Pinto da Costa denuncia corrupção em visita “surpresa” ao bairro da liberdade

O candidato à presidência da república, Pinto da Costa,  fez uma visita não programada ao bairro da liberdade em que a tradicional oferta de camisolas, bonés e material de campanha foi substituída pelo diálogo com os moradores.

Depois de percorrer várias ruas daquele bairro, Pinto da Costa aproveitou para agradecer “o apoio popular espontâneo e crescente” à sua candidatura o que tem sido uma constante desde o início da campanha

Perante dezenas de moradores que se juntaram à sua volta, o candidato afirmou que no bairro da liberdade “existe muita pobreza e aproveitou para perguntar até quando vai continuar este estado de coisas”.

Pinto da Costa considerou que acorrupção que grassa pelo país tem sido uma das principais causas para o aumento da pobreza uma vez que, dessa forma,“alguns desviam para os seus bolsos recursos que podiam ser aproveitados para melhorar as condições de vida de todos”.

O antigo presidente que se apresenta nestas eleições como candidato independente condenou aqueles que durante as campanhas distribuem dinheiro pelos eleitores e que depois das eleições se esquecem da pobreza em que aqueles vivem.

Depois do bairro da liberdade, Pinto da Costa passou por São João da Vargem encontrou um antigo colega seu do seminário de Angola, onde esteve antes de seguir para Portugal para concluir o secundário. Um encontro em que Pinto da Costa não escondeu a emoção naquele reencontro inesperado.

Com um à vontade que tem surpreendido alguns sectores da sociedade Santomense, Pinto da Costa comeu milho assado com crianças e conversou com jogadores numa mesa do 61.

Téla Nón

  1. img
    Fe em Jesus Responder

    Num pais pequeno como STP o Sr Pinto reconhece um amigo de seminario em Angola, quando viajas e vez o companheiro seu a primeira coisa q fazes e troca de contacto, sera que ele tambem ira reconhecer o Basilio, ou somente a mulher do Basilio, que tal Beirao, um homem que tinha espioes espalhado por todo canto de pais, ele tera q reconhecer pessoas assim na rua porque esta ausente do pais. Preguicoso nunca trabalhou para o bem estar da nacao nem uma contribuicao deu pra o nosso STP, maltratou o povo chamando-lhes de nome, Pinto da Costa deixa este pais em paz basta de sangue.

  2. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Pela fotografia, os apoiantes do pinto da costa não passam de menores. Talvez, sejam estes os ditos eleitores mencionado nas sondagens. LOl

    • img
      Minú Kétê Responder

      Pois, os ditos menores, são crianças de alma pura, com sentido de analises,isentas e apuradas,pois, naquele tempo havia educação,civismo, sentido patriótico, esforço pelo desenvolvimento das potencialidades individuais da nação.
      Diferente do que se passa hoje na Terra.

      As crianças, elas devem ser sempre protegidas, porque nelas,(crianças) esta a verdade e sentido da bondade, da solidariedade, do sentido da justiça.

  3. img
    Pedro Preto Responder

    Tenho dito este homem é a pessoa mais do que certa para o momento que estamos a atravessar não vamos permitir que se gaste mais recursos com uma possível segunda volta vamos todos sim votar no Pinto da Costa no dia 17, presta atenção em quem nos da dinheiro pois quem nos da dinheiro ta a nos matar fome no presente não tem ideias de sustentabilidade para o futuro da nossa ilha. Pinto da Costa com a experiencia e estatura política que adquiriu ao longo de seu percurso como político e homem de estado, com o conhecimento internacional que possui, é um homem com capacidade para poder falar com qualquer órgão de soberania, com qualquer líder de partidos políticos, com o simples cidadão, e com individualidades e dirigentes de países estrangeiros.

    • img
      Diana Responder

      Podes dizer-me quais são as ideias de Pinto da Costa.

      Se achas o Pinto tão fixe pergunta-lhe porque que nunca ele atribuiu uma bolsa aos miúdos.

      Epá, se o povo assim o escolher quer dizer que o povo gosta dele e não porque quer uma vida melhor porque ele não nos vai ajudar.

      Se soubesse mesmo fazer algo todos teríamos visto acções positivas dele ao longo destes 20 anos.

      Bjs

      • img
        Verdade Verdadeira Responder

        Querido/a Diana.
        Eu concordo plenamente consigo. E digo mais ,o srº. pinto da costa quer, é mesmo,terminar os seus ultimos dias em glória, dando o xequemate ao povo que lhe puniu democraticamente. O pinto da costa é um dinossauro que ao cntrário dos dinossauros reais, a história nao deseja preservar.
        Ele nada fez para mercer de novo, o cargo de presidente da republica.

      • img
        Mina tela Responder

        Foi bom Sr M.Pinto da Costa não se misturar, hoje ele é acusado de não fazer nada,mas naõ esta misturado com esse que muito fiseram para STP, tanto fizeram que o pais esta no abismo…..

      • img
        Suásuá Pires Responder

        Pensa e reflita, o Pinto deu muita bolsa, se não sabes é bom perguntar, alguns dos dito doctor de S.tomé deve ao pinto a agradecimento, mas mais uma vez vcs estão com corda, se quizerem por de novo no pescoço vcs é quem sabem, ja metemos duas vezes no pescoço ao escolher pessoa errada ,o Fradique e se essa vez voltarmos a por n sei se escaparemos, só porque ignorancia de dizer o quê que pinto fez durante 20 anos , é verdade que ele não fez nada sabe porquê? porque ele não tomou roças de estado que pertencia ao povo como patrimonio dele , não robou o dinheiro de povo para construir o vamoso campo de milho é isso que é disenvolvimento e trabalho que querem que ele faça deixando o povo em miseria ?ele não tomou casas de estado ele não desviou dinheiro da doca n esportou leite podre para população ele por acaso foi prequisoço não querendo fazento estas coisas em prejuiso ao seu povo que os ditos democraticos fizeram é pena quem sabe o senhora Diana é uma das corruptas e logo tem que ter medo do Pinto da Costa . para o melhor de S.tomé é o Pinto da Costa.

      • img
        Pedro Preto Responder

        Olha minha cara amiga em primeiro lugar não sou adepto do terno “Epá” depois eu poderia ti dar uma boa respostas a que realmente mereces, do teu nível mas também não vou fazer olha eu não quero acreditar que acha k a única coisa que na sua opinião o pinto fez mal é não fazer nada nos últimos 20 anos. Fazes-me crer que aqueles que vão enganando o povo com rebuçado e bolças fantasmas abusando da ingenuidade do povo é que são bons?
        Olha só ti digo uma coisa se o pinto não ganhar estamos entregue a bicharada eu voto Pinto porque acho o homem o mais coerente dos outros e com ele S. Tomé ganha e todos ganhamos. E porque gosto da ilha que me viu nascer voto pinto, e deverias também fazer o mesmo não sustentar a tua aversão no pretérito.

      • img
        davila dote maduque Responder

        Sra Diana, também já me indaguei varias vezes sobre as mesmas questões apresentadas por si, mas vejamos, se a sra. Entrar por este STP dentro, conhecerá muita gente que recebeu e recebe até hoje ajuda do sr. PC, sobretudo sinistrados. Tem feito vários convívios com idosos nos diferentes asilos do país, também tem financiado bolsas de estudos a inúmeros estudantes em Portugal, a diferença do PC com respeito aos outros, é que ele não anda por ai com a câmara da TVS exibindo as acções que faz. Cada vez que alguém vai ao asilo e oferece um prato quente aos nossos idosos, tem que divulgar a imagem na TVS?
        Será que os idosos querem que sejam filmados e exibidos na TVS?
        Ou será que por ser idoso não têm direito a sua privacidade?
        Para financiar os estudos de algum estudante, tem que ter uma fundação?
        Por favor, deixemos de fama fácil…

      • img
        mano vava Responder

        Sr.Pinto da Costa deu bolças a muitos conterrâneos nosso, e sem cunhas,mesmo estado fora do poder.Não fale do que não conheces

        • img
          Diana Responder

          Gostei imenso das respostas das pessoas que viram o Abominavel Homem das Neves, O Mostro do Lago Ness e O disco Voador do Parque do Sum Secreta.

          Sabem que estão simplesmente a falar daquilo que apenas algumas pessoas viram ou dizem que viram?

          Talvez não tenham percebido o meu ponto.
          Eu quero um presidente decente para o nosso país.

          Não acho que o Pinto da Costa seja um presidente decente.

          Vejamos porquê:

          1-Estamos em Africa. Se queres sair do fosso tens de ser melhor que aquilo que eras há dez/vinte anos atrás. Ele mudou?

          2- Direitos Humanos: Notaram alguma evidência pública ou têm alguma notícia que tenha saído ao público sobre o Pinto da Costa a promover os direitos humanos? para mim quem figura pública que não promove nem aparece a promover quer dizer que não defende;

          3 – Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento: promover a educação básica, reduzir a mortalidade infantil? Vejam a entrevista do nosso querido candidato na RTP (Junho 2011)

          4 – Igualdade de géneros: a poligamia é o oposto disso. Lembrem-se que a família é a célula de uma sociedade. Nos países sérios se queres ser Presidente tens de ser casado e bem casado para dar o exemplo. Ele é um exemplo. Precisamos de bons exemplos para os jovens neste campo. Se em cima está mal acham que em baixo vai melhorar?

          5 – As bolsas quando são dadas aos melhores nunca são dadas às escondidas. São apresentadas em público para estimular a excelência. O que é excelência? É exactamente o oposto daquilo que vem sendo cultivado nestes 36 anos de independência. O Grande simbolo do facilitismo é o proprio Pinto. Acham que mudou?

          6. Bolsas II – Quem dava as bolsas era a ex-URSS, a ex-RDA, Cuba, China. acabou-se a guerra fria e acabaram-se aquelas bolsas. Não venham para aqui defender o Sr. com essas. As boas bolsas (EUA, PT, etc) foram dadas a quem? aos melhores?

          7. Ideias novas – Está ainda para se saber quais são as ideias novas. Mas duas coisas podem ficar registadas:
          a) De boas intenções está o inferno cheio;
          b) Kumba Yalá era grande defensor da luta contra a corrupção
          c) Ito Gomes está ao lado do Pinto da Costa na luta contra a corrupção*
          d) Pinto da costa é dono, em conjunto com o irmão enrique, da casa Grande de Vista Alegre.
          e) Pinto da Costa é “Dono” do Sum Secreta
          f) Pinto da Costa não vai fazer a declaração de bens ao público, tal como o Grande Patrice Trovoada nunca fará.

          Estamos no país certo para essa Malta. Votem Pinto, será o melhor. Para quem é que eu não sei.

          * Pesquisem no google

  4. img
    Digno de Respeito Responder

    Essa visita deveria já há muito enquadrada no exercício da cidadania pois, na democracia responsável, qualquer um pode e deve fazê-lo sempre que julgar necessário. Só admiro o facto só agora uma visita inesperada para perceber desse estado de “coisas”, factos e acontecimentos local.

    Comer milho faz parte do quotidianos de qualquer santomense e principalmente na zona de predominância originária caboverdiana. Eu ficaria muito contente por ouvir ou saber que existe uma equipa de bisca 61 formada por PC e outros “menininhos” dos bairros. Isso, seria a prova de boa relação interpessoal e não circunstancial. Dada a circunstância, o que mais entristece, é que na inexistência ou escassez de pão todo “mundo reclama e ninguém tem razão”…

    Como isso, questiono, quem há de continuar essas crianças felizes até o resto das vidas delas?! Talvez, sejam elas mesma as verdadeiras “batalhadoras” do futuro que lhes aguarda quase ausente de sorriso nos lábios…. mas, aguardemos!

  5. img
    lino Responder

    o mundo de facto dá muitas voltas!!!
    quem diria!! Pinto da costa comendo milho na sanzala!!!
    aqui se faz..aqui se paga!

    • img
      fair Responder

      Nao diga isso pq o Pinto da costa foi e sepre sera o lider,,,,

  6. img
    Pedro Cravid Responder

    Espero que sirva de lição da vida.A miséria já vem de muitos anos é pena que só agora os politicos deram conta da tremenda situação de miséria em que vivi o povo mas enfim…tanta hipocrisia,lagrimas de crocodilo…assim vai o nossso país…

  7. img
    14 candidatos Responder

    Pinto a comer milho aos de todos!? Quem diria, a vida dá muitas voltas.

  8. img
    Fijalatao Responder

    Cuidado! Talvez o senhor conhece pouco o ex-Presidente.
    O Ex- presidente Pinto da Costa nunca foi arrogante, oportunidades talvez nunca houve para tal facto que aliás não é preponderante num candidato ou num presidente, mas sim a sua contribuição junto ao governo e a comunidade internacional para acabar com a pobreza e promiscuidade que é a base onde muitos candidatos se aproveitam para lançar o seu seu famigerado banho de sempre atingindo o poder para se servir e não servir o povo e a nação.
    Ainda me lembro em 1975 quando o ex-Presidente participava em trabalhos cívicos nomeadamente na apanha de cacau, em que o mesmo partilhava com o povo o seu farnel!
    Enfim de tudo isso, não é com populismo que se acaba com o que nós queremos acabar, o fundamental é o candidato competente, capaz de organizar o povo, levantar economia, incentivar o investimento exterior e interior, criar mais postos de trabalho, incentivar o aumento do turismo, a pesca e agricultura, incentivar empréstimos bancários para novos donos das pequenas glebas fornecidas pelo Miguel Trovoada, incentivar cooperativas de produção para importação e exportação, criar mercados para escoar os produtos nacionais embora em pequenas quantidades,incentivar a nossa arquitectura urbanística e saneamento básico, implementar uma política séria para criação de pelo menos uma barragem hidroeléctrica que sem ela não há desenvolvimento, concertar junto ao governo a política energética nomeadamente a exploração petrolífera sem muitas discussões pondo em prática a sua exploração para bem do país e de todos os santomenses.
    Estas propostas é que são fundamentais para um verdadeiro candidato e não um populista como muitos que espalham dinheiro para sacá-lo mais tarde em seu benefício.
    O comer milho, ou jogar catas, ou bolas ou outras melindrices não é fundamental! Por isso, este é o verdadeiro candidato para implementar todo este programa em prol do desenvolvimento.
    VIVA PINTO DA COSTA.
    O COSTA È DO POVO; O POVO È DO COSTA…

    • img
      Diana Responder

      Meu caro, se o Pinto fosse mesmo bom para nós vc não estaria aqui a defender.

      Ele próprio teria escrito as suas boas acções no livro.

      ele não tem memória boa.

      Nada de positivo feito no passado.

      Eis o grande problema do PC.

      Conheces algum país que está a frente do nosso (em aáfrica por ex) que tem lideres como o PC?

  9. img
    Paz Responder

    O Pinto é o único candidato capaz de dar conta do recado , resta a saber se as suas intenções são realmente essas.Contudo acho que me vou arriscar em votar nele

    • img
      Bem ni wê mali ni tlachi Responder

      eu não quem você é, proprio vocé que escreveu isto é muito mau você que pinto gosta do povo, ele é velho, segundo quando ele saiu de poder ele não vez nada para jovem……….. povo não de Niguem.

      • img
        zémé Responder

        bem ni wê amli ni tlachi, diz-me só quanto é 2*2

      • img
        Suásuá Pires Responder

        Eu até então não sei o que os Santomense querem, é só ouvir que este ou aquele é assado é cusido ja é o suficiente para poderem criticar sem fundamentos nehum. Vivo em São Tomé nunca sai deste país sempre vive cá e agora com uma idade de 50 anos nunca vi STP deste jeito.O País está desorgnizado é preciso que alguem com prestijo tome conta desta cituação. Vejamos: O Pinto da costa quando deu abertura a nossa decracia não era para que os senhores que voeram atraz fazesem dela o que têm estadoa fazer; o roubo de uma forma descarada onde ninguem é chamodo a responder perantes o Tribunal e se for, não para na cadeia como tem sido o muitos dos caso em que tenho acompanhado tem havido muitos cassos de escandalo financeiro mas até então não vi ninguem a irem parar na cadeia,mas tarde são essas pessoas que saem a rua tentando consolar o povo para lhes darem votos no sentido de continuarem a fazerem deste povo seus escravos mina quia ,sobre tudo usando o proprio dinheiro que andaram roubar do povo para fazerem campanha, este abuso esta acontecer porque desde que o Dr. Manuel Pinto da Costa deixou o poder ja mais surgio um Presidente da República com carater de ajudar os tribunais a combater estes males que estão cada vez alastrando todos os filho desta terra terra onde eu nasci cresci ainda estou a viver e que muitas das vezes se eu não tivesse coragem teria morido de trombosio. Povo ,Jovens santomense cuidam bem do vosso futuro dando um voto de confiança no Pinto da Costa,essa é a ultima oportunidades que o povo tem para mudar o seu estilo de vida, o Pinto saiu, deixou os chinezes quando os ditos senhores entraram coreram com eles, deixou os angolanos coreram com eles, em troca de quê minha gente ? Tudo por causa de enterece pessoal pra quem foi para Angola Lunda viram os que eles estão a fazerem por la quem diz Angola diz Muçambique Cabo Verde e outros Paises.

        Será esses paises estão mais pecimos que nós? sertamente não … Chi nom na bili uê fá nom sá qua mali cada cu nom ê povo bamo cume gelo cu a ca da nom magi bamo na bendê cuncheça nom fá,cela nom nom coêngueche cu ca fé cua da povo bila cuge da povo ola cua a ca cumé gelo de povo punda Santomé cu plinsple sá tela de tudo nom pecadô.

  10. img
    chimberlingue Responder

    Meu cara Pinto da Costa nao se deixe levar pelas criticas,segue em frente,e para frente e o caminho.Es o Pai Grande desta Nacao.

    • img
      Diana Responder

      pai.
      Pai Rico
      Filhos pobres

  11. img
    Anonymous-stp Responder

    Penso que não devemos condenar o passado do homem seja la oque ele fez,pelo o que sei ate agora na minha opinião os que têm a razão para reclamar sobre o Pinto da Costa são os nossos avós, mas mesmo assim não devemos nos prender no passado pois o Pinto seja la o que fez, mal ou bem, os depois deles não fizeram nada, uma questão foi levantada pelo Sr Pinto que depois de banho da campanha a terra continua a mesmo, sabemos julgar criticar apontar o dedo, mas o pais só tem corrupção porque assim nos o permitimos, Temos a única coisa que podemos usar para mudar o pais, o nosso direito de votar. acabar com banho melhorara e muito o nosso pais,

  12. img
    caboverdiano Responder

    santola sao bue confuso de intender ya se a visita foi surpresa o que que esperavam que os pais ficassem em casa sentado a espera que a comida caissem do ceu . CUIDADO COM PORTUGUES TABEM.

  13. img
    fair Responder

    Mas eu quer pergunta vcs uma coisa qual deste candidato nao come milho aonde ele esta a cumer??????
    eu sei que ele tem seu jeito mas aonde s.tome esta atracado so com um bom COMANDANTE para trazer este navio para lugar……

  14. img
    Mafili Responder

    Caro Pinto da Costa, depois desses anos todos só agora é que o senhor se deu conta que há corrupção em STP?
    Antes de falar não se esqueça que muitos dos cabecilhas do MLSTP que o apoiam hoje,também foram jadis coniventes e muitas vezes eles próprios autores dos maiores escândalos em STP.
    Arrum e primeiro a sua casa, depois tente arrumar STP.
    Não pense que é o salvador da pátria, pois o senhor nunca gostou de STP, nem dos santomenses.Porque quem gosta, cuida, ama, preocupa-se……não se deixa um filho pequeno, e depois aparece-se 20 anos depois querendo recuperar o tempo paassado e perdido.Muito menos querer reuperar esse tempo com a lata que o senhor tem tido.
    E assim vai o nosso STP.,

  15. img
    Mafili Responder

    Arrume(queria eu dizer).

  16. img
    Estudante Responder

    FORÇA PINTO DA COSTA, ESTA NUM BOM CAMINHO Homem de VISÃO RESPEITO RESPONSAVEL …..

  17. img
    aglm Responder

    viva futuro presidente..povo poem povo tira.

  18. img
    estudante Responder

    Muito bem ,é isso k o nosso pai esta precisar um pessoa forte e corajoso pra por este país no desenvolvimento. eu te apoio pra isso!!!!! força , força e muita luta pela frente (Pinto da Costa)………

  19. img
    grupo fala bue Responder

    Pinto Presidente? Onde neste pais? Estamos aqui pra ver. Pinto ate q tem razao quando fala da pobreza mas na verdade e q ele não podera fazer nada porque ja não se trata de chefe de governo. Ele quer maze e vir e cobrar vinganca, abre os olhos povo. Lembram q quando o Pinto foi afastado do palacio, a populacao fez um cortejo ate a residencia da sua mae dizendo q ele morreu. Acham q ele esqueceu, va em frente e vota nele e depois vejamos.

  20. img
    Intrigado Responder

    O que fez durante todo o tempo que esteve a espera para se candidatar?
    Criou uma fundação, associação ou instituição para o combate à corrupção? Organizou seminários, palestras e debates de combate á corrupção?

    Mais, será que viver numa casa ursupada (como todos sabemos) não corrupção em STP?

    Pinto da costa é de mente igual aos pés descalços que o rodeiam na foto.

    • img
      Diana Responder

      Nada.

  21. img
    carlos Responder

    mas a até povo tirar come pão k diabo mansou viva democracia abaixo os curupto

  22. img
    Estudante Responder

    O MELHOR E MAIOR EM TODAS AS VERTENDES “PINTO”SEMPRE

    • img
      Diana Responder

      Quais?

      diz duas

      vcs não estão a ser racionais. Isto vai nos custar caro.

  23. img
    Bodji Vé Responder

    É normal criticar o Pinto, mas, não se esqueçam nunca dos que estavam à volta dele, alguns agiam por conta própria.
    Eles têm um rosto e um nome e andam por aí armados em santos.
    Sejamos justos.

  24. img
    grupo fala bue Responder

    Estudante, tenho a sensacao q

  25. img
    Fia Luxinga Responder

    Este homem é lider para pessoas que não sabem o é liderar, Para um homem que deixou país para outros governarem enquanto ia vivendo sua vida particular, fez com que país caíu no burraco que se encotra. passou mais de vinte anos subindo e descendo, sendo economista nunca pensou em investir nem trabalhar para país. ninguém nasceu para ser lider para sempre. Abrem olhos santolas. Bili wê nguém telá

  26. img
    Filipe Samba Responder

    A vida ensinou-lhe que a sua capacidade de resistencia e de sofrimento é sempre maior do que supomos.

    Pinto da Costa é um homem de postura interncional.

  27. img
    Mako Responder

    Pinto esta velho vai a reforma. Teimoso

  28. img
    kua li tasondu Responder

    Viva PINTO DA COSTA!!!!!!

    • img
      Diana Responder

      é o mesmo que dizer. ABAIXO São Tomé e Príncipe

  29. img
    Biboss Responder

    Aprende que na política,aquele que foi já não pode vir…o Pinto, já não pode virar galinha nem galo…foi já era.

    O povo quer um Patriota de verdade no poder.Fuiiiiiii.

  30. img
    JAILSON CRAVID Responder

    estão muito preocupados com o pinto da costa porq?estão com medo porque ele vai ganhar

  31. img
    Patriota Responder

    Meus caros compatriotas. Este é um momento em que devemos refletir sem compromissos, partidarios, sem simpatias por este ou por aquele. STP já não se compadesse com outro “Fradique”, a imagem do Pais está no fundo do posso, por mais que esse governo queira trabalhar, não há dinheiro nos cofres do estado, porque ninguem nos quer dar dinheiro, não confiam em nós. Por isso o Pais precisa de um presidente capaz de resgatar essa imagem, um presidente capaz de congregar os santomense num clima de dialogo para discutir sobre os grandes problemas da nação, em fim, o Pais precisa de um verdadeiro Lider. A verdadeira estabilidade não é falta de depate e compadecer com tudo, seja bem ou mal e neste sentido o Governo apoiando um candidato do seu partido está a pecar, porque até agora não o Sr. Ervaristo não provou capacidades para ser presidente da assembleia e muito menos chega a ser um Lider. Vendo para todos os candidatos, de forma descomprometida e sem simpatias, só vejo um lider, independetemente do passado dos candidatos e diga-se passagem, há muitos com passado oscuro e bem recente, o DR. MANUEL PINTO DA COSTA é o unico que pode nos trazer alguma esperança, o unico com perfil de resgatar a imagem o respeito de STP internacionalmente.
    Não mergulhemos em fanatismos e no passado, vejamos o presente e tracemos um futuro melhor para STP. Isso está na mão de cado um de nós, no dia 17 a escolha é nossa, ganhemos o futuro. Só um lider pode nos abrir a esperença e lider é o Pinto da Costa, não se esqueçam 10 quadradinho, o quadradinho da esperança e de um futuro melhor.
    Saudações patriotica
    Viva STP
    Viva a escolha serta no futuro.
    Viva Pinto da Costa

  32. img
    DrºHamilton Cabral Responder

    Camarada Pinto da Costa..Escrevo desde Cabo Verde para lhe perguntar o que é que o Senhor pretende fazer para a comunidade juvenil de São Tomé e Principe????? Quais são as suas prioridades para este país que hoje tem no poder um Governo disposto a trabalhar para o bem da Nação?? Entretanto lhe deixo algumas sugestões: Novo Liceu na Capital do País…Programa de Microcrédito para Jovens com iniciativas empresariais…urgente…Programa habitação Social…Mais bolsas de estudos…; Reforça a capacidade de negociação dos nossos diregentes..Mobilização de Recursos externos… Obrigado

    • img
      Fela di bê Responder

      És desse que se vai deixar enganar com essas promessas. Cada coisa que desce…

      • img
        DrºHamilton Cabral Responder

        Meu caro.. acho que tenho capacidades sufientes para analisar…obrigado

        • img
          DrºHamilton Cabral Responder

          suficientes.. queria eu dizer

  33. img
    terrasabi Responder

    Faço essa pergunta ao Povo; Onde andava o Sr.Pinto da Costa(Raposa Velha) depois da sua derrota á P.R dos últimos anos? O que fez ele nesse período para S.Tomé e Principe?

    …E só aparece depois de 20 anos para candidatar a furto da receita do petróleo.

    Abre os olhos não se deixem enganar-se,

    Não cometam os mesmos erros do passado,
    o pior é que sofremos todos por causa das falhas de uns.

  34. img
    Mendes Rosario Cabral Responder

    Pinto, brinca muito! só agora, até parece que ele veio do estrangeiro e que foi deportado ou mesmo exilado.
    Muito cinismo a mistura.

  35. img
    TATY STP Responder

    Acho que o Dr.Manuel Pinto da Costa é a melhor opção de desenvolvimento para o nosso país.Todos criticam o Pinto da Costa por aquilo que aconteceu no passado, mas em contrapartida havia respeita, dignidade… olha hoje como a nossa sociedade se encontra num caos total, ninguém respeita ninguém, muita miséria e muita corrupção. Tem uma coisa que a minha mão sempre diz: que no tempo em que o DR.Manuel Pinto da Costa governava o país havia muito respeita a sociedade não estava com está hoje e que a cidade capital não era o que é hoje. Me respondem uma coisa: quem nunca errou na vida que aponte o dedo? Todos temos o direito de redimir dos nossos erros e eu tenho a certesa que ele é capaz.
    Por isso gente vamos dar um voto de confiança a este grande homem, que tem a capacidade de governar com dignidade este nosso STP que tanto amamos. Viva Dr.Manuel Pinto da Costa.

  36. img
    Madalena Responder

    Dr Hamilton Cabral de Cabo Verde.
    Devia perguntar ao Pinto aonde é que ele colocou as poupanças dos teus pais? Porque que desvalorizava moeda para evitar fuga para Cabo verde?
    Nem tractor dava boleia para o LIceu.

    • img
      DrºHamilton Cabral Responder

      Camarada Madalena…No meu ver no tempo do Camarada Pinto da Costa a nossa comunidade era mais respeitada e vista de uma outra maneira.

  37. img
    Madalena Responder

    Desde ajudante de Campo, Guarda costas,medico, Director de Seguraança de Estado, eram criolos.tudo de Cabo verde. A pobreza que vivemos hoje é imposta pelo Pinto da COsta. Camaradas Clientes e Compadres.

    • img
      DrºHamilton Cabral Responder

      Camarada.. não es mais victima do que eu Hamilton Fortes.. Filho de Victor Fortes..pergunta ao povo santomense quem foi meu pai. não venha aqui falar do passado.. mas sim tenta analisar a actual situação do nosso país..por favor

  38. img
    Macua Responder

    A entrada de Pinto da Costa Fragiliza O ADI, Muitos ministros do ADI foram funcionarios directos e de segredo de ESTADO.
    Ministro dos Assuntos Parlamentares, sabe muita coisa.

  39. img
    Carlos Ceita Responder

    Meu caro tatySTP também já ouvi esta conversa dos nossos primos e primas tios e tias nos bairros e luchans da nossa terra. Quando Pinto da Costa estava no poder diziam que melhor mesmo era o tempo do colono porque havia de tudo e a independência só veio trazer a miséria. Em que ficamos? O que faz falta mesmo aos santomenses é uma mudança radical de mentalidade quase latina. Devíamos pegar nas palavras do John F. Kennedy” Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”. Coisas elementares que podemos fazer o dia a dia não depende de um presidente. Por exemplo. Não deitar lixo na rua. Não extrair areia da praia porque pode por em causa equilíbrio ecológico. E o Pinto não é um fantasma que vai estar em todo lado para nos dizer o que devemos fazer de positivo. Isso cabe a cada um de nós.
    Resumindo a indisciplina a falta de civismo a corrupção e outros males da sociedade combate-se com instituições vocacionadas para efeito sendo que cada cidadão deve saber que em democracia há direitos, deveres e obrigações.
    Portanto não vale a pena criarmos expectativas falsas que tudo vai mudar num passe de magica com as eleições presidências próprio Pinto da Costa sabe disso e o mesmo já disse que pretende cooperar com o Governo para melhorar a situação do país. O presidente não governa por muita boa vontade que tenha de querer mudar as coisas. E os vícios e as coisas más acumuladas não mudam em 4 anos. E sinceramente não estou a ver o Pinto da Costa caso seja eleito fazer dois mandatos em função da sua idade eu e os santomenses que até gostamos de pessoas de idade como é timbre da nossa matriz cultural.
    Mas se Pinto da Costa é seu candidato e achas que é melhor para o país vote nele apesar do que acabei de dizer. Eu não votaria.
    Viva a Liberdade
    Viva São-Tomé e Príncipe
    Boas festas de 12 de Julho mais um dia para reflectirmos.
    Abraços

  40. img
    Afonso Responder

    Só em S Tomé e Principe se nega a teoria de evolução de Darwin.
    Pinto tem a mesma matriz dos africanos. Como não tem filhos a altura para o substituir, decide ele mesmo ir outra vez, depois de fazer um 15 anos de regime monolitico. Desviou um aeroporto Para Sal Cabo verde.

    • img
      José do Riboque Responder

      Olha ,caro compatriota , como se pode desviar um aeroporto? Serà que o seu dicionario da lingua portuguesa é o mesmo que o meu? O aeroporto do Sal sempre existiu e tinha uma importancia estratégica apos a segunda Guerra Mundial … o aeroporto de ST so teve importancia durante a Guerra de Biafra … Nao fales do que nao conheces na integra .. felicidades …

  41. img
    Afonso Responder

    sao tome ficou sem aeroporto internaciional, tudo para Cabo verde.

  42. img
    Ribeira Formiga(Principe) Responder

    Por acaso todos os chefes directos eram de origem caboverdiana, pode ser uma coincidencia. (Risos).

  43. img
    sulila miranda Responder

    Sim! É mesmo o Pinto da Costa que vai ganhar! E é facil saber; reparem como ele é atacado!

  44. img
    estudante que so pensa em stp e acompanhas as noticias todos os dias Responder

    para bem do povo que tanto sofre votamos todos no pinto é o unico homem que merese, cituação que encontra stp so merese pai grande homem de dignidade e rigor basta falam tanto da epoca do seu mandato ja á 20 anos o pais n aranca todos so querem robar so pinto ele é o comando de stp sem hipoteses nos estamos a derrubar stp por ignorancia vamos todos trabalhar e copiar outros paises ex cabo verde que nada tem eu voto pai grande e todos da minha familia,povo pois fradique foi um presidente mais bobu viu situacão que esta stp? stp esta com pinto.

  45. img
    estudante que so pensa em stp e acompanhas as noticias todos os dias Responder

    povo cuidado que aqueles que faz com tvs á afirmar so esta tentar enganar povo pinto ajudou ainda ajuda muitas gente stp tem muito cuadros que n estam no pais grasa ao pinto quem n sabe é como quem n ve pinto é o melhor candidato quem tem odio n gosta de stp n quer desenvolvimento quer ve povo a sofrer mais do que isso.

  46. img
    espiritosanto Responder

    nos povos de stp devemos ter consciência.falar o que e verdade. no tempo de pc nao havia padrinhagem para aquisição de bolsas de estudos.ate os filhos de pobres eram beneficiados.muitos hoje que falam mal de pc,foram todos formado em cuba no tempo dele. mas hoje são maiores inimigos dele. isso chama-se de ingratidão. se ele cometeu algun erro , e normal. pk ele e humano. devemos falar o que e verdade.

  47. img
    Ernestino Responder

    Realmente São Tomé e Principe é um País adiado ,cheio de corrução e de anarquia, desrespeito pela degnidade humana, não é uma Nação devido perda da credibilidade Internacional,e aquele que estão a criticar o SrºDrº Manuel Pinto(Presidente),têm medo de ordem que Ele podera impor na sociedade e que merece.Uma coisa é Democracia e outra é anarquia na delapidação nos Bens Público e donativo para ajudar o povo sair da minséria que é roubado pelo políticos gatunos que deven ser baniodo da vida política.Joventude Santomense devem colaborar com o Srº Drº Pinto para que possam vir a ter um futuro melhor, independentemente limite de poder que tem o Presidente da República em que o País
    precisa de se afirmar como Uma verdadeira Nação Santomense.Viva O Srº Drº Costa o Povo está contigo.

Deixe um comentario

*