Presidente da República desmente envolvimento no caso “30 mil barris”

Num comunicado a Imprensa o Presidente da República, reagiu as declarações proferidas pela antiga ministra do Plano e Finanças Ângela Viegas, na última sessão parlamentar segundo as quais, o negócio dos 30 mil barris de petróleo é feito na presidência da república e não pelos governos.

Num dos pontos do comunicado de reacção do Presidente da República e Chefe do Estado, lê-se que «o Presidente da República não negoceia, nem implementa nenhum tipo de contrato comercial em nome do país, nem mesmo os que têm por objecto o petróleo bruto», diz o comunicado.

O Chefe de Estado esclarece ainda que apenas «usa a sua posição privilegiada para mobilizar ajuda externa para o país. Foi assim que solicitou ajuda ao antigo Presidente da Nigéria Olusengo Obasanjo», sublinha o comunicado.

Abel Veiga

  1. img
    Deus é Grande e Seja Louvado Responder

    Será Mesmo??????????
    Não Há Fumo Sem Fogo!!!!!
    Haver Vamos

  2. img
    suave Responder

    é o único que ele podia fazer. pois confessar é que nunca. todo mundo sabe disso!

  3. img
    Hugo Lima Responder

    Mas afinal o povo não pode estar nessa! Quem afinal fala a verdade em STP. Menbros e ex Membros de executivo não podem andar por ai a falar atoa torta e a direita.

    Alguém tem que subir as barras de tribunais para se saber a verdade. que vergonha.

  4. img
    Bamo ginga pó Responder

    O povo precisa de mais esclarecimentos. O Téla Nón se não se importar,publica o comunicado da presidência se o tem na sua posse.porke a onde há fumo tem fogo.

  5. img
    Ze Maria Responder

    Que país é esse?
    País em ha hora de meter mão, todo mundo sabe e conhece todo mundo. Na hora de assumir responsabilidade, ninguém sabe de nada.

    Meus caros PARLAMENTARES, favor:
    Convoquem o Presidente da República para esclarecer isso.

    O país não pode ficar nesse jogo de impurra-impurra.
    Roberto Rapaoso, faça alguma coisa!
    Acorde pra vida e bote os pés no chão.

  6. img
    Moreno Responder

    No nosso STP de hoje as coisas faceis tornam se dificeis, por uma razao muito simples – a corrupcao. Com a corrupcao as pessoas deixam de ser crediveis.Tal como eu creio que existem muitos mais filhos de STP que nao acreditam no esclarecimento dado pelo presidente da republica.Muito triste porque um presidente de uma nacao e o mandatario maximo e se ja deixou o credito por maos alheias nao ha nada a fazer …os filhos de STP sao como o seu padroeiro – ver para crer

    • img
      Custódio Responder

      Acho triste aopiniões como eta emitida pelo senhor Moreno.
      À duvidar do esclarecimento da Presidência da República, significa dizer que esse paspalho do senhor Moreno acredita, e só acreditará apenas no que for contra o senhor Presidente não?
      Ao menos que o senhor Moreno seja daquela ala qualificada de incompetente e que aroja-se em condenar outrem para livrar sua incapacidade e sua pele.
      Acho que a melhor justiça só se faz com provas.
      Ora, não havendo provas, o senhor Moreno que primeiramente desse à esse trabalho antes de emitir opinião tentando ofender a honra e o bom nome das pessoas.
      É a tal história! – Bem fazer mal haver!.

      • img
        Antonio Responder

        Não é só um problema de bem fazer mal haver, mas fundamentalmente trata-se de uma ingratidão desmesurada.
        Ingratidão, pois em momento algum S.T.P tirou um barril de petróleo e ao encontrar boleia de um país amigo graças ao pedido do Presidente da República para ajudar os estudantes nossos no exterior e voltar-se à insinuar coisas contra à sua pessoa é no minimo deplorável.
        É por essas e por outras que esse país não vai a lado nenhum.
        Caricato é a senhora ex-ministra Angela Viegas dizer que que saiu do governo com saldo negetivo nas suas contas bancárias. Caricato é a senhora Angela Viegas dizer que contruiu sua casa vendendo gelado e yogurte. Francamente!

      • img
        J.B Superfino Responder

        Porque neste forum todos ou quase todos se refugiamos em nomes fiticios,ninguem conhece ninguem.Com devido respeito ao senhor Custodio,devo dizer que o seu comentario nao eh propocional no tempo e acho infeliz o senhor no fim do seu comentario ter usado a a frase que usou.
        Todos nos sabemos quem sao os nossos dirigentes no que toca a corrupcao,lapidacao de coisa publica,refugio em imunidade para fugir a justica,mentirosos para alcancarem votos e mentirosos durante o tempo de governacao e depois. Nesse conjunto de qualidades dos nossos dirigentes o senhor Fradique de Menezes nao esta excluido.Quando lhe toca ou convem este sempre vem tentar esclarecer ou justificar tentando tapar o sol com pinheira. Se tudo eh feito pelo governo entao gostaria de saber como e que o negocio com o Rei de Marrocos foi feito pela presidencia concrectamente o senhor Fradique e ou seu aliado o Ovideo Pequeno. Pelo que foi dito o governo na altura nao sabia e propio o Presidente assumiu ter sido ele o responsavel. O senhor Fradique nao e excepcao de governantes mentirosos basta so ver as promessas feitas ao eleitorado e ja la vao 9 anos e nada fez. Negociar com algum homologo para as necessidades do Pais nao eh favor algum alias eh obrigacao dos governantes porque sao eles que prometem fazer isso e aquilo portanto devem buscar meios como o fazer. E disto nao existe o bem fazer mal haver, quem tem a obrigacao de usar essas palavras e o povo sofredor que perante a nossa pasividade vemos alguns inrequecendo como se trata-se de uma varinha magica e o povo secando cada dia como se padecesse de algum tumor maligno. Acreditar nos nossos dirigentes ou seja quem neles acredita ou tem vestido a mesma cor, ou eh igual a eles em todas suas qualidades ou tem o rabo preso aos mesmos. Enquanto a nossa justica for o que eh vamos continuar a assistir palhacadas dessas os dirigentes e os seus comparcas rindo e gozando do povo.Fui

      • img
        Moreno Responder

        amigo sr. Custodio
        Nestesite eu particularmente tenho muito resèito pelo comentario dos outros, quer esteja ou nao de acordo.Me chama de paspalho,de incompetente.no meu comentario nao pus nenhum rotulo ao presidente que talvez cairia melhor se eu chamasse as coisa por seus verdadeiros nomes, mas nao o fiz.simplesmente disse que tal como eu muitos nao acreditam noesclarecimento dado pelo PR e nada mais.em nenhum momento tive um comportamento de ingratidao nem tao pouco de falta de respeito em relacao ao PR.

  7. img
    Fia Luxinga Responder

    Caros irmãos e companheiro da luta, mais uma vez estamos perante a uma situação de eu disse voc~e disse, mas na verdade quem afinal esta a frente deste negócio, não é Duque nem Beltrão? Talvez o négocio foi feito com sua propria mão e consentimento ninguém intervio no assunto viva S. tomé,senhor governates tenha consciencia para crescimento do país e bem de S.Tomé, não do vosso bolso, este dinheiro foi Utilizado no banho, do passado Julho,como não podem dizer, hoje ninguém sabe, estas é que são a verdade que senhor presidente assumiu dizer ao povo. Pouca vergonha, francamente, os nossos governante são maior vergonha deste povo

  8. img
    Macarofe Responder

    Mentira versus verdade. So mesmo em Africa que se vê coisas dessas. Muita vergonha. Somos culpados. Deviamos sair a rua e pedir esclarecimento de tudo. Confundimos patetas com pacatos. Fui…

  9. img
    Alberto Nascimento Responder

    Esse FDP ‘e de um outro mundo!

  10. img
    jp Responder

    se de facto a presidência da república não tem nada a ver com isso, que leve as pessoas que a implicam neste assunto a barra da justiça pura e simplesmente …. !

  11. img
    INCOMODADO COM ISTO Responder

    UMMMMMM EU ESTOU PICADO

    HÁ MUITAS COISAS DE BAIXO DO PANO…. QUE VAMOS VER EM BREVE, ASSIM QUE DEIXAR DE SER _______________?????

  12. img
    N.C Responder

    ja nem digo nada

  13. img
    De quem é a culpa? Responder

    STP…Vergonha total!!!!!!!!!!!!

  14. img
    mario Pinto Responder

    Em são tomé tudo e falso

    político directores deputados contratos

    negócios, bancos presidente, promessas, accessores, mininistros, riquezas, projectos, gasolina, empresas, tudo é mesmo falso até os tribunais e os policias. que fazer esperar a morte que vira? a ver vamos.

  15. img
    e o pó Responder

    E o cacau??

  16. img
    Madalena Responder

    O Presidente é uma coisa e a Presidência é uma outra coisa. Se bem que o Presidente é um Orgão de Soberania.
    Houve se calhar evaporação do petroleo,não falem mais disso. Como disse uma vez um deputado sobre o <Barco de arroz. O barco foi ao Pique e acabou. De facto niguem fala deste barco de Manuel "São Zinha"

  17. img
    J.B Superfino Responder

    Senhor Abel somos-lhe muito grato por ter criado esse espaco de informacao e a possibilidade de podermos comentar.
    Porem eh de lamentar que muits vezes sofremos sensuras pelo nossos comentarios, talvez pelo simples facto de nao o agradar. Comigo ja aconteceu imensas vezes e mais uma vez o meu comentario enviado ontem as 16h44 ainda se encontra a espera de moderaco no entanto verifico comentarios posterior ao meu ja disponivel.Qual tem sido o seu criterio?Fui

    • img
      Téla Nón Responder

      O critério para aprovação dos comentários está plasmado na página ACERCA. O Téla Nón decidiu reforçar o controlo dos comentários agressivos, baseados em ataques pessoais, até mesmo em difamações e calúnias. O Téla Nón sugere que se comente os artigos, que se critique construtivamente. Os insultos e outras formas de ataques pessoais, são simplesmente rejeitados.

      • img
        Osama bin Laden Responder

        Sempre mesma coisa Abel, deixa de palhaçada, tu dependo de quem as pessoas criticam deixas passar ou não comentário, isto é muito mau. Qualquer dia ninguém mais vai fazer comentário no teu site.
        Deixa as pessoas criticar é única forma que tem de mostrar os seus desagrados com a palhaçada que graça em STP, se os teus amigos politicas não respeita ao povo, qual o problema das pessoas desrespeita-los também, eles roubam, matam, assaltam um povo e andam a destruir um país inteiro (teu irmão inclusive), e tu exiges que as pessoas os respeita.
        Até agora não vi ninguém dizendo mentira cá, tudo que dizem está a vista de todos, então deixa as pessoas falar, gritar…. Fogo que raio de jornalista és tu.
        Depois desta, tenho quase a certeza que os meus comentários serão censurados.

        • img
          Parlamento de STP Responder

          Apoiado “Ossama”

  18. img
    Fernando Cardoso Responder

    É preciso não ter memória curta na vida e na política. O Presidente Fradique de Menezes e políticos do género dele, actuam sempre dessa forma: quando se vêem afrontados com casos que os envolvem, surgem sempre em público rodeados dos seus vassalos e com cara da mau para mostrarem que nada se passa. Não é a primeira vez que FM faz isto. Por isso, digo, é necessário não ter memória curta. Por essa razão, era mesmo bom que esse processo dos 30 mil barris de petróleo, por dia, que a Nigéria nos concede, fosse investigado até às últimas consequências políticas e judiciais. A ameaça que FM está a fazer é bluff. Não é a primeira vez que ele faz isto, repito. Faz isto para intimidar, para não se levar o caso até ao fim. E se FM abandonar a PR? Que mal tem? Que se vá embora, que não faz falta nenhuma. Prometeu tanta coisa e pouco fez para o povo. Para ele sim. Pobre de rico está FM. Façam uma avaliação do que ele tinha antes de ser PR e vejam o que ele tem agora em STP, Portugal e Guiné-Equatorial. Mas para quem conhece o nosso país, para quem sabe a forma como o sistema funciona, sabe perfeitamente que este processo não vai avançar e nem o FM se vai demitir. FM e tantos outros que ‘comeram’ o dinheiro dos barris de petróleo estão de barriga cheia e a rir de tudo isto como tem acontecido noutros casos que já aconteceram em S. Tomé e Príncipe. É tudo uma fantuchada, até que um dia o povo cansado de tanta pobreza se revolta e mata, de uma vez por toda, os ladrões do país, e é a única esperança que tenho do meu país para que algo possa melhorar. Fernando Cardoso.

    • img
      B. Menezes Responder

      Concordo piamente com o que dizes, alias, fiz um comentário parecido na outra noticia, parabéns….

  19. img
    Olívio Bonfim Responder

    Não basta só desmentido!Onde há fumo,há fogo!Esse gajo,como todos sabemos,sempre foi um grande negociata.Pertenceu a classe politica que governou S.tomé e Principe durante os 15 anos do regime mono partidário.Como o gajo é um judas,veio confundir aqueles que deixaram-se confundir por esse diabo vestido a pele do cordeiro,fazendo criticas ao regime a que ele fez parte no passado,usando e abusando da riqueza do pais.O maior mal do nosso pais,é que a justiça não é cega!Há uma minoria intocável na nossa sociedade.São poderosos porque têm dinheiro,mesmo fazendo mal a este povo,no dia das eleições,eles comportam-se como os verdadeiros salvadores da pátria e têm como a estratégia mudança de partido como acto de exorcismo para limpeza de todos os males!…São Tomé poderoso há-de fazer justiça!Justiça humana é impossível,mas a justiça divina tarda mas chega!Viva S.tomé e Principe!

Deixe um comentario

*