Edney Nascimento conquista a 10ª edição da corrida da francofonia

Num Domingo de manhã refrescado por uma chuva miudinha, 25 ciclistas arrancaram para a 10ª edição da corrida da francofonia. Aberta a todas as categorias a prova decorreu entre São Tomé e Ribeira Afonso com regresso para a cidade de São Tomé.

Aproveitando das excelentes condições da nova estrada nacional que conduz ao sul três ciclistas, Fabio Costa, Helder Santos e Edmar Santos, desencadearam uma escapada conseguindo uma vantagem máxima de 45 segundos sobre o pelotão controlado pelos melhores ciclistas são-tomenses.

A escapada terminou depois de ter superado a vila de Ribeira Afonso. O pelotão de 12 ciclistas conduzido por Atemilson Quaresma, Daniel Sousa e Edney Quaresma neutralizou a escapada e em Agua Izé transitavam 15 ciclistas no pelotão de frente. Na subida da vila de Santana um ataque de Atemilson Quaresma provocou a seleção e somente Edney Nascimento, Edney Quaresma e Daniel Sousa conseguiram aguentar o ritmo das pedaladas.

Em Santana osd 4 primeiros têm 20 segundo de vantagem sobre a dupla constituída por Alberto Pereira e Silvio Aguiar e um minuto e 15 segundos sobre Helder Neto, Fabio Costa, Helder dos Santos, Mauro Silveira e Gabriel Ceita. Os 4 de frente continuaram com um ritmo regular até a cidade de São Tomé não permitindo o retorno de Alberto Pereira e Silvio Aguiar que se mantinham com uma atraso entre 30 e 40 segundos.

A prova foi decidida no sprint final, onde Edney Nascimento conseguiu vencer os diretos adversários chegando a frente de Edney Quaresma e Daniel Sousa. Atemilson Quaresma chegou no quarto lugar. Com 30 segundos de atraso Silvio Aguiar que conquistou o primeiro lugar da categoria Júnior. Importa assinalar na categoria bicicletas de montanha a vitória de Fábio Costa frente a Helder Santos e Edmar Santos.

A prova foi organizada pela Federação São-tomense de Ciclismo com o patrocínio da comissão nacional da francofonia e contou com o excelente serviço da brigada de transito da policia nacional e o serviço de assistência dos voluntários da cruz vermelha.

Vencedores da corrida da francofonia:

1ª edição realizada em 2004 Daladier Coelho

2ª edição realizada em 2005 Daladier Coelho

3ª edição realizada em 2006 Daladier Coelho

4ª edição realizada em 2007 Daladier Coelho

5ª edição realizada em 2008 Gromilton Quaresma

6ª edição realizada em 2009 Alberto Pereira

7ª edição realizada em 2010 Alberto Pereira

8ª edição por equipas em 2011 Edney Nascimento e Wilber Sanchez

9ª edição realizada em 2012 Edney Quaresma

10ª edição realizada em 2013 Edney Nascimento

  1. img
    Santomé Plodôsu Responder

    Parabéns aos vencedores e espero que os prémios sejam dignos do esforço e da força de vontade destes batalhadores.

    • img
      Desesperado Responder

      http://www.youtube.com/watch?v=j2kchDeX8Wk

      MULHERES DE STP,PARTEM PEDRAS ARDUAMENTE PARA SUA SOBREVIVÊNCIA

      Este é o Link,que nos demonstra a situação de sobrevivência que jovens mães,mulheres e senhoras da ilha do príncipe e também em Tomé estão sujeitas: Partem pedras desesperadamente sem qualquer condições de higiene e segurança,das 04 da madrugada até o cair da noite elas trabalham duramente como escravas para garantir o sustento das suas famílias. Tendo em conta o elevado numero de desemprego que se registam nas ilhas.ESTE É UMA IMAGEM DE UM PAIS COM O FUTURO QUE O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA E PRIMEIRO MINISTRO TEM DEFENDIDO “MAIS MISÉRIA E MAIS DESESPERO” É UMA VERGONHA SER FILHO DESTE TERRA DOS DIRIGENTES QUE LAPIDEM O BEM DO POVO E DEIXEM O POVO NA MISÉRIA.NÃO É ESTA A IMAGEM DO PAIS QUE TODOS NOS ESPERAMOS,FAZ-SE MUDANÇA NAS FIGURAS MAS OS MÃO HÁBITOS SE MANTÊM .O GOVERNO E TODOS OS DIRIGENTES ESTÃO SE LIXANDO PARA OS PROBLEMAS SÉRIOS DO PAIS.

      • img
        Desesperado Responder

        Correcção: DELAPIDAR ao invés de LAPIDAR

    • img
      Xavier Responder

      Bravo por esse espírito de superação… Bravo pelo atleta e bravo pela gente que há detrás de esse magnífico triunfo!!

  2. img
    Inquiridor Responder

    Alguém é capaz de me explicar o que é que São Tomé e Príncipe tem a ver com a francofonia ?

  3. img
    Barão de Água Ize Responder

    O que é que STP tem a ver com francofonia?
    As provas desportivas são sempre de aplaudir, mas para ser feita houve dinheiros francofonos? Se a francofonia quer tanto ajudar o desporto em STP que dê nomes às provas que tenham a ver com a identidade Sãotomense. Colonialismo já foi.

Deixe um comentario

*