Desporto

FIFA financia construção de centro técnico de futebol na ilha do Príncipe

O anúncio foi feito pelo Presidente da FIFA, Joseph Blatter, que visitou São Tomé durante algumas horas na última terça – feira. O centro técnico a ser construído na ilha do Príncipe vai custar 400 mil dólares.

Joseph Blatter, que reafirmou o empenho da FIFA em apoiar a federação são-tomense de futebol, anunciou o investimento de 400 mil dólares para a construção de um centro técnico de futebol na ilha do Príncipe.

A FIFA que também financiou a construção do centro de estágio de São Tomé, infra-estrutura inaugura durante a visita de algumas horas de Blatter a São Tomé, pretende por outro lado construir um centro médico desportivo na ilha de São Tomé.

Investimentos que visam apetrechar o país com infra-estruturas desportivas e promover a prática do futebol. Joseph Blatter, advertiu no entanto as autoridades desportivas são-tomenses, principalmente a federação de futebol presidida pelo jornalista Manuel Dendê, sobre a necessidade do futebol são-tomense tomar parte nas competições internacionais da modalidade.

Note-se que recentemente a selecção de futebol feminino de São Tomé e Príncipe, que deveria tomar parte num jogo a nível da sub-região da África Central, foi eliminada por falta de comparência. Tudo porque nem a federação de futebol, nem o governo tinham dinheiro para garantir o transporte das futebolistas nacionais.

No momento da despedida no aeroporto internacional de São Tomé, o líder da FIFA anunciou para os dias 8,9 e 10 de Junho a realização do congresso da organização internacional do futebol. Evento em que segundo Joseph Blatter, a federação são-tomense de futebol a semelhança dos outros países africanos, vai receber um bónus de 200 mil dólares para promover o futebol no arquipélago.

Abel Veiga

    17 comentários

17 comentários

  1. tagarela

    28 de Maio de 2010 as 11:13

    Muito bem. Viva STP!!!

    • carlos

      28 de Maio de 2010 as 17:21

      nunca never dão dinheiro para governos de santomense para financiar obras eles não fazem nada p´ra prol do desenvolvimento do país senhor Joseph Blatter

  2. ámí sá mí mé

    28 de Maio de 2010 as 13:03

    kem sabe kom exa visita o nosso pais estara no mundial ano 3100
    força stp com DÉNDE a frente este campionato sera nosso::::::::::::::::::::::::LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    • carlos

      28 de Maio de 2010 as 17:17

      por amor de deus presidente da fifa não da esse dinheiro a fideração cria um orgão internacional para gerir este investimento si cair na federação adeua congooooo os dirigentes mas ricos

  3. Weh cu boca

    29 de Maio de 2010 as 3:50

    Oh Blater! mas porque dar mais dinheiro a mafioso Dendeh? Ah, sim, afinal ele tb sabe carregar a mala dos guitos, e melhor ainda que Ovidia Pequenino. Por favor, promovam Dendeh a cargo de ministro nos negocios estrangeiros. Super negociata. Dendeh ainda ta na federacao devido baya(feitico)…

  4. cesario verde segundo

    29 de Maio de 2010 as 12:00

    se o velhote joseph blatter puser algum dinheiro na mao desses senhores, como o manuel dende, pois ai é que a coisa ficará mais feia…muito vinho teobar vai escorregar pelas gargantas, mais carrros novos para as estradas esburacadas, enfim…!!!

  5. ulisses david

    30 de Maio de 2010 as 11:30

    Peço ao Presidente da FIFA que tenha bom senso,cri-i uma comissão para acompanhar a implementação desses projectos,e se assim não for eles comem tudo e não fazem nada está provado neses 35 anos da Independência.
    Obrigado senhor Joseph Blatter

  6. Flavio Moniz

    31 de Maio de 2010 as 9:38

    Mas, meus camaradas, nao se preocupem, de là o Dende nao vai ver nada porque, là tem o To zé Cassandra… Nao sei porquê mas confio nele…

  7. To sem Ze

    31 de Maio de 2010 as 20:02

    Olha ainda existem pessoas k acreditam no Pai Natal, olha só em quem confias esse ainda ñ vendeu a mãe só porque t terá que dividir o dinheiro com os irmão.

  8. Fredy Umbelina

    31 de Maio de 2010 as 22:03

    De facto estas acções são bem vindas ao povo de STP que não tem outra alternativa se não a de estender os braços e abraçar mais uma oferta. Aos dirigentes, já viram que, dos que antecederam-me nos comentário, verifica-se o receio de da FIFA vir a colocar o dinheiro a desposição da Fideração Santomense de Futebol. Na minha opinião como cidadão Santomense, acho bem que para estas obras tenham conclusões satisfatória, haver sim uma equipa de fiscalização com elementos da FIFA destacados em STP para acompanhamento das mesmas até a sua conclusão.

    • vandino gomes

      1 de Junho de 2010 as 11:06

      concordo plenamente contigo…uma equipa incorruptível!

  9. Andre Dante

    1 de Junho de 2010 as 17:33

    Bem! que o to-ze não é santo só os que ele consegue enganar é que vai na cantiga do ilusionista carismático, mais dinheiro para mão deste homem mais nem pense nisso, na Ilha ele não tem nada mais prestem a tenção aos bens que esta a acumular no exterior, a propósito alguém me sabe dizer do tal pescador de nome Firmino que vive a mais de 20 anos numa gruta na Ilha do Príncipe, o Governo Regional já fez algo por ele? É muito fácil deixem de viajar por dois meses que já fazem uma casa para o homem. Sr. Firmino espero que tenha mais sorte, o seu sonho de ter uma casa de verdade venha a se concretizar, um dia !!!

  10. ctiny

    6 de Junho de 2010 as 10:30

    dêndê vai virar ricooooooooooooooooooo.
    Mas FIFA, obrigado pelo investimento.

  11. REI AMADOR

    9 de Junho de 2010 as 12:45

    JA ESTOU A VER O SCENARIO: VAMOS FAZER MAIS UM ESTADIO 12 DE JULHO..OU MELHOR OUTRA GAIOLA..UM PROJECTO Q NORMALMENTE CUSTA 20 MIL DOLARES..MAS PELO NOSSO GOVERNO SERA 1 MILHAO DE EUROS

  12. norberto varela miranda

    9 de Junho de 2010 as 20:11

    temos que acreditar nos nossos dirigentes

  13. Dalingher ramos

    9 de Junho de 2010 as 20:28

    OK DE FACTO É SEMPRE BEM VINDA MAS É DE FAZER RELEMBRAR ESSES SENHORES DA FIDERAÇÃO DE S.TOMÉ QUE O ANUNCIO FOI FEITO PELO PRESIDENTE DA FIFA, PORQUE NOS DO PRINCIPE JA ESTAMOS FARTOS DE SER PISADOS NO CALCANHAR QUANDO SE TRATA DE DIREITOS IGUAL PORQUE A ILHA DO PRINCIPE NAO É UM DISTRITO IGUAL A DOS OUTROS MAIS SIM UMA ILHA QUE FAZ PARTE DE UM PAÍS OU SEJA PARA NAO SABE A ILHA DO PRINCIPE FOI A PRIMEIRA CAPITAL DE S.TOMÉ, E VAMOS ESTAR DE OS OLHOS POSTOS PARA QUE ISTO SEJA MESMO REALIZADO, NAO ENVOLVENDO O PROJECTO EM CAUSA EM BENS PARTIDARIO.

  14. chum

    9 de Novembro de 2011 as 17:40

    Força stp vamos nesta ser campeão dai a pouco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo