Política

Mais de 3 mil são-tomenses deram luz verde à candidatura de Maria das Neves

Maria das Neves, também já entregou ao Supremo Tribunal de Justiça todos os requisitos para ser reconhecida como candidata independente às eleições presidenciais de 17 de Julho.

O mandatário da candidata independente, disse que mais de 3 mil cidadãos com capacidade eleitoral activa, subscreveram a candidatura que foi depositada no Supremo Tribunal de Justiça. «Acabamos de formalizar e logo as dúvidas que pairavam se ela seria ou não candidata ficam sanadas. Tivemos muita subscrição da nossa candidatura para cima de 3 mil cidadãos com capacidade eleitoral activa, se dispuseram em subscrever esta candidatura que para nós é de estabilidade», referiu o mandatário da candidatura de Maria das Neves.

Segundo o mandatário a candidatura da ex-Primeira Ministra, e actualmente vice-presidente da Assembleia Nacional, «prima pela reabilitação da imagem externa de São Tomé e Príncipe. País que depende muito da ajuda externa e que por isso mesmo, precisa de uma magistratura presidencial actuante e activa», concluiu.

Abel Veiga

    43 comentários

43 comentários

  1. Anca

    1 de Junho de 2011 as 9:12

    A todos que estejam ou estiveram envolvidos,a casos de corrupção,casos de justiça não resolvidos;

    1ºNum Estado que se quer, de Direito Democrático, nunca o Supremo Tribunal de Justiça deveria,aceitar as candidatura para bem comum e moralização da sociedade São Tomense.

    2º Como não foi feita o julgamentos desses casos,pelos Tribunais competentes,

    esta é uma boa oportunidade de o povo fazer justiça,

    com a melhor arma que possui, o voto,

    para chumbar todas as candidaturas,que estejam ou estiveram envolvidos em casos de corrupção não julgados pelos Tribunais,bem como daqueles que como candidatos querem,ser Presidente da República para envolver o Estado nos seus negócios privados e particulares.

    O Povo é quem mais ordena

    Justiça de povo é justiça de DEUS

    Pratiquem o bem

    Pois o bem

    Fica bem

    Que a Justiça do povo seja feita

    Deus Abençoe São Tomé e Príncipe

    • Politicos sem Moral

      1 de Junho de 2011 as 10:19

      Cala-te jovem, falando assim Fradique de Menezes devia ser destituído cargo e prezo..
      Já agora Delfim Neves igualmente prezo esse nem compareceu no tribunal para ser julgado, ao contrario da Drª Maria das Neves e foi ilibada de todas as acusações..

      • Anca

        1 de Junho de 2011 as 23:01

        Os Corrompidos fora.

        Os Macalacatos fora.

    • AMOR A PÁTRIA

      2 de Junho de 2011 as 18:17

      Caro Anca

      Para a sua informação,num Estado de Direito Democrático cabe aos Tribunais condenar os corruptos, o Tribunal ouviu a dra Maria das Neves, tendo consequentemente arquivado o processo.Ao Sr cabe o direito de apoiar o Candidato que lhe aprouver, ao Povo de São Tomé cabe-lhes fazer a sua escolha…Maria das Neves é filha deste país,com todos os defeitos e virtudes como cada um de nós tem.Esteve sempre do lado do povo, e é sim, uma mulher que hoje goza de grande popularidade pelos seus feitos ao longo da sua trajectória política,por isso as vossas críticas só vêm reforçar a sua popularidade, só os bons são atacados, hoje a Maria é um alvo a abater por todos os candidatos…..isso alegra-me, sinal de que realmente ela é poderosa….. E podem ter a certeza de que o Povo independentemente do que vocês disserem apoiarão A Candidata, simbolo da nação santomense, simbolo da força das mulheres da terra, e acima de tudo a certeza de que as mulheres são o contributo que falta para o arranque rumo a novos horizontes……
      Viva a mulher São Tomense
      Viva as mulheres Corajosas
      Viva O POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
      A OPORTUNIDADE DEVE SER DADA A TODOS OS FILHOS DESTE PAÍS…………

  2. cabo

    1 de Junho de 2011 as 10:14

    Supremo Tribunal de Justiça= Corrupção

    • Santomense

      1 de Junho de 2011 as 14:06

      Um cidadão que não confia nos tribunais do seu País, não pode usufruir do bilhete de identidade desse País

  3. Jorge Neto

    1 de Junho de 2011 as 13:22

    No País serio a onde Justiça funciona, Maria da Neves, e seu marido poderia estar presos. Estão mergulhados no escanda-lo financeiro no país. Meus assim ker ser presidente? Presidetende tretas…. Imangem externa de corrupçào

    • Santomense

      1 de Junho de 2011 as 14:09

      Voce pode pedir informações ao tribunal.pedir uma certidão do processo final etc…… e não estar a falar por falar.podes ser processado por difamação

  4. Digno de Respeito

    1 de Junho de 2011 as 13:28

    Caro Abrl Veiga,

    Como profissional que és, acredito no esforço que fazes para agadrar a massa social. Contudo, tens de cumprir a regra dos 3 C’s existente no jornalismo. Se leres com a devida atenção o que escreveste, o lead (se assim podemos considera-lo) está incompleto. Se leste então responda as perguntas do primeiro parágrafo: Quem, onde, quando, como, … fez o quê?…

    Assim, já saberás o que quero ajudar. Espero que não se sinta encomodado como o reparo que fiz em relação ao seu profissionalismo. Acredito que ha-de melhorar amigo. Abraço

    • Téla Nón

      1 de Junho de 2011 as 14:58

      Boa ajuda. Não incomoda nada. Brevemente esclarecerei o quem, trata-se do nome do mandatário que por mais que esforço não consigo recordar. Onde-Foi no Edifício do Supremo Tribunal de Justiça. Quando – na tarde da terça – feira. Fez o quê entregou a candidatura de Maria das Neves ao Supremo. Boa ajuda Digno de Respeito. Só há uma discordância minha. Não me esforço para agradar ninguém, e muito menos qualquer massa social, que tem livre arbítrio para comentar, criticar, gostar ou não gostar. Apenas procuro informar. Daí a importância da sua ajuda para informar cada vez melhor e de forma mais transparente possível.

  5. Santomense

    1 de Junho de 2011 as 14:14

    Força Maria; em S.tomé e Prícipe es das poucas mulheres mesmo entre muitos homens, que não caiu de paraqueda na política.Mérito Própio.Não ligues esses comentários segue emfrente que a vitória é CERTA………………

    • Trunquim de deçú

      1 de Junho de 2011 as 16:36

      Maria das Neves tem conciencia que antes Pinto do que ela mas não sei de onde veio esses desejo de ser presidente se MLSTP/PSD ja esta assim tão desoreganizado, ela quer desorganizar ainda muito mais o belo país que é STP?convenhamos ela nunca contribuiu para acabar co os corruptos o que ela fez para criaçao do tribunal de contas quando erra a 1ªMinistra? vi e ouvi na televisão santomense um descurso do camarada Francisco Pires,que o seu governo em nada ela contriboiu para o bom andamento do tribunal de contas.
      O que fez foi, deixar essa instituição sem Apoio eos funcionarios sem salario durante 6 meses na tentativa de acabar com tribunal de contas dando vasão ainda mais a corrupção em STP.
      Como podemos ter um presidente que é o arbito para sinalar o jogo quando existe falta e não faz?

      O povo mais uma vez tem as armas na mão se fizer a pontaria errada somos nós que sofremos.Bem aja o PINTO DA COSTA

      • Páscoa de Carvalho Lima

        1 de Junho de 2011 as 18:32

        Força Maria das Neves não ligue esses comentários S.Tomé e Príncipe precisa de um Presidente que pensa no bem estar dos mais pobre.Entre todas essas candidaturas quem será melhor para este povo pequeno?Maria das Neves é a pessoa propria que o povo precisa, conta comigo o meu voto é seu.P

        • Trunquim de deçú

          2 de Junho de 2011 as 10:08

          Êpá, coisa esta serio população de Uba Budo estão muito revoltado alguns moradores como por exemplo:sam Pascua,sum politico sem moral,sum santomense,sum carlos,sum Adilino santu,sam catia,estão com medo do antigo guarda da roça , ele quer voltar pra roça outra vez tempo dele gente não robava na roça qualquer maneira não,havia um tempo essa gente de Uba budo dizia é melhor esse guarda mesmo ele é nosso tavam a pensar que guarda não queria esse lugar agora que viram que guarda escreveu, zemé só ,bué de pessoa ficou com medo disse, é melhor gente escrevê tambem porque se esse guarda ganhar estamos mal ele não vai deixar gente robar.agora cada gente que saltou agua não sabe nada memo ta dizer esse guarda n sabe fazer mais nada , eu quer vê quando eles vêm como douctor se eles vão pra mato tirrar cacau, eles vão dizer eu sou douctor emtão melhor é nós que somos povo pensa e pensa tira raiva no coração vota pra pinto. Eu avisei depois não vão fala fala como ficamos a fala fala até o dia de hoje xauê.

      • João Salvaterra

        1 de Junho de 2011 as 21:07

        Pinto da Costa e maria das Neves são farinha do mesmo tacho.
        Até dizem que…..!

      • Suásuá Pires

        2 de Junho de 2011 as 9:44

        Senhor Trunquim, quero aque te agradecer pelo seu comentario, e te dizer que este Pais presisa de homem forte para Presidir,se não vejamos só:

        1º Muitos são aqueles que trabalharam com Pinto da Costa e que queriam um eriquecimento rapido,só porque não foi acete pelo Pinto e se tentavam roubar o que é do Povo iria parar a cadeia hoje estão contra o Pinto.

        2ºQuantos Hospitais éxistia na 1ª república ?
        R: Dotor Ares de Minezes,Monte Café,Água-Izé,Agustinho Neto,Boa Entrada,Porto Alegre.etc e hoje a onde foram parar ? quem diz Hospitais diz tambem das Empresas,as roças que em muito contriboia para a deminuição do desemprego hoje constactado.

        Vejam só a imagem da nossa praça e dê uma oliadela nos tempos anteriores,como era ?enumeras pessoas hoje vendendo mesmo produtos e sobre paceios por falta de emprego e só porque os ditos atuas derigentes nunca se precupam com o povo,pois são entregue a sua sorte, tantos apoio dado pela ajudas externas são desviados para seus bolsos

        O nosso pais estava fora daquilo que é conciderado hoje redes dos delincuentes o chamados Derigente Currupotos,onde só descutem Leis que estão a os seus favores não do povo.

        Dou só alguns exemplos, o chamado Imunidade Parlamentar, onde os Deputados podem fazer o que quizerem e não são chamados,Leis de Licitação e cotrataçõs Publicas onde podem manobrar todo o valor do estado que é do Povo numa mafia de 100 por centos onde o Tribunal de Contas ja não terrá força de controlar os Bens Públicos.
        Digo isso com conhecimentos de Causas, sou um sidadão atento as todas patifarias que os nossos derigentes praticam e falam no parlamento.A onde esta Imunidade do Povo?

        Se eu tver que votar neste dia D eu votarei naquele que manda os derigentes corruptos para cadei não naqueles ou naquelas ao enves de defender o Povo necessitado passa roubar. Viva Pinto da Costa o meu voto será seu.

      • Jagua

        6 de Junho de 2011 as 11:15

        Pinto depois de perder a eleição pela segunda vez nunca mais visitou a minha zona. Pinto nos abandonou e Maria nos amparou. Maria é mãe dos pescadores e agricultores.

  6. ADELINO DOS SANTOS

    1 de Junho de 2011 as 14:50

    Força Maria das Neves

  7. santola

    1 de Junho de 2011 as 14:54

    é muito triste, uma senhora com tantos problemas no tribunal e quer ser presidente,

    • costa

      5 de Junho de 2011 as 0:19

      Se achas k a senhora tem tantos problemas,eu quer saber qual deles k n tem problemas? N sabes o k falas. Força Maria das Neves é a senhora k o povo quer.

  8. Assuncao

    1 de Junho de 2011 as 15:02

    Pois, deram-na luz verde, mas ca por mim, vai ter um cartao vermelho no dia D, nao vai ganhar, h’a duvidas relativo a sua gestao da coisa publica e nao demostrou capacidade dentro do seu partido de criar e convencer o mesmo para que nesta situacao todos se reunirem a volta de um ‘unico candidato e nao varios, e agora aparece-nos como independente….isto agora!!!!!
    E’ sim senhora uma Sra de garra, influente at’e ao nivel internacional, mas a pergunta ‘e…o que lhe correu mal!? Porque que nao colaborou desde cedo com as instituicoes e relatar as falcatruas, e esperou at’e k lhe tirassem o tapete!!? pois ‘e, o mal disto ‘e k nao se preparam para parecer gente de bem, nao basta dizer k ‘e!!!
    Com cumprimentos

  9. catia

    1 de Junho de 2011 as 15:35

    Força. A senhora não foi condenada, por isso pode candidatar-se

    • João Salvaterra

      1 de Junho de 2011 as 21:03

      Não foi condenada porque comprou juizes e advogados.
      Malandros.

  10. PRIMATA

    1 de Junho de 2011 as 15:50

    A senhora já teve oportunidade para fazer alguma coisa pelo Pais e não fez nada só. Aterra precisa de Presidente dinâmico que resolve. Asenhora não esta capacitada pra isoo, beijoos

  11. O ISOLADO

    1 de Junho de 2011 as 16:25

    Eu só estou preocupado com a pessoa que fez o Comentário!Como é que é????Eu por cá não comento sem ter conhecimento.Disseste o quê?Qeres dizer que mesmo não havendo justiça tenho que concordar para ser SANTOMENSE??Bestial!+aterrorizador! O povo precisa de ser esclarecido faz-se sol ou faz-se chuva!!!Isto é que é democracia!O desejo de todos nós foi e é trabalhar no nosso país para a bem de todos,e não de de grupos partidários ou individuais a trabahar pelos seus interesses e dos interesses de alguns dos seus apoiantes Ok!Eu não dou o meu voto a Sra Maria das Neves!!

    • costa

      1 de Junho de 2011 as 21:32

      Epaaaaaaaaaaaa se eu n votar na Maria das Neves, eu to a fazer um crime,e como não quer ser julgada como criminosa, vou dar o meu voto a ela. Força Maria das Neves muitos homens ja la tavam e n fizeram nenhum. beijos e abraços

  12. Carlos António

    1 de Junho de 2011 as 16:59

    “País que depende muito da ajuda externa e que por isso mesmo, precisa de uma magistratura presidencial actuante e activa”.
    A senhora diz que quer tratar da ajuda externa.GGA!A senhora já tratou da ajuda externa e deu no que deu.GGA.Quando forem votar lembrem-se…GGA.

  13. garrido

    1 de Junho de 2011 as 17:09

    Nos disemos a maria das neves k nao nao queremos ela como presidente.
    esta senhora é muito teimosa.

    • costa

      1 de Junho de 2011 as 21:37

      Ei jovem cala essa tua boca, Maria das Neves é k é um pessoa bem capacitada pra governar STP la naquele grupo n vi mas ninguem, so restão os burros.

  14. Páscoa de Carvalho Lima

    1 de Junho de 2011 as 18:54

    Força Maria das Neves não ligue esses comentários S.Tomé e Príncipe precisa de um Presidente que pensa no bem-estar dos mais pobre. Entre todas essas candidaturas quem será melhor para este povo pequeno?Maria das Neves isso eu confirmo o meu voto é seu

  15. minú yé

    1 de Junho de 2011 as 19:59

    Um pedido!! Gostariaque o TELA-NON anexasse a sondagem quanto a perspectiva das candidaturas, pra ficarmos a saber as que os cidadãos se apoiem mais…

    Desde de ja agradeço a atenção do TELA-NON.!!!

  16. Mak

    2 de Junho de 2011 as 7:23

    Maria , é melhor não ir em frente.A senhora ja esteve no poder e não deixou saudades. O poder e rotativo. Teu tempo ja passou. Quem ja esteve no poder não deve voltar mais. Agora fica na bauca e contribui com ideias. Nem todo mundo tem missão de ser Presidente. Respeita o teu presidente do partido. Ela já esta la. Bate bola baixa.Ele é teu chefe do partio. Respeita-o. O poder não pode está sempre nas mãos das mesmas pessoas.Agora é um tempo novo minha velhinha. Fui..

  17. R. Carlos

    2 de Junho de 2011 as 9:13

    Maria das Neves, força e curragem.

    Es a pessoa digna de ser presidente.

    A vergonha que o Pinto fez na RTP Africa, so os burros é que votarão neste imbecil.

    O caso GGA, Golpe de estado ao Governo dentre outros, foram saladas perpetuadas pelos…….. para denigrir a imagem dela.

    Mas ela é forte e foi reconhecida internacionalmente como a 16ª mulher mais influente no mundo.

    Vamos dar o mérito a senhora votar nela se quisemos sair deste buraco escuro…

  18. Taa-Sossegado

    2 de Junho de 2011 as 12:22

    Competente,mas, pouco sensível ao Príncipe. Tal como o Man Rafa e Patrice, só pensa em S.Tomé.

    O País é STP

    Fui!……..

  19. Mé-Xuba

    2 de Junho de 2011 as 18:36

    Povo de S. Tomé e Príncipe, militantes, amigos e simpatizante do MLSTP-PSD, o único candidato que goza de legitimidade do Partido é o AURÉLIO MARTINS porque o mesmo foi eleito pelo partido ou seja representa a vontade da maioria dos militantes do partido. Por essa razão tanto a Maria das Neves, O Pinto da Costa, a Elsa Pinto constituem um grupo de desobedientes e indisciplinados que deveriam ser expulsos do Partido. Um grupo de gananciosos que não têm vergonha na cara; se tivessem vergonha e reconhecessem seus negros pecados nunca teriam se quer pensado em candidatar; mas o povo está a espera deles… vão tomar nessas eleições presidenciais um verdadeiro “Sotxi flimá”… Somos um país de JOVENS Votem por favor em AURÉLIO MARTINS… Deus vos abençoe a todos…

  20. carga

    2 de Junho de 2011 as 19:33

    Por mim esta senhora não vale nada, ela tem muitas facetas, é iguista como muitos outro spoliticos, uns têm mascara bem aberta, o canidatu commkelhor portura e com melhor perfil é o Pinto da Costa.

    Meu povo abre olho

  21. carga

    2 de Junho de 2011 as 19:40

    Maria das Neves estava num bom caminho agora esta bem corompida pior que os mais antigos, esta mulher é muito cruel e gananciosa.

  22. SANTOLA DE RAIZ

    3 de Junho de 2011 as 0:25

    Maria, desiste ainda tens tempo, não desperdiça dinheiro senhora. abre o teu olho….

    • Jagua

      6 de Junho de 2011 as 11:10

      Quem deve desistir são os candidatos que nunca fizeram algo para o povo de São Tomé. Sabes que a Maria ajudou tanto os pescadores assim como os agricultores.

  23. Malébobo

    3 de Junho de 2011 as 16:43

    Esta senhora começou-se muito bem, mas quando os camaradas do partido de riboque lhe ensinou maldades a partir dai tudo andou mal até que exonerada do cargo, obrigado

  24. Malébobo

    3 de Junho de 2011 as 16:46

    Se houvesse consenso no seio do Partido do Riboque a Maria da Esperança teria toda probalidade de ganhar esta eleições, mas aquela casa está constituida por um bando de oportunista

  25. O ISOLADO

    4 de Junho de 2011 as 14:41

    Voçês têm que saber que a candidatura ou o problema em causa é ser presidente de S.Tomé e Príncipe,no entanto porquê que estão a fingir de inocentes ou a brincar com coisa séria??Disseram que PC

  26. madalena

    6 de Junho de 2011 as 11:39

    A morale ética são valores que se deve preservar. Eu, no meu caso, estando o meu nome num escandalo deste, não teria a coragem de me pronunciar ao cargo algum, enquanto a situação naão ficasse totalmente esclarecida.
    A cara grande que as pessoas têm da para esconder a vergonha. Mafoma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo