Política

Aeroporto internacional “Nuno Xavier”

11 de julho de 2022, marca o baptismo do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe. Nuno Xavier, é o nome escolhido pelo Estado são-tomense, para o aeroporto internacional.

Engenheiro Aeronáutico de formação, Nuno Xavier, foi a figura política são-tomense que no dia 12 de julho de 1975, enquanto Presidente da Assembleia Constituinte, proclamou a independência de São Tomé e Príncipe.

Nuno Xavier

Foi ministro de equipamento social e ambiente do Primeiro Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Faleceu em 11 de Junho de 1976, vítima de um acidente aéreo em Vila Nova de Gaia – Porto, Portugal.

Nuno Xavier – Discurso de proclamação da Independência de STP

Aeroporto Internacional renasce para ser Nuno Xavier. Novas infra-estruturas foram erguidas, e o pátio foi reabilitado.

A cerimónia de baptismo do aeroporto internacional começa as 11 horas, e o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus, vai inaugurar o aeroporto Nuno Xavier.

Abel Veiga

4 Comments

4 Comments

  1. Dá para rir

    11 de Julho de 2022 at 11:32

    Pelo menos fazem alguma coisa. Aquele pátio de estacionamento do Aeroporto está assim há tantos anos, e agora se aproxima as eleições o shr Jorge Jesus, para ganhar popularidade vem repará-lo. Se não houvesse eleições neste país estaríamos fritos. Não veem nos enganar porque agora os nossos olhos estão abertos. Vocês são todos iguais. Um bando de mafiosos.

    • E

      12 de Julho de 2022 at 11:15

      Antes tarde do que nunca, independentemente do motivo…

  2. Carlos Alberto do Espirito Santo

    11 de Julho de 2022 at 15:01

    Tapete rolante tambèm jà funciona ou a bagagem fica no chāo? Assim que sai do aviāo, ela està na terra para dono pegar.

    Coisa miseravel, depois desses anos de dependência.

    Politicos, politicos…….

  3. Firmino

    20 de Julho de 2022 at 12:29

    Parabéns para todos nós.
    Espero que o nosso Museu Nacional venha também a levar o nome do seu principal mentor, ainda antes da independência. Será que estamos preparados!? Tenho dúvidas. Estou a falar do Prof Ferreira da Silva -o barbicha -se calhar já não ninguém se lembra dele, mesmo aqueles que conviveram de perto com ele.
    Fica a sugestão.
    Que Deus nos abençoe.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top