“Uma decisão sem nexo e lacónica”

Reacção do Director Executivo Demissionário da Autoridade das Zonas Francas, em relação a decisão do conselho de ministros, que suspendeu todas as actividades da instituição. Para Arzemiro dos Prazeres, trata-se de caça as bruxas. Pena são os 14 trabalhadores da Autoridade que foram apanhados na caça e agora não sabem o que fazer da vida.

Arzemiro dos Prazeres, disse que foi informado da decisão do governo, através do Ministro Secretário do Governo, Afonso Varela, que se dirigiu aos escritórios da Autoridade das Zonas Francas para o efeito. No entanto pensou que apenas ele como director executivo da Autoridade das Zonas Francas seria demitido.

A decisão do conselho de ministros veio provar que o caso é mais sério. «O meu espanto foi saber que não era o Director que estava a ser demitido, mas sim a instituição que estava a ser suspensa. Na verdade o que se pretendia era resolver um problema político. O Director Executivo das Zonas Francas é Secretário-geral do PCD, um partido que contribuiu significativamente para derrota do candidato às eleições presidenciais, apoiado pelo governo. Isso era uma factura política que deveria ser paga», desabafou.

Arzemiro dos Prazeres, aceita pagar a factura o que considera até ser normal, mas não concorda com o facto dos 14 trabalhadores da Autoridade serem também sacrificados, por causa da caça as bruxas. «Como é que ficam os funcionários? O comunicado do Conselho de Ministros dizia que estão em comissão de serviço e regressariam aos seus antigos postos de serviço de origem. Nenhum deles com excepção do director executivo, está em comissão de serviço. E mesmo em comissão de serviço eu era ministro quando fui designado Director Executivo das Zonas Francas. Não tenho lugar de regresso. Os outros funcionários têm publicamente relações com terceiros, dívidas etc, como é que fica isso?», interrogou.

Os 14 trabalhadores que se reuniram com o Director Executivo demissionário, não quiseram falar a imprensa com receio da represália vir a intensificar nos próximos dias. Tristes confidenciaram ao Téla Nón, que não sabem o que fazer da vida.

O comunicado do conselho de ministros não adianta, qualquer alternativa para gestão ou coordenação da Autoridade das Zonas Francas. Apenas confirma a suspensão das actividades da instituição. Arzemiro dos Prazeres, explica que há compromissos assumidos que não podem ser suspensos. «Ainda que suspendam a instituição é uma instituição que tem responsabilidades com terceiros. Gere 64 sociedades off-shore que têm que ser homologadas todos os dias. Neste momento já há clientes a solicitarem como é que essas sociedades estão paradas porque precisam ser homologadas. Há compromissos com os concessionários que têm as suas licenças e que têm que saber como estão os seus projectos. O Governo deveria apenas e só demitir o Director Executivo da Autoridade das Zonas Francas, e ponto final», sublinhou.

Por isso diz que a decisão do conselho de ministros não tem nexo e é lacónica. «Porque não se suspende uma instituição do Estado, que tem apenas o objecto de cumprir as políticas do governo nesta matéria. O que está errado, e eu já tinha dado uma entrevista ao Téla Nón, a dizer isto mesmo. É a política do governo nesta matéria que estava errada e que precisava ser corrigida», reforçou.

Abel Veiga

  1. img
    Jose Castro Responder

    Meu caro amigo Bano, o governo fez-te um grande favor, agora teras mais tempo livre para cuidar tua bela fortuna conseguida com muito trabalho e dedicacao!!! Penso que o governo sabera gerir devidamente o assunto dos restantes tabalhadores. Se estas realmente preocupado com os outros trabalhores faca a tua parte e de-lhes uma ajudinha.

  2. img
    A voz de um Oparário Responder

    Só existe uma explicação para isto, Patrice perdeu o norte, não tem capacidade para dirigir o nosso país e anda arranjar pequenos conflitos para depois dizer que não o deixaram trabalhar… Patrice anda a procura de crise política desnecessária como forma de esconder a sua incompetência na gestão de STP.

    Faço um grande apelo a Drª Maria das Neves para voltar a liderança do ML STP, porque só a senhora poderá dar outro folgo a este país, os 2 anos de seu mandato como 1ª ministra deixou me convencido, a senhora fez mais em dois anos que todos os governos juntos durante todo tempo da democracia em STP, sei que a senhora teve um percalço com a história do GGA, mais com tudo a senhora está perdoada, volte e salva STP de tudo isto… Drª pode ter todos os defeitos do mundo, mais uma coisa reconheço em si, capacidade de trabalho e de liderança…

    Maria das Neves, o povo de STP clama pela sua ajuda! Conforme isto está, não pode ficar…

  3. img
    # HeCoS # Responder

    S.T.P. – São Tomé e Príncipe, “esta é a ditosa pátria minha amada”.

    Vão choramingar noutro lado. Uma instituiçao que não se tem visto frutos do seu exercício, vale mais suspender mesmo suas actvidades. Isto é para saberem e aprenderem, as coisas nao podem ser como vocês pensam/querem. O tempo urge e há necessidade de caminharmos em diante. Só andam alí a inventar manobras de puxar para os bolsos. A esta altura já devem estar feitos da vida. casas de granfinos, contas bancárias recheadas… Oq hão de fazer agora? só sabem fazer isso ou só nasceram para isso ? Vão procurar outra vida pq essa já deu, já éra. Oportunidade para investirem os fundos “arrecadados”, criando empresas, gerar negócios e dar emprego aos cidadãos, ao menos isso.
    Decisão merecedora de aplausos. Que sirva de lição a muitas outras instituições que existe por aí.

    Louvado seja.

    • img
      Zany Canvy Responder

      Custa aos meus amigo aqui em cima perceber que o Sr. Bano tem razão. Podemos critica-lo por outras atitudes mas agora ele tem razão.

      Senão vejamos:

      A PIC funciona mal, os Tribunais também. O que se faz?
      Fechamos as portas e dizemos que suspendemos as suas actividades e mandamos o pessoal para os locais de origem?
      Por vezes ficamos tão obcecados a ideia de que há bons e maus e ficamos a achar que o Bano é o mau e o Governo é o bom e está a tomar medidas acertadas.

      Nem sempre é assim. O que importa é a forma, ou seja, por vezes podemos prejudicar o pouco trabalho que já fizeram, a imagem do país com essas tolices.

      Fiquem bem!

  4. img
    BAga tela Responder

    Sr. Bano me desculpa mas o que o Sr. quero dizer com tudo isso?
    Se o Sr. fosse esperto ainda quando era presidente da assembleia devia dar esse cargo a outra pessoa aí sim o Sr saia com mais dignidade. O Sr. queria comer toda boca isso chama-se egoista. Quem não sabe que o sr. queria transformar a sua Quinta num espaço para acolher os estrangeiro que vinha para Zonas francas tudo isso em concorencia desleal com os nossos operadores hoteleiros. Epa sabes duma descanssa em paz e deixa Patrice trabalhar. Ele é chefe foi eleito pelo povo e tem toda a confiança do povo. O Sr. é orgulhoso, quero tudo pra si e sua familia.

  5. img
    Templa Seco Responder

    O senhor ja mamou bastante. Sera criado uma entidade semelhante e em tempo util para gerir a os projectos em carteira.Para que estar a pagar-vos milhoes e milhoes todos os meses quando nao existe zona franca nenhuma? Pensa noutra vida senhor Bano……….

  6. img
    MINO IHÊ Responder

    Espero bem que o governo possa encontrar colocação para os pobres coitadinhos que não sabem virar. Mas quanto ao Sr Bano , ACABARAM JOBs for the BOYS .

  7. img
    Francisco Castanheira Responder

    Acho justo a posicao do Governo. O que e isto da zopna franca? Tantos anos?
    O Sr Bano deve pensar noutra vida e nao va esperar que Pinto da Costa o ajude.

  8. img
    S.T.P Responder

    Poderiam te demitir a mas tempo…. tavas ai a ganhar dinheiro de borla… zona franca fantasma… k não ta fazendo nada pra País…

  9. img
    S.T.P Responder

    Meu caro…A voz de um Oparário… deixe de fazer propaganda ak pra Maria das Neves…kem é Maria das Neves… estamos ak falando de zona franca e não de Maria das Neves gostaria saber quanto k Maria das Neves te paga pra fazer esses comentários patéticos…. bandos de puxa saco.. oportonista…S.T.P… xta a onde xta pork causa de orgulho,,, cada um puxando saco por causa do dinheiro k lhe pagam… ou por laços familiares….Passar bem

    • img
      Verdade Seja Dita Responder

      De facto é senhor, Voz de Operario tem razão. Maria das Neves é 20 vezes muito mais competente do que Patrice Trovoada mais de longe. De gestão e lideração de um país ele fica a mil leguas da Maria da Neves. Atenção nunca recebi nenhum tostão na mão desta senhora e não sou familiar da mesma, falo isso por conhecimento de causas…

  10. img
    MEU DEUS Responder

    DEVE HAVER ROTATIVIDADE NOS CARGOS.

  11. img
    Malébobo Responder

    O Bano não te finjas como quem tivesse preocupado com teus colaboradores, deixa de ironia, enganando coitados dos teus trabalhadores, agora so tens que cuidar da tua quinta, quinta de sosego, dinheiro de vida facil

  12. img
    STP-Somos Todos Pobre. Responder

    mais fome mais ladrão são catorze familfa desempregado,vão com seus filho ir fazer refei~ções na casa do Patrici Trovada

  13. img
    tragédia Responder

    Coitados… falta de informação, Voçês esqueceram-se que o projeto não foi levado a cabo por causa das dificuldades financeiras temporàrias da companhia CMA-CGM? O projeto é e continua a ser coerente e viavel .O que nos falta é um invistidor sério e sòlido.Não creio que as competências do Bano estão em causa, muito pelo contràrio.

  14. img
    E.Santos Responder

    Os São-tomenses não sabem o que é comissão de serviço?
    Porque é que na hora de ser nomeado é tudo festa, na hora de terminar a comissão de serviço é caça às bruxas, é politiquice e por aí fora.
    Se terminassem apenas a sua comissão de serviço vá que não vá, mas puzeram um ponto final nesta Autoridade para Zona Franca que só servia para potenciar business particulares, convenhamos.
    Se esta Autoridade não estava a render nada ao país, senão custos, era mesmo para ser fechada.
    E é isso, como deveria ser muitas outras comissões de serviço que na prática não rendem nada ao país, só ajudam a encher o bolso de quem as exerce.

  15. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Afinal há sociedades off-shores e ninguém dá explicações? Quais os montantes envolvidos?
    Tudo em nome da transparências…

  16. img
    Filipe Samba Responder

    É pena que Sãotome e Principe não dispoe de um caderno de encargos que articulem as regras laborais (Codigo Laboral)
    Dr. Bano que consulte aos orgãos de legislação, do pais em defesa dos trabalhadores demitidos
    Deixemos de ser populistas, emocionais e resolver as questões com bom senso, não as dramatizar.
    Porque o que está em jogo são pais de familias, mais miseria e infelicidade nos lares

  17. img
    zeme almeida Responder

    Cacas as bruxas?Nao senhor Bano!Entao o senhor quer nos dizer para se ocupar estes cargos cimeiros,so sao pra forcas politicas no poder?Entao neste caso se o PCD estivesse no poder,o seu lugar seria fitalicio!Nao vale a pena falar do jogo politico,porque o senhor e conhecedor desta materia.Na democracia e mesmo asssim e nao ande a atirar pedradas atoa.A vaca leitira deixou de ser sua e que a sua prestacao ao Pais ainada e valida vai dar aulas porque precisamos de professores.Basta de politiquisses.Viva RDSTP.

  18. img
    zeme almeida Responder

    Quero dizer{politiquices}

  19. img
    zeme almeida Responder

    Temos falta de professores excusa-se o estado Saotomense a pagar a vinda de professores estrangeiros e nao faca da politica a procura de melhores tachos!Todos os politicos devem estar altamente moralizados e preparados com estas surpresas inesperadas,meu caro compatriota BANO.Nao fiques triste,porque na politica,sempre existiu coisas destas{Cacas as Bruxas}.

  20. img
    SANTOLA Responder

    Menos 14 votantes para ADI nas próximas eleições

    • img
      Carloas Fonseca Responder

      Vejo as coisas exatamente ao contrario do Santola. Em vez de 14, vejo mais 41 votos que o ADI consquista com esta medida coerente e acertada tomada pelo governo.

  21. img
    Digno de Respeito Responder

    Este é o grande mal, confudem a tomada de posição ou conjunto de medidas e profissionalismo com o partidarismo, irmandade, amiguismo, “familiarismo”…
    Com mais ou menos votos as medidas devem ser tomadas em função das necessidades e do tempo porque nenhum homem é insubstituivel.
    Amigos encachem na vossa cabeça que a nossa vida é uma passagem. É como um barco em viagem…. Nada de raiva, rancores e mágoas. Sejam profissionais e ganhem consciencia de desenvolvimento mental, social, político e cultural…

  22. img
    Comentador Responder

    Essa posição ja devia ser tomada a mais tempo. Como é possivel manter no orçamento dum país que nada produz tanta despesa com uma instituição que não traz mais-valias a cofre do estado. Ainda mais com salarios enorme…Senhor Bano pensa ainda vir dár lições, a quem?

    O estado devia obriga-lhe ainda a pagar indemnizações à todos os 14 funcionario que ele mesmo meteu la na AZF sei lá como(por padriagem…porque, maioria deles são seus familiares…

  23. img
    Comentador Responder

    Essa posição ja devia ser tomada a mais tempo. Como é possivel manter no orçamento dum país que nada produz tanta despesa com uma instituição que não traz mais-valias a cofre do estado. Ainda mais com salarios enorme…Senhor Bano pensa ainda vir dár lições, a quem?

    O estado devia obriga-lhe ainda a pagar indemnizações à todos os 14 funcionario que ele mesmo meteu la na AZF sei lá como(por padriagem…porque, maioria deles são seus familiares…

    Senhor Bano ja se tornou rico a custa do povo santomense…devia é manter calado!!!

  24. img
    Leguela Responder

    Até que enfim, o governo começa a ganhar forma de passo certo no rumo certo. É pena de ser tão tarde! Mas vale a pena tarde do que nunca.

    Os meus parabéns são em primeira mão para Dr. Patrice Trovoada e é também extensível para o ministro que superintende a instituição.

    Obrigado.

  25. img
    Budo Baxana Responder

    Delfim recebia 3000 mil euros mensal pela renda do edificio( propriedade de Delfim Neves) onde estava instalado o escritorio da zona franca.. PCD pior praga que entrou em STP, todos os seus membros estão podres de rico, quando a isso o governo agiu muito bem.. gostei!

  26. img
    Sum Megingo Bolo zete Responder

    Olha esse cabrão do Bano!

Deixe um comentario

*