Os sucessos do conjunto África Negra durante a década de 80/90 do século passado, foram acompanhados e vividos na Colômbia. O país da América Latina viveu e continua a viver intensamente as melodias do agrupamento musical, que fez São Tomé e Príncipe ser conhecido também no continente africano e pela Europa.
O primeiro espectáculo do África Negra nos dias 14,15 e 16 de Outubro em San Basílio de Palengue – Colômbia, provou que a cultura e a identidade são-tomenses, já tinham navegado pelo território colombiano através do ritmo do África Negra e da voz de João Seria.
Músicas que levaram também o crioulo fôrro para as terras da América do Sul. Cidadãos colombianos já pronunciam algumas palavras em fôrro. Palavras cantadas nas músicas de sucesso do África Negra.
As associações afro-colombianas, a associação Lokassa Yanbongo na Colômbia, e a Associação dos Palenques, decidiram durante a exibição do África Negra homenagear o agrupamento musical com uma Menção Honrosa.
No momento da entrega da Mensão Honrosa, os representantes das associações colombianas anunciaram que as músicas do África Negra são as mais ouvidas na Colômbia.
Em Barranquilla, a euforia tomou conta do público colombiano. Esta segunda e terça feira(17 e 18). O general João Seria e o África Negra voltam a subir ao palco para dar ao povo colombiano o calor da cultura de São Tomé e Príncipe. Para revelarem aos afro-colombianos uma parte da sua rica ancestralidade.
Desde a década de 80 do século XX, que África e Negra e João Seria têm sido através da música um dos principais embaixadores de São Tomé e Príncipe no mundo. Embaixadores que dignificam o nome do país no mundo. Embaixadores de boa vontade, que engradecem a identidade de São Tomé e Príncipe no mundo.
O intercâmbio cultural do África Negra nas terras colombianas, termina nesta quarta feira.
Abel Veiga
Joao Carlos Silva
17 de Outubro de 2022 at 11:59
Parece-me existir algures em colombia um Dialecto parecido ou melhor com algumas palavras do nosso SANTOMÉ
É possivel que foram levadas pelos escravos oriundos de São Tomé e Principe entre os seculos XV e XVII.
Olinda Beja
18 de Outubro de 2022 at 18:24
O maior embaixador de todos os tempos! João Seria e África Negra merecem ser tratados como os músicos que mais divulgaram pelo mundo as canções da nossa terra. Merecem que o governo se lembre da sua participação que já conta muitas décadas. Músicas que ficarão para sempre! São elas que dão a conhecer um país, sua língua, seus costumes, suas tradições. A Cultura tem que ser vista com outros olhos!
margarida Lopes
21 de Outubro de 2022 at 9:41
AFRIKA NEGRA é um grande grupo musical, todos os elementos sao BONS e uns nao podem existir sem outros.