Política

ADI tem nova estrutura directiva

Desde a sua fundação na década de 90, que a Acção Democrática Independente, tinha na sua liderança o Secretário-geral. No Congresso extraordinário desta quinta – feira, os militantes aprovaram uma nova estrutura, que põe a cabeça do partido um Presidente apoiado pelo Vice-Presidente.

Patrice Trovoada até quinta – feira Secretário Geral da ADI, foi eleito por aclamação novo Presidente do partido, assim como o então secretário-geral adjunto Evaristo Carvalho, que passa a ser Vice-Presidente.

O líder promete um partido forte e renovado, para mudar São Tomé e Príncipe. «Só com um partido renovado. Um partido organizado. Um partido forte é que podemos mudar São Tomé e Príncipe. E é esse trabalho que começamos a fazer a partir de Junho de 2008 e que termina hoje com a realização do congresso extraordinário», declarou Patrice Trovoada.

Com o anfiteatro do palácio dos congressos, pintado de branco, azul e amarelo, as cores que simbolizam a ADI, a nova Direcção do partido realçou o reforço da disciplina partidária. ADI, conheceu momentos difíceis na última legislatura. Dos 11 deputados eleitos, pelo menos 4 abandonaram a bancada passando a condição de independentes.

Houve vários momentos em que a posição política adoptada pelo grupo parlamentar, foi desrespeitada pelos deputados que posicionavam-se ao lado do Governo.

Por isso, o congresso extraordinário de quinta – feira, obriga os deputados a serem eleitos no sufrágio eleitoral de 1 de Agosto, a cumprir as orientações do partido, caso contrário serão substituídos.

A nova estrutura da ADI não fica pela presidência, foram também criados os cargos de secretário-geral e secretário-geral adjunto, que serão eleitos no conselho nacional do partido a ter lugar na primeira semana de Agosto.

Outro destaque do congresso foi para a constituição do braço feminino do partido.

Abel Veiga

    19 comentários

19 comentários

  1. Oracle Paul

    9 de Julho de 2010 as 15:39

    ADI em melhres condições.
    Eu acho que o povo precisa de um ADI unico.

  2. Mé Xuba

    9 de Julho de 2010 as 16:07

    Força ADI – Que Deus abençoe as suas iniciativas e que a população santomense dê ao partido a possibilidade de governar desta vez. Eu conto convosco meu querido povo.

  3. QUINTINO

    9 de Julho de 2010 as 17:44

    FORÇA PATRICE,ESPERO DE SI UMA VIRAGEM TOTAL PARA UM BEM HAJA A STP, PARA MUDAR ESTADO DE COISA EM STP NÃO SE ESQUECENDO DE ESCOLHER PESSSOA COMPETENTE INDEPENDENTEMENTE DE FILIAÇÃO PARTIDARIA DESDE QUE A PESSOA EM SI NÃO CONFUNDA AS COISA,E NÃO PELA FILIAÇÃO PARTIDARIA, ASSIM VAIS CAIR NO MESMO ERRO DOS CORRUPTOS MAL FEITOSOS DE STP.
    ESTAMOS PELA MUDANÇA……………………….

  4. João gonçalves

    9 de Julho de 2010 as 18:07

    É mesmo assim Dr.Patríce Trovoada”Ronaldinho Gaúcho”sempre em conquistas rumo a victória final.No entretanto é preciso refrescar mais as bases do Partido ADI, e fortalecer as suas fileiras admitindo a entrada de mais jovens quadros sem decriminação, e fazer valer a força da juventude no ADI para que a Nação Sãotomense ganhe e ganhe sempre, de igual forma estar muito vigilante com aqueles que só veem para destabilizar todo um processo que muito custou aos Veteranos deste ADI que sempre souberam dignificá-lo nos momentos mais difíceis por que passou o Partido, todavia é preciso muito e muito esforço, dedicação a causa nobre que é as melhores de condições de vida deste Povo, levando com clareza a mensagem deste ADI renovado e fortalecido para que ela seja bem entendida e enraizada nos mais requintes lugares de STP, pois só o ADI sabe trazer a felicidade e o gosto de viver em terras tão lindas sem iguais.Dr.Patríce Trovoada sempre sonhou consolidar as matrízes que incentivaram a luta do seu Pai pela liberdade do Povo Sãotomense, daí que essa mensagem deve ser bem passada sem sofismo nem demagogia dando o benefício de dúvida aos seus opositores que o ADI vai vencer com marca expressiva estas eleições que se avizinham, dando o seu melhor sempre como povo carregado às costas.É bom não responder as provocações adversárias e centrar-se bem naquilo que é primordial para que se ganhe mais confiança do povo da STP, rumo a tão merecida victória dos dias 25/07;e 01/08.Força ADI e de semblante erguido para não haver equívocos, e instige o povo a votar na sua plataforma de Sociedade com veemência.

  5. "Nós por cá e a nossa maneira"

    9 de Julho de 2010 as 19:11

    …….o refrech é bom também num partido politico…..

  6. Pedro Sousa

    9 de Julho de 2010 as 19:39

    Vamos votar todos no ADI, por favor dê oportunidade a eles, para evitar que gente como Rafael Branco o Tiny volte a ser ministro no nosso País….

  7. awa mato

    10 de Julho de 2010 as 1:13

    Apoio este partido nessas eleições, mas á que ter em antensão o q aqui já foi expresso não só para o ADI, mas de forma global a todos os partidos politicos…É um espanto assistirmos a toda cena politica e não reparar em nenhum jovem das centenas que termiram os seus cursos…A minha questão é até quando que temos que aceitar o repudio a integração dos jovens na politica nacional..? Até quando permanecera essa arrogancia governativa de que são os unico com experiencia para governar o país…Será esse o caminho para fim q tds desejamos…? ESPERO QUE O ESPANJAMENTO DE DINHEIRO QUE TEM SIDO FEITO NÃO ENGANE MAIS UMA VEZ O POVO…Quê côlô téla ê???

  8. VÓS DE CUBA...

    10 de Julho de 2010 as 2:43

    Des da década dos 90 que este partido merece seu lugar, que é la no tope, mas muitos tentaõ usar, e tentarao usar golpes baichos para derrubar este mesmo partido,”Dizendo até fulano você é melciades é izaias que tem poder para mudar Saõ tomé”? Digo na categoria da experiencia propia que muitos podem fazer por Sao Tomé, mas o egoismo,nao nos deicha ir para frente, porque tudo queremos para o nosso bem estar, mas nao para o bem do povo…Entao chegou a Hora para deichar A.D.I fazer e demostrar o seu papel que realmente queremos é dizenvolver São tomé realmente, nao como muitos dizem, “hooo,fulano vai entrar para roubar” temos que acabar com estes dizeres, hoje existe tribunais de contas para levar um control interno riguroso e assim que notaão anomalias na coisa financeira publica devem é intervir de emediato, ou melhor nao existir entao estes tribunais…

    Termino, povo sejaõ bem cuerentes nos seus pensamentos para o dia H, saibao o que vaão fazer realmente no dia 1…

    Forsas A.D.I

    http://www.xxxx.com

  9. Fala verdade

    10 de Julho de 2010 as 10:28

    Nada disso eu preferia votar no movimento do Aurélio Silva, ele tem experiencias em defender a classe mais baixa. Me diga uma coisa quem não tem um tio, primo ou irmão licenciado? Ele já recebeu a sua indemização? Se Aurelio ganhar ele pode resolver esses problemas. Me diga qual é o familiar desses sacarnas do ADI, MLSTP, PCD,MDFM que foram licenciados? Nenhum. Mas os pobres foram licenciados, portanto proteja-te. Vota no Aurelio Silva.

  10. Medeiros

    10 de Julho de 2010 as 11:37

    Tu tens muita vontade os teus bisnes podiam funcionar..mais os lebres não te deixam trabalhar ..
    Pais precisa deixar de funcionar com uma unica caneta
    1ª uma empresa de telecomunicações
    2ª uma empresa de água e luz que trabalha já gapogé .
    3ª Governantes a trabalhar em funções acontrarias
    4ª a mentalidade fraca e de pouca ambição
    5ª um reconstrução na totalidade .

  11. Gibon plésado

    10 de Julho de 2010 as 11:48

    Náo queremos esbranqueamento do capital em S.Tomé

  12. Tomé Nado

    10 de Julho de 2010 as 11:49

    Força Dr Patrice Trovoada. E preciso sangue novo para dar mais força ao seu partido. Com o ADI no poder o nosso povo terá uma nova esperança e certamente conhecerá um novo rumo. Não se esqueça que e com a competência que se desenvolverá STP. Coloque cada um no lugar que merece. De tramento que merece aos corruptos. Depois da victoria do ADI faça de STP um espaço de oportunidades para todos independentemente da sua cor partidaria, convicçao, etc. Se bem que a victória do ADI parece cada vez muito mais certa, tenha muito cuidado com as batoteiros do MLSTP e do PCD, Eles estao em todos os lugares incluindo os tribunais. Viva a juventude de STP! Viva Dr Patrice Trovoada

  13. cosme leitao

    11 de Julho de 2010 as 9:50

    E de um homem que quer ser primeiro ministro tem que?Ser muito duro e nao ombro para outros e tomar as dicisoeis e atitude força ADI Patrice Trovada eu quer ver,se teu partido ganhar esta elieçoes mude o sitema que sercole nesta terra que uma duzia de pessoa que esta a viver.a minha avaliaçao 1a5

    • cosme leitao

      11 de Julho de 2010 as 9:53

      E de um homem que quer ser primeiro ministro tem que?Ser muito duro e nao ombro para outros e tomar as dicisoeis e atitude força ADI Patrice Trovada eu quer ver,se teu partido ganhar esta elieçoes mude o sitema que sercole nesta terra que uma duzia de pessoa que esta a viver.a minha avaliaçao

  14. Hélder Deus Lima

    11 de Julho de 2010 as 10:50

    Mtos dos discursos do Patrice Trovoada (de 2007) despertaram em mim muitas curiosidades, pois, ao contrário de muitos outros discursos políticos de que S.T.P tem sido habituado, os seus não foram abstractos e transpareciam ser resultados de estudo científico prévio, que terão avaliados diferentes áreas estruturais do País e encontrado indicadores que apontassem para a possibilidade do desenvolvimento pela optimização de exploração de recursos internos de forma a aproximar a capacidade produtiva às fronteiras de possibilidades.
    Confesso que, (embora sendo eu porventura incompetente) senti que finalmente STP podia ter esperanças numa era de dirigentes competentes.
    Espero que as ideias reformistas do Patrice Trovoada seja moda e marque nova era de governação em S.T.P
    Não sou apaixonado por partido político nenhum. Mas, gosto de ideias, conversas e metodologias que criem valores.
    Por um S.T.P cada vez melhor, os meus desejos de que os melhores (bons e não malfeitores) se triunfem.

  15. Moreno

    12 de Julho de 2010 as 12:14

    SENHORES POLITICOS AS NOSSAS VACAS JA ESTAO TISICAS HA MUITO TEMPO.

  16. Amor Moeda

    15 de Julho de 2010 as 11:52

    O Povo é soberano.
    Se efectivamente optar em ADI nas eleições autárquicas, não confudam o poder legislativo com o ADI. O PCD está aí de olhos para ajudar a resgatar ao orgulho do Sãotomense. Nada nos move em prol da nossa terra. Somos pobres mas não somos coitados nem miseraveis. temos um solo pátrio, somos uma nação, embora com os problemas que temos.
    Os nossos dirigentes que elegem a corrupção como ferramenta de trabalho têm os dias contados.
    o fiel da balança é o PCD

  17. Dr.Amado(Vulgo Saca Papo)

    28 de Julho de 2010 as 8:17

    NESTE MOMENTO O ADI,TEM MELHORES ESTRUTURA BASE COMPESSOAS JOVENS DINAMICOS COM CARACTER PARA COLOCAR NO TOPO O DESTINO DE POVO DE STP…QUE VOTEM E PEÇO QUE NÃO FIQUEM EM CASA SEJA ONDE ESTIVER VA DEVAGAR,DEVAGAR OU SEJA DE BOLEIA ATÉ A SUA MESA DE VOTO FAZER TAMBEM O SEU DIREITO VOTAR….

  18. ENGRACIO LUCAS XAVIER NETO

    16 de Agosto de 2010 as 16:45

    NADA TENHO A DIZER, MAS EXIJO AO NOVO GOVERNO O ESPIRITO DE JUSTICA CASO CONTRARIO A SUA QUEDA SERA COMO A DE SODOMA E GOMORRA.
    EU QUERO UM PAIS NOVO COM NOVO CONCEITO DA CIDADE E DO DESENVOLVIMENTO. POR FAVOR INFRAESTRUTURAM ME O PAIS COMO DEVE SER. O DESENVOLVIMENTO NAO DEVE SER ENTENDIDDA COMO DESENVOLVIMENTO DA CAPITAL. SOU ESTUDANTE EM ENGENHARIA CIVIL E QUERO FUTURAMENTE DAR O MEU CONTRIBUTO NA INFRAESTRURACAO DO MEU SAO.TOME E PRINCIPE. QUE O DEUS DOS NOSSOS PAIS SENHOR DO CEU E DA TERRA ABENCOA O PAAIS E ANULA TODA A TENTATUIVA DE CORRUPCAO QUE HA DE SURGIR E PUNI SEVERAMENTE OS MALDOSOS . AMEEEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo