Cultura

Osvaldo Abreu lançou o livro “Petróleo em São Tomé e Príncipe”

Osvaldo Abreu está ligado ao setor do petróleo em S. Tomé e Príncipe há mais de vinte anos. Seis dos quais como ministro da tutela. 

O antigo titular da pasta das Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente acaba de publicar em livro um trabalho apresentado como tese de doutoramento.

«Quisemos buscar as expectativas, pois, acreditamos que ela tem sido o motor de muito que tem acontecido no nosso país a partir do momento em que se falou do petróleo para o bem e para o mal» – começou por descrever.

Segundo o autor, as expectativas estão muito relacionadas com o facto de se falar de forma pouco sustentável da existência do petróleo em S. Tomé e Príncipe.

«O nosso país sempre teve dificuldades em angariar receitas. Em 1998 tivemos no nosso cofre 4 milhões de dólares provenientes das empresas petrolíferas, passado pouco tempo, recebemos quase 50 milhões de dólares do primeiro leilão do petróleo da Nigéria. Dois anos depois, recebemos mais 27 milhões».

A entrada de milhões deu origem a cálculos.

«Cálculos financeiros, cálculos económicos que colocavam as nossas receitas em cerca de dez anos ou menos, a partir de 2000, em mais de 60 a 80 milhões de dólares anuais numa tendência a aumentar».

Criaram-se expectativas e geraram-se investimentos cujos dividendos continuam a ser uma miragem.

«Muita gente, até hoje, vê-se aflita porque fizeram investimentos que não conseguem de forma sustentável manter» – disse o autor.
Certo é que, até hoje não foi anunciada a existência do petróleo em S. Tomé e Príncipe que justifique a exploração.

O livro “Petróleo em São Tomé e Príncipe os efeitos das expectativas geradas nos agentes económicos”, é o resultado de uma investigação que foi publicada agora num volume com mais de quinhentas páginas.

José Bouças

5 Comments

5 Comments

  1. Corrupçāo

    27 de Abril de 2024 at 11:09

    Será que o Osvaldo Abreu comeu dinheiro de petróleo também?

  2. ANCA

    27 de Abril de 2024 at 11:13

    Antes de mais meus parabéns ao autor, escritor

    Negociatas, mais negociatas

    De 1998 à 2000, pelas contas entraram nos país, 81 milhões de dólares

    Em termos de comparativos e de analise, por exemplo, o Banco Mundial vai investir 8 milhões de dólares ao serviço do Turismo.

    O sector da saúde, está como esta, o sector da educação, o sector energético, energias renováveis, está como todos sabemos, os transportes, a agricultura, as pescas, as telecomunicações, vias acesso, estradas, porto Ana Chaves, os serviços, o comercio, o desporto, mar, rios, etc,….

    Todos com mesmo objetivos, resolverem seus problemas, enquanto o país(território, população, administração, mar e rios) mantém-se no subdesenvolvimento, fome, miséria, pobreza), endividamento, enquanto os senhores e seus familiares, resolvem os seus problemas de bem estar, de bem viver, pois que não é por acaso que este senhor e outros, depois de deixarem o cargos de ministros, ostentam sinais de riquezas no exterior, nomeadamente em Portugal, apartamentos, casas, carros, mulheres, festas, comes e bebes…contas recheadas nos bancos no exterior , ao invés de fortalecerem o sistema financeiro a nacional

    Escrevem livros( de recordar que é sempre bom escrever, descrever, investigar), para terem notoriedade para se chegar/manter no poder, aliás como vimos e vemos, quando querem ter visibilidade.

    Cordeiros vestidos de lobos

    Se um cego conduzir outro cego, os dois afundam no buraco.

    Resolvem primeiro a cegueira que está nos vossos olhos, invistam no país(território/população/administração/mar/rios), amem a terra, o seu povo, sois filhos desta terra.

    Investiguem as estatísticas de São Tomé e Príncipe, após estes senhores deixarem os cargos políticos, ou após deixarem o poder

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

  3. Renato Cardoso

    27 de Abril de 2024 at 14:10

    Justificando a boa vida que leva e dos fundos de dinheiro que simplesmente evaporou-se como já declarado pelo Fradique de Menezes!
    Porque o seu impacto na miséria e na pobreza extrema das gentes das Ilhas foi zero!
    E a soberba e a ousadia desafiam o mesmo até a escrever baboseiras!
    Isto é obra de quem safou-se bem!

  4. jfernandes

    27 de Abril de 2024 at 19:14

    Aparicao do fantasma

    Depois de abrirem uma auotoestrada de corrupcao
    eis a aparicao do duque solitario

    “… vlegonha sa fia checo “

  5. Joao Batepa

    27 de Abril de 2024 at 21:18

    Esse é um grande homem. Maior de todos os santomenses de todos os tempo. O mais inteligente e mais honesto trabalhador. São Tomé nunca vai avançar sem esse homem.

    Um Grande filho da Pu..litoca!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top