa justa para fazer valer a nossa terra. Tudo quanto pude retratar aqui é a pura verdade e sei muito mais, mais muito mais,pude perceber que alguns sem sitar o nome, porque não vale a pena esta a conectar isso ao Dr. Leite, mas ele não tem nada a ver com isso, estou muito perto e muito longe acautela-te pois quando um dia cruzarmos cara a cara lhe irei entregar um verdadeiro relatório aberto sobre cada um dos malfeitores deste nosso sistema até mesmo sobre a minha pessoa, apartir daí iras perceber a verdadeira verdade das coisas porque julgo que muitos aí ainda não perceberam que neste mundo quando pensamos que somos muito esperto, esquecemos que existe gentes muito mais espertas do que nôs, tem informações sobre a nossa pessoa que até nôs próprios não sabiamos, por isso imploro muita prodência na vida. Pois por agora fico por aí, espero para breve batermos cara a cara.
    Fui…….

  19. img
    maria chora muito Responder

    Patrice manda Alice para casa. Ela atingiu a idadade de reforma. Para lugar dela nomeiam o Dr. Carlos Semedo.

    • img
      Só com Cristo!!! Responder

      Nomear Quem?!!!!
      Ahahahahahahahahah, manda o cara plantar batata.

      • img
        zuchi dletu Responder

        Tu meu caro nem com cristo, mesmo que fosse para “plantar batatas” seguramente se faria mais e melhor do que a tal “Dr.ª Alice” ou talvez tu servisses ?
        ouve lá pá, se fosses um pouco mais culto e lesses um bocado, saberias quem é a maria filomena mónica, ela numa obra sobre a “morte” escreveu… teremos de aceitar a discussão com todos os opositores. mesmo com aqueles que, por serem fanáticos, mais repulsa nos causam.
        vê lá se aprendes e ficas mais esperto senão nem cristo de vale,

  20. img
    Safu zedo Responder

    Always talk about the same thing instead of to seat down and work for Stp, and till when we are going to be in this mess to keep point our fingers to everybody instead of develop our country? It’s not a shame that our country doesn’t pay for our athletes to come to the Olympic and represent our country with dignity, bring only 2 athletes to compete here in London.

  21. img
    ha ha Responder

    Então os comentários em nome do Sr José Manuel da Trindade Oliveira são do Sr Leite Disfarçado? Que ridículo. Em anonimato dizer que devia existir 5 pessoas iguais a si para a justiça em S. Tomé ser outra? Outra seria sim. Mas, qual?
    Se este não for o seu nome fictício, mova um processo contra o Sr Augério.
    E se for, tenha vergonha porque este indivíduo que está de cara aberta em nome próprio a dizer tanta coisa, começa a ser um herói ao pé de si.

  22. img
    EULETERIO Responder

    AFINAL O LEITE É DO PIOR.
    VOCE SO SABE DAR MAL DP DR CARLOS SEMEDO AO SEU LADO VOCE NEM SERVIRIA PARA CHOFER E MAL PQ VOCE ASSUSTA QUALQUER PESSOA,PELO SEU MAU CARACTER,IGNORANCIA E NAO SABE FALAR,COMPLEXADO PENSAS QUE ES GENTE MAS SO PQ E STP.para de falar do dr augerio amado vaz,bandido,este é muito mais intelegente que tu seu bandido.rua rua

  23. img
    Digno de Respeito Responder

    Há aqui comentários de “amor de causas perdidas” mas procuremos cair no real do País que temos, da sua necessidade e uma solução saudável. É certo que na ausência do básico, o mais simples será complicado obter. Sobretudo, quando associado a falta de vontades… nada mais se pode pronunciar… ATOS -FATOS – ARGUMENTOS e acrescento… Por vezes até parece que o problema está no JUS Sanguineus …. para passar despercebidamente do que é realmente “real : )

  24. img
    Santosku Responder

    Os Juízes dos Tribunais em São Tomé e Principe deveriam aposentar alguns, outros para casa e outros serem colocados lá onde precisa de facto de Juristas por exemplo em Cadeia, Policia, Administrações Distritais enfim, Seria continuar deixar estes corruptos nos TRibunais.

  25. img
    Orlando Queirós Responder

    Quando vejo o rol de comentários sobre uma tão importante carta ao Sr Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, comentários aliás mto bem vindos e reveladores da preocupaçáo que nós os cidadãos temos para com o estado de JUSTIÇA no nosso País, fico um bocadinho retraído, e só com uma breve restrospectiva me acalmo, afinal de contas, os santomenses viveram demasiadamente um primado familiar que remontam dos tempos da carta de alforria. Família tal e familia tal, numa competição silenciosa, arcaíca, mas que vigorou por mto tempo, tendo deformado muitas mentes de geraçóes que por ai polulam a frente de instituiçóes chaves do nosso belo país. Por outro lado, o Silvestre Leite como mto outros, foi um dos grandes preveligiados do 1º grupo de formados (Licenciados) que regressaram ao país pouco depois da Independência, a esse grupo, temos que reconhecer, deram-lhes faca e queijo nas mãos e mto mais do que quisessem, “Iném moçu nón”, daí o envaidecimento de umas famílias sobre as outras. Vieram em grupo, muitos com cargos já apontados, mas, o que ficou mesmo de fora foi a verificação do quadro de competências de cada um deles. Não me lembro pois, de qualquer Feito digno de realçe que me impressionasse ao longo da carreira e percurso profissional do Dr. Silvestre Leite nos mais diversos e altos cargos que ocupou no nosso sistema Judiciário. É como muitos que entram e saem da nossa Administração,mas que não deixam história, e se deixam não é para ser contada, senão pra esquecer.

Deixe um comentario

*