África conta com primeira unidade móvel aprendizagem virtual contra o crime

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Projeto do Unodc visa combater o tráfico ilícito de drogas por meio de cursos sobre crime organizado transnacional e tráfico humano; Libéria recebeu primeiro veículo equipado com computadores ligados à internet.

 

Aprendizagem virtual contra o crime. Foto: Unodc

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, tem um programa de cursos virtuais para oficiais da lei como parte de projeto implementado pela primeira vez em África.

Os cursos tratam de ameaças à segurança como crime organizado transnacional, drogas ilícitas, tráfico humano e de migrantes. A outra vertente inclui o controlo de fronteiras,as técnicas forenses e os direitos humanos.

Computadores

O programa da agência foi criado para oficiais públicos que operam em áreas com pouca ou nenhuma conexão da internet. As formações são realizadas numa unidade móvel, um veículo equipado com um gerador de energia e com computadores portáteis conectados a um servidor local para a aprendizagem virtual.

O escritório do Unodc para África Ocidental e Central entregou este mês a primeira unidade de aprendizagem móvel do continente. O veículo chegou à agência de controlo de drogas da Libéria.

Contenção do Tráfico

A cerimónia de entrega teve a participação do diretor da agência, Antony South, de funcionários da Polícia da ONU, Unpol, e de representantes da Embaixada dos Estados Unidos.

South reconheceu o valor de ter “uma ferramenta flexível e envolvente que irá auxiliar os esforços da Libéria em conter o tráfico transnacional de drogas”. Os primeiros 18 funcionários já concluíram um curso especializado e outros grupos de usuários devem também receber formação.

Segundo a agência da ONU, a unidade móvel foi entregue com 10 estações de trabalho que permitem o acesso a cursos desenvolvidos pelo Unodc sobre combate às drogas ilícitas.

O Unodc destaca que a meta do projeto é melhorar o conhecimento e as habilidades técnicas na Libéria com vista a combater o crime organizado e o tráfico de drogas.

Com parceiros internacionais, o Unodc planeia continuar a executar experiências similares com uma base expandida de usuários em África, tanto online quanto offline.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Leia Mais:

Angola louvada por ações em prol da vida selvagem e recuperação de elefantes

Ban alerta que corrupção tem impacto desastroso no desenvolvimento

 

Notícias relacionadas

  1. img
    ANCA Responder

    Um ponto para a reflexão…

    Tu tu aí, sim tu que estás sentado a ler, sim tu Africano.

    Sabes que existe céu e nuvens,…sabes que acima de céu e nuvens que os teus meus olhos conseguem ver,….existe o universo onde está outros planetas, como o Marte, Mercúrio, etc,etc…

    Porque por vezes nos falta a Humildade, falta de gosto pelo trabalho árduo, temos gosto pela bebedeiras, temos gosto poligamia, mulherenguíces, mentiras, falta gosto por ser bom cidadão, bom chefe de família, enquanto pessoa humana, no tratamento interacção com outros humanos nossos iguais, por exemplo no tratamento com pessoa de sexo oposto, ou seja sexo feminino, no tratamento e protecção das Crianças, Idosos, no tratamento na Administração Gestão da coisa pública ou privada.

    Faz este exercício, imagina que estás no céu a olhar, para ti mesmo cá na terra. Como imaginas que possas ver a ti mesmo?

    Um ponto, um grão de areia, uma partícula, que vive somente 50, 60, 70 anos, em relação a dimensão imensidão do universo.

    Haa haaaaa, bem me pareceu com manias de arrogância, sabiçhão, petulância, machismo.

    Sabes que no universo por cima do céu que está acima da tua cabeça, países como EUA, RUSSIA, EU, Japão, CHINA, têm satélites que vêm e controlam tudo que fazes,( exemplo o que consegues fazer com gloogle Heart, localização GPS,s), por exemplo o tempo que faz, no teu País, mais ainda controla a qunatidade de agua de que dispões onde tem assentes o teus pés no teu Território, o tipo de solo, os minerais, quantidades de Petrólio, etc, etc?

    Ainda por cima dão te dinheiro para poderes fazeres campanhas eleitorais, escrutínios, para dares banho ao teu povo, governar(pagares salários, manter teu hospitalzinho, comprares um carro, para fazeres de conta que és um grande ministro, deputado, cidadão), do teu País, mas como te falta humildade, gosto pelo trabalho árduo, pingo de vergonha na cara, achas que podes viver a criticar outros teus iguais, teus concidadãos em vez de aproveitar para mudares a tua realidade Territorial/Populacional, Instituições do teu País, o teu comportamento perante a realidade da vida, teu modo de ser estar, saber e saber fazer, pois um sistema criado sustentado por eles, para jamais revoltares, manter-te no faz de conta que um dia vais chegar também a ter satélites, controlar o teu próprio desenvolvimento social, cultural, ambiental, energético, desportivo, politico, económico e financeiro, no fundo manter-te na pobreza espiritual e material, ainda, impõe-te estares de lado deles caladinho, apoiares tudo e mais na nações unidas, sem falares muito porque a tua mão é aquela que está sempre por baixo a pedir, porque gostas pouco de trabalhar para desenvolveres,…e ainda mandam umas empresas explorarem-te no teu próprio solo, pagando salários que jamais pagam no seu solo de origem, apesar de seres formados na mesma faculdade onde foram formados os seus filhos,…

    Primeira Unidade de combate a crime do Continente

    Toma a rédea do teu desenvolvimento trabalha, organiza-te, muda-te, constrói produz ajuda, partilha, organiza o teu País(Território/População), pois conheces de que padece o teu Território/População à nível social, cultural, ambiental, energético, Agua Potável, Saneamento do Meio, Segurança, Educação/Formação, Saúde, Justiça, à nível Desportivo, Político, Económico e Financeiro.

    É com trabalho/organização, metodologias que se cria riqueza e muda-se poda-se o
    comportamento forma-se ser estar saber e saber fazer, o que faz pensar nas soluções, nas poupanças, na modernização progresso sustentável.

    Enquanto ainda tens problemas de abastecimento de água e luz saúde segurança, no teu Território, eles já solucionaram deles por meio de trabalho árduo a milhões de anos, pois porque és preguiçoso africano, és arrogante, és mulherengo e machista, és autoritário, nada divides e partilhas com outro irmão teu africano, sentes medo e ameaças do teu posto de poder fictício que outros te concederam, pois pagam-te salário, poder que na verdade jamais é teu.

    A prova disso está na seguinte questão,…

    Quanto é que o teu pai, quando tinhas dezoito anos obrigou-te a trabalhar a terra ou ir ao mar para produzires e ganhar o teu salário, quem diz tu diz grande maioria da população jovem adulta,…pois vivemos na ociosidades e vícios

    Dependes das esmolas que de dão para governares

    O que África produz, para melhoria das condições de vida dos Africanos?

    Que produtos e bens?

    Que conhecimentos?

    Que uso e partilha faz desse conhecimentos e produtos e bens?

    O tempo é hoje e agora.

    E mais nada digo

    Se Se queres ver o país bem

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. img
    povo Responder

    vamos ver os pirata em governo de stp os atuas governo pirata eleito

Deixe um comentario

*