Política

Pinto da Costa ausente nos festejos do centésimo aniversário do ANC

O Chefe de Estado são-tomense foi convidado pelo seu homólogo sul africano Jacob Zuma, enquanto Presidente do ANC, para tomar parte nas festividades que começaram hoje e que contam com a presença de 46 Chefes de Estados Africanos, dezenas de antigos estadistas e mais de 80 partidos políticos do mundo inteiro. Imprevistos de última hora impediram a viagem de Pinto da Costa.

Com base em declarações proferidas por diplomatas sul africanos em São Tomé,em Dezembro de 2011, o Téla Nón noticiou que o corpo diplomático sul africano acreditado no país estava a preparar a visita de Manuel Pinto da Costa ao país de Jacob Zuma.

O serviço diplomático foi feito, mas neste sábado a Direcção do Gabinete do Presidente da República, veio anunciar que o Chefe de Estado faz-se representar nos festejos do centésimo aniversário do ANC, pelo Chefe da Casa Civil da Presidência, o jurista Amaro Couto. Paulo Jorge, também jurista e Assessor do Presidente da República para área Diplomática, é a segunda figura da delegação, que já está na Africa do Sul.

As razões que impediram a presença do Presidente Manuel Pinto da Costa, nos festejos do centenário do ANC, não foram ditas a imprensa.

Abel Veiga

    25 comentários

25 comentários

  1. Joao Batepa

    7 de Janeiro de 2012 as 19:09

    Esse mesmo n serve pra nada.

    • Calibre-12

      9 de Janeiro de 2012 as 10:43

      Verdade seja dita.
      É que Pinto da Costa já não consegue mobilizar apoios externos para o país, nem mesmo consegue um apoio de uma aeronave de um país amigo para o transportar seja para onde for.
      Isso para Patrice Trovoada é canja!
      Como tenho habito de dizer, Pinto não deveria voltar a meter-se nessa, porque desta vez é que ele vai ficar totalmente apagado. Já fez 15 anos, deveria ficar em casa como uma referência para a históroa nacional, mas não, a ambição é maior….

    • Joao Batepa

      9 de Janeiro de 2012 as 11:44

      é necessario alguém activo.
      O Pinto apenas pensa em si.
      Apenas esta a ocupar este cargo para o bem do seu poprio ego.
      O Pinto é um vaso pousado numa janela.
      Fica ai o felizardo que não vai fazer nada.
      Toda gente sabe que ele n tem poder para ter mão de ferro.
      O Patricinho é bandidinho, toda gente sabe.. Mas coloca o pais no Mapa.

    • Original

      9 de Janeiro de 2012 as 16:27

      Quando foi tomada de posse do Pinto,Jacob foi convidado.O mesmo apareceu?Porquê quando chega a vez de Pinto há esta babuseira toda?Francamente.

  2. Antonio Santos

    7 de Janeiro de 2012 as 19:42

    A cooperação sul – sul serve e muito. Os ditos amigos de S.Tomé so estão a beneficiar da ganancia dos politicos de STP. O Pais deveria abrir pra Africa de Sul, Guiné Equatorial e nunca ficar na apenas com Angola , Nigeria e Portugal.
    Apenas a China Taiwan ten financiado verdadeiramente em STP, os politicos, esses sim nada fazem para o Pais. Quem perde nisso tudo é o SANTOMENSE. Quando tivermos politicos santomenses irão pensas em STP

    • Jose Rocha

      8 de Janeiro de 2012 as 6:02

      Pinto da Costa nao ter ido serve os nossos interesses, poupa o erário publico. Uma visita presencial acarreta muitos custos. Alias, o Presidente da Africa do Sul tinha sido convidado na tomada de posse de Pinto da Costa e tambem nao apareceu.

    • Truki Sun Dêçú

      8 de Janeiro de 2012 as 18:04

      Algumas opiniões escritas neste “sítio”, são verdadeiramente de espantar. Passo a citar:– (Apenas a China Taiwan ten financiado verdadeiramente em STP). Quem faz estas afirmações, não tem noção do que escreve, ou ignora o que Portugal, ao longo dos anos, tem financiado, ajudado e cooperado e continua a finaciar STP. Sugiro que consulte ou pergunte às autoridades do seu País, sobre a ajuda externa que têm recebido. Talvez tenha uma surpresa.

  3. zeme Almeida

    8 de Janeiro de 2012 as 11:46

    Boa visao Pinto Costa,em nao sair do Pais.Devido certos condicionaliismos impostos por alguns aos nossos derigentes politicos,alguns tem o receio do sair do Pais,para evitar ajustes de contas com o dinheiro gastos com viagens.O Pinto da Costa tem a sua justa razao em nao representar o Pais ao alto nivel.Dou-lhe a nota {100}.Saida de dergentes do Pais,sempre exitiu em qualquer parte do mundo a procura de parceria e apoio para o desnvolvimento.Viva RDSTP

  4. zeme Almeida

    8 de Janeiro de 2012 as 11:48

    Quero dizer{sempre existiu}

  5. pantufas

    8 de Janeiro de 2012 as 12:26

    O pinto está caduco.

  6. zeme almeida

    8 de Janeiro de 2012 as 13:42

    Muito boa posicao tomada Presidente Pinto Costa!Tudo para evitar {BOCAS}de muitos que pensam que viajar para o exterior e fazer gastos com viagens.Sei que o meu comentario nao agrada ninguem,mas,as verdades tem que ser ditas.Fiz um comentario a pouco tempo e nao agradou o Jornal Tela-Non e retiraram-na deste espaco para os censurar{Aguarda moderacao}.Obrigado

  7. Argml

    8 de Janeiro de 2012 as 14:03

    Já passam 36 anos que estamos a procura de desenvolvimento para STP e não estamos a consigir, provavelmente é a falta de uma estragia e a escolha de um parceiro ideal para atingirmos este objectivos. E é necessario q crie uma estrategia e procure um parceiro ideal para sairmos na pobreza profunda

  8. nelson pontes

    8 de Janeiro de 2012 as 21:53

    É importante sim, mas também não é necessária a nossa presença nesta celebração, por isso penso que o presidente da república fez bem…Se fosse Fradique de Menezes ele seria o primeiro a chegar a Africa do Sul…Penso que no mundo Fradique foi o presidente que mais viajou, até dá a sensação que ele passou mais tempo a viajar do que a dirigir o país, não admira nada que tivemos imensos problemas.

    • Espirito Santo

      9 de Janeiro de 2012 as 8:16

      Um fraco analista os teus comentarios sao pecimos e retrogos

    • BRUNO DAS NEVES

      9 de Janeiro de 2012 as 10:55

      Sera mesmo que valia a pena que o nosso PR fosse pra essas comemoracoes? Por um lado,vejo que no meio de tantos chefes de estado e de tantas individualidades, a sua presenca nao seria a de todas plausiveis, por outro lado, acho que pra tratar das relacoes bilaterais o Presidente ainda tem tempo de sobra para ir a Africa do Sul ou qualquer outro pais tratar das relacoes em prol do STP, e nao no meio dessa turbolencia politica!
      Alias, segundo soube,ele enviou uma delegacao do seu gabinete para o fazer representar, queira ou nao somos todos quem custeara essa despesas. Acho que em prol dum STP melhor, nao nos ajudam em nada sa criticas destrutivas, mas sim construtivas. “Viva o povo da Republica Democratica de S.Tome e Principe”

  9. aumato

    9 de Janeiro de 2012 as 7:52

    Fradique foi o presidente que mais viajou, até dá a sensação que ele passou mais tempo a viajar do que a dirigir o país

  10. Mimi

    9 de Janeiro de 2012 as 9:16

    A Presidência da República teve as suas razoes. Mesmo assim nao está mal representada. A visita oficial fica para outra ocasiao que, de certeza, nao faltará.

  11. mauricio

    9 de Janeiro de 2012 as 9:44

    Ate posso concordar com a ausencia do PR nas celebracoes, mas a falta de justificacao vem sem duvida alguma demonstrar o desreipeito etico e moral a nacao ,uma vez que dentro dos que sao os principios da protocologia o PR por meio do seu adido da imprensa deve dar o povo a conhecer os motivos que o levou para tal.

  12. vasco gonçalves

    9 de Janeiro de 2012 as 11:28

    Meus parabéns! atitude sensata do chefe do Estado.
    Um País como o nosso sem uma politica estruturante clara, não podemos estar a dispensar erários públicos em viagens de representação. ATITUDE CORRECTA DO PR.

    ESTAMOS AGORA VERDADEIRAMENTE COM PR.
    LEMBREMOS AO PASSADO ATÉ POCHÍ VIAJOU BENEFICIANDO DE ERÁRIO PÚBLICO… E FOI COM O FRADIQUE, DELAPITADOR DOS BENS PÚBLICOS.

    PINTO DA COSTA (100) PONTOS.

  13. Voz da razão

    10 de Janeiro de 2012 as 8:35

    Se o Presidente não saiu por imprevisto, é normal. Enviou representante. Não vejo mal nisso. O nosso anterior presidente quantas vezes viajou enquanto esteve no poder? Que proveito trouxe para o País?
    Nenhum! Excelente atitute!

  14. fuzileiro

    10 de Janeiro de 2012 as 10:18

    tens razao voz da razao, de facto essa viagem n trouxeram nenhum proveito para o pais,e a pessoas que fazem comentarios sem estarem dentro do assunto,, e isso e mesmo muito feio, tentem si entregarem nos assuntos depois fezem seus comentarios.

  15. zeme Almeida

    10 de Janeiro de 2012 as 12:52

    Uma coisa e certa, o Pinto da Costa,ja tem idade e esta farto de viagens e fez e muito bem,em dar oportunidades aos mais novos.Andar constantemente de aviao ate parece ser um grande sacificio estar la em cima.O Pinto da Costa neste momento precisa e paz e descanco.Fez muito bem.Congratilation.

  16. Cobra Preta

    11 de Janeiro de 2012 as 14:02

    Se o convite fosse feito ao Patrice este teria passado por Guiné Equatorial, Angola, Africa do Sul para depois passar por Líbia, França para trazer Zero para S. Tomé e Príncipe como tem feito. Quantas viagens o PT não fez desde que está a governar? Que benefícios trouxe para o País? Trouxe sim despesa para os cofres do estado com todos os seus capangas.
    Força Pinto. Só viagem quando justifica e o povo agradece.Obrigado Pai Grande!

  17. hernane ferreira

    11 de Janeiro de 2012 as 22:29

    Muito bem meu presidente , mandou bem , nos os jovens santomenses temos que deixar de falar mal do noosso presidente da nossa gente do nosso pais e ao envez disto parabenizar, tou contigo cota, si fosse ze du toda gente aplaudia porque e presidente de angola, tudo que é de santom+e e mal e que vem do cot a pinto é mal deixem disso , deixam senhor gente com vida dele,nao ta ajudando não emite opiniões, desculpem la as minhas duras palavras

  18. Nelson Lima

    20 de Janeiro de 2012 as 21:40

    Da primeira volta eu cofesso que não votei pinto pelo tempo que se afastou de nos. Mas na segunda volta eu não tive outra alternativa e votei pinto da costa
    E hoje estou muito satisfeito porque ja a muito tempo que não me orgulhava de um dirigente.
    hoje temos um presidente nota 100 até hoje, continue assim excelência

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo