Artistas plásticos são-tomenses mostram cultura são-tomense em Odivelas-Portugal

Sábado, dia 23 de Julho, às 18:00, no Jardim da Música “Quinta da Memória”, o projecto Integração URB.11, constituído pelo grupo de artistas, Eduardo Malé, Estanislau Neto, Ismael Sequeira, Litos Silva, René Tavares e  Valdemar Dória, residentes e amigos de Odivelas, irá produzir 20 obras de grande escala visual, recorrendo a técnicas de reciclagem, com o objectivo de exprimirem os seus pensamentos plásticos, preocupações de dimensões socio-culturais e políticas, assim como valorizar e criar uma dinâmica artístico-cultural activa nesta cidade.

O evento será animado pelo grupo de música tradicional santomense Bulauê de Madre de Deus e registado por meio de desenhos, fotografias e vídeos.

O grupo informal de artistas, Eduardo Malé, Estanislau Neto, Ismael Sequeira, Litos Silva, René Tavares, e Valdemar Dória, residentes e amigos de Odivelas constituem o projecto Integração URB.11 e propõem realizar uma exposição de seus trabalhos no Jardim da Música como forma de exprimirem os seus pensamentos plásticos, preocupações de dimensões socio-culturais e políticas, assim como valorizar e criar uma dinâmica artístico-cultural activa nesta cidade.

Este projecto apropria-se do jardim e das suas barreiras arquitectónicas como suporte efectivo de intervenção plástica assim como mediação simbólica entre o público e a arte convencional. As barreiras comunicacionais são imensas, tantas como a relação entre o público e os artistas/arte. As várias acções deste projecto impõem-se como mediador efectivo. Constrói caminhos de diálogo multicultural e integrador no desenvolvimento artístico, social e local.

O factor integração tem sido, diversas vezes, debatido entre vários interlocutores no domínio socio-cultural e político, mas dificilmente dialogado e decidido com os autores/artistas. A reivindicação do direito à integração e participação activa no planeamento, na produção das diversas acções artístico-culturais, são a necessidade dos artistas que participam neste projecto.

Com a presente exposição o projecto experimenta transformar as diversas barreiras exteriores em artes visuais de características urbanas contemporâneas que dialogam articuladamente com o funcionamento do Centro de Exposições e consequentemente provocam e interagem com o público que frequenta o jardim da Música “Quinta da Memória” transformando-o num admirador exclusivo da arte (pública).

Sabendo que o jardim não é um espaço que oferece segurança para a manutenção da saúde física durante a exposição, propusemos reciclar suportes como o papelão, latas, fios, roupas velhas entre outras e utilizar materiais pictóricos mais modestos.

As pinturas serão feitas em módulos de cartão reciclado e montados nas paredes identificadas no plano respectivamente.

Naturalmente, algumas pinturas e objectos serão danificados por actos de puro vandalismo, o que já prevemos no projecto, mas do que restar da exposição do jardim será recuperado para escalas menores que resultará num novo projecto expositivo.

Em conclusão, os objectivos do projecto “Integração URB.11” são:

  • Realizar uma exposição no jardim da Música “Quinta da Memória”, produzindo 20 obras de grande escala visual recorrendo à técnicas de reciclagem, animado  pelo grupo de música tradicional santomense Bulauê de Madre de Deus.
  • Priorizar o espaço exterior (jardins, praças e ruas) como principal meio para expor, comunicar e interagir com o público, ligando aos acontecimentos expositivos restritos aos espaços das galerias.
  • Registar por meio de desenhos, fotografias e vídeos todo o processo e dinâmica do projecto até ao seu fim, incluindo a reacção dos visitantes.
  • Trazer para Odivelas outras práticas das artes visuais que contribuam para o crescimento, a valorização e dinamização artístico-cultural da cidade.
  1. img
    Guilherme de Carvalho Responder

    Pois é, com a união desfaz-se qualquer barreira.Força, especialmente para vocês e para todos os artístasde São Tomé e Príncipe.

  2. img
    Paulo Kussy Responder

    Parabéns pela iniciativa! Um grande abraço e incentivo para todos os Artistas envolvidos no evento! Tudo de bom!

Deixe um comentario

*