Faltam 1000 dias para a Copa do Mundo FIFA 2014

Pelé é o Embaixador Honorário do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014. Tema de um artigo enviado ao Téla Nón pela Embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe. 

Não é de hoje que o Brasil encanta quem o conhece. As belezas naturais, a biodiversidade e a cultura, a criatividade e a alegria contagiante do povo brasileiro sempre marcaram aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o meu país. 

A 1000 dias da Copa do Mundo FIFA 2014, tenho motivos para acreditar que, além dessas qualidades, que sempre nos caracterizaram, outros atributos, como a competência, a seriedade, a inovação, a transparência, a sustentabilidade, a diversidade e a democracia contribuirão para que os que venham ao Brasil se encantem ainda mais com ele. 

Nossa economia, hoje a 7ª do mundo, é diversificada, inovadora e combina crescimento, estabilidade, sustentabilidade e inclusão social. Na última década, de maneira impressionante, mais de 40 milhões de pessoas ascenderam para a classe média, finalmente majoritária no país. Esse contexto contribui para quedas significativas em índices de criminalidade em cidades brasileiras, de modo que estamos cada vez mais aptos a garantir a segurança de nossa população e dos turistas que nos visitam.

 A evolução também é sensível no campo da infraestrutura. Não serão apenas estádios, que, ao que parece, serão entregues de acordo com o cronograma estabelecido, mas, também, a ampliação e a modernização de portos, aeroportos e de equipamentos urbanos – incluindo legados importantes nas áreas de transporte, turismo, comunicações e energia. Todas as informações, obras e investimentos relacionados à Copa podem ser acompanhados, em tempo real, pela Internet,o que ficará ainda mais fácil após o lançamento do site oficial da Copa pelo Governo Federal(www.copa2014.gov.br).

 A mídia e a sociedade estão atentas a cada detalhe. Esse e outros mecanismos de transparência, de monitoramento e de controle têm servido para inibir e identificar, com eficácia, potenciais desvios, enriquecendo, com isso, a própria democracia brasileira. 

O brasileiro se orgulha de ser fruto de uma mistura de etnias, religiões, origens e cores. Somos uma nação em que todos – inclusive turistas-, se sentem em casa. Temos a convicção de que a nossa força e a nossa criatividade, em todas as áreas, até no futebol, se origina dessa diversidade, dessa mistura. É justamente por isso que acredito que a democracia fincou raízes profundas no Brasil.

 Claro que ainda há muito por fazer. Claro, também, que persistem problemas antigos, e que novos problemas surgem para nos desafiar. O que me deixa otimista é que o Brasil está cada vez mais apto para lidar com eles. Penso, nesse sentido, que a Copa do Mundo FIFA 2014 vem ao Brasil no momento certo, como uma grande oportunidade para o nosso povo mostrar ao mundo que sabemos fazer bonito – não apenas no esporte. 

Pelé é o Embaixador Honorário do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014. Em sua carreira como jogador de futebol, dentre outros feitos, foi tricampeão mundial pela seleção brasileira (1958, 1962 e 1970), marcou 1282 gols e colecionou diversos prêmios, dentre os quais o de Atleta do Século (pelo Comitê Olímpico Internacional, em 1999) e de Jogador de Futebol do Século (pela FIFA, em 2000).

Deixe um comentario

*