Músicos Santomenses presentes no Festival Conexão Lusófona

Dois cantores Santomenses foram convidados a representar as ilhas na segunda edição do Festival Conexão Lusófona, um evento que é já uma referência no espaço lusófono, dado o sucesso da edição passada, e que foi apadrinhado por nomes consagrados como Sara Tavares, Aline Frazão, Manecas Costas, e em representação de São Tomé e Príncipe, Tubias Vaiana.

Álvaro Lima, artisticamente conhecido por Gapa, é um dos nomes sonantes que marcará presença. Cantor Santomense radicado em terras lusas, anunciou recentemente no Telá Non que em Setembro lançará um álbum com 10 faixas intitulado “Fruto da Terra”, álbum este, nas suas palavras, “composto apenas por letras nacionais”, sendo um “Tributo às ilhas.

Outro nome sonante no Festival será  Timóteo Deus Santos, artisticamente conhecido como NBC. Natural de São Tomé, foi estrela em actuações memoráveis com artistas como os GNR (no Rock in Rio Lisboa 2008), continuando a ser até hoje visto como uma referência nos géneros HIP-Hop, Soul e Nusoul. Efectuou já 3 trabalhos discográficos, tendo o último, intitulado “Epidemia”, sido apresentado em directo no programa 5 para a Meia Noite, tendo sido um sucesso de audiências.

Eles partilharão o palco com grandes nomes, a destacar Bonga, Bena Lobo, Boss Ac, Dino d´Santiago, Elisa Rodrigues, dentre outros, e também com jovens talentos do mundo da música.

Este Festival é uma iniciativa promovida pela Conexão Lusófona, organização sem fins lucrativos constituída por jovens provenientes dos mais diversos países e regiões, unidos pela língua portuguesa. Estes jovens, empenhados nas causas da integração e construção da identidade cultural da CPLP, da Lusofonia no seu sentido mais amplo (sem esquecer o relevante papel das diásporas), e na promoção do papel da juventude no fortalecimento dessa Comunidade, procuram sensibilizar a comunidade jovem para a Lusofonia, não só no âmbito cultural, através de experiências musicais, literárias e artísticas, mas também para uma participação mais activa e consciente na cidadania Lusófona.

Este evento, que constitui um marco de abertura da Semana Cultural das Comunidades de Países da Língua Portuguesa (CPLP), decorrerá no dia 4 de Maio no Pátio da Galé, em Lisboa, a partir das 21 horas.

Téla Nón

  1. img
    ali bambara Responder

    Os dois que foram convidados, nao veem do arquipelágo, porque os de aqui, nao se conhece tanto lá fora, por nao terem expressao quase nenhuma. Portanto, os dois contemplados com o convite, sao pessoas que lá na diáspora e com um tik de sorte, se fazem ouvir.

    De todos os modos, felicitacoes e facam boa figura.

  2. img
    Ké, di Vá plegá cú pávu. Responder

    Aproveitem, enquanto é cedo. Quando for tarde, conhecerão bem a organização de indigitar um que está lá em Portugal e outro que poderá partir de São Tomé e Príncipe para Portugal. Isso é que é a Justiça. Se fosse em São Tomé e Príncipe, gastariam dinheiro com a deslocação de um deles de Portugal para São Tomé e Príncipe. Alerta e organize melhor o Associomúsico Santomense. Todavia, Kuá sá flida di glagántxi. Nom cá nguliê cú… Que tenhamos bons êxitos. Parabéns para a Organização do evento.

Deixe um comentario

*