Destaques

Pnud destaca projeto que fornece previsão do tempo por SMS em África

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Programa é voltado para pequenos agricultores no oeste do continente; ação faz parte de iniciativa global apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

Foto: Simone D. McCourtie / Banco Mundial

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Um projeto de tecnologia está a entregar, através de mensagens de texto, previsões meteorológicas confiáveis, sob medida e de baixo custo a 1,2 milhão de pequenos agricultores em África Ocidental até o fim de 2017.

A ação da empresa social de tecnologia Ignitia faz parte da iniciativa global Business Call to Action, BCtA, ou Chamado à Ação Empresarial, em tradução livre.

Desenvolvimento

O BCtA encoraja empresas a combater a pobreza através de modelos de negócios inclusivos. A iniciativa tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud.

O modelo de previsão do tempo foi lançado em 2014, em Gana, e segundo o Pnud tem tido 84% de precisão.

Ainda segundo a agência da ONU, pequenos agricultores nos trópicos têm acesso limitado a previsões do tempo confiáveis, o que restringe sua habilidade de planear atividades agrícolas.

Rendimento

Até o momento, a Ignitia chegou a 80 mil agricultores e enviou mais de 6 milhões de previsões do tempo. A empresa planeja expandir seus serviços para 20 países em África, sudeste da Ásia e América Central.

Segundo o Pnud, mais de 2,8 mil milhões de pessoas, 40% da população mundial, vivem nos trópicos, onde a maioria depende da agricultura de pequena escala.

O rendimento dos pequenos agricultores na África Subsaariana é o menor do mundo, a causar insegurança alimentar, pobreza contínua e estagnação do crescimento económico. Estimativas são de que entre 20% e 80% dos rendimentos anuais sejam perdidos por causa das condições climáticas.

 

    Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo