Presidente da República acreditou novo embaixador de Angola em STP

Alfredo Eduardo Manuel Mingas é o novo embaixador de Angola em São Tomé e Príncipe. A entrega esta manhã ao Presidente da República Manuel Pinto da Costa, das cartas credenciais, pôs fim a 5 anos de vazio do Chefe da Diplomacia angolana em São Tomé.

Há 5 anos que Angola não tinha um embaixador acreditado junto ao Estado são-tomense. Alfredo Manuel Mingas, foi acreditado pelo Presidente Manuel Pinto da Costa, como novo embaixador de Angola em São Tomé.

Após cerimónia de acreditação como novo embaixador, marcada por desfile militar diante do palácio do povo, o novo embaixador, reconheceu que a ausência do representante máximo do corpo diplomático angolano em São Tomé criou constrangimentos. «5 anos de vazio, mas sim do embaixador. Porque a nossa missão diplomática continuou a trabalhar. É claro que a ausência do embaixador deverá ter criado alguns constrangimentos, mas o que temos que fazer agora é olhar para frente e começar a trabalhar», declarou AlfredoEduardo Manuel Mingas.

A construção do novo edifício da embaixada de Angola em São Tomé, é um dos projectos que ficou paralisado nos últimos 5 anos. «Para além da questão do edifício há outros projectos que estão pendentes e acreditamos que com o esforço dos dois estados, estas questões serão resolvidas a seu tempo», pontuou o novo embaixador.

Para além do reforço da cooperação entre os dois Estados, o novo embaixador, promete contribuir na atracção de investimentos angolanos para São Tomé e Príncipe. O aeroporto internacional e o porto de São Tomé, já foram concedidos a empresa angolana Sonangol, para gestão e exploração por um período superior a 20 anos. «Os tempos mudaram e as necessidades são outras, e tenho a certeza que vamos imprimir uma outra dinâmica nas nossas relações de amizade e até de cooperação, e isto inclui os projectos citados», concluiu.

Angola já tem embaixador em São Tomé. Falta agora São Tomé e Príncipe nomear o novo embaixador a ser acreditado junto ao Estado angolano. Há mais de 3 anos que a embaixada de São Tomé e Príncipe em Angola funciona sem embaixador.

Abel Veiga

  1. img
    Francisco Ambrósio Agnelo Responder

    Seja bem-vindo a estas pequenas Ilhas, e que a cooperação entre estes dois estados seja reforçada. De igual modo, é de esperar que a nossa situação em Angola, tenha o tratamento, adequado, de modo a que possamos sentir em casa, nesse País de eleição. Perdoa-me o exagero; STP é um País de regime Democrático. Pelo que parece, o controla da fronteira por parte da Autoridade local não está sendo eficaz. A forma como os Nigerianos estão à entrar no País, e o temer pela insegurança já é preocupante. Como hipótese, foi ponderado o controlo da costa pelas topas Angolana?

  2. img
    sulila miranda Responder

    Até que enfim!
    O que a política faz a um país? Ela pode fortalecer os laços ou,como foi o nosso caso, prejudicasr sobremaneira a relação entre os governos, estados e o povos.
    Seja bemvindo Sr Embaixador e que São Tomé e Santo António poderosos o protejam e o guiem por estas ilhas lindas de nome santo.
    Pois podem tudo de nós dizer, mas há algo que nos é peculiar, o saber receber.
    Contamos também e sobretudo com a ajuda de Angola para podermos sair do subdesenvolvimento em que nos encontramos. Já imaginaram essas ilhas desenvolvidas? Um bem haja!

  3. img
    Mimi Responder

    Sinceramente espero, que neste momento em que ja ninguem nos tem aberto as portas, Angola possa ser um balao de oxigenio para a nossa economia…

  4. img
    Quilixe Furtado Responder

    Meu Caro Francisco Ambrósio Agnelo,

    Cresça. STP é um País livre e independente, felizmente, apesar da difícil situação sócio-económica, q aliás, nao se verifica apenas cá. Mas tenhamos o orgulho de dignificar as nossas própria forças armadas, i.e. guarda costeira, para sejamos nós próprios a fiscalizar a nossa ZEE.
    Podemos, sim, com a cooperação de Angola e outros parceiros q quisermos eleger fazer este trabalho.

  5. img
    NINA Responder

    BOM SINAL

  6. img
    Paparazi Responder

    Bem vindo embaixador

  7. img
    Paparazi Responder

    Bem vindo embaixador panda terra santa que o santo todo poderoso lhe guie e de luz para caminhar nas melhOres relações angola Sao tome faca tudo

  8. img
    santa catarina Responder

    Era preciso o Fradique deixar de ser presidente para vir um embaixador de Angola.
    E mesmo assim ainda diz “por amor a terra”
    Espero que o novo embaixador venha dar um novo impluso as relações ente os dois estados.

Deixe um comentario

*