Aurélio Martins aposta na Diáspora para a sua eleição ao cargo de Presidente da República

Em pré-campanha eleitoral Aurélio Martins visitou a comunidade são-tomense no Gabão. Prometeu criar uma casa dos são-tomenses em Libreville, com vista a promover maior convívio no seio da comunidade.

O candidato ao cargo de Presidente da República, Aurélio Martins, com apoio do MLSTP/PSD e de figuras do PCD e do ADI, definiu o diálogo com a diáspora como uma das prioridades da sua linha de actuação.

Enquanto ex-emigrante e conhecedor dos sacrifícios consentidos por qualquer emigrante na luta pela integração nos países de acolhimento, Aurélio Martins advoga a necessidade de uma maior aproximação com os são-tomenses radicados no estrangeiro.

Para confirmar esta pretensão, o candidato já esta a dar sinais de cumprir esta promessa eleitoral. Este domingo, Aurélio Martins deslocou-se ao Gabão, para um encontro com a comunidade são-tomense radicada em Libreville.

Tratou-se de uma viagem de poucas horas, mas que do ponto de vista do candidato foi muito útil, na medida que permitiu auscultar a opinião nos nossos concidadão, sobre o processo eleitoral que se avizinha. Num universo de quase sete mil emigrantes são-tomenses no Gabão, apenas uma franja de 1400, estão inscritos nos cadernos eleitorais, para votarem no próximo dia 17 de Julho.

Sendo assim, o objectivo desta breve deslocação de Aurélio Martins ao Gabão foi levar a mensagem de UM TEMPO NOVO PARA TODOS, incluído os compatriotas da diáspora. Cerca de quinhentos são-tomenses estiveram presentes ao encontro e

no final demonstraram uma forte simpatia pelo candidato e prometeram votar massivamente em Aurélio Martins para o cargo de Presidente da República de São Tomé e Príncipe.

Aos emigrantes são-tomenses residentes no Gabão, Martins deixou a garantia de criar uma casa dos são-tomenses em Libreville, com vista a promover maior convívio no seio da comunidade. No seu regresso ao país, o candidato fez um balanço positivo da viagem, afirmando que a mensagem de UM TEMPO NOVO PARA TODOS foi muito bem aceite pelos emigrantes em Libreville e mostrou confiante na vitória.

Na sua marcha rumo à Presidência da República, Aurélio Martins também deverá visitar outras comunidades de emigrantes, são-tomenses, nomeadamente em Lisboa e no Brasil.

Nesta sua viagem ao Gabão, Aurélio Martins fez-se acompanhar de Jorge Bom Jesus e Fernando Maquengo, respectivamente, Vice-Presidente e Secretário-geral do MLSTP/PSD. Entre militantes e simpatizantes do partido, a delegação que acompanhava Aurélio Martins era composta por 25 elementos.

De referir que também fez parte da comitiva do candidato o Presidente da Câmara Distrital de Mezó-Chi e membro da Comissão Política do ADI (partido no poder), Nelson Carvalho, num gesto de reafirmação do seu apoio incondicional à candidatura de Aurélio Martins.

Téla Nón

  1. img
    MANUEL PENHOR Responder

    ESte pode ate ser um belo homen mas para Presidente da Republica,nao oferece responsabilidade

    • img
      Ernestino Responder

      Realmente ,isto é ganância do poder,falta de maturidade política , deveria esperar outra altura para participar no outro cargo político e não este, porque carencia de instruções políticas noutras áreas ser honesto livre de qualquer caso de corrupção.

      • img
        Estudante Responder

        como cidadao tem o direito de eleger e ser eleito mas neste caso acho que foi falta de orientaçao politica falta-lhe a base de politica e de politico .
        “NAO BASTA PODER E QUERER ” .
        MAS SIM SABER E ISSO AINDA NAO TENS.
        Deverias primeiro intergra-se bem e melhor na cena politica quem sabe daqui á 15 anos poderá ta mas preparado em todos os sentidos

  2. img
    Africa Responder

    Bem podes esperar sentado! Por de pé podes ficar cansado.

  3. img
    Celina Chantre Responder

    Camarada Aurelio Martins, pode ser util a São tome e Principe.
    Hoje em dia ja não faz sentido estadista, aquelas tendencias repressivas, tipo Samora, Nino, Gorbathov, não!
    Hoje precisa-se um presidente Pragmatico, agil, tipo Lula da Silva. Uma pessoa que vá romper com o dilema de que filho de gente de casa de tabua é coitado, etc.
    Aliás, Aurelio MArtins, faz fez desputa e com osadia.
    Mas recordemos o passado, Aurelio MArtins participava em torneios no bairro entre xalé e casa de tabua. No São joão, muitas vezes casa de tabua sai vencedora.
    Por isso esse desafio continua.
    Camarada Aurelio Martins, deve colocar um consulado em Cabo Verde.
    Não faz como o Dr Patrice que prometeu e ainda nada.

    • img
      Franco e Aberto...! Responder

      Por favor, não compara Aurélio com Presidente Lula. Aurélio esta longe de chegar aos calcanhares do Lula. Falta o “Dr. Aurélio” tudo. O Lula mesmo antes de ser Presidente, já era carismático, sabia falar e convencer as pessoas. Aurélio é corrupto não tem idéias, acha que pode comprar tudo e todos. Eu não votarei em nenhum homem que acha que a dignidade do outro homem tem um preço. Votarei sim, no projecto de um homem experiente, com postura, que tem sentido de estado, para fazer a transição com tranquilidade.
      Viva Manuel Pinto da Costa
      Abaixo Aurélio Martins

    • img
      cola vlêmê Responder

      celina chantre:É preciso não confundir o gorbatchov,com certos ditadores desse planeta,e o vocabulario, pragmatico, aplica-se,a pesssoas com um certo carisma,intelectual

  4. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    jose torres esto de acordo consigo

  5. img
    Miss Jane Responder

    Aurelio Martins, nosso futuro presidente, muito bom essa aposta na diaspora, visto k ex presidentes nunca apostaram na diaspora… Esse homem tem carisma para com seu povo… todos juntos rumo há ”UM TEMPO NOVO PARA TODOS”

    • img
      misterio Responder

      De certo que deves ser mais um dos apoiantes interreceiro k este pais de nome Santo tem….
      Axas mesmo que esse idiota de AurelioMartins é o candidato ideal a Presidente de São Tomé e Principe?
      que vergonha…

  6. img
    Pires Responder

    Força Aurelio Martins estamos com tigo… com esse sangue de batalhador,,, k irás governa S.T.P… ”UM TEMPO NOVO PARA TODOS”

    • img
      disordeiro Responder

      Força!!! Se tivesses um pouco de idealismo dentro de ti, de certo k verias k esse idiota a kem apoias não tem nem um pingo de responsabilidade para levantar S.T.P ok!!!
      Por isso devias ter um pouco de vergonha em ser apoiante desse palerma, ou melhor de mais um palerma que so tem interresses em si e em roubar do pouco que existe em S.T.P…
      abre olho seu idiota….

  7. img
    L.P Responder

    Força Aurelio Martins, juventude k ker melhor pra S.T.P, xta cm tg.. ”UM TEMPO NOVO PARA TODOS”

  8. img
    S.T.P no coração Responder

    Homens como esse k queremos no poder,,, homem dinamico, batalhador, visionario, muitos lhe criticam pork nào conseguem acompnahar sua dinamica,,, homem k aranja soluções… juntos construimos um futuro melhor pra nação, juntos fasemos a diferença..”UM TEMPO NOVO PARA TODOS”

  9. img
    Sr Lei Responder

    Grande aposta a avaliar pelos dados do recenceamento eleitoral! Uma Nova Asneira Para Todos.

  10. img
    cola vlêmê Responder

    CANDITATO COMO ESTE;MOSTRA A QUALIDADE DA NOSSA DEMOCRACIA::::::QUEM È AURELIO MARTINS? sinceramente nao conheço…todo vendedor de cabra no estrangeiro ,terá credibelidade para ser nosso presidente?

  11. img
    Titi Responder

    UM TEMPO NOVO PARA TODOS os Santomenses é o que o candidato Aurélio Martins tem para nós minha gente vamos votar no homem.

  12. img
    S.JOÃO Responder

    Esse é um homem que sabes mostrar que todos juntos nosso pais vai andar se deus quiser dessa vez … tem visão…força e muita garra …estamos contigo ….VIVA AURÉLIO MARTINS o nosso presidente… “UM TEMPO NOVO PARA TODOS”..

  13. img
    Verdade Responder

    Boa tarde. Se eu abrir a boca mais ninguem vai estar ai a sair em defesa do Aurélio sem saber nada dele. Só vos digo o homem tem mais que trinta e cinco anos, e a costitução de confere o direito de candidatar.

  14. img
    Almeida Paquito Responder

    Esse jovem foi assessor da Dra. Maria das neves para comunidades, vice presidente da casa de s.tmé em Angola. Teve tempo para fazer pela diáspora. Agora vai fazer em Librevil? Sabem como é que ele gastava, era para fazer imagem. Com comunidade nada. Pergunta os que trabalhavam com ele o quanto ele é bondoso.

  15. img
    Almeida Paquito Responder

    Se a malta gravar aqui uma entrevistas e passar na TVS vocês vão saber coisa que esta un pamba.

    • img
      Lima H Responder

      Faz isso o povo presisa saber. conto ctgo.
      Se bem que o meu voto é para Filintro Costa Alegre, o único limpo.

  16. img
    Comite central Responder

    Acho patetico, comentarios de que Aurelio Martins, vendeu, fez negocio, comprou e vendeu Havainas, galinha, frango, etc.
    É isso mesmo que deve ser a postura de um homem, batalhador, enquanto muitos pedem dinheiro emprestado na irmã para pagar renda, comprar carro, viajar ele procura. inova etc.
    Ja ouvi também a dizerem que ele é filho de candongueira em Angola, sim é a vida. Todas as mães que lutam para criar os seus filhos merecem a homenagem do Cmarada Aurelio.

  17. img
    Cacau Responder

    É salutar ver um antigo pioneiro de São João, candidato a Presidente.
    Pioneiro Marcha em frente rataplam rataplam plam plam.
    Antigo director de informção e propaganda do bairro de São João.

  18. img
    Afonso Responder

    Aurelio MArtins, foi meu pioneiro exemplar. Acho justo a candidatura dele. Este tabú, deve acabar. Apenas filho de “Nguê godu”.
    Abaixo loja de DIRIGENTE.
    Viva Aurelio Martins.

  19. img
    Ribeira Formiga(Principe) Responder

    Nós de Roça, desgraçado é tudo di senhor Aurelio MArtins.
    Ta Na Moda.

  20. img
    candonga Responder

    presidente e 1º ministro jovens!!! significa aeroporto movimentado, avião com o presidente a aterrar e outro com o 1ºministro a levantar, dois dias depois, avião com o 1ºministro a aterrar e outro com o 1ºministro a levantar, minha gente assim terra não vai p frente.
    Vamos escolher um Senhor mais velho para Presidente da República.

  21. img
    Sr Lei Responder

    Comitiva de 25 pessoas, para dormir em hotéis com refeições e tudo! Uhau!. Pelos vistos há muito dinheiro e aqueles “traidores” do ADI e PCD devem estar todos contentes, pensando que são os primeiros a entrarem num tempo novo. Na Guine Equatorial vão ter menos votos que o número de elementos da comitiva. Antes de entrar na Universidade o aluno tem que passar pelo ensino secundário e mostrar provas.

  22. img
    Liberdade Responder

    Ninguém precisa de gente que persegue a vida das pessoas, por isso Aurelio martins é o Melhor, pelo menos não é invejoso.

  23. img
    Almeida Paquito Responder

    Onde esta o barco pa cabo verde? Parque popopular do principe esta esta lá esperando ele. E ja veio pa angola dizer nos bairro que reparou aeroporto do principe, estrada, escola, coisa doido doido, pura mentira.Pagou grupo dos bandido dele 1500 dolares dele para acabar com reunião do pinto da costa. Vergonha. Eu estava lá quando irmão dele pegou telefone e dizse aurelio missão cumprida. coisa que passa aqui so visto.

  24. img
    Liberdade Responder

    Ola Penhor, peço licença. Mas responsabilidade?
    Um homem casado, de 45 anos, chefe de familia, formado.
    De responsabilidade falas?
    Um belo homem sem responsabilidade. são aqueles que abandonam mulher e filhos, etc.
    Mas este vizinho teu de outrora não tem Manchas, limpo.
    De dialogo facil entendivel, jovem, por isso pode ser uma via.
    Agora não estamos no tempo de trabalho voluntario, civico, campo de ferias e dinheiro do estado no bolso do Pinto. Ja era.

  25. img
    Celina Chantre Responder

    Franco e Aberto.
    Sabes o significa termo comparação???
    Por isso mesmo. Não iguais, dai o termo de comparação.
    Cuidado com definição e conceito.
    Pela dimensão do nosso Estado, é perfeitamente comparavel com Luiz Inacio Lula da SIlva.
    Ele, Aurelio MArtins, pode fazer a diferença destes trinta e seis anos.
    Vamos ter esperança.
    Não há milagres. Trabalho.
    Fica a saber que ja houve gente que disse que Cabo Verde não era terra para se habitar, que era muito arida, etc. Hoje vai a Cabo Verde e compara com Sãotomé e Principe. Apenas duas ilhas(saõtome e principe), Cabo verde(10 ilhas). Camarada Aurelio Martins. ja visitou cerca de 4 ilhas de Cabo verde. Sal, SÂo vicente, Santiago e Fogo.
    Diz-me qual desses candidatos conhece as 4 ilhas de cabo verde.
    Para ver o interesse na diaspora.
    Viva Aurelio Martins.

  26. img
    principe Responder

    Se ele foi pra Cabo Verde é mas pra ver criolas do que apreciar evolução de Cabo verde…conhecer 4 ilhas, ter mais de 35 anos e ter fama de dinheiro não são soluções pra desenvolvimento de STP não. Aurelio n tem nada pra dar STP; vcs que defendem ele são criminosos porque não querem ver essa terra a progredir. Que tristeza povo de STP.

  27. img
    António Silva Responder

    Simplesmente, o nosso S.Tomé e Príncipe bateu no fundo.
    Com candidatos destes e com a probabilidade de ganhar as eleições, como é possível progredirmos?
    Com a quantidade de candidatos que temos para as presidenciais em relação a densidade populacional, iremos entrar no Guinness Book.
    Dado o tamanho do nosso país é um insulto ter 14 candidatos às eleições presidenciais. Se dividirmos a quantidade de votantes pelo número de candidatos, praticamente seríamos 5 mil eleitores para cada candidato.
    Este não parece um país a sério!

  28. img
    Artista Responder

    Olá Carros leitores, a dias vi uma reportagem da campanha presidenciais de Sr, Aurélio e durante a cerimonia deparei que havia muito motoqueiros, e pensei não estará ele apostando pelo lado mais popular, o lado(mais inocente).!! desculpa a curiosidade apenas observei e fiquei curioso!! Pode ser uma estrategia, mais também poderá ser uma reflexão!!Abraços

  29. img
    pantufas Responder

    O maior banhista de S.Tomé.Tens de dar o exemplo,não basta só condenar.fui

  30. img
    lino Responder

    Desde que se começou a deixar comentários aqui, ninguém foi sensato em dizer o que mais importa e que pode de facto servir para de facto dar um rumo a nossa terra.
    REVISÃO CONTITUCIONAL.
    MUDEM O SISTEMA PARA PRESIDENCIALISTA JÁ!
    Presidencialismo.
    Um presidente que só pode ser eleito em 2 mandatos e leis que agilizem o sistema e não tornem o sistema como partido único.
    Presidente com autoridade….mas com algumas regras bem definidas .
    Neste momento, todos dão a sua preferência para presidente da república…mas não sabem ver que o presidente não manda nada.
    Quem governa o país e decide as coisas é o governo.
    Por isso, para que serve tanta vontade e cisma desses candidatos todos!!?
    E mesmo as pessoas que vão votar neste ou naquele candidato…é tudo uma fantasia.
    O presidente eleito nada lhes vai trazer de novo.
    A não ser o BANHO que estão a levar agora.
    NÃO SEJAM PARVOS MEUS AMIGOS!!
    anda muita fantasia nas vossas cabeças.
    Assim como temos o sitema…não contem com nada.
    NADA!|

  31. img
    Floli Canido Responder

    O que e a diaspora?
    Meus senhores, foro esta espalhado por 4 cantos do globo. Nao sejamos provincianos, pensar (Gabao, Angola, Guine Equatorial, Portugal, Cabo-Verde). Muitos filhos da Ilha verde estao aplacados no Reino Unido. Londres, Ipswich, Leeds, Sheffield, Manchester, Playmonth, Norwich, Hull, Southampon, Peterbourgh e muito mais cidades. Aproxime dos seus irmaos na diaspora, a Rainha aprecia, ela acolhe bem os filhos naturais de Sao Tome e Principe. Reino Unido tem sido a salvacao dos Santomenses; atendendo a crise actual e o disastre de Portugal no mercado de emprego, Londres e destino. Estando ligado a diaspora muitas portas poderao abrir. Obrigado portugal obrigado Reino Unido viva Sao Tome e principe.

  32. img
    kwatela Responder

    ao tela non solicito que publique trechos da nossa constituicao que fale dos deveres direitos e poderes do presidente da republica. vejo muita confusao entre os eleitores. até alguns candidatos confundem poderes do PM com os do PR se os candidatos nao sao BUUUURRRRRRRROOOOOOOOSSSSSSSSSS OU SAO MENTIROSOS, basta de confusoes discutamos os projectos politicos sem promessas que nao se podem cumprir, este tempo novo soa a aldrabice. caldos e cautelas nunca fizeram mal a ninguem. bem haja a todos

  33. img
    Unidos Responder

    Vamos ser responsavel enquanto defensor do lema um santomense melhor.

    vamos ser adulto e lucidos.´

    vamos ser idoneo e inteligente.

    vamos em 1º lugar amor o nosso pais.

    Gente disperta o Aurelio Martins não será solução para STP.

    Gente por favor não vacilam no momento de exercer a vossa cidadania.

    Votem na consciencia.

    Não sintam remorço porque eles te deram uma cerveja ou outras coisas.

    Deram porque queriam dar.

    Obrigado

  34. img
    zeme almeida Responder

    Nao entendo,sabendo que hoje e sabado como e possivel o Aurelio Martins estar em Libreville Gabao!Este domingo deslocou-se a Libreville sera que ja estamos em segunda feira?Senhores jornalistas do Tela-Non.

  35. img
    zeme almeida Responder

    Hoje e o dia 25-06-2011 sera que ele deslocara este domingo a Libreville ou deslocou-se no passado domingo dia 19-06-2011.Tela-Non

  36. img
    S.T.P no coração Responder

    S.T.P, esta do geito k esta por falta de patriotismo,,,, e muita inveja por parte de nós Santomense,,,meus irmãos vamos ter consciençia mutua, keremos um país melhor… Aurelio Martins é um jovem dinamico trabalhador… quer melhor pra s.t.p… todos juntos vamos votar no homem, e caminhar País rumo a ”UM TEMPO NOVO PARA TODOS”

  37. img
    garrido Responder

    AURELIO MATINS, com o seu lema um tempo novo para todos em sao tome e principe.
    No dia 17 de julho todos juntos vota Aurélio Martins

  38. img
    wesley Responder

    para a mudança é preciso ..geração renovada com parcerias estrangeiras ..e o Aurélio é homem que vem renovar o nosso pais ..no dia 17 de julho ..vamos todos votar em Aurélio Martins “UM TEMPO NOVO PARA TODOS”…

  39. img
    baga Responder

    Ja com promessas falsas.Pinto sim e a solução,forca.

  40. img
    Gaga Responder

    Meus amigos precisamos de alguem que seja capaz de levar esse nosso lindo pais a um bom porto. Aurélio Martins demonstrou que não é homem certo porque dentro do seu partido ele não conseguiu um consenso a sua volta muito pelo contrario criou uma desordem total. O nosso pais precisa de alguem que possa unir todas as cortes numa só tela.

  41. img
    Mak Responder

    Força Aurelio Martins. Nao de abales com esses criticos q nao teem solucao. Deus ja escreveu a sua vitoria no dia 17 da Julho.Nos somos a maioria de um TEMPO NOVO. A sua vitoria e eminente. Vas ser Presidente de todos esses parvos q estao a te criticar

  42. img
    Sanmedeçuê Responder

    Foro de 1ª. Classe

    Decido o seguinte:
    Aurélio Martins, precisa de 5 anos como Ministro de Relações Esteriores, para ter crisma, na próxima eleição dou-lhe o meu foto. Agora não…! É um erro grave, o Aurélio ser Presidente de S. Tomé. Voces acham que ter dinheiro e ajudar algumas pessoas necessitadas já pode ser Presidente. Cuidado,
    Volta a ser 19 província de Angola…!
    Fuiiiiiiiii
    Pinto sim, já tem experiência e se quizer pode corrigir os erros cometidos, pois no tempo de Pinto, não havia democracia, as coisas mudaram e é bem provavel que venha a mudar. A Elsa de ponte graça, já foi Minista de Defesa, já tem uma certa Experiência, agora AURÉLIO, é grave…

    Adeus
    San medeçu

  43. img
    Mak Responder

    Força Aurelio Martins. Es o unico q nao roubou o dinheiro do povo. Nunca estiveste no governo. PINTO Da Costa so formou corrupto e Ladroes. Agora quer ser presidente para se redimir dos erros. Deus so abre a porta uma vez. A vez do Pinto ja passou e foi incapaz. Agora o tempo ja nao volta para tras. So na outra reencarnaçao se calhar Pinto vai ser presidente se porificar bem os pecados cometidos. Aguem pode dizer nome de alguem formado por Pinto q nao e corrupto?Pinto aprendeu a formar Ladroes e ditadores com ele. Fui. Viva Aurelio Martins

  44. img
    Anjo do Céu Responder

    Tens k arrumar bem a casa do Riboque(sede do MLSTP) porque está suja,cheia de barrata, mosca,pulgas e percebejos.Tudo isso está na tua responsabilidade k voçê prometeu aos militantes e não cumpriste.Tens zero no Teste e nao vale a pena ser Presidente dos santomenses e retira imediatamente a nacionalidade Angolana k está bem escondida.Tem candidato com melhor condição vencer.Avante Delfim Neves.Homem do Povo

  45. img
    beringela Responder

    Nao é possivel, Aurelio realmente nao tens noção do k é ser presidente da republica. isso realmente é uma bantuxada total…

  46. img
    Santa Margarida Responder

    Aurelio MArtins não pode temer o Pinto da Costa. Se ha gente sem prestigio internacional que ja foi presidente da Republica 15 anos é Pinto da Costa. Joaquim Chissano, tem tido muito protagonismo, Pedro Pires tem tido convites e disse claramente que não quer nenhum cargo internacional. O Pinto NUNCA foi chamado a mediar um conflito, apenas na sede de Riboque. Isso era uma vez.
    O NIno Veira tinha 4ª classe, governou a Guine depois de um golpe de estado.
    Depois voltou outra vez e apanhou e bem. Voces não são amigos do Pinto, são invejosos e inimigos do presidente do Partido.

  47. img
    Ex da Turma FE Responder

    Maria disse talvez que queria sim um presidente do Partido forte com dinheiro, mas com poderes limitados. Não podes er presidente da Republica!!
    isso é que faltava.
    Aurelio MArtins é Presidente!!!

  48. img
    sousa Responder

    Acho que seria o homem ideal para o cargo SAO TOME precisa de dinamismo e nao dinossauros. É jovem e capaz, tem demonstrado conhecer a realidade do seu pais ..mas e so a minha opiniao

  49. img
    O Defensor da Patria Responder

    Meus caros eleitores. Aurelio Martins Presidente da República? Desculpe lá somos todos estupido? Um país em a taxa de anafalbetização deminuio drasticamente graça a cooperação brazileira.. Este Senhor esta obsecado pelo poder a força.. Se ele não consegui administrar uma pequena empresa de segurança que ele criou quanto mais um Estado. Vê se na cara dele que o seu enteresse não tem nada haver com o povo. Só tem haver com obcessão ao poder..só quer poder. menos meus camaradas…..obrgado

Deixe um comentario

*