Política

MDFM-PL propõe luta cerrada contra a corrupção e reforma profunda nas instituições do estado

O Partido MDFM-PL do Presidente Fradique de Menezes, está a discutir o seu programa eleitoral directamente com as populações. Um exercício que iniciou este fim-de-semana no distrito. No programa eleitoral o partido propõe a elaboração de um programa de emergência para tirar o país do abismo económico e social.

O MDFM-PL que está a discutir o seu programa eleitoral, directamente com as populações, numa acção de pré-campanha que envolve música e dança, começou a ofensiva eleitoral no distrito de Mé-Zochi.

O partido criado pelo Presidente Fradique de Menezes, defende uma gestão rigorosa e transparente da coisa pública, e aponta os sectores da Educação, Saúde, Agricultura e Pesca como sendo as grandes prioridades da sua acção caso seja governo.

O MDFM-PL que esteve também no distrito de Lembá norte de São Tomé, uma das regiões mais pobres do país, diz que quer desenvolver uma política de habitação que satisfaça as necessidades das populações.

O combate ao desemprego é outra prioridade. Para tal o MDFM PL, aposta numa política de construção civil, promoção do turismo, e criação de zonas de prestação de serviços.

MDFM-PL propõe igualmente uma reforma profunda do sector da defesa e segurança, através da criação de uma força armada profissionalizada.

Segundo o Vice-Presidente João Costa Alegre, se o povo colocar o poder nas mãos do MDFM, o partido vai implementar um programa de emergência para tentar ressuscitar o país.

Abel Veiga

    35 comentários

35 comentários

  1. JorgeK

    5 de Julho de 2010 as 13:34

    Este João CAVALO sempre que abre a boca… sai asneira.
    És uma vergonha para a politica santomense!
    demita-te e vá vender peixe!

  2. HERLANDER

    5 de Julho de 2010 as 13:48

    Propor qualquer partido pode propor o que o povo precisa é que os partidos politicos proponhan mas que definam claramente como conseguir esses objectivos. Porque isso de propor é simplesmente para engajar votos, enganar o povo com isso de que “o nosso partido fara isto e aquilo” NÃO, diga como pensa concretizar aquilo que propõe, onde ira buscar o dinheiro para o executar e como sera gerido transparentemente esse dinheiro ISSO É FAZER BOA CAMPANHA EM PROL DO POVO.

  3. fiáfluta

    5 de Julho de 2010 as 16:52

    Isso parece girabairro.Campanha com musica, dança e dinheiro.Nada de novo. Já esperavamos. Povo santomense esta tudo dito. Essa malta não é para governar. O povo nesta altura de crise profunda, fome, desemprego, falta de saúde, etc, etc, precisa de uma palavra concreta, soluções, coisas concretas. Isso de saude,educação é obrigação de qualquer governo. Queremos ouver soluções para crise economica mundial que nos afecta, o que fazer com as roças abandonadas,habitação,transportes,o estado da administração, etc. Msa sabemos que falta quadro ao MDFM para fazer face a demanda.

    Paraquedistas.

  4. jaka doxi

    5 de Julho de 2010 as 17:04

    Povo de São Tomé e Príncipe abre olho.

  5. Leopardo

    5 de Julho de 2010 as 17:09

    Este partido é uma vergonha….não tem bases, nem quadros dotados de conhecimentos para Governar esse Pais. Só Abubé….

  6. Alberto Nascimento

    5 de Julho de 2010 as 18:03

    Pelos 3 papés digitais no telanon,Eu votaria ADI.

  7. Paracetamol 500mg

    5 de Julho de 2010 as 18:29

    O MDFM esta desgastado em todos os sentidos.Esta “ussua a virar vinagre”. Falta muita ideia nestas mentes eloquentes.
    É fácil desenvolver STP e criar emprego e tornar o pais auto-suficiente.Como?? Reactivar as empresas agrícolas, reactivar a fabrica de agua-grande( produção de roupas p população e exportação)plantar mais cacau, e implementar organizações cooperativas de modo que os pequenos agricultores venda a produção a cooperativa e esta vende o produto como um todo, tipo uma empresa e distribuir os benefícios entre os sócios. Abrir fabricas de transformação de matérias primas amigas do ambiente, politicas básicas mas úteis. STP como tem muito plástico usado(Lixo), devia-se recolher e reciclar esses os mesmos, ou p produção de outros utensílios para população. Tdos iriam ganhar, preços mais baixos, o governo arrecadava impostos, haveria trabalho, tanto na recolha como na produção. transformar cacau em chocolate, mas produção massiva com objectivo de exportar aos países africanos.

    • Marques

      5 de Julho de 2010 as 21:57

      esqueceste de mencionar o café k tb temoa

      • Paracetamol 500mg

        6 de Julho de 2010 as 15:24

        concordo plenamente.Obrigado. Debate de ideias, é assim mesmo, inova..!!coisas que os deputados de STP não conseguiram durante 35 anos de Independência..

  8. mpian malimbóki

    5 de Julho de 2010 as 19:11

    ELE ENTENDE MAIS É DE CANOAGEM

  9. Helder Pinto

    5 de Julho de 2010 as 19:14

    Isto e uma farsa, combate ao emprego? Quantos posto de emprego vao criar se ainda nao conseguiram construir um liceu, isto e que e conversa para fazer dormir o boi

    • Manuel Jorge

      6 de Julho de 2010 as 11:48

      Ha mais ou menos um ano chegaram 160 formados de cuba e muitos ainda estão desempregados. É uma questão de lógica, si em um ano não puderam dar emprego a 160 pessoas, como vão dar 10.000 em 4anos?

      • tagarela

        7 de Julho de 2010 as 10:10

        Provavelmente devem estar a referir-se a mão-de-obra não especializada, na sua maioria, o que não é o caso dos tais 160 estudantes que pertencem a categoria de especializada.Viva STP!!!

    • Moreno

      7 de Julho de 2010 as 10:09

      Caro Helder antes demais um abraco.Creio que poes a fasquia muito alta, falando em construcao de um liceu.A falta de agua no hospital creio eu ser de mais facil solucao.Um abraco

  10. Helder Pinto

    5 de Julho de 2010 as 19:21

    Correccao – combate ao desemprego?

  11. "Nós por cá e a nossa Maneira"

    5 de Julho de 2010 as 20:10

    ….só quero é saber, como é que a vão combater, se todos os implicados são sempre os camaradas com assento palarmentar??????????…………..ou então, os coligados com os camradas???????

  12. Pedro Sousa

    5 de Julho de 2010 as 21:14

    CAVALO, ès muito fraco, sei que tu mais o fradique, durante 30 dias que ficaste fora de país levaram muito dinheiro para fazer boca de urna…. Povo de STP toma dinheiro e vota na pessoa certa o voto é secreto.. não vota nesses biscateiros de MDFM….

  13. Pedro Sousa

    5 de Julho de 2010 as 21:18

    Aonde anda o Ovideo Piqueno, aquele que disvio muito dinheiro e transferio para conta de fradique de menezes em Portugal na caixa geral de Deposito e uma conta secreta na zona fraca em Monaco… Aonde está esse senhor deve estar aspera para ser outra vez ministro… Credo robalheira que anda nesse país.

    • stp

      6 de Julho de 2010 as 1:44

      Que vergonha !!De MDFM,!!o vosso programe de sociedade é coisa mais misquinha sem fundamentos sem base sustentavel.. Tem que dizer ao Povo saotomenses de onde vão buscar o dinheiro e com que meios,, pra fazer a fantasma e escandaloza mentira.. Sem se falar do famoso e sem vergonha do MLSTP-PSD, que mais uma vez vem dizer que vai dar 10 mil impregos aos Sao-tomeses, Meus senhores, que mentira e pouco vergonha.. Como que , e onde vão arranjar o tal dinheiro … Mais uma vez vem com mentiras e mentiras,, meu povo abri os olhos….

  14. fiáfluta

    5 de Julho de 2010 as 22:45

    Publiquem se existe homem aí no MDFM a lista nominal dos corruptos. Vocês sabem quem é se fizerem terão a maioria.

    Desafio-vos

    Jão cavalo publica se é homem mata cobra e mostra o pau.

    Quero vêr

  15. Zovirax

    5 de Julho de 2010 as 23:01

    A sociedade são-tomense está infestada de corruptos. Como consequência desta situação, o MDFM-PL e outros partidos políticos coabitam com corruptos de barba rija e cadastrados na arte de delapidar o bem do Estado. Pois, com este facto, não consigo compreender como é que o MDFM-PL vai combater de forma cerrada o fenómeno da corrupção. Se este combate for levado a sério, o partido pode ficar com meia dúzia de militância. Por outro lado, os que usam os partidos políticos e a política para se safarem na vida, vão ter sérias dificuldades para sobreviverem. A corrupção está instalada em STP a todos os níveis, desde o nível mais baixo da hierarquia de serviço até ao topo, usando a palavra de ordem “vamos safar”. Será possível o MDFM-PL acabar com a corrupção? Não estamos perante uma manobra demagógica? Haver, vamos….

  16. João Azevedo

    6 de Julho de 2010 as 0:06

    Ir para as localidades com bebidas, música e dança e apenas falar atoa para o povo é discutir o programa? Qual programa? Para depois, se o diabo quiser, ganharem as eleições e meterem o Patrice outra vez como primeiro-ministro, a pedido do Bongo filho? Abram os olhos, São-tomenses. O Fradique que explique o que andou a fazer um mês fora do País. Uma vergonha autentica para STP.

  17. ADELINO DOS SANTOS

    6 de Julho de 2010 as 7:35

    ESTE PARTIDO DESDE SEU PRESIDENTE NÃO TEM CAPACIDADE E NÃO TEM POLITICA PARA ESTE PAÍS,NÃO SO DE NENHO PARTIDO E ESTIVE A VER PR0GRAMA DOS PARTIDOS O PROGRAMA CREDIVEL É DO MLSTP/PSD

  18. Moreno

    6 de Julho de 2010 as 8:18

    Da vontade de rir isso mas e penoso,triste.Agora durante a fase da campanha eleitoral o partido do actual presidente da nacao vem falar em combate ao desemprego.Agora pergunto eu durante os dois mandatos de governacao este senhor como mandatario numero um da nacao nunca se dignou em desencadear essa luta porque?porque ntinha outro partido no poder?agora durante essa fase de campanha veem com essas promessas, com falsidades , com mentiras porque? O povo e muito vulneravel, acredita em tudo em todos, que de certa maneira entendo o povo esta muito recalcado,a miseria e demais.um dia esse calvario acabara chegara ao seu final e o que me alegra e que tudo fica aqui , vamos todos e mundo continua mas que cansa cansa.So espero que qualquer que seja o partido que ganhe as eleicoes,facam algo de benefico para que esse povo martir , esse povo colonizado pelo proprio seu irmao viva um pouco melhor , que tenha elementos basicos para viver que e o minimo que se pode exigir em pleno seculo em que estamos.um dia e da caca eoutro dia e do cacador.obrigado .

  19. Ponto

    6 de Julho de 2010 as 12:52

    Esses senhores não são políticos, como dizia outro interveniente dos comentários no Téla Nón, são “biscateiros”. Aliás, em STP os partidos políticos não aparentam que entendem de política. Aparentam que entendem é de conversas entre comadres e compadres. Com essas propostas que fazem aqui anunciar, só serve para mostrar que trata disso!

  20. buta uê

    6 de Julho de 2010 as 13:15

    Próximo das eleições o que se vê são todos os partidos em parceria com população(sociedade civil).Se com esta aproximação dão a entender que se apercebem de que no estado de providência e Democrático é o poder comunidade que deve legitimar o poder político,Porquê que depois das eleições aquele que ganha não se preocupa em honrar essa parceria?
    Meus senhores,há que mudar a mentalidade dos políticos saotomenses.Para se governar com sucesso um país pequeno ,com mercado pequeno para investidores,mas rico e fertil por natureza e uma posição estratégica bastante interessante como nosso, é preciso terem um bom sentido do estado.
    Será que é só por má fé ou também por pura ignorância e falta de visão que os saotomenses sempre governaram este nosso país seguindo sempre a mesma filosofia?,
    Como bom leitor,crítico e preocupado com o estado das coisas no meu país,aconselho a todos os políticos e a todos aqueles q pretendem um dia ocupar cargos políticos nessa nossa pequena terra a lerem com visão crítica o livro”O PODER DE PEQUENO ESTADO”e muitos outros para ganharem uma visão estratégica e fazerem valer os nossos trunfos tanto a nível interno como internacional.

  21. Pokimi

    6 de Julho de 2010 as 13:28

    KIDALEUUU….voces estao a falar em corrupção??…vcs nem têm gente para formar um governo….quem?? para termos um 1º ministro como Joao Cavalo?? Credooo.. ele que é “bufo” do Dique…que prometeu bazar caso em 2 anos nao melhorasse a vida do povo… ja passaram quase 10 e o homem não ker bazar….Viva MLSTP/PSD

  22. RAMOS DE ASSUNÇÃO

    6 de Julho de 2010 as 13:31

    POVO DE S.TOMÉ E PRINCIPE ESTE É UM APELO QUE VOS FAÇO NÃO FICA NINGUEM EM CASA VÃO TODOS VOTAR .RECEBE CARRO, MOTA ,FRIGORIFICO,BICICLETAS,CASAS,DOLAR AMÉRICANO,SACOS DE DOBRAS . E DEPOIS VAI VOTAR NO PARTIDO ONDE A VOSSA CONSCIÊNCIA DITAR ,E MANDA AQUELES BANDO DE BANDIDOS DAR UMA VOLTA.

  23. cesarjesus

    6 de Julho de 2010 as 14:11

    Maravilha… ate que faz sentido este tipo de iniciativa…mas nao se esquecam de primeiro lavar a roupa suja dentro do Partido, uma limpesa completa de preferencia com lixivia de forma a ficar bem transparente…dai, depois desta operacao interna ser bem sucedida e exclarecida, podem muito bem ir a rua ou a praca fazer a vossa ilustre iniciativa, pois precisamos de Politicos com caracter e vontade de construir o nosso Pais, nao com elementos a procura de paltamar para facil enriquecimento!

    Forca Povo STP…

  24. fiáfluta

    6 de Julho de 2010 as 20:45

    Abel, co todo respeito, retire o partido do João cavalo. já tirastes os melhores este podre tinha que sair logo no primeiro dia.

    Manda-lhe ir para agua clara terra de fradique por bandeira.

    Malditos.

    obg

  25. Nelson Alamô

    6 de Julho de 2010 as 23:14

    Eu muito sinceramente fico sem palavras, como é possivel minha gente!! que esses senhores não têm um pouco de vergonha na cara????, será que só agora na epoca das eleções o partido sabe a onde tem mais necessidades e o que tem de fazer? eu muito sinseramente não entendo como vocês vêm me falar de corrupção,corrupção,corrupção, antes de combater e exterminar a corrupção eu peço que vejam bem a vossa casa as pessoas que dela fazem parte, ai sim diria que estão no caminho certo, vocês só podem estar a brincar com a inteligencia do povo ou seja (piquenos). Hummmmmmmmmm vocês conhecem o distristo mais populoso e mais pobre do mais neste momento, é uma pena ter dirigentes como vocês…. claro vocês não sabem o que é passar fome, não sabem o que é ter necessidades. Meus senhores por favor não brinquem com a vida e dignidade deste povo que tanto sofre por causa da vossa falta de conciência, um povo que nem dignidade mais tem, por necessidade deixam-se vender por moedas… por vez pergunto, porquê tudo isso? se poderiamos trabalhar todos para o mesmo objectivo, porquê tanta competiçao meus senhores se os nossa papulação tem falta de tudo principalmente genero alimenticio, saneamento basico etc… Meus senhores esse pais é nosso.. só nos apenas nos podemos mudar o rumo deste pais. Meu povo essa é a nossa oportunidade, podemos com o nosso voto mudar o rumo e a imagem deste pais.. conto com a vossa colaboração.
    Os meus maiores cumprimentos povo santomense.

  26. Armindo Fonseca Dos Santos

    7 de Julho de 2010 as 8:59

    Como é possível o MDFM/PL combater a corrupção sabendo que é um dos partidos que está alinhado no Sistema.Isto é apena uma cabala.

  27. fulufulo

    7 de Julho de 2010 as 13:06

    Isso é mesmo uma anedota. O MDFM congrega no seu seio os maiores corruptos deste país, a começar pelo proprio Fradique. O NANDO RITA recebeu dinheiro do Estado de STP para ir instalar a embaixada na Nigeria e voces sabem do destino do dinheiro? Ele nunca foi para Nigeria. Ia para Guine Equatorial ver os IRMANOS EQUATO para receber mais dinheiro e depois sumiu. Pediu demissão como embaixador, e agora está no Palacio do Povo como assessor do FRADIQUE para plantar milho no jardim do Palacio. Nem a testa de ferro Angela ( Ministra do Palno ), nem o Tribunal de Contas, isto é (o Tribunal do Pires, nem aquele rapaz Procurador geral que muda de voz não posseram a questão ao NANDO. Agora vem dizer que querem combater a corrupção. Isto é mesmo uma ANEDOTA. João Afonso, aquele rapaz que prefere usar Costa Alegre, porque faz mais somante tenha juízo. É melhor abandonares isso e ires dar aula de educação fisica pelo menos na escola de Agua Porca aos garrotos da fundação popular, aonde cresceste.

  28. Brice

    8 de Julho de 2010 as 9:59

    acabar com a corrupção?? será?
    para acabar com a corrupção, têm que fazer limpeza ds membros antigos, e por nova geração, assim sim!!!!!!!!!!

  29. DAVILA DOTE MADUQUE

    9 de Julho de 2010 as 10:06

    ATENTAMENTE TENHO SEGUIDO OS PROJECTOS DOS PROGRAMAS DOS PARTIDOS POLITICOS, NÃO SOU SIMPATIZANTE DO MLSTP, MAS MEUS SENHORES, VEJO O PROGRAMA DO MLSTP MAIS ACABADO, MAIS BEM ELABORADO QUE OS DEMAIS PARTIDOS, O ADI QUE PARA MIM PODERIA SOPRENDER COM ALGO ACEITAVEL, TROUXE-NOS COISAS MUITO ABSTRATAS, SEM FALAR DA PESSOA DO SR. PATRICE TROVOADA, QUE NUNCA ME INSPIROU CONFIANÇA, O PCD, SÓ DESCOMPOSTURA-SE IMITANDO TUDO O QUE FAZ O MLSTP/PSD, O MDFM/PL, MUITAS VEZES SEGUI O CAMINHO DO PCD IMITANDO O MLSTP E QUANDO NÃO, SEGUI AS IDEIAS LOUCAS DO SEU DONO…NO MEU PONTO DE VISTA O MLSTP TEM UM PROGRAMA MAIS AMBICIOSO QUE AS DEMAIS FORÇAS POLITICAS, ESPERO QUE TENHAM POSSIBILIDADES DE MATERIALIZA-LO…
    POR FAVOR MEUS SENHORES DO MDFM/PL, CRESÇAM E APAREÇAM, QUEM É JOÃO CAVALO PARA ESTAR A FRENTE DE UM PARTIDO POLITICO? ANDAS A FRENTE DO DESPORTO E CADA VEZ ESTAMOS A FICAR PARA TRAS A NIVEL DA CPLP, AFRICA E A NIVEL MUNDIAL.
    O SR. JOÃO CAVALO É A PESSOA MAIS AROGANTE E PREPOTENTE QUE CONHEÇO, O SR. RAÚL CRAVID É OUTRO SEM VERGONHA,*****…
    SERÁ QUE OS SENHORES DO MDFM/PL NÃO TÊM NOÇÃO DO QUE É UM PROJECTO DE PROGRAMA??? SIGAM O MLSTP/PSD, QUE ESTE PARTIDO SIM É UMA ESCOLA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo