Política

Filinto Costa Alegre foi ao mar pedir voto aos pescadores

O candidato independente, meteu-se num bote e passou parte da última segunda – feira no mar em contacto com os pescadores na faina, e fez escala nas comunidades piscatórias do distrito de Água Grande e Mé-Zochi.

O candidato Filinto Costa Alegre, continua a prometer uma terceira libertação de São Tomé e Príncipe. Esta semana fez-se ao mar ao encontro dos pescadores e palaiês (vendedoras de peixe), para mostrar os caminhos da terceira independência nacional.

Os pescadores artesanais garantem 100% do pescado que é consumado em São Tomé e Príncipe, aliás estudos feitos no passado confirmaram que o peixe representa mais de 90%da proteína animal consumida no país.

O sector da pesca tem sido sub-aproveitado como factor de desenvolvimento económico. Filinto Costa Alegre, preocupado com a situação fez-se ao mar para encorajar os pescadores das comunidades de Pantufo, Praia Melão e Praia Gambôa.

Falando em crioulo forro, o candidato disse que os pescadores e palaiês são muito importantes para o desenvolvimento do país. «Por isso desde a amanhã que estou no mar, junto com os pescadores e palaiês. Quero vos dizer que quando eu for Presidente da República, vou falar com o Governo no sentido de encontrarmos soluções para os pescadores. Temos que arranjar barcos, motores de pesca, e criarmos um banco de fomento da pesca, em que os pescadores possam emprestar dinheiro para investir na pesca», frisou.

A promessa da terceira libertação do país, que se reflecte na independência económica, social e cultural, foi também transmitida esta terça – feira, ao eleitorado do distrito de Caué, no sul de São Tomé. Filinto Costa Alegre, deslocou-se a Caué um dos distritos mais pobres do país, para pedir voto aos pescadores e agricultores que habitam o sul da ilha de São Tomé.

Mas antes na abertura da campanha eleitoral, o candidato realizou um comício na cidade de Santo António na ilha do Príncipe. Centenas de pessoas marcaram presença no evento político na cidade de Santo António, onde Filinto Costa Alegre conta com um apoiante de peso. Trata-se do Presidente do Governo Regional, José Cassandra.

Abel Veiga

    12 comentários

12 comentários

  1. Militante muito Zangado com Filinto

    6 de Julho de 2011 as 14:57

    Trataste mal o PCD agora tais a depenar, gente ingrata só tem o que bem merece, bem feito.

    Se Delfim não participar nas eleições, prefiro mil vezes que o meu PCD dê apoio a Maria das Neves do que dar A senhor Filinto, armado em carapau de corrida.

    Se o meu PCD der apoio a ele Filinto juro que nunca mais na vida dou meu voto a PCD, nunca mais na vida apoiarei o PCD e vou devolver o meu cartão de militante.

    • PCD no Coração

      6 de Julho de 2011 as 18:00

      Mais que pensa como eu se PCD dar apoio a Filinto também juro que nunca mais voto neste partido e devolvou o meu cartão de militante.

      Filinto falou muito mal do nosso partido, deixou partido a sua sorte! Mais Deus não dorme, alias se Delfim não for candidado votarei Maria das Neves mesmo que o partido der indicação noutro sentido. Toda gente ingrata deve ser castigada como merece!

  2. adgo

    6 de Julho de 2011 as 16:24

    fds! agora tb se faz campanha em alto mar, eheheheh

  3. Laurindo

    6 de Julho de 2011 as 17:41

    Uma boa forma de fazer política. Contacto pessoal com a população em estilo pedagógico explicando os propósitos da candidatura; diversificação dos contextos sociais de intervenção privilegiando as camadas mais vulneráveis e marginalizadas do sistema; discurso claro, na língua materna, com forte componente pedagógica e mobilizadora em torno da temática de uma “terceira libertação”; postura humilde e congregadora, sem grandes espalhafactos discursivos e demagógicos, dispensando a máquina de “banhos” de outros projectos.
    Tem tudo para fazer uma boa campanha, de “baixo para cima” mobilizando, cada vez mais pessoas em torno de um projecto que tem como objectivo libertar o Homem de S.T.P da “escravidão” em que o meteram.
    Que projecto presidencial, para além deste, tem este propósito?
    O que é que os outros candidatos nos dizem sobre a forma pouca digna como os Sãotomenses são tratados pelo poder vigente? Concordam? É justo que alguns, enquanto vivem em autênticos palácios e quintas, têm o poder de condenar milhares ao sofrimento, dor, angústia, fome e marginalização, promovendo formas de intervenção política que perpetuam as desigualdades?
    É justo que aqueles que já tiveram oportunidades de mostrar o que valem, no exercício governativo ou em funções similares, e não tenhma feito nada para mudar as coisas, tenham, agora, uma segunda oportunidade para voltarem a fazerem a mesma coisa, na presidência da república, aumentando as desiguladades sociais e económicas entre os Sãotomenes?

    Obrigado
    Laurindo

  4. Francisca Cara Linda

    6 de Julho de 2011 as 17:43

    A verdade e que o homem foi corrido e fugiu de canoa. Queria atirar-se ao mar. Seria um caso inédito no mundo fazer campanha no alto mar. Cada coisa que desce nesta terra. Adoro S.Tome! Os peixes não votam! As sereias, também, não existem Dr. Filintro!

  5. brito afonso

    6 de Julho de 2011 as 18:03

    acho que cada um faz campanha do seu geito, a inveja e coisa feia. tenho que aranjar um partido porque PCD ja tem dono. Vamos pensar bem e votar no e so Filinto costa alegre forca

  6. Francisca Cara Linda

    6 de Julho de 2011 as 22:03

    Sem querer ofender mas, a cara deste candidato parece quem esta na maior aflição do mundo que é estar, ao mesmo tempo, com a urina apertada e com a pressão de tirar uns gases no meio de pessoas queridas. Hoje em dia a pause conta muito e não basta fazer lindos discursos.

  7. Josefina

    6 de Julho de 2011 as 22:14

    Militante muito Zangado com Filinto, azar o teu…o mundo concerteza não sofrerá nem mto menos sentirá pela sua ausência, e se fôr..já vai tarde. Olha só por isso o snhr Filinto devia ganhar!!!!

  8. Nrstu

    6 de Julho de 2011 as 22:57

    Filinto o povo esta contigo!!!como disse anteriormente o povo no dia 17 vai escolher um homem do povo….não aqueles que passaram 20 anos a escrever 120 páginas de um livro….não aqueles que nem uma empresa conseguem administrar e que pensam apenas que com banho irão ganhar as eleição …e outros que tem dupla nacionalidade e tentam a todo custo enganar a justiça de stp

  9. Fe em Jesus

    7 de Julho de 2011 as 9:06

    Militante muito zangado com o Filinto, desculpa la mas nao es do PCD, tas e a procura de votos pra Maria das Neves, fa-lo de uma forma clara, tanto quanto o Delfim e o maior o Filinto tambem e o maior, se nao ganha um ganha outro, o PCD e um bom partido mas falta-lhe Homens decisivos como os dois, nao basta somente ser intelectual mas tambem ser decisivo. Isto e q falta o PCD. Se quizer prova disto dar-te-ei

  10. guedes

    7 de Julho de 2011 as 11:29

    força, Filinto o mais limpo…

  11. Mundança para o futuro

    7 de Julho de 2011 as 14:42

    O meu presedente será o Dr filinto, darei todo meu apoio a sr, e desejo muita força muita batalha e boa forte. Infrentar todos corruptos que temos nessa ilha bem abençoada por nosso senhor Jesus Cristo, só o Dr Filinto tem a capacidade de melhorar issa ilha gente,abri os olhos e dê o seu voto a esse homem.
    Força

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo