Opinião

O golpe (de teatro) sangrento que tingiu de rubro o Oásis de paz do Golfo da Guiné…

O golpe (de teatro) sangrento que tingiu de rubro o Oásis de paz do Golfo da Guiné na fatídica madrugada de sexta-feira 25 de novembro de 2022.

As redes  sociais muitas vezes criticadas e até diabolizadas pelos excessos cometidos ou por défice de rigor na comunicação informal de massa, desta vez, esta ferramenta está a prestar um valioso serviço a nação são-tomense, ao trazer paulatinamente a ribalta, uma semana depois, factos irrefutáveis ( testemunhos, vídeos e imagens de terror no Quartel das Forças Armadas) que vêm repôr a veracidade dos acontecimentos, ajudar a sedimentar a verdade histórica e contribuir com ingredientes valiosamente objetivos na investigação, na imparcialidade da Justiça e no esclarecimento cabal da comunidade nacional e internacional, sobre esse verdadeiramente falso ou falsamente verdadeiro hediondo “Golpe …”.

Caras e caros são-tomenses, de Caué à RAP, dentro e fora do País.

O que aconteceu na sexta-feira 25 de Novembro, em S.Tomé e Príncipe é demasiado grave e escapa a qualquer raciocínio e enquadramento lógico. São cenários de horror, carregados de muito ódio e monstruosidade animalesca, enfim, coisas da pré-história, de homem-fera, doutros tempos, outras latitudes e outras culturas e que me deixam desarmado perante a quantidade e qualidade da educação ministrada no nosso país, mormente educação para cidadania e para os valores. Por esse andar é melhor o relacionamento de “peixe com peixe no mar”.

Famílias destroçadas; vidas dilaceradas sem norte; cicatrizes psicológicas indeléveis. Quanto tempo e qual preço a pagar por tanto trauma e tamanha tragédia humana?

Fisicamente ausente, por força das circunstâncias, acompanho ao pormenor a evolução dos acontecimentos no país, seja pela sintonia com a Direção do meu Partido, seja por outras fontes documentais, redes sociais ou pessoas, sem esquecer a absoluta necessidade de se sensibilizar a comunidade internacional e os “Médias” estrangeiros, para a gravidade da situação política reinante no país e o atropelo grosseiro aos direitos humanos, liberdades e garantias dos cidadãos são-tomenses.

De facto, durante quase quatro anos de governação do XVII governo ( Dez 2018 / Nov 2022), que tive a honra de chefiar, num contexto mundial difícil, em coabitação política, com mais de dois anos de crise sanitária Covid-19 e seu corolário, acrescido do cortejo de infortúnios, nomeadamente, naufrágio do navio “Anfrititi”, as enxurradas nunca antes vistas, a epidemia da dengue, entre outras contrariedades e imponderáveis, apesar dos altos e baixos, inerentes a qualquer governação, assegurou-se alguma estabilidade política, paz social, garantia da liberdade de expressão e respeito por outros direitos fundamentais da pessoa humana, valores raros nos dias que correm.

Por isso chegamos a simplesmente triste conclusão:

Depois de quatro anos de ausência, bastaram dois meses após as eleições de 25 de Setembro último, ganhas pelo partido ADI; 14 dias de governação do novo poder(XVIII Governo), ainda antes das mudanças de todos os diretores e outros decisores intermédios, ainda sem um programa do governo aprovado; sem o OGE aprovado, o País vive uma realidade inédita, o prenúncio dos novos tempos (“ L’Etat c’est moi”) – corroboram essas evidências, o sangue das vidas prematuramente ceifadas no dia 25, entre as quais a de Arlécio; mais de uma dezena de militares detidos; a detenção do deputado Delfim Neves no Quartel das Forças Armadas para interrogatório; o massacre dos detidos na câmara da morte, envolvendo, no interrogatório, figuras femininas  militares, sem o mínimo de deontologia sobre saúde militar.  

 A propósito, importa realçar que li um artigo que colocou uma pertinente questão sobre esse alegado “Golpe”:

“Tentativa de golpe de Estado ou estratégia para aniquilar inimigos?”

Efetivamente, com o pedido de demissão do Brigadeiro Olinto Paquete, inconformado com tamanha falsidade que o induziu em erro, bem como a chocante violência das imagens divulgadas, um clarão de verdade acende na escuridão do túnel.

O Brigadeiro Paquete afirmara ter sido enganado. Quem ou que equipa é que forjou essas informações falsas?

Preventivamente exige-se que outros oficiais ligados à barbárie devam ser demitidos. O mesmo deve acontecer com as senhoras militares assinaladas nas imagens.

A imagem das Forças Armadas tem que ser rapidamente resgatada – Forças republicanas para defender o Pais e o povo e não para matar os filhos do povo.

Espero ser essa, a missão do novo Brigadeiro, portanto, expurgar das Forças Armadas os elementos nocivos.

Pode- se chamar a responsabilidade todos os intervenientes nesse processo do “Golpe”, porém há um governo e o governo é liderado por um chefe que deve assumir toda a responsabilidade e as consequências.

Por conseguinte, enquanto cidadão, enquanto ex-Primeiro Ministro e ainda enquanto Presidente do maior partido da oposição, peço a V.Exa. Senhora Presidente da Augusta Assembleia Nacional que usando os seus bons ofícios, convença a Assembleia Nacional a reconsiderar legítima petição do MLSTP/PSD, quanto ao debate de urgência sobre o Golpe.

De igual modo não posso deixar de pedir a Sua Exa. O Presidente da República, que assuma um papel mais interventivo e use a sua magistratura de influência, que seja o garante da Constituição, mas acima de tudo, que seja o primeiro protetor de todos os são-tomenses, sem exceção.

A comunidade internacional, incluindo parceiros bilaterais e multilaterais e ONGs internacionais, todos aqueles que têm suportado técnica e financeiramente o desenvolvimento humano e o processo democrático inclusivo do país, que nos ajudem, por via de inquérito sério, aturado e imparcial, a desvendar os contornos desse “Golpe”, no sentido do apuramento da verdade, doa a quem doer. A maneira como lidarmos com esse processo pode ser nossa salvação ou nosso inferno.

O MLSTP-PSD, partido da independência do país, ainda acredita nos parceiros e na força das instituições democráticas. Continuaremos a fazer o nosso trabalho, de forma responsável e dedicada, para que a verdade seja exposta. O futuro de STP depende da seriedade das investigações e dos investigadores. Alguns países têm adidos de defesa junto das autoridades são-tomenses. Ajudem-nos a prevenir conflitos e a preservar a paz, um recurso escasso na nossa sub-região.

EM STP somos tão poucos, somos tão parentes uns dos outros, precisamos tanto de todos para avançar coesa e coletivamente!

No livro de História de STP, um capítulo fechou-se no dia 25/11/022, um outro se vai abrir – talvez não seja o fim do sonho, porque os homens passam, as instituições e o povo ficam, permanecem perenes como os ideais.

Que Deus abençoe São Tomé e Príncipe. STP- Tela.

Jorge Lopes Bom Jesus.

Lisboa, 3 de dezembro de 2022

17 Comments

17 Comments

  1. santomé cu plinxipe

    6 de Dezembro de 2022 at 12:20

    Muitos infelizmente vão contrariar…mas o “pior cego é aquele que não quer ver”, tudo está claro como água prata…

  2. Fuba cu bixo

    6 de Dezembro de 2022 at 13:12

    Todos nos estamos recordados os problemas que deram nas últimas eleições legislativas porque os partidos que compõem a velha maioria encabeçada por MLSTP não queríam reconhecer as suas pesadas derrota ouve quem afirmou que Patrice só sera Primeiro Ministro em cima do seu cadáver, portanto é o ódio pelo Patrice que estamos a assistir.

    Potanto MLSTP não esta com dor de pessoas que morreram MLSTP e velha maioria estão com dor de maioria absoluta de Patrice trovoada esta a lhes doer ver Patrice a governar, mas chorar é livre podem ficar ai 4 anos a chorar a vontade deixa polícia trabalhar.

  3. Pinta cabra

    6 de Dezembro de 2022 at 14:41

    Também deves ser investigado, aliás todos os antigos dirigentes políticos, inclusive, o PT.

  4. Sem assunto

    6 de Dezembro de 2022 at 14:58

    Pelo menos no tempo deste ouvia se muita poesia e larota na comunicação social, porém sem nunca constituir perigo e ceifamento de vidas dos verdadeiros filhos da terra.
    Bastou regressar ao país, um estrangeiro, gabonês, que usa este país como escudo para a sua sobrivivência e jogadas duvidosas para que a morte, o medo, a intimidação, o terror reinar no seio da população.
    Este povo desconhece a história, razão pela qual é engando e usado por qualquer individualidade/entidade, recoro-me a isto para pontuar um dado alarmante: historicamente nunca houve um derramamento de sangue tão grande de um santomense para com outro santomense. Foram 4 pessos mandadas ser executadas.
    Vai para inferno, Patrice Trovoada, gabonês de m.da.

  5. Hector Costa

    6 de Dezembro de 2022 at 16:11

    Excelente reflexão…parabéns!

  6. Andorinha

    6 de Dezembro de 2022 at 16:29

    Essa cara robusta ja sabemos que é dinheiro de povo o Sr bana mão governou para mudar vida dos camaradas, povo vos mandou para casa e mandou bem.

    Maioria absoluta de Patrice esta doer vocês chora é livre podem chorar 4 anos, mas deixa governo trabalhar deixa polícia trabalhar.

  7. Rui Gomes

    6 de Dezembro de 2022 at 21:21

    Muito bem dito.
    Granda palhaçada este Golpe.
    Primeiro, não sei quem disse ao PT que é um Golpe. Ele precipitou muito;
    Segundo, não sei porque carga de agua, ele conduziu toda a operação, em articulação com o seu testa de ferro;
    Terceiro, porque que ele substituiu o Comandante em Chefe em tudo. Será que ele viu-se impotente?
    Quarto. Quem orientou a Prisão do Delfim e do Arlecio? Quem deu ordens para levar um para o Salão Nobre e o outro para uma sala de baixo e depois tortura na parada? Quem mandou e instruiu a investigação brutal e criminosa;
    Quem andou a falar mais do que necessario, como se fosse para fazer disfarçar de alguma coisa;
    Quem, deu entrevistas por tudo quanto é canto e falou em demasiado, para justificar o Golpe, sem que houvesse uma investigação séria e responsável?
    Quem, não obstante este triste cenário, jamais visto nas nossas ilhas, subestimou a dor dos familiares e do povo, e permitiu que os Grupos culturais, como o BULAWÊÊ atuasse nas ruas da cidade?
    Quem, ofuscou o PR, e não se preocupou com uma investigação séria e ordenou ao PR a nomeação um dos seus vassalos, para Chefe de Estado Maior General, antigo colaborador de Miguel Trovoada?
    Quem, desceu do avião, numa terra de paz e tranquila, com Colete anti-bala e escoltado por seguranças europeus, e que guardam a sua residência até hoje, como que se advinhas-se do que viria a acontecer?
    Quem, está preocupado com a segurança, e que está a negociar a vinda de Tropas Tchadianas e Gabonesas para São Tomé e Principe?

    Diz-se que o Criminoso é o primeiro a aparecer no local do Crime. Esta pessoa, não é a principal suspeita?
    Quem terá em primeira mão o Relatório da suposta Comissão de Investigação? O Governo? Não devia ser.Julgo que uma Cópia deva ser entregue a Nações Unidas, outra a uma associação ligada aos Direitos Humanos. Senão, este relatório será adulterado ou mesmo desaparecerá.
    Tenho dúvida não só da qualidade dos investigadores, assim como dos resultados desta investigação.
    Por fim, importa referir que sempre que o PT está a Governar, existe indicios ou mesmo Golpes de Estado em STP. VEJAM o historial

  8. Vexado

    7 de Dezembro de 2022 at 0:36

    Belo artigo mas tbm ele parcial. O Sr ex ministro devia ficar calado uma vez que foi cúmplice na violação do estado de direito democrático. Mais, no seio do mlstp existe uma corja de imbecis arrogantes que devia-se deitar no lixo. Não valem nada. Violaram as leis despiram, saquearam o erário público sob o seu beneplácito…..

    Devia ficar calado, lixossss….

    • Abel Oatanha

      7 de Dezembro de 2022 at 14:03

      Cumplicidade na violação do estado de direito democrático.
      Está bem patente a todos. Só não vê quem não quero ver.

      https://www.bing.com/ck/a?!&&p=0f1797514994da00JmltdHM9MTY3MDM3MTIwMCZpZ3VpZD0wMWIyNTI1NC0wMDA1LTZiYTItMjNjNi00MDEzMDFiNDZhYWYmaW5zaWQ9NTE5OQ&ptn=3&hsh=3&fclid=01b25254-0005-6ba2-23c6-401301b46aaf&psq=peter+lopes+site%3atelanon.info&u=a1aHR0cHM6Ly93d3cudGVsYW5vbi5pbmZvL3BvbGl0aWNhLzIwMTcvMDgvMTcvMjUwODMvcmFkaW8tanViaWxhci1uYW8tZGVpeGEtcGV0ZXItbG9wZXMtcG9yLWEtYm9jYS1uby10cm9tYm9uZS8&ntb=1

  9. Mezedo

    7 de Dezembro de 2022 at 7:35

    os seguidores do PT mesmo sabendo da verdade continuam escondendo atras das mascaras, são hipócritas e sem vergonha.

    O Papa chegou desgraça começou e vocês não tem vergonha de aplaudir.

    Maioria absoluta roubada mesmo assim estão convencido.

  10. Patriota

    7 de Dezembro de 2022 at 8:29

    Coincidência será? O PT nomeou para ajudante de campo o mesmo tenente que quando o Armindo dava entrevista no quartel sobre os factos ocorridos, ele estava lado a lado com o Armindo. Há alguma ligação? Outro aspecto consta que alguns militares fuzileiros viajaram ontem para uma formação com objectivo de servir de segurança pessoal do PM. Será?

  11. Manuela Pedroso

    7 de Dezembro de 2022 at 10:31

    Golpe ou não, vocês entraram no quartel militar. Foram lá fazer o quê? Alguma vez já pensaram entrar as escondidas no quartel militar para se divertirem com os militares?
    Este senhor Arlécio, na vez passada humilhou as forças armadas de S.Tomé e Príncipe, tendo entrado no quartel, dado ordens para prisão de todos os ministros e membros do Governo, reinando no interior do quartel como se fosse um reinado de tchiloli. Também daquela vez foi uma farsa? Até quando é que este pacífico povo devia estar a aguentar as aventuras do senhor Arlécio, cada vez que quer, entra no quartel e dá o golpe de Estado. Já foram dois ou três golpes protagonizados pela sua equipa. Este individuo que decidiu autodenominar-se de búfalo, nunca deu nem dá nenhuma contribuição positiva ao país. Desde que chegou ao país vindo como mercenário da Áfrca de Sul, que passa a vida a amedrontar o povo. Alguma vez o MLSTP que é o seu coluio juntamente com PCD já condenaram as várias instabilidades causadas ao país por este grupo de búfalos mercenários?
    MLSTP e PCD só passaram a utilizar o Arlecio e os búfalos como os seus cordéis de brinquedos. Cada vez que o povo decide nas urnas, vocês recorrem a estes mercenários para desestabilizar o país.
    Apoio plenamente os militares. Se quando deram o golpe na primeira vez, tivéssemos liquidado estes bandidos o país estaria em paz. Peço aos militares que a partir de agora, todos aqueles que tentarem entrar nos quarteis que tenham a mesmíssima resposta.
    Costuma-se dizer que o melhor lugar para guardar bandidos é no cemitério.
    Como santomense, já estava farto de tentativas de golpe, cada vez que esteja um Governo que o MLSTP e PCD não gostam
    Força às Forças Armadas de S.Tomé e Príncipe
    Bem haja para vocês

    • Abel Oatanha

      7 de Dezembro de 2022 at 13:39

      A senhora está mal informada.
      Pergunta ao seu chefe quem foi o mandante dos golpes que a senhora refere?
      Será que a execução do Arlécio não teve exatamente o objetivo de apagar as provas do mandante e financiador dos tais golpes anteriores que a senhora refere no seu triste comentário?
      Vá a MP e pede esclarecimentos ao cúmplice PGR que lá está sobre acusações contra tal mandante e porquê de facto o mesmo nandou arquivar este processo?

    • adi vaz

      9 de Dezembro de 2022 at 13:06

      Manuel pedroso a menos dê sentimentos de pezar a familias dos falecidos! Que ensensibilidade! Que ser humanos és?

  12. Pierre Faleiro

    7 de Dezembro de 2022 at 11:27

    Existe um forte sinal de que o PT quer branquear o dito”GOLPE”. Daí as viagens atrapalhadas quer ao Chade, quer a Portugal e aos EUA.

  13. Notlimar Rita

    12 de Dezembro de 2022 at 8:25

    Pelos comentários, muitas pessoas mostram terem prova de quem encomendou esse maldito circo sangrento.

    Agora, a questão que não se quer calar, porquê as pessoas tão bem informadas com provas materiais não denunciam e entrega a diversas entidades judiciais e internacionais.

    Até parece que são pagas.

  14. Belmiro Mongo

    14 de Dezembro de 2022 at 3:28

    Caro Jorge,

    Infelmemnte vc faz parte desta situacao por Incompetencia.
    10 dias…entro e ganho as eleicooes!(qua kah dah ni ueeh…lishie ka cole aua)
    Nao temos o ORGULHO de ser Santomenses.
    Deixo aqui a minha sincera opiniaoa de que : QUEM COM PORCO DORME…FARELO COME.
    Quando o “Trovoada/Tempestade” visitar USA que tenha a decencia de convidar a comunidade Santomense para explicar o que se passa /ou como ele conhece SAO TOME E PRINCIPE.
    Um abraco GRANDE a todos Santomenses orgulhosos de terem deixado la enterrado o vosso “Ululu”!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top