00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Estado santomense acaba de constituir mais uma sociedade para a exploração do gás

Associada a uma empresa da china Taiwan criada em Monrovia – Liberia, denominada Bluesky, S.A., cujos accionistas são ainda desconhecidos pelo Téla Nón, foi criada no dia 31 de Julho findo a «STP Gás Company Lda.» Sociedade em que o estado santomense apenas detém 25% do capital social.

Neste negócio de Gás, em que São Tomé e Príncipe se vê envolvido como accionista minoritário,  a BLUESKY FLNG CORPORATION, S.A, sociedade por acções, com sede na Libéria, registada em Agosto de dois mil e onze, detem 75% do capital social. A STP Gás Company tem um capital social de 500.000.000,00 de Dbs.

Na escritura de constituição o Estado Santomense foi representado por Belmiro Vaz da Conceição Costa, de nacionalidade Santomense, na qualidade de Director Substituto da Direcção do Património do Estado enquanto a BLUESKY FLNG CORPORATION, S.A foi representada por ALBERT LUOH, de nacionalidade Norte-Americana.

Ao que o Tèla Nón pode apurar o objecto social da nova empresa constituída pelo governo de Patrice Trovoada, é o seguinte :

- Pesquisa, produção e monetização do gás, incluindo o gás reinjectado ou queimado pelas companhias petrolíferas;

- Gerir e implementar a solução tecnológica Bluesky FLNG para extracção de gás;

- Oferecer a solução Bluesky FLNG Corporation aos países vizinhos, incluindo a zona de desenvolvimento conjunto Nigéria – S. Tomé e Príncipe e a zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe;

- Fornecer peritagem, apoio tecnológico e operacional na utilização de solução Bluesky FLNG e na produção de LNG (gás natural liquefeito) de acordo com as normas internacionais geralmente aceites, incluindo a protecção, segurança e meio ambiente;

- Pesquisa, perfuração e instalação de pipelines subaquáticos, incluindo os serviços de peritagem no domínio da pesquisa e perfuração;

No entanto o negócio deixa no ar algumas questões que, a bem da transparência, deviam ser respondidas por quem de direito. Será que o negócio em causa tem a ver com notícias que dão conta da descoberta de gás natural na zona de exploração conjunta entre São Tomé e Príncipe e a Nigéria?

Que relações diplomáticas ou comerciais tem São Tomé e Príncipe com a Libéria?  Sendo a Bluesky flng corporation, l.da uma empresa do sudeste Asiático (China Taiwan), por que motivo constituiu uma filial na Libéria e ser justamente essa, a estabelecer relações com São Tomé e Príncipe?

Questão mais importante a ser esclarecida no âmbito deste negócio, é sem dúvidas o papel que é reservado a PETROGAS, empresa pública santomense criada desde o ano 2006, e que segundo a legislação petrolífera nacional, só ela pode estabelecer parcerias com outras companhias no sentido de exploração de recursos petrolíferos em que São Tomé e Príncipe é parte.

Contactos feitos pelo Téla Nón junto ao Ministério dos Recursos Naturais, liderado por Carlos Vila Nova, não surtiram efeito no sentido de se conseguir esclarecimentos para a opinião pública, sobre mais este negócio de recursos petrolíferos, aparentemente sem devida publicidade, como determina a legislação em vigor.

Abel Veiga

  1. img
    Ditador Responder

    É impressionante como os jornalistas vestem cores politica em vez de serem imparciais. Li o artigo ( …
    Associada a uma empresa da china Taiwan criada em Monrovia – Liberia, denominada Bluesky, S.A., cujos accionistas são ainda desconhecidos pelo Téla Nón, foi criada no dia 31 de Julho findo a «STP Gás Company Lda.» Sociedade em que o estado santomense apenas detém 25% do capital social.
    Neste negócio de Gás, em que São Tomé e Príncipe se vê envolvido como accionista minoritário,  a BLUESKY FLNG CORPORATION, S.A, sociedade por acções, com sede na Libéria, registada em Agosto de dois mil e onze, detem 75% do capital social. A STP Gás Company tem um capital social de 500.000.000,00 de Dbs….) fiquei sem perceber que raio de accionista o jornalista desconhece? Se refere 25% de umas das partes e 75% de outra parte logo Sao 2 accionistas que junto compoem um capital social de 100%. Deve se zelar pela isencao de informacao so assim a torna credível.

    • img
      VIOGO Responder

      Voce esta a fingir que não sabe. Há bandidagem nisso, como alias é de Patrice Trovoada. Esquemas que têm a v er com as viajens. Pena desta terra!

    • img
      VIOGO Responder

      Este último comentador está a me copiar. Eú é que já pensei nisso mil vezes. Direi que daquio a 5 10 anos ele será um dos mais ricos de africa. O Pai não é inocente!
      Pinto da Costa, incorrecta, injenua e quiça maleficamente não foi simplesmente infeliz. Relevou uma ignorância de postura de um homem de Estado Democrático, pois devia saber que o PR mesmo não gostando ou concordando com uma decisão judicial, deve abster-se de comentar e ter a lisura de simplesmente dizer como se faz em paíoses civilizados: não comento as decisões judiciais. Se lamenta está contra. Conhece ele o processo? Qual o interesse dele? Não acredito que se alinhe ao PT, o larápio da terra. PC não tem arcaboiço para ter sentido de Estaado… se não problema de memória..p popdera a idade… Mas Mário Soares têm muita capacidade e sabedoria e sendido de estadop e fala coisa com coisa. Tristeza desdta terra.

    • img
      Fisco Responder

      Meu caro “ditador”. O problema é este em STP. O jornalista pretende ofender o Governo porque ele é da OPOSIÇÃO, mas é ignorante com respeito ao significado da palavra “acionista”. Infelizmente esta é a caracteristica da Oposição que temos no nosso país.
      Obrigado por esclarecer este aspecto ao Jornalista.

      • img
        Téla Nón Responder

        Pena que a divulgação de um assunto de interesse nacional que estava aparentemente camuflado, signifique ofensa para o governo. A empresa sócia do Estado são-tomense, é uma sociedade por acções como a notícia refere. São exactamente os accionistas da tal sociedade asiática que o Téla Nón desconhece. Fica frio leitor.

        • img
          Afonso Varela Responder

          Tela non, muito bem… continua assim!

        • img
          Jonh Smith Responder

          Senhor Abel, é verdade que a noticia é de interesse nacional e sinceramente graças ao tela-non temos estado atualizado em termos de informações do nosso país, mas também é verdade que de um tempo para cá inclinaste a balança para um lado. Não te esqueças que a informação pode ser a mesma, mas depende de como a publicas. “Com uma palavra, um médico pode matar a um paciente e com essa mesma palavra ele o pode salvar, depende da forma como ele o diz”. Não mistures com essa gente, nã te deixes vender porque a dignidade de um homem está acima de tudo.
          J.S

        • img
          Profissionalimo Responder

          Tela nón disse que a empresa Bluesky, S.A., foi criada em Morovia, pelos Taiwaneses. Será que antes de publicar este artigo o jornalista Abel Veigas tentou saber, pesquisando junto a esse país para descobrir quem são os accionistas desta empresa já que disse que ela é uma filial de uma empresa do sudeste Asiático (China Taiwan)? Tentou saber qual é o nome da firma mãe? Quem são os accionistas da firma mãe? A quanto tempo existe e qual é a sua razão social.
          Seria bom fazer pesquisas aprofundadas, antes de publicar uma noticia que ainda mais não faz parte de actualidade tendo em conta que diz e passo a citar “Associada a uma empresa da china Taiwan criada em Monrovia – Liberia, denominada Bluesky, S.A., cujos accionistas são ainda desconhecidos pelo Téla Nón, foi criada no dia 31 de Julho findo a «STP Gás Company Lda.» Sociedade em que o estado santomense apenas detém 25% do capital social” – pois já passaram cerca de 15 dias.
          Se a duvida é porquê que é a filial criada em Morovia – Libéria que constitui sócio do governo de STP, tenta saber quem são os accionistas da CST que também é sócio do governo de STP? Também á uma das suas filial Africatel , coisa normal.
          Um jornalista vede ser aculturado. Estás a falar de Negocio Internacional, deve ter mais domínio sobre a matéria, caso não tem competências pede ajuda de economista e outros.
          Tela nón é um jornal sério, então devem trabalhar com seriedade e deixar de fazer jornaliosmo com parece, disseram-me, eu não sei bem, ouvir dizer… Quando um jornalista ouvi dizer, deve pesquisar fundo, fazer inquéritos, ir a busca ainda mais na era das TIC.

    • img
      VIOGO Responder

      ABEL FAZ UMA SONDAGEM SOBRE AS VIRTUDES E DEFEITOS DO TEL NOMPARA VERMOS SE ESSES PATRICISTAS SE CALAM DE VEZ COM ESSA DEFESA DE DIABO!

    • img
      Francisca Delicia Responder

      Associada a uma empresa da china Taiwan criada em Monrovia – Liberia, denominada Bluesky, S.A., cujos accionistas são ainda desconhecidos pelo Téla Nón……
      Evidentemente os accionistas desconhecidos são os da Bluesky. Daaaaaaahh.!

    • img
      Francisca Delicia Responder

      O DITADOR revela problemas graves de escrita/compreensão da língua portuguesa.

    • img
      Téla Nón Responder

      Os accionistas que o Téla Nón desconhece não são raios. Se sabe ler e entender bem, perceberá facilmente que a tal empresa asiática agora sócia do Estado são-tomense na nova empresa de gás, é uma sociedade por acções. São exactamente os accionistas da tal empresa asiática baseada em Monróvia, que o Téla Nón desconhece. Tenha calma leitor. Leia com atenção.

  2. img
    Em fim, Responder

    Ó “Téla nón” ha fotos que não tem nada a ver com a notícia.

    • img
      gadhafi Responder

      Nao vejo mal algum, so faltva o Ilisio que nao aperece na foto porque e mto baixinho e nao foi possivel apanha-lo no angulo….

    • img
      Calibre 12 Responder

      Esta fotofgrafia serve sim.
      Pelo menos ficou em grande plano a fotografia do Ministro Americo do Plano e Finanças, um dos dois homens que nesse momento possui a viatura mais caras que se encontra neste pais.
      Trata-se de um mercades benz top de gama que nem mesmo Patricve Trovoada alguma vez consegui ter.
      Outra viatura igual e proopriedade de outro membro do governo, mas ele preferiu guardar em casa de um responsavel de uma empresa de construçao civil.
      No passado a ADI criticou o ex-ministro das Obras publicas e infraestruturas por ter comprado um Yate com dinheiro publico, agora sao dois membros do governo da ADI que compram duas viaturas que para a realidade de S.Tome e um exagero e se calhar tambem com herario publico, ao menos que seja o somat´´orio do salario de dois anos de mandato como ministro. Patrice Trovoada deveria explicar isso ao Povo, ja que por yudo e por nada ele vai ao trombone da Televisao da ADI e a Radio da ADI. S.Tom´´e e Principe enquanto Estado, enquanto naçao ja nao tem nem Radio nem televisao. Tudo pertence Patrice – o dono do mundo.

      • img
        Zeme SOOO Responder

        Pinto da Costa Lamenta a decisão do Tribunal em arquivar o processo STP Trading. Vamos primeiro julgar os corruptos para ter coragem de acusar e incriminar novos suspeitos.

        Ser´´a que (STP) Somos Todos Podres? Não, Somos Todos Poderosos com a má lingua.

        Viva STP
        Viva Demo
        Civa Cracia
        Viva o futuro

        Fui

      • img
        sum mé chinhô Responder

        Já que na intervenção de “calibre 12″, vem notícia sobre aquisição de viaturas topo de gama adquirido por jovens ministros, o Tela nón podia facultar a grelha salarial dos governantes de S. Tomé e Príncipe?

    • img
      conóbia cumé izé Responder

      GOVERNO ESTÁ FOTO.FORAM ELES OS MANDANTES DO NEGÓCIO !…FUI

  3. img
    gostoso Responder

    Seja bem vinda a nova empresa.Espero bem que traga frutos deliciosos a nação.

  4. img
    MASSA CRITICA Responder

    O exemplo de uma não noticia do Téla Nón

    • img
      Otaviano Responder

      Já começou mais um caso grande de corrupção no país. Podem crer naquilo que eu estou a dizer-vos. Mais uma vez estão a roubar ao povo. Porquê que o senhor Patrice tendo falado sistematicamente de porto de águas profundas, terminal de transformação de petróleo, nunca no entanto falou deste projecto? Onde é que fica a transparência nos negócios públicos? Quem são estas empresas? Porquê que S.Tomé só fica com 25%? É assim que esta gente vai fivando rica e o povo vai ficando pobre. Diabo leva vocês para inferno. Patrice e Varela Kidalêooooo… Deixa o povo em paz. Já chega de corrupção, minha gente. É por isso que estavam atrapalhados com moção de censura. Agora é que eu percebi tudo. Vocês podem fazer aquilo que vocês querem qualquer dia isto ai acabar. S.Tomé Poderoso e S.António não dormem. Maldita gente.

    • img
      Alcino Responder

      Vê-se a cara desta gente ai na fotografia, toda alinhada, apetece-me pegar uma arma G3 e fazer uma rachada e eliminar estes crápulas todos. Para além de incopetentes uma data de corruptos. Mais um caso claro de corrupção no país. Estas pessoas não descasam enquanto não roubarem tudo o que o país tem. O senhor Patrice como chefe de fila fala de projecto de porto de águas profundas e outrras coisas n o entanto tinha este projecto escondido na gaveta para alimentar a sua corja de corruptos. É assim que se pega um ladrão. Porquê que ele não falaou neste negócio anteriormente? Ladrões, corruptos. Diabo leva vocês para inferno. Este povo um dia há-de revoltar e matar-vos todos um a um. Mentirosos e malvados. Estão a destruir o país. Agora aparecem cá na fotografia um ao lado de outro sem qualquer vergonha. Tenham vergonha mas é. Deixa este país em paz. Têm que explicar ao povo quem são os accionistas desta tal empresa. Eu sei que estes ministros todos que estão enfileirados na fotografia fazem parte deste gansgter. Como é possível um país fazer uma empresa e só ficar com 25% da mesma e entregar restante aos chulos que nos vão destruir. Má-fé. Vocês hão-de pagar por aquilo que estão a fazer ao país. É para isso que o senhor Patrice andava a viajar de um lado para outro com o seu cão de fila Varela. Era para fazerem este negócio chorudo que vai enriquecer os dois. O Presidente da República não pode admitir uma coisa desta. Isto é um abuso que vocês estão a fazer com o povo.

  5. img
    Gabriel Responder

    preciso ver para querer talvez comece a ser explorado a 31 de Fevereiro tanta coisa que anunciam nesta terra e nunca se concretiza mais uma

  6. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Essa noticia de Tela Non so vem criar problemas. Que jornalismo é esse?
    Se tem preguiça para fazer investigação, não publique. O jeito é lançar gasolina na foqueira para depois ver o que passa. Isso é que o vosso jornalismo, tenha do.
    Um conselho, claro se tela Non quiser ouvir as opniões dos outros. Trabalhem e façam investigações se pretendem fazer jornalismo para o bem da nação.

    • img
      Zeme SOOO Responder

      Mano, é uma forma de desviar as antenções dos casos STP Trading, Doca, Passeio, GGA, Credito de Japão, etc…

      Não sabiam disso,

      Povo abre olhos.

      Acham que se a oposição soubesse de caso de corrupção estaria calada?

      Fui

  7. img
    Juventude Revoltada Responder

    Mais emprego para os estrangeiros, São-Tomenses serão escravos…

  8. img
    bbvasantander Responder

    É mais uma negociata do governo de Patrice Trovoada. O Vila Nova ainda recentemente era um dos minstros mais limpos deste governo mas agora também já está na lama. Este é mais um negócio sujo deste governo. Um negocio em que a população não tem conhecimento. Qual é o orgão de comnicação do estado que noticiou este acordo? Se a RDP-Africa não noticiou este acordo é porque ele é mau. Porque tudo de mal que é feito pelo governo do Patrice Trovoada nunca é noticia para RDP-África. A RDP áfrca é defensora e protetora dos males deste mau governo de Patrice Trovoada.

  9. img
    nora Responder

    Já se adivinhava o negócio entre o Patrice Trovoada e o milionário Taiwanês.
    O dono da Empresa BLUESKY FLNG CORPORATION, S.A, é o mesmo Taiwanês que tem os barcos estranhos que estão entrancados no nosso mar a quase meses.
    Sabe-se que Patrice Trovoada dirige-se a este barco de lancha todas as noites. É mais um negócio escuro e secreto, quando fere a legislação em vigor. O Ministro Américo não se fez representar e nem deu cara neste negócio porque sabe que isto vai dar cadeia. Coitado do Belmiro Costa. Depois de deixar este Governo muitos os Ministros vão responder na barra da justiça por várias ilicitudes negóciais cometidos em favor do Sr. Patrice Trovoada.
    Dizia-se que o barco que esta a já muito tempo nas nossas águas tem lá arroz, carros e outros bens, mas até hoje ninguém viu isso. QUE A TVS VÁ LÁ E TRANSMITA SE É VERDADE A POPULAÇÃO. QUEREMOS SABER A VERDADE.
    O PATRICE TROVOADA, LIBANÊS RAMY E ELISIO TEIXEIRA, ENCONTROU-SE COM O MESMO TAIWANÊS NO CLUB SANTANA NUMA DAS NOITES, ESTAMOS ATENTOS E A VER TODOS OS ACONTECIMENTOS, FORAM REPARTIR AS PERCENTAGENS. O ILISIO OSVALDO VAI FICAR AINDA MAIS PEQUENO DE TANTOS DOLÁRES QUE O MESMO RECEBEU SÓ PARA TRATAR DAS CLAUSSULAS CONTRATUAIS. MAS NÃO ESQUECEU DA SUA AMIGA LUIZENDA.

    EU FALO MUITO! CALA BOCA RAPAZ. EU FUI…..

  10. img
    Zeme SOOO Responder

    Jornalismo a santomense.
    Noticia?
    Reportagem?
    Crónica?
    Que opinião!!!!!!!!

    Viva Tela Non, estamos sempre a subir
    Fui

  11. img
    de coração Responder

    Aposto com vosco que Patrice Trovoada quando sair do governo será o homem mais rico de Africa.
    Quanto ao Americo e outros espero que vejam o sol nascer quadrado para aprenderem.
    O ministro de finanças comprou um mercades benz top de gama com que dinheiro?! Ja viram para onde tem ido o dinheiro? Boa materia para o “nós por cá”. Hahh, esqueci-me, “nós por cá” não pode criticar governo!

  12. img
    Ê ça cada cuá! Responder

    Por causa de negocios escuros como este, violando a lei da República e´que fez o senhor Patife Trovoada mandar ao policia de agua grande assaltar a fabrica rosema a calada da noite, violando a decisão do tribunal fazendo assim os deputados irmãos monteiros de refém para assinarem sem ler tudo o que Patife quer. em troca do assalto o comando da policia recebeu 200 grades de cervejas para fazer negócio. depois é sempre o senhor patife a falar de combate a corrupção, que sinismo! este país está metido a bicharadas e há muito ainda pra se ver.

    • img
      Moçu Malé Responder

      Oh!! Sr.(a) Ê ça cada cuá, cuidado com calúnia.. Procure defender a sua tese sem inventar argumentos que não constam a verdade. Que provas tens para afirmar que a Polícia recebeu 200 grades de cervejas ofertada pela Rorema? foste caregador das grades? Faça o seu comentário sem mentiras. Antes interpretar qualquer facto tens que investigar

  13. img
    Cuá scá bi Responder

    Por isso é que o Patife mandou policia assaltar rosema 2 horas da madrugada, desacatando a decisão do tribunal para devolver a rosema aos deputados irmãos monteiros de forma que assinem e votem tudo sem ler sobre a chantagem de perderem a rosema e ficar pobre.
    o juíz que decidiu de acordo com a lei, foi substituido e a policia de agua grande que fez assalto de madrugada recebeu 200 grades de cervejas para fazer negócio. quem quiser comprar cerveja a bom preço o comando de agua grande tem a venda. um gesto dos irmãos para com a policia corrupta e o senhor patife fala sempre de combate a corrupção.

  14. img
    quem é quem Responder

    O Patrice diz todos os dias que está a combater a corrupção e que este governo é honesto, mais todos os ministros já compraram carros novos sem fazerem emprestimos ao banco e com salario de 25 milhões. o Américo então, comprou um alto mercedes preto, tirou da alfandega de noite e foi esconder numa das suas casas. será que tudo isso é salário de 25 milhões

  15. img
    Bodón baçu culo Responder

    O P Ministro como tem assinado os acordos sozinho com varela sem aprovar em conselho ministro, com medo dos próprios ministros não falarem, ele disse aos ministros para cada um safar-se, para cada ministro resolver o seu problema porque ele não vai aguentar a mentira por muito tempo, o povo já começa a saber que o ADI não vai resolver o problema do país.

  16. img
    sum mé chinhô Responder

    Srº Abel(Téla Nón), para fazer melhor juizo do que se passa verdadeiramente em S. Tomé e Príncipe, peço que dentro das suas possibilidades forncer GRELHA SALARIAL de governantes de STP. Muito obrigado pela atenção.

  17. img
    sum mé chinhô Responder

    É que estou no estrsngeiro a auferir um salário acima da média, já a uma porra de anos, e está a me ser difícil uma aquisição deste género. Estes jovens ministros estão no poder á sensívelmente dois anos, já têm viatura topo de gama? Como isso é possível?

  18. img
    sum mé chinhô Responder

    Quiz dizer a uma PORRADA de anos. Peço perdão pela expressão “porra”

    • img
      Chinha Responder

      O quê mais que falta acontecer a este país? Estas pessoas comem tudo enquanto o povo continua na miséria. Tenham vergonha, por favor. Isto é a forma de construir uma empresa? Escondido do povo, sem transparência, com accionistas que ninguém conhece, feita no estrangeiro sem ninguém saber de nada nem ouvir falar em nada? Que raio de país é este? É outro caso de ERHC que prejudicou o país. Que gente maldosa. Que mal S.Tomé fez para ter governantes desta espécie? Os deputados têm que pedir explicações a este governo sobre a constituição accionista destra empresa, a natureza de produtos que vão explorar, qual os benefícios para o país, porquê que só agora esta empresa aparece sem ninguém ouvir falar dela. Isto tem que ser feito e explicado ao povo. Eu como cidadão exijo isto. Não é para isso que eu votei no ADI. Que mudança é esta? Mudança para vocês enriquecerem como ministros? É para isto que foram para o governo? Maldita hora… Se o arrependimento matasse….

    • img
      Fortunato Responder

      Este é um dos maiores escândalos que eu ouvi neste nosso país. Como é possível fazerem uma empresa escondido do povo em total desvantagem para o país? Isto é possível? O país tem sempre que perder enquanto meia dúzia de pessoas ficam ricas? Que raio de gente que não tem emenda, não tem escrúpulo, não tem vergonha. O ministério público tem que reagir urgentemente. É nestes casos que o ministério público tem que intervir senão nunca sairemos da pobreza. Eu não compreendo como é que uma pessoa como Varela que sempre andou a dizer cá em S.Tomé que era exemplo de competência, responsabilidade, honestidade pode entrar nesta saco de gatos que está a hipotecar o futuro do país. É presiso não ter vergonha nenhuma na cara.

    • img
      Teresa Responder

      mas onde é que anda o tribunal de contas? onde é quee anda o presidente da república? onde é que anda os deputados da nação? onde é que anda a sociedade civil? onde é que anda a oposição? toda a gente assiste a esta pouca vergonha e não diz nada? que país é este? é para isto que o senhor Ptarice e Varela andam a viajar de um lado para outro e enganam o povo com estória de porto de águas profundas? eu já esperava isto. desde que eu vi um grande texto do senhor Osvaldo Abreu sobre petróleo eu vi logo que existia alguma coisa que estava para chagar. este texto foi para prepapar a opinião pública psicologicamente para este grande acto de corrupção que está a passar cá em S.Tomé. estes senhores estão todos metidos até ao pescoço neste caso. o povo não pode cair mais uma vez nesta brincadeira de corrupção. a brincadeira tem limites. estou farta de tudo isto e já não acredito em ninguém. sinceramente…

    • img
      Danço Congo de Almeirim Responder

      Eu vejo estes ministros naquela fotografia uma ao lado do outro, vocês não imaginam a vergonha que eu sinto. Sinceramente. Depois de eu ler esta notícia triste de mais um acto de corrupção no meu querido país apetece-me pegar uma pistola e matá-los um a um. Isto é inadmissível num país em pleno século XXI. Governantes roubam e enganam o povo e ninguém faz nada, ninguém diz nada. Que raio de coisa. Constroem empresa com consciência e não para enganarem o povo e saberam da vossa vida.

  19. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    Eu vi a foto,lembrei aquela história de:
    “ALY-BABA” e os Sete Ladrões.

  20. img
    Chupanjo Responder

    Caros compatriotas, por favor me dizem quem sao sócios da PT telecom (sócio de CST)? O telanom não tem como conhecer sócios da tal empresa gente…….

  21. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Uma noticia simples, gera tanta inflamação na sociedade, desvirtuando o interesse objectivo.
    Se houve um negocio obscuro, sabendo que já há uma empresa estatal com vocação para tal, porque criar uma outra, para o mesmo fim?
    Cabe ao Patrice viajante, explicar a partir do avião o dito negocio. De certeza que ele sabe desse negocio.

  22. img
    isi Porto Responder

    Capital social avaliado em Dbs: 500.000.000.00 (QUINHENTOS MILHÕES DE DÓLARES AMERICANOS), o equivalente a USD: 28,000.00 (VINTE E OITO MIL DÓLARES).

    Cabendo a STP 25% de participação, isto corresponde a aproximadamente USD: 7,000.00 (sete mil dolares Americanos) e o Taiwanês paticipa com USD: 21,000.00 (Vinte e Um Mil Dólares Americamos), valor de um Toyota Corola novo.

    Honestamente, não acredito nestes números, quando lidamos com negócios de petróleos e gás.

    Tela-Non deve reconfirmar este valor de capital social de DBS: 500.000.000,00. Se for verdade, STP faria melhor figura se investisse esses USD:7,000.00 da sua participação nesta empresa na reabilitação e ampliação do aeroporto e do porto cais de Ana-Chaves, ganhando os 100% dos lucros dos negócios destas duas infra-estruturas, mantendo a independência política, econímica e social acima de tudo, o orgulho do país nestes dois pontos estratégicos da sua economia, de entrada e de saída do país.

    BURRICE dos advogados, juízes, deputados, gestores, ministros, candongueiros parlamentares, etc, etc. BURRICE

    Por USD: 21,000.00, eu constituiria esta sociedade em regime public/privado com o estado santomense, mas nao me e dada esta possibilidade.

    Negócios de petróleo nunca envolvem números tão miseráveis. Nao acredito neste numero.

    Para se criar uma simples CASA de CAMBIO, os estados exigem ao seus accionistas capital mínimo de USD: 10,000,000.00 (DEZ MILHÕES DE DÓLARES AMERICANOS).

    É inadmissível que STP aceite um capital tão irrisório para criação de empresas que operam em áreas dos petróleos e gás.

    A ser verdade, isto revela PURA BURRICE.

    Não entendo porque razão o TELA_NON nunca publicou nem publica o capital injectado pela SONAIR na STP AIRWAYS, uma vez que ela detém 51% do capital e ao que parece o estado santomense abdicou-se dos seus 35% que detinha nesta companhia para ceder a maioridade a SONANGOL. Estará o TELA-NON autorizado a trazer este valor ao público?

    Seja como for, nesta empresa “STP GAS Comapany LDA”, STP detém 25% das acções (negócio com asiáticos) e na STP Airways? Quanto porcento STP detém em acções actualmente depois da entrada da SONAIR?Negócio com africanos! Tela-Non, exclareça-nos por favor.

    Isidoro Porto
    12/AGO/2012.

  23. img
    isidoro Porto Responder

    ERRATA:

    (QUINHENTOS MILHOES DE DOBRAS) e nao (QUINHENTOS MILHOES DE DOLARES AMERICANOS).

  24. img
    isidoro Porto Responder

    O seu comentário aguarda moderação.
    12 de Agosto de 2012 às 19:42
    Capital social avaliado em Dbs: 500.000.000.00 (QUINHENTOS MILHÕES DE DÓLARES AMERICANOS), o equivalente a USD: 28,000.00 (VINTE E OITO MIL DÓLARES).
    Cabendo a STP 25% de participação, isto corresponde a aproximadamente USD: 7,000.00 (sete mil dolares Americanos) e o Taiwanês paticipa com USD: 21,000.00 (Vinte e Um Mil Dólares Americamos), valor de um Toyota Corola novo.
    Honestamente, não acredito nestes números, quando lidamos com negócios de petróleos e gás.
    Tela-Non deve reconfirmar este valor de capital social de DBS: 500.000.000,00. Se for verdade, STP faria melhor figura se investisse esses USD:7,000.00 da sua participação nesta empresa na reabilitação e ampliação do aeroporto e do porto cais de Ana-Chaves, ganhando os 100% dos lucros dos negócios destas duas infra-estruturas, mantendo a independência política, econímica e social acima de tudo, o orgulho do país nestes dois pontos estratégicos da sua economia, de entrada e de saída do país.
    BURRICE dos advogados, juízes, deputados, gestores, ministros, candongueiros parlamentares, etc, etc. BURRICE
    Por USD: 21,000.00, eu constituiria esta sociedade em regime public/privado com o estado santomense, mas nao me e dada esta possibilidade.
    Negócios de petróleo nunca envolvem números tão miseráveis. Nao acredito neste numero.
    Para se criar uma simples CASA de CAMBIO, os estados exigem ao seus accionistas capital mínimo de USD: 10,000,000.00 (DEZ MILHÕES DE DÓLARES AMERICANOS).
    É inadmissível que STP aceite um capital tão irrisório para criação de empresas que operam em áreas dos petróleos e gás.
    A ser verdade, isto revela PURA BURRICE.
    Não entendo porque razão o TELA_NON nunca publicou nem publica o capital injectado pela SONAIR na STP AIRWAYS, uma vez que ela detém 51% do capital e ao que parece o estado santomense abdicou-se dos seus 35% que detinha nesta companhia para ceder a maioridade a SONANGOL. Estará o TELA-NON autorizado a trazer este valor ao público?
    Seja como for, nesta empresa “STP GAS Comapany LDA”, STP detém 25% das acções (negócio com asiáticos) e na STP Airways? Quanto porcento STP detém em acções actualmente depois da entrada da SONAIR?Negócio com africanos! Tela-Non, exclareça-nos por favor.
    Isidoro Porto
    12/AGO/2012.

    0

    0

    Avaliação

    Responder »

  25. img
    "MUITO AINDA ESTÁ PRA ACONTECER" Responder

    Cada vez que vem um governo, assina acordos fantoche e obscuros, o que será de nós??!!
    Alguém tem que por cobro a esses tipos de coisa, pá.
    Como é possível, um só grupo de pessoa (“que se diz governo contra corrupção” ) usufruir de toda riqueza de um povo!!?
    Ou será que somos todos analfabetos !!! Temos que começar a repensar o futuro dessa terra….STP abri olho…..
    Muito obrigado Tela nom, em denunciar essas coisas.

  26. img
    fala pouco Responder

    numa noite dos grandes banquetes que teem realizado em casa do senhor Manuel Sanzinha amigo e amissimo do Doutor Varela .
    Nesta noite o Doutor Varela manifestou publicamente neste jantar que ele ja nao precisava mas de ninguem deste Pais nem dos votos. Agora damos razao a ele, com todo esse cambalacho dos negocios de gas de rosema, de Kosovo e mas outros desconhecidos que virao a superfice tarde ou cedo, faz com que os cofres devem estar completamente cheios por isso achamos que ele ja nao precisava de ninguem
    Viva os negocios os negocios de Patrice Trouvada
    Viva os negocios de Afonso Varela
    o POVO NAO SABE COM QUEM ESTAO A METER AQUI E MUNDO

  27. img
    fala pouco Responder

    Na calada da noite de sabado dia 4 do mes corrente o senhor Afonso Varela, baixinho sem consciencia deste pais e corrupto, estava em casa do comandante da policia em Sao Joao da Vargem a compensar o comandante pelo trabalho que executou na fabrica cervejeira ROSEMA os coitadinhos de outros agentes nao viram nada so souberam permanecer a noite na Cidade de Neves para executar o assalto na fabrica as duas de madrugada, a mando do senhor Afonso Varela e Patrice Trouvada

  28. img
    fala pouco Responder

    Responder »

    fala pouco diz:
    O seu comentário aguarda moderação.

    13 de Agosto de 2012 às 11:29

    Neste momento os tribunais de Saotome e Princupe deviam estar todos fechados deixaram de ser tribunal e passaram para casino de jogos, os jogadores do casino começa do presidente do tribunal supremo até os continos sao todos homens jogadores xoxo, que pena sera que é mesmo Saotome e Principe, um pais soberano nao acredito senhores jogadores tirem a mascara da cara e confesa as verdades do jogo da rosema que se encontra em chek pote, diziam que o juiz Augerio Amado Vaz gostava muito de casino, mas agora os artistas do casino começaram a jogar feio as maquinas do casino chama-se Varela e Patricio e o banqueiro Silbvestre Leite,
    Diabo vos leva para sete fundura do inferno

  29. img
    camisinha Responder

    Elísio Texeira e Stock escondeu para não sair na foto.

  30. img
    camisinha Responder

    Sô padre Olintyo Daio também.

  31. img
    "MUITO AINDA ESTÁ PRA ACONTECER" Responder

    …Até o senhor que ja foi PADRE, está metido nisso…Haaaa Haaaa

    Mundo está mesmo a acabar…

  32. img
    FCTUC Responder

    Bom dia!
    …Muito triste o que acontece com nosso governo e a politica nacional..!

    Acredito eu, mais acreditam!
    Se os últimos 1º trimestre não tínhamos dinheiro e andamos com problema de de verba para pagamento de salário como hoje vemos esta noticia em que S.Tomé investe 500.000.000,00 de Dbs na exploração de Gás.
    Pergunto eu na 1º pessoa! De onde veio ou vem este valor para negócio de Gás?
    Receita deste investimento vai apoiar no aumento salarial?
    A equipa organizada é confiável pela a população?
    Será que este valor é a receita do IRS cobrada pelo estado uma vês que não recebemos o reembolso do IRS em s.tomé e príncipe é que estão a utilizar para investimento de Gás?
    Será que em conjunto pela sociedade esta alguém da Ilha do Príncipe para ajudar avaliar este investimento?
    População, abre os olhos….!
    Brevemente teremos mais surpresas, tanto do governo central como governo regional.
    Só nosso governo mesmo………….hahahahah, em fim meu Deus!

Deixe um comentario

*