Djeissica Barbosa Eleita Miss STP Portugal

Djeissica Barbosa Hamilton Ivna Farinha Cassandra, de 19 anos, natural de Vila Maria, estudante de Línguas e Humanidades, 1,75, estudante residente na cidade dos arcebispos, em  Braga, foi eleita no último fim de semana  Miss S. Tomé e Príncipe, Portugal 2013.

Tudo aconteceu naquela que foi a primeira eliminatória do concurso nacional de beleza feminina, que culminará com a grande final a ter lugar no dia 21 de Dezembro na capital santomense.

A recém eleita Miss STP, está a  3 anos em Portugal, filha de Hamilton Rosamonte Farinha Cassandra Barbosa,  natural da Ilha do Príncipe,  e de uma cidadã ucraniana, de nome,  Liudmyla Mykolayivna Shevckenko.

Djeissica Barbosa

Na sua primeira intervenção ao público, de forma improvisado, a recém eleita Miss STP Portugal 2013, não escondeu a explosão de alegria e emoção.

«Em primeiro lugar agradecer ao comité organizador, pelos esforços  e teimosia que eles fizeram para realizar esta actividade. Eu sei, em que condições a organização trabalhou, foi muito difícil para todos nós, mas conseguimos realizar esta eliminatória, mesmo a nossa maneira.

É uma honra representar S.Tomé e Príncipe, é um prazer poder contribuir para o meu e o nosso país, porque o nosso país precisa de pessoas com atitudes, que queiram ajudar, e eu quero ajudar».

Djeissica, assegurou, que doravante vai estar mais atenta com o que se vai passando no país.

«Quero estar doravante a par de todos os acontecimentos em S. Tomé e Príncipe, preocupar-me mais com o quotidiano do país, eu acho que se todos nós contribuirmos um bocado já faz uma diferença».

A recém eleita miss STP Portugal, deixou uma mensagem aos jovens santomenses.

« O nosso país,  não tem apenas beleza, temos de mostrar que somos capazes de ajudar o nosso país, divulga-lo, é o mais certo, porque temos tantas riquezas que não são somente o turismo, o cacau devemos é apostar nas riquezas internas,  apostar nelas, trabalharmos mais nisso, todos juntos vamos conseguir».

Entretanto, a grande vencedora da noite, foi a Ana Amado, natural de Água Grande, tem 18 anos, estudante de Ciências e Tecnologias, 1,70 cm, reside em  Sacavém, à 16 anos.

Esta beldade, fez a tripla conquista, arrebatando três trofeus designadamente: miss fotogenia, miss simpatia e primeira dama de honor.

Amado, explodiu de alegria, quando ainda se trata de uma jovem órfão, que a poucos meses viu partir o seu pai ao encontro da mãe. Um dos momentos altos e emotivos da noite, foi quando a sua avó, que a cria subiu ao palco abraçando-a emocionadamente.

«Estou satisfeita, ganhou a melhor, para mim o júri fez boa escolha, mas se for possível vamos ajudar todas as candidatas, porque o nosso país precisa mesmo disso, de cara bonita, gente com atitude e muita força de vontade».

Ana Amado, Djeissica Barbosa e, William Sanzuela

A terceira vencedora da noite, foi uma jovem estudante em Aveiro, William Sanzuela, de 24 anos, Técnica de Manutenção Industrial, 1, 62 cm, natural de Capela- Trindade.

William Sanzuela, que é vulgarmente conhecida por Jikinha, ergueu o troféu da segunda dama de honor.

«Estou híper satisfeita, não esperava ser distinguida, é um momento insólito para mim. Eu vou fazer tudo o que tiver ao meu alcance para ajudar os meus colegas estudantes, jovens na diáspora naquilo que estiver ao meu alcance, para vermos se as coisas mudam neste tempo de crise. Nós estudantes não estamos a margem dessa crise, sentimo-la, diariamente, vamos ver o que em grupo conseguimos fazer daqui para frente. Estou emocionada é um dia inesquecível para mim». Exprimiu.

Sobe o lema, pela promoção da beleza da mulher e do turismo santomenses, participaram nesta primeira eliminatória, 12 finalistas, provenientes do Porto, Coimbra, Aveiro e Lisboa, que teve lugar  no Instituto Português da Juventude, em Moscavide, Lisboa.

Djeissica Barbosa, Miss STP Potugal, 2013

As entregas das faixas, couberam ao arquitecto Liberato Moniz, 2ª dama, António Cadio, presidente da ACOSTP e a miss, recebeu a coroa nas mãos do escritor e deputado, Albertino Bragança.

Por outro lado, a noite de também de muita música e danças tradicionais, jovens cantores como Tubias Vaiana, a dupla TS-Family,  Sander Love e Yuri Fox, grupo de dança Cuá Telá.

A convite do embaixador Luís Viegas, a recém criada banda CMVM, atuou fazendo recordar os estilos característicos semelhantes aos de Sangazuza

A sensação da noite, foi a jovem Kátia Esteves, nascida em S. Tomé, mas que cresceu no solo luso. Cantou e encantou.

Os djs Way e Guno Pinheiro, ex técnico de son da Rádio Nacional, animaram musicalmente a noite.

Segundo apurou, o Téla Nón, junto do comité organizador, que a próxima eliminatória, terá lugar no dia 12 de Julho em Luanda, Angola. Seguir-se-ão, Cabo-Verde, a Guiné-Equatorial e Gabão. Também, será feita as eliminatórias distritais e na Região Autónoma do Príncipe. A grande final, esta terá lugar no dia 21 de Dezembro na capital santomense.

O Téla Non, sabe que o comité nacional Miss S. Tomé e Príncipe 2013, para esta primeira eliminatória, contou com patrocínios do Governo da Republica, a Tap, STP Airwasy,  Banco Equador.

Jasí Ramos – Portugal

  1. img
    Leopaldo Responder

    Mui Linda…. parabéns

  2. img
    Freitas Responder

    E de repente eis que surgem inumeros concursos , miss santome, essas nossas mamas estão perdendo vergonha e decencia na cara, em um ano surgem mil misses e todas peladas deveriam procurar a playboy ou um produtor pornografico quem sabe assim ajudariam melhor STP a sair do fosso em que se encontra, todo mundo com a mesma lenga lenga de ajudar STP.Deviam fazer tb em miss stp em gabão nigeria, temos as misses zona conjunta, miss STP brasil, miss STP angola, guine equatorial, todos os funcafuncas onde STP tem cidadãos, depois , vão surgir miss STP sacavem, odivelas, quinta do mocho, essas coisas todas, pouca vergonha, e falta dela, isso sim, bastou STP liberar bolsa de estudos para putaria correr solta.

    • img
      C.C Responder

      A sua filha é campeã deste filme que traçou-
      Parabéns!

      • img
        Cátia Responder

        Eu gostei desta. Bem dito. A filha e a irmã provavelmente.

    • img
      paul Responder

      pessoas com ese tipo de mentalidade é que fazem o pais retroceder fica a dica

    • img
      Principe Responder

      Como pode o TELA NON deixar passar esse comentário?

      Mas que tristeza…

    • img
      Pléto Lúlúlú Responder

      Srº. Freitas …. Eleição Miss STP Portugal …O srºgostaria que fizessem um ‘comentário’ igual ao seu, sobre a sua Filha, Irmã ou outra pessoa de Família ??? Você é um retrógado, um conservador, provávelmente um ‘atrasado mental’ …. vá a um Psiquiatra ou Psicanalista …. eles ‘descobrirão’ qual é o seu ‘trauma’ ….

    • img
      Toni Responder

      Ainda bem que a imagem das gentes de STP é promivida na diaspora. O comentário do Sr Freitas é simplesmente OFENSIVA

  3. img
    Bacano Responder

    Deixa disso..!
    Bando de conservadores!

  4. img
    desta terra Responder

    Bonitinha ela…

    Bô ca quiê mu mon!

    Parabéns, ganhaste por mérito.

  5. img
    alvaro lopes Responder

    Viva , que a moça é bonita e inteligente isto ela é , parabéns e que tenhas muitos êxitos, obrigado pelas palavras “… se cada um de nós contribuirmos um bocado já faz a diferença” bonito força jovem abraço ao teu pai meu amigo Mitó

  6. img
    jose pedro Responder

    Muito bem, São Tomé positivo é disso que precisamos, ver o nosso País associado a boas práticas… Estou certo de que com contributo individual de cada um dos seus filhos S. Tomé e Príncipe se erguerá….

  7. img
    S.S.N Responder

    Há pessoas mesmo ignorante neste mundo…Pessoas com mentalidades como desse freitas é que dão cabo do mundo…..a culpa não é dele o jornal deveria censurar estes tipos de comentário que não ficam nada bem.

  8. img
    matuitui Responder

    Que beleza!Até parece Duas Ajinhas a panhar sol da Deusa mulata do amor
    “Glavi de ganhã sa pena”!

  9. img
    Africano Responder

    E quando é que teremos miss stp na Somalia, Iraque e Sudão, etc…

  10. img
    Freitas Responder

    Ó “C.C.” quando a minha filha chegou, já la estava a tua Mãe!

    • img
      Juvenal Responder

      O senhor não tem razão. Foi malcriado para com a rapariga e seus familiares. Deveria pedir desculpas em vez de estar a insultar todos que o criticam. Eu gostei da resposta que o deram. Fou muito bem feito. Quem é senhor para andar a falar assim dos outros. A não ser que o senhor tenha familares nesta situação como o outro senhor disse. O senhor ou está bêbado ou doente caso contrário não diria uma coisa desta.

  11. img
    fado Responder

    Temos sãotomense também no Kosovo. Vamos lá….
    A gaja merece…muito linda, pois é proveniente da R.A. do Príncipe. vamos lá…..

  12. img
    António Silva Responder

    Que nome tão complicado.”Djeissica Barbosa Hamilton Ivna Farinha Cassandra”
    Não vejo nada a correspondência entre o nome e a pessoa da imagem. Continuamos a complicar tudo até no nome!

  13. img
    Telavive Responder

    Mais do que a beleza da menina surpreendeu-me a sua intelectualidade. O que me espantou foi a presença do sr. Albertino Bragança! Que falta que fazer!

  14. img
    clóçon dóxi Responder

    parabens.como santomense, me sinto orgulhoso em saber q o nosso potencial só n envolve o turismo e o famoso petroleo, assim tb como a beleza da mulher santomense. são bonitas,inteligentes, prudentes,e com iniciativas brilhantes. força djeissica. acreditamos q chegarás mais além. e n te importes com a maneira das pessoas com a mente deficientes como freitas.

  15. img
    Hamilton Barbosa Responder

    10 de Janeiro dia do santo Isidoro, nasceu a linda menina de nome Djeissica Hamiltonivna Farinha Cassandra Barbosa. Nome escolhido pelos pais.
    Djeissi, a vida é mesmo assim. O mais certo é que todos queriam ser felizes, lindos, elegantes, humildes, etc…, mas feliz ou infelizmente existe o DIA e a NOITE (diferença da natureza), embora muitos também deixaram passar as oportunidades da boa educação de berço dos seus pais que por vezes muito sacrificaram pelos mesmos e que pela força da ignorância encontram-se hoje onde estão e com a mente fora do normal.
    Djeissi, todas as tuas acções até a presente data, são da plena responsabilidade, conhecimento e concórdia dos teus pais, aqueles que querem o melhor para ti.
    Ninguém agrada á todos, por melhor das intenções que tiver. Por isso Jesus Cristo foi crucificado, mas ele sempre seguirá com as suas boas acções e sempre haverá humanos contra as mesmas. Daí é que surge a inveja, o ódio, o rancor, a arrogância, etc…, que levam as pessoas a não conseguirem ver (com olhos de ver) a inteligência e a beleza dos outros, as maravilhas da natureza e da humanidade.
    Djeissi, como obra de Deus em primeiro lugar e depois dos teus pais, sempre foste muito linda e serás.
    Os que conheceram-te desde que nasceste, outros depois e que querem o bem para ti, estarão sempre do teu lado dando força, por saberem que Djeissi = 10 de Janeiro = SANTO ISIDORO = nada de mal contra alguém = felicidade para todos.
    Para as outras meninas muito lindas também, Santomenses minhas compatriotas de orgulhar, desejo muitas felicidades, êxitos e coragem para enfrentarem todas as dificuldades da vida com a cabeça erguida.
    Particularmente para a avó da Ana Amado (jovem órfão), os meus parabéns e acredito que se os pais estivessem hoje em vida, esta felizes e orgulhosos. Que as suas almas tenham descanso e protejam a sua filha e a avó.
    Para ti Djeissi, sou o pai mais feliz e orgulhoso, não importando com qualquer comentário que possa influenciar a tua carreira. Somente acredito na tua capacidade de decisão, empenho e inteligência em terminares os estudos de forma a constituíres uma família feliz e surgir mais uma MISS STP nossa.
    Filha, força, continue com a tua humildade, respeito para com todos (amigos – inimigos, conhecidos – desconhecidos, crianças – idosos, doentes – saudáveis, deficientes – normais, etc…), fé em DEUS e contribua com a tua parte para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe que muito necessita.
    Agradeço a todos quanto comentaram, principalmente aos que encorajaram as jovens, demonstrando serem conhecedores de um concurso de MISS.

    HAMILTON ROSAMONTE FARINHA CASSANDRA BARBOSA

    • img
      Sónia Faria Responder

      Concordo plenamente com estas palavras! A Djei é linda e merece reconhecimento por isso! E todos sabem muito bem que a personalidade dela é muito humilde e nada ligava com o conteúdo do comentário do sr. Freitas!
      A Djei é feita de boas intenções e tem um sentido de amizade como eu nunca vi! É uma grande amiga que consegue mexer com todos os corações e tem sempre maneira de pôr toda a gente a sorrir! Parabéns aos pais pela boa educação que lhe deram e pelos bons costumes que lhe passaram, ela é espetacular.

  16. img
    Hamilton Barbosa Responder

    quiz dizer estariam felizes e não …esta felizes…, relativamente aos pais da Ana Amado.

  17. img
    José Rufino Responder

    Estive lá,isto é uma fantuchada.Bando de loucos.

  18. img
    André Responder

    José Rufino,,
    Então Estavas na psiquiatria?.. porque é la o Lugar dos Loucos..e tas confundir com um espaço de eventos, onde estava presente, pessoas de respeito e que querem ver São Tomé a crescer.. ajudavas muito se ficasses calado.

  19. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Desejo boa sorte para te.

  20. img
    clóçon dóxi Responder

    tens razão meu velho. a nossa menina mereçi.
    bruno cassandra barbosa

  21. img
    jeronimo Rosamonte Responder

    Como é possível o direção deste jornal deixar passar o comentário do Sr.de nome fictício FREITAS, com tamanha barbaridade a escrita e a ferir sensibilidade de pessoas de bem.Comentarios destes são para serem bloqueados logo a partida para que pessoas de bem continuem a ler este jornal.

  22. img
    DJ Costela Responder

    hummmmmmmmmm…buê da linda…parabéns!!!! K Deus t dê força e coragem p seguir em frente e alcançar os objectivos!!!!!!!!!!

Deixe um comentario

*