Política

Primeiro Conselho de Ministros do Governo de Patrice Trovoada na ilha do Príncipe

O chefe do Governo que chegou a ilha do Papagaio por volta das 9h45m no aparelho Dornnier -208 da Companhia Área Áfricas-Connection, reuniu-se logo de seguida com o Governo Regional, na primeira reunião de conselho de ministros, na ilha do Príncipe.

Patrice Trovoada foi recebido no aeroporto local pelo Presidente do Governo Regional José Cassandra “Tó Zé” recebeu, também, cumprimento de boas vindas dos membros dos governos Central e Regional e saudado pelo grupo cultural tradicional Dêxa.

Interpelado pelo Téla Nón a chegada a Região Autónoma do Principe, Patrice Trovoada declarou que“ estamos a inaugurar conselhos de ministros que vão se debruçar sobre questões locais. Por isso, aqui vamos discutir a implementação do orçamento do Estado e algumas questões específicas da ilha. Devido a dupla insularidade vamos dar maior atenção a ilha do Príncipe”, declarou.

Os trabalhos do conselho de ministros na ilha do Príncipe, decorrem no Salão Nobre dos Paços do Conselho, e começaram esta manhã. Da agenda das discussões, dentre outros pontos, destacam-se: a transferência de verbas para o orçamento regional, os investimentos a serem feitos no Príncipe e a instalação de uma base de pesca na ilha.

De acordo com o programa ministerial, Patrice Trovoada, deverá encontrar-se com a população, as 16 horas desta segunda – feira, no Centro Cultural do Príncipe, para uma sessão de esclarecimento a volta da política do seu Governo com relação a Região autónoma do Príncipe.

Note-se que na campanha para as eleições legislativas de Agosto do ano passado, o então candidato ao cargo de Primeiro-ministro, Patrice Trovoada, assinou com a população do Príncipe um acordo de honra, em que prometeu apoiar a população em vários domínios. Promessa que ainda não foi cumprida e que tem provocado algumas reacções de contestação no seio da população da região autónoma.

O Téla Nón conta dar mais pormenores sobre o assunto nas próximas horas.

Teobaldo Cabral – Príncipe

    26 comentários

26 comentários

  1. Parlamento de STP

    21 de Março de 2011 as 14:46

    Isso não passa de um pequeno expediente, para ganhar espaço para lançamento da sua candidatura a Presidência, como povo de Príncipe é carneiro conforme disse o pai do Patrice Trovoada (senhor Miguel Trovoada) vão todos correr atrás de novas promessas.

    Um Governo que não paga bolsa de estudo ao rapazes e raparigas do nosso país que se encontra no estrangeiro, gasta dinheiro do povo de STP para fazer propaganda politica! Quanto vai ou custou essa vossa passeata a ilha do Príncipe.
    Patrice começa a centrar na resolução dos problemas do nosso país o mais urgente possível, deixe de estar sempre em constante campanha politica, o senhor é Primeiro-ministro e não de líder da oposição.

    Senhor Patrice deixe de encontrar sempre motivos para viajar, sei que o senhor é doente em viagem, mais não dê cabo de pouco dinheiro que nos resta para satisfazer as suas doenças! O povo anda a ser roubado pela direcção de Geral dos impostos com a retenção na fonte de IRS em que o mesmo não é chamado no fim do ano para declarar os seus rendimentos e consequente apuramento do imposto a pagar ou a receber, ficando o Estado com todo dinheiro sem qualquer justificação aparente, e senhor pega nesse dinheiro e passa a vida a viajar de um lado para outro, quando não é para estrangeiro é internamente, ora ilhéu das rolas, ora ilha do Príncipe sem que haja uma fundamentada necessidade.

    • Yuelio

      22 de Março de 2011 as 12:04

      Pois lá vai ele tentar iludir o povo de Príncipe com novas promessas e fazer campanha aproveitando-se usando o estado e os bens do estado. Isto um dia vai acabar.

      Humbah Aguiar Pra Presidente Já!!!!!!!!

      • Albertino Silva Braganca de Sousa

        22 de Março de 2011 as 18:59

        caro Humbah Aguiar, disfarcado de Yuelio no facebook,

        tente primeiro terminar a sociologia ou direito que infindavelmente nunca terminas. sociologia é curso de copiar citacoes, normalmente, embora haja bons sociólogos, mas tu nao és um deles, seguramente!

        é assim, com toda honestidade. és meio criativo, porque postas os teus clips meio saloios ali na net, és meio frustrado porque já se te passou a idade, deves andar pelo minimo 35 sem ter feito muito, tome más é juizo porque stp mudou muito e tu cá nao vens há muitos anos. deixe de parvoices, já falaste mal de toda gente e com razao, mas perdes á razao porque nao sabes como faze-la. pergunto-te, queres ser mártir meu rapaz? tenho mais 20 anos de idade do que tú e sei do que estou a falar, nem s mártires hoje me dia valem muito.

        entao achas que com as fotos de garganta aberta e com tronco nú, estás capacitado e tens classe para ser presidente de Stp? achas que com poemas pobres e sem maturidade de escrita, estás capacitado pra ser presidente de Stp?

        deixe disso miúdo…, Humbha Aguiar, disfarcado de Yuelio!

        • Yuelio

          23 de Março de 2011 as 13:06

          Caro Albertino Silva Bragança de Sousa.
          O Humbah Aguiar não faz se quer a ideia de como se aparente a minha cara, nunca se quer falamos ao vivo.Eu vivo em S.Tomé e como mtos que não falando com o Humbah mas que conhecem os seus feitos também o admiro, e ao julga pelo seu comentário, o meu caro Albertino Sousa também é um admirador do Humbah, só que é daqueles que queria ter o mesmo carisma que ele, mas enfim o dote não é pra todos. A sua inveja não o deixa ver o conteúdo apenas a forma. Temos pena!!!
          Por isso é que a nossa terra não avança por causa de pessoas como o Senhor Albertino, que estão mais preocupados com a vida pessoal de cada um do que própriamente com o valor do trabalho. Até o facebook do Humbah o senhor já foi espreitar, deve ser um grande fã do Humbah Aguiar, n fique envergonhado, porque ele merece ter fãs, já do Senhor não se pode dizer o mesmo…temos pena!!

          Humbah Aguiar pra Presidente já!!!

          Não sou o unico a dize-lo…isso é que lhes doi, por já viram a capacidade do Homem.

          • Luis Edmar

            24 de Março de 2011 as 10:37

            Humbah Aguiar pra presidente já!!!!!!!
            O Albertino devia se preocupa mais com a falta de água no hospital ou com a corrupção em s.tomé, até por que uma pessoa que dá a cara a falar coisas que o Humbah fala, penso que n teria medo ou receio de dizer que quer ser Presidente ou seja o que for. Vi o seu último video e n me pareceu ter essa intenção.

    • Jaka Doxi

      22 de Março de 2011 as 19:01

      Não se esqueçam que Principe é um Territorio Nacional e ha sempre necessidade de abranger a politica ao nivel Nacional. Acho justo que o governo Santomense deve marcar sempre que possivel a sua presença.

  2. NANDO VAZ (ROÇA AGOSTINHO NETO)

    21 de Março de 2011 as 15:20

    Achei muito nobre e importante a atitude do nosso chefe do governo. porque a política é imensurável!..

  3. Passô

    21 de Março de 2011 as 18:08

    Quanto custou aos cofres de estado este conselho de estado (a passagem, os quartos de hoteis,…)? Os naturais de principe devem estar contentes, mas nao seria melhor o primeiro Ministro desbloquear a outra parte do orçamento da regiao autona? Para favorecer o Principe é preciso estar no Principe?

  4. Matazele

    21 de Março de 2011 as 18:38

    Boa iniciativa.
    Principe é territorio nacional, este c. Ministros descentralizado, pode confirmar os 300 mil dolares por ano prometido a Ilha nas Campanhas.

  5. Amem!!!!!!!

    22 de Março de 2011 as 2:23

    É maravilhoso apreciar essas duas Ilhas a cada dia mais próxima uma da outra, só desta forma conseguiremos ser mais forte e junto vencer todos os obstáculos…
    Viva São Tomé e Príncipe…

  6. Mario Pinto

    22 de Março de 2011 as 7:47

    Parlamento de STP quando nao se tem nada
    para ajudar melhor calar

  7. Lévé-Léngue

    22 de Março de 2011 as 9:22

    A gestão orçamental nacional tem penalizado duplamente a Região Autónoma do Príncipe, pelo que é imperioso que se proceda a uma reflexão profunda sobre a questão.
    Além da desigual distribuição de fatias orçamentais que sempre prevaleceu, a canalização dos recursos orçamentados fica muito comprometida durante o ano económico, deixando o poder regional de mãos atadas, diante dos problemas que são cada vez maiores e mais graves.
    Uma Região isolada goegraficamente e sem meios eficientes de ligação aérea ou marítima, sem infraestruturas de base (aeroporto, porto, liceu, etc), merece uma atenção particular, mas sem demora.
    O preço dos bens está elevando Ilha de São Tomé e muito mais ainda na do Príncipe, mx paradoxalmente as condições de vida são mais débeis aí.
    Todos sabemos da riqueza natural e do encanto da ilha do papagaio, da nobreza e humildade do seus naturais, mx isso pouco ou nada valerá se as entidades competentes ñ lhes devolveram a dignidade humana.
    Força Tozé! Força Príncipe! Viva RDSTP!

  8. Madalena

    22 de Março de 2011 as 11:31

    Temos que aproveitar “o Caos”, para sairmos da crise e diminuir a nossa dependencia externa.
    por exemplo EXPORTAR, para Angola água mineral.
    Devia ser ontem, mas a falta de cabeça.

    • B

      22 de Março de 2011 as 13:11

      Sra. Madalena que agua mineral? Procure saber a situacao das nossas nascentes e depois diz algo.

  9. Amigo Do Povo

    22 de Março de 2011 as 12:26

    Para falar a verdade este governo e uma falsa. Eu estive em S.Tome e deparei com situacoes que e de lamentar, este e o pior governo que ja teve em S.Tome.
    Vou dizer porque:
    A proibicao do carro ingles a entrar o pais por causa da abertura de Stander em s.tome que o chefe do governo tem sociedade com a mesma,
    O aumento de taxa de entrada de mota no pais por causa que o chefe do governo tem sociedade com quem vende as motas que esta a matar a nossa populacao por ser motas falsificadas.
    As noticias que chega a nos sao todas falsas a comunicacao social nao funciona.
    OBS:Estou num computador ingles por isso o portugues sai mal escrito.
    Estamos num pais pobre o governo tem que procurar o melhor para o povo nao apertar o povo.
    Um jeep Portugues vale 12500 euro enquanto que um jeep ingles vale 7000 euro, para um povo pobre qual deles e melhor?
    Com a guerra na Libia o governo nao vai saber andar. Porque?
    Porque o chefe do governo tem troca de favores por aqueles lado.

    • abaju

      22 de Abril de 2011 as 11:40

      porque es filho do paizinho ja nao tens como safares tas a reclama. cala te pa ladrao de carros ingles.

  10. Roberto Carlos

    22 de Março de 2011 as 15:36

    Visitar um dia e deixar os 364 sem qualquer visita não passa de mais uma campanha disvirtuada.
    Nunca vi nem houvi o governo português reunir em conselho de ministro em açores nem Madeira. Num país sério atendendo o custo e contenção de despesa que tanto se fala deviam todos responder sobre uso indevido do dinheiro do estado. Em situações normais o região do principe com 6.000 habitantes nem devia ter governo, assembleia e outros custeosos a cofre do estado para um país improdutivo. O nosso pai ( Libia ) encontra debaixo de fogo cruzado sem precendente. Ao inves de nos preocuparmos em que medida podemos alargar a base tributária nas empresas financeiras e criar medidas de proteção ao branquamento de capital que tanto se fala e vê mais ninguem faz nd, estamos a preocupar em reunir desnecessáriamente no principe e quem sabe na próxima será no ilheu das rolas para simples reuniões. Convenhamos, e deixemos de enganar este povo que tanto sofre, seus filho da ¨….. por favor deixam de bandidagem e preocupam com o povo.

    • Amem!!!!!!!

      22 de Março de 2011 as 21:49

      Caro Roberto, com todo respeito, mas o senhor exagerou em dizer que a Ilha do Príncipe com 6 mil habitantes nem devia ter Governo…Pois, fica senhor sabendo que a Ilha do Príncipe deve sim ter Governo, ainda que fosse apenas 100 habitantes, somos um povo com nosso próprio valor, nossa própria cultura….sabes perfeitamente que a situação geográfica das Ilhas permita a Ilha do Príncipe ter sim um Governo, vamos ser mais responsáveis e fazer comentários com fundamento, convenhamos….
      Um bem haja…

    • Pico Papagaio

      23 de Março de 2011 as 10:36

      Oh Rapaz em Situação normal ST e Príncipe juntos não devia ser país. Se tiveres duvida vai investigar os requisitos que a ONU impõe para dado lugar no mundo ganhe estatuto de país. STP só é país graça a habilidade politica de senhor Miguel Trovoada… Se queres saber mais investiga.

      Outra coisa antes de falar do Príncipe pense bem naquilo que vai dizer, Porque palhaço em ST já temos muito, não queira passar por mais um… Mais numa coisa estou de acordo contigo o Patrice não está a governar bem o nosso dinheiro, não há necessidade fazer tal expediente no Príncipe uma vez que temos jovens sem bolsa de estudo a quase um ano a passar fome no estrangeiro… Enquanto ele gasta o nosso dinheiro em viagens desnecessárias…

  11. Mimi

    22 de Março de 2011 as 15:52

    Entendo isto simplesmente como mais uma acçao para passar o tempo. O que e que há de concreto quer para S. Tomé quer para o Príncipe?…

  12. Deus é Grande e Seja Louvado

    22 de Março de 2011 as 19:37

    Meus caros compatriotas e amigos……….
    Tudo isto não passa de um verdadeiro teatro de sombras………….
    Viva S.tomé e Principe.
    Viva Telanon.

  13. Madalena

    24 de Março de 2011 as 11:08

    Bety!!
    B sabes algo sobre as nascentes de agua Clara, Agua André, Queluz, Bela Vista?
    Então publica num artigo. Agora não podes continuar impunes,sereno a ver caravana a passar. Foi assim que voces como a B. Diziam que a terra não tem petroleo, vai afundar etc…, Se explorar argila para fazer tijolo, o Deus pai vai afundar Bobo Foro, e consequentemente São Tomé. A nossa agua está em piores condições que a do Japão que tem radiações provocadas por arrebentamento da central?.
    Só o cacau com o suor do povo tem condições para ser exportado, quando se sabe que no mercado intenacional 1000 kilos está cerca de 3000 USD.
    Poupa-me senhora B.

  14. Matazele

    24 de Março de 2011 as 11:14

    O responsvel da situação que B. quer dizer em relação ao estado das nossas águas é falso, mas mesmo assim o grande responsavel da situação se eventualmente existe são as autoridades que permitem a construção desemfreada de LATRINAS, pois estas fazem com que hava contaminações com coliformes fecais. Mas se a recolha de agua não pode ser a jusante, deve ser a montante, temos preguiça nas pernas.
    Vamos repetir as analises e as amostras recolhidas.

  15. Matazele

    24 de Março de 2011 as 11:16

    Fazem com que haja, queria eu dizer.. a recolha de agua não pode ser a jusante, tem que ser a Montante.

  16. Vanox

    25 de Março de 2011 as 22:00

    Voces que admiram esta iniciativa deviam perguntar:
    Medidas avulsas qualquer burro pode fazer.

    E as coisas consistentes?
    E os projectos estruturantes para o PR? como?

    Que fazer com o PR. Qual é a visão do Governo para lá?

    Ouviram alguma coisa disso?

  17. Engenheiro( LISBOA)

    31 de Março de 2011 as 13:18

    Tenho muito que dizer relativamente a todas a brincadieiras que enfermam aquele país que também é meu, mas prefiro não dizer.É muito difícil um indivíduo que não sabe administrar a sua própria casa,administrar a casa alheia ( refiro-me governar S.T.P.)
    Diga-me só se esse Patrice Trovoda tem responsabilidade. Numa situação de crise o tipo teve a moral de ir a ilha do príncipe gastar aquilo que escasseia? Uma falta de responsabilidade e bom senso. Eu estou de acordo que se faça reuniões na ilha do Príncipe, mas numa altura desta? Faça favor, senhor patrice….

    Era muito mas razoável, Tó Zé ir a ilha S.Tomé do o contrário. Não é necessário ter noção dos números para evitar aberrações sociais.
    Eu como muitos dos meus colegas somos estudantes em Portugal e estamos há 9 (nove) meses sem receber nada do Governo;com propinas em atraso desde ano lectivo passado;eu pessoalmente dormi na rua durante 4 dias em pleno INVERNO, porque fui despejado( eu e os meus colegas) da casa onde moravamos. Tive que recorrer a emergência social portuguesa e fui alojado numa pensão, cujo o prazo termina dia 4 de Abril, o que significa que estou na eminência de ir novamente dormir ana rua. Quer dizer, não há dinheiro pra pagar os estudantes, estamos em situação dificil e governo se dá ao luxo de gastar tudo isso em umas horas?????????? Faça me favor!
    Mandem a bolsa pra estudantes,caso contrário uma coisa inédita vai acontecer na embaixada em Portugal..

    Deus abençoa STP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo