Destaques

ITR mostra caminho aos operadores turísticos 

Um workshop organizado pelo grupo hoteleiro HBD, que opera na ilha do Príncipe e também no hotel Omali Lodje em São Tomé, serviu para o Instituto de Turismo Responsável, mostrar aos demais operadores turísticos de São Tomé e Príncipe, os caminhos que dão acesso a certificação de um hotel como sendo de Turismo Responsável.

No ano passado o Instituto Internacional de Turismo Responsável certificou o hotel Bom -Bom na ilha do Príncipe sob administração do Grupo HBD, como a primeira unidade hoteleira do continente africano que pratica Turismo Responsável.

tartarugaUma distinção importante para São Tomé e Príncipe. Xavier Sanches, quadro do Instituto do Turismo Responsável que foi orador do workshop, destacou as variáveis que permitam a certificação de um hotel como sendo de Turismo Responsável. «Estamos a falar de uma actividade que contempla a variável económica, a variável social que tem a ver com as comunidades que vivem no local e a variável ambiental», frisou.

O hotel Bom Bom na ilha do Príncipe, emprega várias dezenas de naturais da ilha, desenvolve uma actividade turística inclusiva, isto é tem em atenção os problemas sociais das populações, e tem uma forte componente de protecção do ecossistema da ilha.

O hotel plantado no meio da floresta a beira-mar, adoptou uma política de protecção das tartarugas que transformou as praias circundantes ao resort, num berço de desova das tartarugas. Uma acção que se junta a outras em curso na ilha, o que faz Príncipe ser hoje o principal berço ou refúgio para as tartarugas no Golfo da Guiné.

Abel Veiga

Fotografias – Estrela Matilde

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top