Considerando os efeitos da enxurrada do passado dia 28 e 29 de Dezembro de 2021, no sector agrícola, com especial ênfase para os horticultores, e no sector da pesca, com especial atenção para os pescadores, que viram perdidos todas as suas produções e os seus rendimentos, com repercussão na economia nacional, o governo por meio do Ministério de Agricultara, Pesca e Desenvolvimento Rural, decidiu apoiá-los na recuperação dos danos causados pelo mau tempo que se fez sentir no arquipélago.
Segundo o Ministro de Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Francisco Martins dos Ramos, os sinistrados usufruirão do desconto de 50% dos preços dos insumos agrícolas praticados na Loja Latina, e do desconto de 50% dos preços dos materiais e equipamentos de pesca praticados nas lojas das Associações dos Pescadores.
Francisco Martins, alertou ainda que «as Associações que têm contas por regularizar com a Direção das Pescas, não beneficiarão do supracitado desconto».
Todas essas determinações estão de igual modo previstas num despacho conjunto assinado na última terça-feira, entre o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural e o Ministério do Planeamento Finanças e Economia Azul.
O supracitado diploma que entra imediatamente em vigor, terá vigência de 30 dias.
Martins dos Santos