Direcção do MLSTP/PSD desmente as acusações de Maria das Neves e Elsa Pinto

A direcção do MLSTP/PSD através do Secretário-geral Fernando Maquengo, considera sem fundamento as acusações de alegada irregularidade na reunião do Conselho Nacional que elegeu Aurélio Martins como único candidato do MLSTP/PSD as eleições presidenciais.

Fernado Maquengo começou por descrever a situação anterior ao Conselho Nacional do fim-de-semana. Segundo o Secretário-geral, foi realizada uma reunião da Comissão Política, onde estiveram presentes as duas pré-candidatas, nomeadamente Maria das Neves e Elsa Pinto. Na referida reunião ficou assente e aprovado, o procedimento que deveria nortear a eleição do candidato do partido às eleições presidenciais no conselho nacional que foi realizado no último sábado. «Elas participam em todas as decisões que antecederam a realização deste conselho nacional», assegurou o secretário-geral do MLSTP/PSD.

A ausência dos conselheiros da ilha do Príncipe, facto apontado pelas pré-candidatas como sendo uma das ilegalidades praticadas, o Secretário-geral, considera que é um argumento falso. «Quando se fala da não participação dos conselheiros da ilha irmão do Príncipe é uma falsa questão porque naquela comissão política foi a camarada doutora Elsa Pinto quem peremptoriamente aconselhou que se avançasse para o conselho nacional, porquanto não havendo condições financeiras para trazer os conselheiros do Príncipe, que se tomasse a decisão e depois desse a conhecer aos membros da ilha do Príncipe», defendeu Fernando Maquengo.

A Direcção do MLSTP/PSD, recorda que há bastante tempo que as duas pré-candidatas vêm digladiando no seio do partido, nomeadamente na estrutura em que as duas são dirigentes, a OMSTP, o braço feminino do MLSTP/PSD. «Há meses atrás ambas digladiavam no seio da OMSTP, e afirmavam que seja qual fosse a decisão do partido, uma como outra iria avançar com a sua candidatura, revelando desde logo uma grande indisciplina no seio daquela organização feminina e do partido», referiu Fernando Maquengo.

A Direcção do MLSTP/PSD, considera que a luta entre Maria das Neves e Elsa Pinto, por causa das eleições presidenciais, obrigou o Presidente do partido, Aurélio Martins a tomar uma posição. «Assim o Presidente do Partido, tendo se apercebido dessa fragilidade ele predispôs-se, caso fosse essa vontade dos militantes do partido a ser ele também candidato a essa corrida», explicou Fernado Maquengo.

A acusação das duas pré-candidatas sobre a falta de quórum no conselho nacional, que elegeu Aurélio Martins, uma vez que abandonaram a sala assim como os seus apoiantes, mereceu rejeição da direcção. «Estava na sala mais de 2/3 dos membros do Conselho Nacional. No cômputo geral mais de 200 militantes estavam no conselho nacional. O que motivou a saída de Maria das Neves e de Elsa Pinto é o facto de elas terem consciência de que não tinham chance nenhuma de alcançar a vitória. Iam ser derrotadas por isso recuaram», pontuou.

A impugnação do acto prometida pelas pré-candidatas também não tem pernas para andar, considera Fernando Maquengo. «Essa questão de impugnação não tem fundamentos legais. O Conselho Nacional, é um órgão soberano, é o mais alto órgão representativo do partido entre os dois congressos. É verdade que o regulamento do conselho previa a votação por escrutínio secreto. Mas depois de elas abandonarem a reunião, o conselho decidiu votar por aclamação no camarada Aurélio Martins para ser o único candidato a ser apoiado pelo partido nas próximas eleições», acrescentou.

Fernado Maquengo, fez questão de realçar, que é a primeira vez na história do MLSTP/PSD que a indicação do candidato do partido às eleições presidenciais foi feita de forma democrática. «Sabemos como foram indicados sucessivamente os diferentes candidatos, que participaram em eleições com o apoio do MLSTP, inclusive candidatos que não eram militantes do partido», reforçou.

A Direcção do MLSTP/PSD, avisou que vai reunir-se para tomar medidas em relação as declarações de Maria das Neves e Elsa Pinto, que segundo Fernando Maquengo, põem em causa o bom nome do partido e do seu líder, agora também candidato presidencial, Aurélio Martins.

Abel Veiga

  1. img
    Edson Costa Responder

    Esse partido vem sendo banalizado pelos seus pròprios dirigentes: primeiro o senhor Adelino Isidro estima que hà pràtica de corrupção no seio do partido protagonizada por alguns elementos como Carlos Tiny e Rafael Branco, agora a senhora Elsa Pinto e Maria das Neves denunciam irregularidades nos actos de eleição do candidato Aurélio Martins! Por tudo isso, acho que os elementos desse partido não têm nem credibilidade nem legitimidade para serem dignos representantes do povo santomense!!

    • img
      Jack Responder

      agora oiça isso só!! se os integrantes do próprio partido não confiam em si próprios, como podem os outros confiarem? pois acho que se houvesse confiança entre eles, não haveria necessidade de ter todo esse enchente de candidatos dentro do partido…loucura..estão todos loucos que nem sabem o que fazer…estão atorduados, todos a uma são pessoas sem escrúpulo porque se o meu irmão camarada e companheiro quer ser lider e eu confio nele, porquê não ajudá-lo se todo mundo a sua volta estará bem inclusive eu? só n ajudo quando não confio e sei k isso me trará agruras…mas estejam atentos caros votantes….

  2. img
    Tela Responder

    O facto delas recuarem não justificava votação por aclamação,se no estatuto diz que é por escrutino então qual era o receio do Aurelio Martins em não aceitar, espero que no estatuto tambem esteje previsto, voto por aclamação, caso não, acho sim que esta-se perante uma irregularidade.
    Mas uma coisa é certa com ou sem MLSTP, quem tiver mais simpatia do povo ira ganhar aseleições Presidencias.
    Esse conflito interno so serve para dívidir mais o partido e para queimar a imagem do Aurelio que não é lá muito transparante.

  3. img
    Lima Santos Responder

    Subscrevo -me aos vossos comentários, esse partido nem os seus canidatos não são dignos do nosso povo.

    • img
      Jack Responder

      agora, cabe a cada um de nós submetermos à aquilo que é certo. um candidato que não realça a maior riqueza do país é corrupto e ladrão. Segundo estimativas, s.tomé tem 10.000.000(dez bilhões) de barris de petróleo e os politicos todos sabem, mas porquê que não falam minha gente? porquê? o sr. 1º ministro está vendendo o país pelo seu interesse próprio. Quem disse q o 1º ministro de um país democratico manda em tudo e faz tudo? cadê as leis? lembram da lei Quadro das operações petrolíferas 8/2004 e outras que falam que tudo deve ser transparente e mostrado ao povo? nenhum dos candidatos merecm noto…nenhum

  4. img
    Buter teatro esquecido Responder

    De conformidade, ao exposto, não tenho dúvidas que Maria DAS Neves e Elsa Pinto foram malcriadas. Lamentável é, que o famoso duque de pau de Folha Fede na sena política, e, dá entrevista depois da reunião de Elsa Pinto em Folha Fede.

  5. img
    Ovumabissu Responder

    Uma palavra para descrever o MLSTP/PSD: Patético.

  6. img
    londres Responder

    Meus irmaos arrumem bem a casa depois vem a rua,porque voces estao sempre com roupa marotada ,criando conflitos que nos os sao tomenses nao conseguimos entender quem voces sao.

  7. img
    Dlima Responder

    É caso p se dizer… “Amigo amigo, negócio a parte”. É nesta situação k ficará STP se sair daí o futuro PR.

  8. img
    Lima Santos Responder

    Porquê que não canidatas? penso que o Maguengo ainda não tem galinheiro sujo!!! ou tem? hann deve ser muito borocrata, não sabe lidar com o povo pequeno será? parece ser tão simples, hann, não tem bufunfa, que pena. preferia votar em si do que Aurelio Martins….

  9. img
    Conde de Monte Cristo Responder

    Voçês foram se habituando aos jogos sujos e agora encontraram alguém mais duro do que voçês!O Glorioso MLSTP só tem duas saídas: Ou se juntam ao Aurélio Martins ou ele acaba com MLSTP/PSD! Com toda a razão!Porque nenhum militante politicamente honesto deveria avançar com a sua proposta de candidatura antes do presidente se pronunciar! Caso o presidente não se disponibilizar para se candidatar, assim sim, poder haver abertura para outros candidatos. O que tem estado a acontecer é que uma rede dos antigos malabaristas do MLSTP tentaram usar o Aurélio Martins e o seu dinheiro para conseguir os seus objectivos, pensando eles que Aurélio é parvo! Depois dizem que homem tem ambição desmedida;pelos vistos a ambição desmedida está em todos vós! Porquê que ninguém desiste se o presidente eleito se posicionou? Porquê que os militantes não apoiam o orgão mais alto do partido!Isto demonstra que mesmo os militantes do MLSTP são militantes instrumentalizados por pessoas que querem se aproveitar do partido e do dinheiro dos outros para atigirem os seus objectivos.
    Chamaram Aurélio de traidor! Porquê que não chamaram esse nome ao Pinto da Costa quando ele aparece a concorrer com Carlos Graça, então Secretário Geral do Partido eleito com a maioria absoluta, quando já lhe tinha dado a luz verde para avançar?
    Força Aurélio Martins! Disseram que o sr. é monstro, então o monstro deve combater outro monstro!
    OBS: Adivinhando o que as mentes corruptas irão,fica aqui explícito que não sou apoiante do Sr. Aurélio Martins! Isso é apenas a minha análise fria e honesta! E também vos peço perdão!

    • img
      Lima Santos Responder

      Perdão a quem, ninguém neste espaço é deus. dá tua opinião e pronto.

  10. img
    Ale Madô Responder

    Toda essa tragédia se resume apenas em duas palavras… ESTAMOS PERDIDOS!!!!!

    Ainda não vi um candidato digno de me representar …sem querer subestimar ninguém…
    um bé zá êeeeee

  11. img
    h silva Responder

    oh conde de monte cristo, estamos na plena democracia.oq e isso de deixar presidente candidatar se elas acham-se capacitada pra desempenhar as tais funcoes.deixa de tretas quero tds eles a disputarem,e o povo vai escolher.espero k seja o melhor de tds para bem de STP.

    • img
      Conde de Monte Cristo Responder

      O conde em nehum momento disse que elas não podessem se candidatar. Ele pensa apenas que estando disponível para se candidatar o lider eleito recentemente pelo partido,as outras pessoas que quiserem se candidatar terá que proceder de forma independente! Porque quando se elege um líder, ao mesmo tempo está a se eleger a pessoa que está mas bém preparada para assumir o comando. Agora, se isso não aconteceu quando estiveram a elegê-lo, então estiveram a jogar. E o resultado do jogo è esse porque o líder eleito não é parvo. O que eu considero bricadeira de mau gosto, e de uma certa infantilidade é que quém preparou o jogo sujo depois ser contra atacado em vez de assumir as despesas do jogo, e consumir as suas mágoas, vem ao público explicar qual era a estrategia do sujo jogo! Não devia haver lamentações! Isso acontece quando se faz contrato com diabo pelo poder ou pelo dinheiro, em tráfico de droga, de armas, lavagem de dinheiro e outros negócios sujos!

      • img
        Conde de Monte Cristo Responder

        Queria acrescentar para o sr. Silva que essa história de eleger o presidenete para arrumar a casa é uma treta! O presidente não é para arrumar a casa. Existe estruturas do partido para esse efeito! O Presidente ou o líder é a pessoa que está mais bém preparada para assumir o comando em que circunstâcia for! Repito, em que circustância for! Ou não é líder!
        Eu pergunto, quando é que a ADI tinha a casa arrumada para que com os outros apoios elegessem o primeiro mandato do actual presidente!
        Criou-se O MDFM/PL: Quando é que este arrumou a casa para eleger o seu criador para o seundo mandato!
        Quando é que esse partidos criados sobre joelhos preciram de arrumar a casa para eleger os seus representantes? Qundo?
        Essa casa que voçês tanto querem para o Aurélio arrumar ele arrumá-la-ìa mais fácil no poder do que fora dela. E diria ainda; no poder gaha-se meso com casa desarruda! Deixam de tretas e deixem o homem cumprir a missão que voçês próprios consciente ou incoscientemente o incumbio!

        • img
          Ovumabissu Responder

          Sr. Conde,

          Podíamos até recuar a 1974 e encontravamos tb um MLSTP “desarrumado” e “desorganizado” à data da independência. Em suma, gostamos mesmo é de improvisar.

  12. img
    Xavier Responder

    Acho que para situações como essa servem so caucus ou eleições primárias dos partidos: para não estragar a unidade de ação. O MLSTP, com melhor gestão, tinha que ter previsto algum mecanismo interno que evitara essa confusão tuda.

    • img
      Conde de Monte Cristo Responder

      O sr. sabe o quer dizer eleções primárias?
      Foi a arma utilizada por Costa para aniquilar com as candidaturas do Furtunato e do Carlos que era um potencial vencedor das presidenciais! ( recordações)
      Quém usou aquela arma usou-a porque sabia que apesar da sua inativiadde política o mesmo ainda gosava de uma maior popularidade no seio do partido! Portanto manipulou tudo para que no respeito escrupuloso pela democracia se fisesse eleger o candidato do partido às presidencias!Isso foi tão bém preparado que apesar de grupo bastante significante ter saído em defesa do Graça,aquilo funcionou! Neste momento isso já nao funciona! Aliás, mas nada vai funcionar! Porque todos já estão com sangue nos olhos para irem, como disse alguém, até A BOCA DA URNA!

  13. img
    José Manuel Triste Vencedor Responder

    Espero que o Sr. Conde não seja um dos empregados do Aurelio Martins. Porque ele tem vários. Maquengo, Gaudêncio Jorge Bom jesus, Célia, rafael Branco, maria das Neves e muitos outros. O MLSTP/PSD tem de encontrar uma maneira de por ordem em casa. Já é demais. Aliáz ja era previsivel. Quando alguem come come o mel e mata as abelhas para que mais ninguém possa alguma vês comer o mel. Todos ralharão mais ninguém terá razão. esta é para os donos da RBN, nova empresa criada em São Tomé e Príncipe com patrimónios do…… Fui

    • img
      Conde de Monte Cristo Responder

      O CMC fez um OBS. no seu comentário porque já previa o tipo de pessoas que interagem no “tela non”. Por isso ele até pediu perdão!
      Portanto sr. J M T V se quiser que lhe responda por favor modere um pouco a sua língua! Vamos fazer do “Tela nom” um jornal que dá gosto ler!

  14. img
    Pumbu Responder

    Que venca o mais digno!
    Por mim, se so fossem estes 3 candidatos eu votaria pelo Aurelio Martins que e um homen que desde menino ambicionou fazer o seu melhor e parece-me ser o menos escandaloso do trio.
    Viva ademocracia!

  15. img
    Virtual Responder

    Entre os 3, já digo que não terão o meu voto para a presidência! Pelos discursos e pelo que já apresentaram é mais do mesmo!

  16. img
    Voz da solução Responder

    Obrigado virtual.

    Só Deus sabe o nosso destino.

    Até breve.

Deixe um comentario

*