Federação de Basquetebol já tem dois campos para realizar jogos juvenis da CPLP

O campo de jogos localizado nos arredores do quartel-general das Forças Armadas, foi reabilitado, numa parceria entre o governo de Taiwan e a Federação São-tomense de Basquetebol. A infra-estrutura foi reinaugurada no último fim-de-semana.

O campo de jogos do quartel das forças armadas foi reabilitado com o financiamento de Taiwan, e é mais um contributo para a realização dos jogos juvenis da CPLP, que São Tomé e Príncipe pretende acolher.

O campo de jogos localizado ao lado da enfermaria do quartel-general, que no passado foi palco de várias competições desportivas, foi nos últimos 20 anos transformado em escombros. Os atletas são-tomenses que brilharam no campo do quartel do mouro, nas modalidades de basquetebol, andebol e futebol salão, recordam com saudades dos tempos que passaram.

Mas a parceria entre a Federação São-tomense de Basquetebol e a embaixada de Taiwan em São Tomé e Príncipe, deu um grande impulso para que o espaço degradado volte a ser de utilidade desportiva.

A infra-estrutura renasceu dos escombros, para projectar o basquetebol são-tomense e outras modalidades desportivas, tanto a nível nacional como internacional. «Hoje temos dois campos em que podemos realizar competições internacionais. Temos dois campos que vamos apetrechar para que amanhã possamos acolher os jogos da CPLP. Temos dois campos onde vamos poder realizar o campeonato nacional de basquetebol», afirmou Guilherme Neto(na foto) Presidente da Federação da modalidade.

Guilherme Neto agradeceu a cooperação taiwanesa pelo investimento que permitiu recuperar o campo de jogos. Até recentemente o campeonato de basquetebol era realizado no ex-snécia, o único campo de jogos que estava disponível no país.

O Governo de Taiwan salientou a importância do desporto para o desenvolvimento das nações. Segundo o embaixador John Chen, «as pessoas que praticam desporto têm grande força mental. Têm mais confiança em si próprias, e têm uma visão positiva da vida», factores importantes para o desenvolvimento humano, ainda mais quando segundo ainda o diplomata taiwanês, o desporto, aumenta a força física, e reforça a imunidade. Factores importantes para uma vida saudável.

Por isso a importância da ajuda de Taiwan, que se enquadra na campanha Onda da Vitória lançada pelo Governo há cerca de 3 meses, e que prossegue até o final do ano.

Por sua vez o comandante do exército são-tomense, o Tenente-coronel Idalécio Pachire, sublinhou a importância da reabilitação da infra-estrutura que no passado funcionava como campo desportivo dos militares. «Como sabem as forças armadas são constituídas por centenas de jovens, e precisamos de infra-estruturas para promover o desporto. Desporto não é só futebol. Precisamos promover outras modalidades e as forças armadas são um viveiro para lançar novos valores nas selecções», enfatizou o chefe das forças armadas.

Federação São-tomense de basquetebol, com mais uma infra-estrutura para dar resposta ao projecto de promoção da modalidade em todo o país.

Abel Veiga

  1. img
    Monte Cara Responder

    So pode ser brincadeira!! Fico contente em termos o campo de quartel reabilitado. Mas, daí falar-se de que se trata de uma infrstrutura para acolher eventos internacionais!!! O nosso eterno problema é termos “vista curta” ou seja contentamo-nos com muito pouco. Onde é que ja se viu realizar jogos internacionais num campo em que não ha sequer uma bancada?
    Deveriamos sim aproveitar o compromisso de realização desses jogos da CPLP para construirmos de facto um pavilhão multi-usos. Ja vamos a 36 anos de independencia e ainda não temos uma infrastrutura dessas. Devemos ser o único país no mundo nessas condições. As Federações nacionais de Basketball, voleyball, Tenis, Futebol (salão) deveriam ter este objectivo como prioridade comum. Que tal encontrar-se parcerias entre os doadores bilaterias e multilaterais englobar as empresas privadas nacionais e estrangeiras para que cada um assuma uma parte do investimento total de, por exemplo, a transformação do parque de Ex-Snécia, ou do Parque Popular, em Salão polidesportivo? Tenhamos ambição!

    • img
      Ate quando nosso São Tomé e Príncipe Responder

      Deveria ser pensado sim em reabilitar o Parque ex-snécia e o parque popular para esse e outros eventos. Não precisamos de 10 campos para uma competição. Tenho 1 ou dois campos com qualidade nem que seja mínima poli-desportivo ja seria menos problema ao invés de inventar de reabilitar o campo do quartel. Não sei aonde esse povo tem o juízo.
      Veja exemplos de outros países minha gente ja que a cabeça não esta dando pra pensar.

      • img
        jeecy Responder

        reabilitar o campo de quartel é sempre uma mais valia com certeza!!embora tenhamos que ser ambiciosos e pensar mais amplo!!

  2. img
    Sán Tomé.---Carta dirigida a Guilherme Neto Responder

    Guigui meu jovem. deixa-te de falásias, porque a instituicao que tu dirijes, sequer tem um estatuto ordenado e nem um cartao e compromisso vinculante com os atletas souberam redactar, para ser o pilar base dessa dita instituicao que tu dirijes. pois quem até faz aquilo mais andar é o “apaixonado natural pela modalidade (Kweku)e que se dedica há anos a treinar os jovens ali, como foi o caso dum jovem que era bem conhecido há anos atrás aqui na nossa praca capital, que ao ter uma lesao crónica e grave causada pela práctica da modalidade ali derivada dum lance no jgo ali no SNECIA, nem sequer como presidente tentaste aproximar-te do rapaz para saber o ocorrido, meses a fio, nem pelo menos no sentido de usar a tua influencia e envidar esforcos para que ao menos recebesse uma junta médica. portanto que fique bem claro que todo jovem que se dedica ao basketbol ali (como em quase toda modalidade aqui na terra) está entregue a sua sorte ou desgraca, caso algo de mau aconteca com a sua saúde durante a práctica do desporto e mesmo estando inscrito na fantoche federacao que tu dirijes. Deves bem saber de quem me refiro, se te puseres a meditar. nao menciono o nome porque há anos que esse jovem nao está aqui e nunca mais soube dele.

  3. img
    Buzio sem pena Responder

    Viva Guigui
    Força
    Viva o Desporto em STP
    Viva eu

  4. img
    Porto Real & Sundy Responder

    Carta a Guigui, a única coisa que achei de interesse nesta carta foi o nome de um grande e ilustre colega Kueku Viegas de Abreu. Este de facto gosta da modalidade, embora curtinho mas muito talentoso.
    Façam o possivel, há gente disponivel pra vos apoiar.
    Abraços de colega em “Um Tempo Novo pra Todos”

  5. img
    Mimi Responder

    Nao entendo quem tem ou tera a partir de agora a tutela deste campo de jogos (A federacao ou o Quartel). Os intervenientes (Gui Neto e PAchire) nao me pareceram falar a mesma liguagem.
    Por outro lado, falando dos Jogos da CPLP, concordo com um dos intervenientes acima. Temos que aspirar mais alto, dar saltos mais longos. Nao entendo como e que o campo de jogos do quartel vai acolher jogos de tal envergadura…

  6. img
    O MESMO Responder

    CAros amigos, Guilherme Neto é um farsante Presidente da Federação ele aproveita das relacoes do cargo para fazer das suas en beneficio propio.O melhor que este ser faz é o jornalismo.

    Nota:
    1-Todos nos sabemos e o Guilherme Neto melhor que cada um de nos sabes por esperiencia que já teve como jornalista y por paises que ja visito que as condicoes para acolher jogos internacional é inposivel.

    2-Eu particularmente creo que ele esta a brincar.

    3-Este posto nao lhe pertence seu lugar é no Jornal.

    • img
      senhora tia! Responder

      de facto ele anda mesm oa brincar, só gosta é de trambiques e se está a lixar pra o que sep ossa passar com áqueles jovens que vao ali dar seu suor com amor convista o desporto.

      se lhes passar algo, nem estatudo ordenado tem como falou alguem acima numa carta que está aqui. por isso mesmo. Guigui, todo STP sabe o tipo de pessoa que és, nao serves nenhum desporto. serves é o teu bolso…malandro!!

  7. img
    Capela Responder

    Boa tarde, gostava de saber se, se nao é incomodo, se S.Tomé tem selecçoes de Basquetebol e que escaloes há
    também gostava de saber o q competiçoes ha a esse nivel

    abrç e uma boa tarde

  8. img
    Wilsa Mendes Responder

    Ja que so so sabemos remodelar esqueceu-se de remodelar campo do parque da trindade ou melhorar campo de betao de Joao Cavalo la em Folha-Federal.

Deixe um comentario

*