Filinto Costa Alegre sonda ilha do Príncipe

O jurista de profissão e membro do antigo movimento pro-independentista Associação Cívica, é dado como provável candidato as eleições presidenciais de 2011. Em declarações a Rádio da Região do Príncipe, Filinto Costa Alegre, confirmou que é pré candidato as presidenciais.

«Neste momento não sou candidato. Serei pré – candidato, e estudou a dar passos concretos no sentido de criar as condições para candidatar-me», afirmou numa entrevista conduzida pelo jornalista Teobaldo Cabral, da rádio regional.

Filinto Costa Alegre diz que para já está a pulsar a sensibilidade da sociedade civil e das forças políticas, apesar de a sua candidatura a Presidente da República, ser completivamente independente.

Um projecto político que segundo o pré-candidato, foi e continua a ser engendrado e impulsionado por várias personalidades da sociedade civil. Filinto Costa Alegre quer manter-se distante dos partidos políticos, porque considera que o Presidente da República deve ser um árbitro isento. Segundo ele nos últimos anos, os Presidentes da Replica eleitos, acabaram por criar sua própria força política, transformando-se então em árbitro e jogador. «Vejo São Tomé e Príncipe com alguma liberdade formal, mas no plano de desenvolvimento económico-social e humano não houve progressos dignos», enfatizou.

Para Filinto Costa Alegre, a semelhança do que aconteceu na transição da cultura da cana-de-açúcar para café e cacau, o país vive actualmente um período de pousio. A era do cacau está no fim e é preciso abrir-se um novo ciclo económico para São Tomé e Príncipe.

Promoção de uma agricultura de valor acrescentado, com ênfase para a produção biológica, é uma dos 4 caminhos que o pré-candidato pretende traçar para São Tomé e Príncipe. A pesca é o segundo caminho, que deve evoluir para a fase semi-industrial.

Num país em que as infra-estruturas estão degradadas ou ultrapassadas no tempo, o pré-candidato dá também atenção particular ao sector das obras públicas. Neste capítulo a modernização de infra-estruturas estruturantes como o aeroporto internacional, o porto são fundamentais para dar cobro ao projecto de São Tomé e Príncipe como centro de prestação de serviços. O quarto caminho é o desenvolvimento do turismo.

Ideias que o pré-candidato presidencial, está a partilhar com a população da ilha do Príncipe, onde vive também um dos seus amigos de todos os tempos, José Cardoso Cassandra, o Presidente do Governo Regional do Príncipe.

Abel Veiga

  1. img
    Walthamstow-london Responder

    O que me deixa deveras chateado, e ver individuos, que durante a vida toda, estiveram ligados a vida das ilhas, contribuiram directa ou indirectamente, para o estado em que se vive hoje(pobreza extrema), teimarem em destruir o nosso futuro.
    Quero ver pessoas novas, pois um bom futuro, faz-se com o que de bom temos no presente.

    • img
      Por um STP melhor. Responder

      Meu caro, tenta conhecer melhor a historia de STP. Esse SENHOR está ligado a duas das nossas maiores conquistas enquanto nação:Contribuiu de forma directa para a nossa independencia, liderando o movimento da CIVICA, que foi o unico movimento independentista realmente implantando em STP, mesmo antes do MLSTP e depois contribuiu para a abertura democratica como um dos lideres e fundadores do Grupo de Reflexão.Quando o PCD assumiu o poder e começou a fazer o mesmo que o MLSTP, sabes o que esse SENHOR fez?!Preferiu afastar-se da politica activa para não pactuar com coisas que estavam erradas e porque era apenas um a tentar remar contra a maré. Se ele decidiu voltar agora, é porque há um apelo de toda a sociedade civil para que voltemos a credibilizar o cargo de Presidente da republica.Desta vez está muito em jogo e o povo não pode voltar a ser enganado para fazer escolhas erradas. Desta vez, temos que pensar todos em STP e meter na presidencia alguém de quem possamos nos orgulhar. Dr. Filinto, siga em frente, força, estamos contigo!!!

      • img
        santola Responder

        Amigo,
        Este senhor nao tem nada a ver com a historia de stome, e um cidadao como qualquer outro.
        Concordo plenamente com o “london” caras novas e sem vicios e que precisamos.
        Abaixo os gananciosos e viva stome e principe.

      • img
        zé da esquena Responder

        tu tens razão mas saiba que este homen e so seus familiares boicotaram muito este país.
        1- a barragem hidro-eletrica
        2- com porto de águas prounfdas ( com a criação do Jipa)
        3-etc
        eu só peço oseguinte: procure conhesrr a história deste homen para não apssares vergonha.

  2. img
    Carlos Duarte da Costa Filho Responder

    Acho que tá na hora de vermos Aurélio Martins governar este país com uma visão de empreendedor que é.

    • img
      Tentado a ler Responder

      O Sr. Fradique de Menezes tb dizia ter visão de empreendedor e que a teria transferido para desenvolvimento de STP

      • img
        João da Costa Pereira Responder

        O que é que tem uma coisa a ver com a outra? Neste caso, o senhor Patrice também dizia o mesmo, ou pior. Agora esta-se a ver.
        Fui
        João da Costa Pereira

        • img
          Lanis Responder

          As pessoas que votaram no Sr. Patrice nunca se preocuparam e perguntar quem ele era. Porque caso o tivessem perguntado teriam votado diferente.

          Pergunte na rua quem é Filinto C. Alegre.

    • img
      PENETA Responder

      Ja vimos que STP nao precisa de Presidente negociante nem os chamados empreendedores mas sim pessoas capazes isentas de qualquer suspeita. Empreendedor e negociantes devem gerir apenas empresas e negocios.

      • img
        Fijaltao Responder

        APONTAR DEDOS A QUEM NÃO DEVE, É UMA forma de negarmos todos aqueles que com pressuposta boa fé querem fazer realmente algo. Por isso estou de acordo consigo Peneta! S.Tomé não precisa de homens de negócios a frente da sua política, não misturemos alho com bugalho e cada macaco no seu galho! Ao Dr. Filinto. aí vai o meu abraço e o meu incentivo de encorajamento. Vá em frente que está muito bem posicionado.

  3. img
    Bons tempo Responder

    O k tem haver Aurelio Martins com Fradique de Meneses,Olha camarada Filinto Costa Alegre,xta na politica de São Tomé e Prinçipe a tanto tempo e poderia fazer muito pra mudar nosso país, mas prefiriu ficar dje boa agora quero surgi como salvador de patria, brincadeira……. Filinto pensa bem Santomense nao xta burro, agora temos olhos aberto nao queremos profeta de mentira

  4. img
    A.G brasil Responder

    Neste precisso momento nao é para brincarmos,na presidencia de sao tome e principe queremos de alguem com visao, nao pode ser qualquer um. Já temos um primeiro ministro que é o PATRICE TROVADA eu creio que na presidencia tinhamos que ter uma pessoa com capacidade de Innvaçao,e nesta altura acho eu que o senhor AURELIO MARTINS seria uma boa escolha.

    • img
      Lanis Responder

      Á Sério!!??

      Portanto, batemos no fundo mesmo. Depois de Fradique qualquer um pode ser…

    • img
      extra Responder

      Olha, vou já fazer um filho e pelos meus planos deverá vir ao mundo antes da eleição presidencial, ao tempo de candidatar-se ao cargo. Em STP até um bebé pode ser presidente da república.

  5. img
    Anonimato Responder

    E’ preciso ler a Constituicao da Republica Democratica de Sao Tome e Principe para se poder entender quais sao as funcoes e competencias do Presidente da Republica. Filinto e’ uma pessoa que realmente tenho alguma admiracao e respeito. A conjuntura politico-economico-social de STP obrigam as pessoas a adaptarem-se a realidade social das ilhas. Nao e’ nesse forum que venho defender o character das pessoas e fazer julgamento das mesmas. E’ preciso mantermos em sintonia que Filinto diz: “Neste momento não sou candidato. Serei pré – candidato, e estudou a dar passos concretos no sentido de criar as condições para candidatar-me.” Todos os Santomenses com requisitos de qualificacao podem fazer o mesmo. Qualificacao significa: maior de 35 anos de idade, que reside em STP conforme reza a lei, etc. Filinto sem duvida tem capacidade intelectual de ser PR. Ha outros factores de interesse publico que nao depende de vontade pessoal, mas colectiva, necessarios para efectuar uma analise mais critica sobre o possivel candidato.

    No meu ponto de vista, qualquer que seja candidato/a a Presidencia da Republica em STP de entender que Primeiro Ministro e’ um agente economico promoter de actividades economicas e financeiras de STP. Presidente da Republica podera eventualmente atrair investimentos e reforcar boa politica de cooperacao quer ao nivel nacianal e internacional.

    Aquelas pessoas; candidato ou candidata a PR que nao se pronuncia sobre a questao de rendimentos e receitas do petroleo, so levanta duvidas e suspeitas!

    Santomenses! Temos que prestar mais atencao aos detalhos nessas mensagens e noticias que lemos.

    Filinto fala sobre Agricultura, Porto (Porto de Aguas Profundas?), Pesca, e Turismo. Boa ideia. Mas, esse e’ um discurso antigo porque ja se tem falado sobre os mesmos e nada se fez!

    Obras públicas, modernização de infra-estruturas, projecto de São Tomé e Príncipe como centro de prestação de serviços, etc, sao bons planos para STP.

    Caminho # 5: Petroleo, Gas Natural. Ate fala-se sobre outros minerais em STP, como o Mercurio, etc. Filinto deveria fazer comentario sobre esse aspecto. Fico um bocado em duvida porque razao Filinto Costa Alegre nao incluiu a situacao de exploracao de petroleo em Sao Tome e Principe. Rendimentos e receitas devem contribuir no Orcamento Geral do Estado. Crescimento do Produto Interno Bruto, criacao de empregos, melhoria do sistema educativo, construcao de habicao, investimento nas areas de saude e producao, etc.

    Temos que fazer um bom uso dos recursos naturais do povo Santomense!

    Fico igualmente surpreendido pelo facto de ele nao mencionar sobre ABERTURA E TRANSPARENCIA, o combate a corupcao em STP, a questao de censuras, ameacas, ataques consecutivos contra os jornalistas bem como supressao e repressao de liberdade de expressao e liberdade de imprensa em STP. Porquê?

    Nao temos infra-estruturas de base ou um plano concreto para criacao das mesmas.

    Nao temos instituicoes crediveis em STP.

    Nao temos quadros formados na area de producao de capacidade quantitativa e qualitativa suficiente.

    Nao temos leis e regulamentos concernentes a gestao e fiscalizacao do sector privado.

    Como e’ que os potencias investidores poderao confiar nas instituicoes financeiras e o sistema bancario de STP?

    O Sistema Juridico santomense nao tem credibilidade.

    Os Deputados a Assembleia Nacional nao têm iniciativas.

    E muito mais…

    Que Solucao?

    Um possível candidato a Presidencia da Republica deve apresentar propostas e expo-las ao publico. So assim que o povo Santomense podera ter alguma imagem (ideia) sobre o estilo e possivelmente prever como ele ou ela ira servir o país.

    Como ira promover harmonia entre as instituicoes? Boa relacao de trabalho com actual governo?

    Esta Filinto sério em desenvolver Sao Tome e Principe e contribuir para melhoria de vida dos Santomenses?
    So ele podera falar por si mesmo.

    • img
      Fijaltao Responder

      De muitas coisas que o Sr. Anonimato mencionou, são tarefas de candidatos ou pré candidatos á primeiro ministro! Falar de tudo aquilo a que vossa excelência mencionou seria continuar a martelar nos pontos já várias vezes mencionados pela associação de economistas, campanha eleitoral passada e outros órgãos da sociedade1 O que o povo quer na realidade é um presidente verdadeiro árbitro da nação, conhecedor de leis bases do país com direito de veto sem entrar em contradição com o poder legislativo criando instabilidade politica e social, capaz de preparar terrenos no campo da diplomacia para futuras negociações com membros do governo,estar presente com o primeiro ministro como observador da governação, promover encontros com a população auscultando os seus problemas etransmiti-los ao governo e ter o grande poder de influência na anulação de certas negociatas de petróleo e fazer avançar junto a governação a rápida exploração do ouro negro!

  6. img
    Mario Pinto Responder

    Quem nao tem nao pode dar O Sr Filintro pertence aos radicais do PCD Povo abre olho

    • img
      Lanis Responder

      Qual é o problema do radicalismo?

      Se ele for capaz de tomar decisões acho bom.
      Ele subtraiu o património do Estado?
      Tem casa do Estado?
      Tem carro do Estado?

      Faça esta pergunta à Dra. Maria das Neves, ao Sr. Pinto da Costa ou à Dra. Elsa Pinto.

      • img
        zé da esquena Responder

        Meu caro se o Filinto é tão bom assim
        bem eu acho q eutu não conheces o Filinto ou nõa sabes o que subtração de patrinomio de estado( com todo respeito)

        Quanto a min acho que o Filinto devia ter o caracter de deichar de utiilzar o nome do Francisco Silva nas suas andanças e ser de facto humen, e respeite a memoria da pessoa falecida até mesmo porque isso é crime ( nem depois de morrer uma pessoa esta em paz).isso é falta de moral

        Tu ja perguntaste o Filinto porquê que numa dada altura correram com ele do mucomisio do MLSTP na praça yom Gato?

        1-Já perguntaste ao Filinto qual é a Empresa que gere porto de águas profnudas em São Tomé? e ele naltura como adovgado do Ministro de Enfra-Estrturas porquê que a sua empresa é que gere este porto?

        2-já o perguntaste a odende estão os 3 milhõe de Dolares da conrtsoção do novo Airoporto do país?

        3-já perguntaste o Filinto para que servi o gabnete denomenado Jippa instalado no ministério da Enfra-estruturas?

        4-já o perguntaste porquê que Améacira n~oaconstruio a barragem hidro-eletrica de Iyo Grande?

        Ele sabe e pode te responder estas questões.
        O Filinto é um genero de pessoa que não consegue esconde odio, resentemento e sede vingaça que ele sente olha a cara dele e veras.

        Esse que é bom homen para governar o país?????????????????????? não temos ninguem jovem com ideais novas???? hhho credo país!
        Povo abre os olhos cuidado.

        • img
          Fijaltao Responder

          Se o Sr. Filinto não gerisse o porto das águas profundas, o meu amigo talvez o chamaria de vadio e outros adjectivos.Por outro lado seria bom que todo o homem santomense com o mínimo de cultura e finura pusesse de lado os passados que na altura nunca manchou ninguém, pelo contrário foi o inicio de uma época a revolucionária! Muitos como Filinto, eu e outros tantos fizemos coisas próprias da época e da juventude.Por isso não fica bem estar a bater no ceguinho!Por outro lado, a verdade é uma; Ao Sr. filinto seria bom que começasse a mecher nos cordelinhos fortemente e saia da letargia e aja com convicção e certeza de que quer realmente ser presidente deste país e deixe de truques de pré candidato e seja candidato firme e hirto como ferro e defina de uma vez por todas a sua posição porque eu pessoalmente sou seu fã e apoiante.

  7. img
    J. Oliveira Responder

    A história da democracia em STP já nos ensinou que não sendo os candidatos a presidente líderes ou verdadeiramente conotados com a liderança de um partido político, assim que chegam ao poder, julgam que devem ter um partido à ua disposição, pelo que se prontificam a criar o seu próprio partido.

    Nada me diz que com Filinto Costa Alegre a situação será diferente. E enganam-se, certamente, os que assim pensam.

    Simplesmente não devemos continuar a repetir os mesmos erros.

    A opinião, portanto, é que o candidato, pelo menos o vencedor, deve necesariamente estar conotado com a liderança de um partido, já que ele, constitucionalmente, não deve ser líder de partido nenhum.

    Lembremos a história recente de um Presidente da República que descaradamente decidiu ser presidente de um partido político e ainda discutindo com todos os que eram contra esse facto vergonhosamente inconstitucional.

    Bem haja a todos.
    A ver vamos.

  8. img
    lambuco Responder

    Senhor responsável do tela non, estamos sim no país “Democrático”, onde deve – se sim aceitar as opiniões dos outros, mas é preciso que se promova opiniões construtivas e não essas brincadeiras e insultos,que se vê em alguns comentários, por isso peço a vossa excelência que os seleccione.

  9. img
    lambuco Responder

    de maneira a dar mais credibilidade a este espaço

  10. img
    Mangulú Responder

    O povo de STP não pode ser enganado mais uma vez por pessoas que si diz ter dinheiro. Porque essas pessoas prometem mundo e fundo durante a campanha eleitoral, mas quando chegam lá nada fazem em para o bem da Nação. Vejam o caso do senhor Fradique. Esse senhor vai sair de lá mais rico.Isto é que não queremos.

  11. img
    Taa-Sossegado Responder

    Força Filinto! Tu podes marcar a diferença!

    Tenho certeza que vás ganhar as eleições.

    Posso te dar um conselho? aí o tens: o Sr.é muito conhecido ao nível da alta sociedade e estudada, que conhece as suas inegáveis competências. Mas, ao nível do Zé Povinho precisas ser mais conhecido. Se fizeres uma campanha de proximidade, não tenho dúvidas que serás o próximo inquilino do Palácio Cor-de-Rosa.
    Força que estarei contigo.
    Esse país precisa de mais Filintos Costa Alegre.
    Força mano!

  12. img
    Homem de STP Responder

    Filinto quer ir a Presidência de STP para promover elitismos nos seio dos São-tomenses criar divisões, promover sector rico e muito pobre, quem sairá a ganhar será os seus sobrinhos arrogantes, para me esse homem não serve, ultimamente esse senhor está fazer-se de simpático coisa que ele não é e nunca foi só porque quer ser presidente da República.
    Na minha opinião Presidente para STP, seria Dr.ª Maria das Neves ou Dr. Manuel Pinto da Costa.
    Filinto nunca deu a cara para nada em STP, agora que está farto de ganhar rios de dinheiro como “consultor” e o seu emprego vitalício no Banco central, quer ser Presidente esse senhor não conhece o seu limite. Estou farto dos oportunistas.
    Maria das Neves é mulher do povo sempre esteve ao lado dos desfavorecidos tem obras feitas, defende causas, foi até bem pouco tempo reconhecida por uma instituição internacional como uma das mulheres mais influente de África e do mundo, esteve sempre nos bons e piores momentos de STP.
    Foi única enquanto 1ª Ministra que deslocou a Portugal e reuniu com São-tomenses que se encontra a residir naquele pais, buscou junta as autoridades Portuguesas melhor integração dos São-tomenses.
    Foi ela que enquanto 1ª ministra mandou de uma só vez 200 jovens filhos de pobre e não só para Cuba para formarem hoje STP já tem técnico superiores em número considerável, isto é mulher e politico que nós devemos acarinhar e amar, se não fosse o senhor Fradique de Menezes que derrubou o Governo da Dr.ª Maria da Neves hoje STP estaria muito melhor.
    Povo de STP vamos fazer aquilo que os Brasileiro fizeram eleger uma mulher Presidente da Republica de STP, tal como os Brasileiro vamos dar uma lição a África e ao mundo.
    Quem nos faz bem nunca devemos esquecer..
    Viva Dr.ª Maria das Neves
    Viva STP.

    • img
      Lanis Responder

      A Dilma não foi eleita. Quem foi eleito foi Lula.

      A Maria das Neves tem perfil para PR?

      Faz uma lista das características de Dilma, Merkel, Josina Machel, ou mesmo da Oprah e tenta colar da Maria das Neves e depois volta a escrever.

      Tenta desejar o melhor para o teu povo. Exige mais dos políticos. Não ajas por mera paixão.

      Só assim é que nós vamos evitar políticos de nível baixo como o Sr. Fradique. Não era ela a Primeira Ministra que rivalizava com o PR para inaugurar chafarizes?

      Não conheces o perfil dela?

      • img
        Homem de STP Responder

        Descreve-me por favor, quais são os perfis deve ter um Presidente?

        • img
          Vanox Responder

          Seriedade;
          Responsabilidade;
          Palavra;
          Rigor.

          Achas que a Dra. Maria das Neves preenche isso?

          Estamos mesmo mal.

          • img
            Homem de STP

            Sim preenche, tocaste mesmo nas coisas que ela tem de sobra.

    • img
      Alberto Responder

      Lembram-se do GGA????
      Fui
      Alberto Monteiro

      • img
        Homem de STP Responder

        GGA, cala-te, Sobre GGA estavam todos políticos de STP metidos mais todos sem excepção….
        E nada ficou provado em tribunal contra Dr.ª Maria das Neves.

  13. img
    realista Responder

    querendo ou nao temos k ter um presidente
    eu acho k temos k dar portunidade akeles k realmente reuni condicoes pra tal o Filintro
    AXO DO MEU PONTO …..TEM 52/CENTO PERFIL DE SER PRESIDENTE agora resta saber os bens k o mesmo possui antes de la chegar se assim DEUS mandar. Fuiiiiii.

  14. img
    Madalena Responder

    Dr FILINTO COSTA Alegre.
    Ja o disse neste espaço.
    Cidadão que pelo seu percurso devia ser um candidato imbativel, mas a forma de levar a vida, 1º eu, 2º eu, 3º nós e 4º se restar lhe prejudica demais. Todos os dossiers de STP, este senhor tem conhecimento. Tem tratado de quase tudo, mas podia inflenciar melhor a conduta dos dirigentes, tornando-as publicas. Mas evitou choque, com Fradique e outros. Assim o povo sofre.
    Como Grande jurista e Politico, devia fazer mais, agora é tarde.
    Queremos gente tipo Lula da Silva.
    Despartidarização da Ad. Publica.
    Sangue novo, ambição de fazer não importa como, fazer fazer, criar riquezas.
    Nada de lamentação e chover no molhado.
    Dr pode continuar a ser sombra dos governos, como “consultor geral”

  15. img
    Sandra Borges Responder

    Dr. Filinto, chame o Mestre Hector Costa.
    Eu conheço-o, é um jovem sociólogo com muito talento. Se vocês não aproveitarem este jovem, eu não tenho a menor dúvida que ele vai ser aproveitado pelos europeus, ele vai estar a dar aulas nas Universidades portuguesas.
    Hasta!!

    • img
      PIC Responder

      Oh Hector, deixa de se auto promover, pá!Credo rapaz!! Agora todas as noticias vem alguem falar do Hectro Costa?! Só porque plagiou 2 textos e quase escreveu outros 2?!Assuma a tua identidade.

      • img
        Vanox Responder

        Eu nao entendo o que os santomenses têm contra os intelectuais.

        gostam mesmo de gente sem nível e depois se queixam dos políticos.

        Se VC não gosta de estudar, não menospreze quem o faz.

    • img
      santola Responder

      Pois, vai ser aproveitado pelos europeus!com esta crise toda e com o alto nivel de desemprego em portugal, so se os europeus aproveitarem dele outro jeito….

  16. img
    Elite Atrofiada Responder

    São Tomé e Príncipe está completamente desorganizado!

    Uma minoria social que se considera prestigiosa e que por isso detém algum poder, algum dinheiro, e influência traiu o povo Santomense. Por interesse ou má-fé, os deveres dos seus cargos, o grupinho de elite corrupta corromperam, perverteram, e destruiram o país.

    Atenção!

    São Tomé e Príncipe pertence à todos os Santomenses, não apenas à elite atrofiada.

    São Tomé e Príncipe não é propriedade privada dessa minoria social! Não cumpriram promessas, compromissos ou princípios de nacionalismo e patriotismo que os nossos antepassados lutaram e morreram a defenderem-nos. Os corruptos quebraram essas promessas para com o povo Santomense! Enganaram o povo com traição, mentiras, e roubos. Eles, os gatunos corruptos, venderam e vendem os seus irmãos de cidade e das roças para os colonos neo-colonialistas! O mais agravante é que eles usam e abusam do dinheiro e dos recursos naturais do povo das ilhas para o benefício deles os fantoches e benefício dos colonos. Isso não pode ser! Isso não pode ser! Não pode ser! Não pode ser! Não pode ser! Não pode ser!

    Cuidado, cautela, e respeito para com o povo Santomense! Temos que combater essa minoria social para o bem e benefícios do povo Santomense! Os bandidos traíram-nos! Os bandidos traíram-nos! Os bandidos traíram-nos!

    São Tomé e Príncipe está se tornando cada vez mais grave!

  17. img
    Elite Atrofiada Responder

    Téla Nón tem credibilidade! A voz (mensagens) dos Santomenses neste espaço é de louvar!

    Estou apaixonado com Dr.ª Maria das Neves. Homem de STP diz que ela “…é uma mulher do povo sempre esteve ao lado dos desfavorecidos tem obras feitas, defende causas, foi até bem pouco tempo reconhecida por uma instituição internacional como uma das mulheres mais influente de África e do mundo, esteve sempre nos bons e piores momentos de STP…” Se corresponder a verdade, o povo Santomense deve lhe dar a chance para apresentar o seu projecto politico para nacao!

    Temos que mudar STP e tira-lo das maos de gatunos e corruptos o mais breve possivel!

    O povo Santomense nao odeia os ricos. O povo Santomense, sim, detesta os gatunos e corruptos que destroem STP.

    Viva a voz e a opinião geral do povo Santomense!

    • img
      Vanox Responder

      Comentando o teu comment:
      Estou apaixonado com Dr.ª Maria das Neves.

      (puramente emocional- sem qualquer racionalidade)
      Homem de STP diz que ela “…é uma mulher do povo sempre esteve ao lado dos desfavorecidos tem obras feitas,
      Quais?
      A casa reparada com dinheiro público?
      Faz uma lista dessas obras porque só vc conhece

      defende causas

      Que causas?
      Direitos das mulheres: e a acção?
      Enumera as acções

      foi até bem pouco tempo reconhecida por uma instituição internacional como uma das mulheres mais influente de África e do mundo,

      Isso é tanga, meu caro. Você conhece Wangari Mathay?

      Se a Dra. Maria das Neves aparece antes dessa Sra. então a MDN já devia ter recebido pelo menos um prémio internacional, ser milionária ou qualquer coisa.

      Pior: ela já escreveu algum livro. Não há gente influente no nosso “torrão pequeno” porque não temos ricos, não temos escritores de renome (romances), não temos actores, atletas que arvoram a ascendência são-tomense (a Nayde Gomes muitas vezes é referida como Cabo-Verdeana), não temos política externa, NADA.

      PESQUISA NO GOOGLE.ST
      esteve sempre nos bons e piores momentos de STP…”

      Participou na destruição:

      Hoje como prémio, o Estado deu-lhe carro (Assembleia), pagava-lhe a energia até o Patrice retirar. Grandes contributos a Dra. MDN tem dado ao nosso país…

      Se corresponder a verdade, o povo Santomense deve lhe dar a chance para apresentar o seu projecto politico para nacao!

      Qual projecto. Já ouviste a Sra. a falar. Ouça, e compare com outras mulheres de renome, mesmo em STP.

      Temos que mudar STP e tira-lo das maos de gatunos e corruptos o mais breve possivel!

      Incluindo a Dra. MDN.

      O povo Santomense nao odeia os ricos.

      Odeia sim, desde que não seja nacional. Os Libaneses são bem vindos…e os portugueses e outros sócios da malta que nos governa.

      E Vocês vão sempre lhes abrindo as portas ao poder…emocionalmente.

      O povo Santomense, sim, detesta os gatunos e corruptos que destroem STP.

      Por vezes até parece que os ama. Olha o Patrice!
      Não tem nenhum bem público, mas esteve em quase todos os negócios do Petróleo (do lado do Estado e das empresas). Hoje quer acabar com a corrupção.
      http://www.norwatch.org

      É Complicado…

  18. img
    Patrice Responder

    Téla Nón ta bom! Estou a gostar…

  19. img
    Madalena Responder

    Dr Filinto é candidato a Reitor da Universidade de Direito em STP.
    Tem perfil Magnifico Reitor!!!
    O Resto é treta!
    Queremos gente sem cabelos brancos.
    Na ui! Na Ui!

  20. img
    Maria chorona Responder

    Dr. Filinto vossa excelencia enquanto jurista sabe quais sao as competencias do Presidente da Republica, e quando vem falar das suas ideias economcas ja e um prenuncio de que se for eleito Presidente vai tentar interferir na governacao do pais ou seja nao só vai ser arbitro como jogador, o peixe morre pela boca

  21. img
    Laurent Gbagbo Responder

    Sem emoção suporto categoricamente o Sr. Dr. Filinto Costa Alegre para Presidente da R.D.S.T.P.

    Costa do Marfim não é terra dos Europeus. O continente Africano pertence aos Africanos! ponto final

  22. img
    Robert Mugabe Responder

    Interferências em África?

    Resistência não cessará.

  23. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    DrºFilintro,os seus primeiros passos e importante como pode pensar um democrata.
    Estou consigo e acredito que os verdadeiros Santomenses com espirito de uma boa refletiçao das coisas,sabem que o DrºFilitintro e tal qual como SrºEvaristo de Carvalho,nunca aceitaram abraçar as corrupçoes e alinhar aos corruptos.Por força e sei que a pessoa como o Drº sempre saira vencido.Força Grande Lider Idealista.

  24. img
    A.G brasil Responder

    Se nos paramos um pouco( até que nos nao podemos parar isto porque se paramos acabariamos por morrer ) e analizarmos bem a situacao de sao tome e principe,o senhor Filinto tambem contribuiu para o nosso pais esta assim nestas condicoes precarias, por isso acho que o senhor nao apresenta nenhum perfil para concorrer na presidencia do pais.
    Eu volto já .

  25. img
    Abel Martins Responder

    tudo isto nao vale nada os politicos sao os mesmos ok

  26. img
    Chave da cidade Responder

    Na hora da verdade saberemos em quem apostar.É so lembrarmos a ultima eleicao legislativa.até um mês antes da eleicao M.L.S.T.P/P.S.D era dado como super favorito mas no dia da verdade o povo deu a sua voz. agoara estamos de olhos aberto; inflencia, factor banho nunca mais vai decidir.

  27. img
    540 vs 35 anos Responder

    Este homenzinho destas ilhas purgatórias verdes é um expert em desfazer confusões de intrepretações juridicas. Em STP ele tem uma vantagem… ninguém praticamente entende de erros juridicos, e uma vez eleito PR, teriamos o Paraiso. ou seja STP entraria numa especie de colapso de Vudu, Santo, e uma especie ortodoxa do paraiso da familia alegre…

  28. img
    SPC Responder

    Caro Dr. Filinto,

    Pela coragem que desde cedo demonstrou na luta em prol do bem-estar deste povo acho o Sr. O melhor para ocupar a presidencia neste país. Nem Maria das Neves (Cruz Credo!!!), Elsa Pinto (abrununcio), Pinto da Costa (esse jáaaa!!!) Bené (continue apoiando a cultura) servem para ajudar o país agora.
    Pode contar com meu voto e voto de muitos outros santomenses que realmente amam esse país.
    Viva S. Tomé e Príncipe

  29. img
    OME' Responder

    O dr.Filinto, entre 74/75, pos a sua vida em risco fazendo comicios e reunioes para esclarecer o povo o estava em causa. Acompanhei essas actividades todas mas, sempre receoso de ele poderia ser abatido a qualquer momento.
    Qual nao foi o meu espanto, depois de tudo ter corrido mt bem e os Srs. do MLSTP instalados no poder, vejo o Filinto a trabalhar no Banco. Fiquei estupefacto durante largos anos.
    E’formado, tem curriculum profissional no pais,nao e’dado a vulgaridades, etc.
    Dr. Filinto Alegre, siga em frente rumo a PR que merece mais do ninguem. VIVA O PRESIDENTE DA REPUBLICA FILINTO DA COSTA ALEGRE.

  30. img
    joy seabra Responder

    até q enfim são tomé terá um candidato a altura de coresponder as nossas possibilidades,,,, espero que o povo santomense vote neste homem

  31. img
    jaka doxi Responder

    votar em quem?
    No Felinto?
    Por amor de Deus.
    Este homem foi da civica e por causa das suas acções o país está como está.
    O felinto como Presidente vai só criar mais confusão no país e beneficiar os seus amigos corruptos do MLSTP-PSD e PCD.
    Abre olho povo de São Tomé e príncipe.
    Nestas Presidênciais devemos apostar numa pessoa com cara lavada e com ambição de ajudar São Tomé e príncipe a ser governado em paz e tranquilidade.
    Fui.

    • img
      Neutro Responder

      Sejamos senhores e senhoras das nossas opiniões e críticas mas nunca ignorantes e sem conhecimento de causa. O Filinto é sim um potencial candidato a presidência, senão mesmo o mais e o melhor entre todos que se apresentaram até então. O Filinto já vez muito por S.Tomé e pelos santomenses com e sem a cívica. Ao contrário de muitos outros candidatos, não se lhe pode apontar o dedo nem tão pouco lhe falar mal. O Filinto sem dúvida terá o meu voto e de toda a minha família e amigos, assim decidimos. Certamente, S.Tomé e Príncipe terá um novo futuro para os seus filhos.

      • img
        Neutro Responder

        * Perdão! Serve esta nova entrada apenas para corrigir o “FEZ” em vez de “VEZ”.
        Sejamos senhores e senhoras das nossas opiniões e críticas mas nunca ignorantes e sem conhecimento de causa. O Filinto é sim um potencial candidato a presidência, senão mesmo o mais e o melhor entre todos que se apresentaram até então. O Filinto já fez muito por S.Tomé e pelos santomenses com e sem a cívica. Ao contrário de muitos outros candidatos, não se lhe pode apontar o dedo nem tão pouco lhe falar mal. O Filinto sem dúvida terá o meu voto e de toda a minha família e amigos, assim decidimos. Certamente, S.Tomé e Príncipe terá um novo futuro para os seus filhos.

Deixe um comentario

*