Política

Poetisa e Jornalista São de Deus Lima nomeada Conselheira do Presidente da República

O decreto presidencial número 1 / 2012, publicado esta tarde nomeia São de Deus Lima, como conselheira do Presidente Manuel Pinto da Costa, assim como outras duas individualidades estrangeiras, nomeadamente o francês Jacques Jean Claude Rigaud, e a cidadã americana Jan Hartman.

Para ler o decreto presidencial na íntegra CLIQUE –decretopresidencial

    56 comentários

56 comentários

  1. Justino Manuel Abreu dos Ramos

    27 de Janeiro de 2012 as 20:50

    Sr.Doutor Manuel Pinto da Costa, Quero lhe perguntar o seguinte: essas pessoas recentemente nomeado, quais as vantagens que virá trazer para o nosso País? espero que as vantagens seja conhecida e que o povo santomense irá reconhecer e o seu benefício. Na sua tomada de posse disse que irá combater as maiores corrupção que tem existido no nosso País.
    Houve ultimamente um caso insólido. Todo mundo sabe o que o senhor Adelino Isídro cometeu perante ao Pais e ao mundo. Csao desse, devia o senhor Adelino Isidro continuasse na cadeia e que seja tomada uma medida adquada, para que evitasse outros contornos que possa advir. S,Tomé e Principe e o Cabo Verde têm uma ligação muito estreita a longa data, vejo o caso desse com outro contorno.E um ser homano que perdeu uma perna e que neste momento é um homem inútil sem alguma ipotse,quais a garantia que o senhor Adelino Isídro deu perante ao País e o Tribunal para que o senhor Juiz Garrido teve, para que tivesse esse argumento de por o mesmo em liberdade.
    Todo Santomense sabe que a camada alta e média nunca permanence na cadeia por um largo tempo, até quando que isso irá acabar para que sâo Tomé e o seu povo tenha cara leventada.O senhor Alcino Pinto ultimamente forjou uma anestia para ser beneficiado ao mesmo e não passou, devido caso desse o mesmo chorou perante a Assembleia e que todo mundo tomou o canhecimento.
    Já basta que caso desse, esteja a continuar e que a culpa morre sem que ninguém seja culpado.
    Já há uns meses que o senhor tomou o posse, está a manter no seu gabinete, e que ninguém não sabe qual o seu papel a desenpenhar e que não sai ao público.
    Como sabe há cerca de vinte anos o senhor ficou inoperado e que ninguém chamou-lhe para exercer algum cargo, e que verifico que o senhor estão sendo isolado. Espero que seja esclarecido ao povo santomense o seu desenvolvimento.

    • Zzzzzzzzz

      28 de Janeiro de 2012 as 18:56

      E o que é que o PR tem a ver com isto?

    • Cidadão Nacional

      30 de Janeiro de 2012 as 11:42

      Meu caro está a sugerir que o PR cometa o crime de abuso de poder ou de tráfico de influência?
      De acordo com a constituição, o PR não deve se envolver no poder de tribunal. Não é esta a sua competência…

    • Alima Blúcu

      30 de Janeiro de 2012 as 12:30

      Eu também pergunto: O quê que o Presidente da República tem a ver com isso?

    • Continuem as nomeacoes

      30 de Janeiro de 2012 as 13:50

      Telanon, por favor parem de fazer politicas.
      Se continuarem assim vao certamente perder credibilidade. apesar de ter feito muito para engradecimento da nossa democracia.

      Eh de salutar o vosso trabalho, mas fico-me dececionado com a vossa atitude de censurar os meus comentarios.

      Todos outros teem direito de apoiar Pinto da Costa, mas niguem eh obrigado a fazer comentarios a favor.
      Sera que eh crime dizer abaixo Pinto da Costa? Se vcs quizerem podem divulgar o meu nome, nao me importo. Isso esta a me doer de mais.

      O decreto le que nomea a vossa colega Sao Deus Lima mais outros dois estrangeiros cheira corrupcao. Nao eh transparente por nao revelar as funcoes que os individuos iram exercer.

      Deixem de fazer politica senhores jornalistas. Ou deixem de jornalismo e entrem na politica.

      Abaixo Pinto da Costa! Abaixo!
      Abaixo corrupcao! Abaixo!

    • Munquen

      31 de Janeiro de 2012 as 9:31

      A jornalista São Deus Lima já deu muita provas que é pessoa com ideias própria e não é pau mandado de ninguém. Ser conselheira do Chefe de Estado é servir o país, a defender o que é melhor para todos nós.

  2. SELA ZÉMÉ

    27 de Janeiro de 2012 as 21:17

    Os santomenses n têm cerebro ou q ???

    Quero ver algum presidente americano ou frances que em algum momento da historia fará uma coisa dessas.

    Que absurdo, e tomara todas essas coisas deem fruto um dia.

    Na verdade somos mesmo incapazes, depois de 21 anos sem fazer nada voltamos a eleger sua excelencia, então so nos pode reservar isso msm.

    Boa sorte, e não se esqueça de convidar tb um japonês, pois são tb mto evoluídos como seres humanos, mentes frívolas.

    • Cidadão Nacional

      30 de Janeiro de 2012 as 14:22

      Para os mais desenformados, Ex-Presidente do Brasil, (Luís Inácio Lula da Silva) tinha um conselheiro de Nacionalidade Angolana. Nem por isso, estava em causa a capacidade dos brasileiros.

    • Tito

      30 de Janeiro de 2012 as 17:44

      Não me interessa a nacionalidade. santomense, não sejamos racistas.
      O que me interessa saber é: foram nomeados como conselheiro para que áreas? Não tem encargo para o OGE, muito bem, mais quem financia? Quanto vai custar Será que esse dinheiro não poderia ser investido noutros projectos? Num país que nada tem e precisa de tudo? Eu vantagem essas personalidades trarão para StP? Mesmo São Lima?
      è tudo quanto gostaria de saber

  3. galinha

    27 de Janeiro de 2012 as 22:20

    Sao de Deus Lima sim senhor. Agora os outros dois estrangeiros nao, isto e absurdo! com tantos Santomenses desempregados e com capacidades exigidas. Santa paciencia, este homem da cabo de mim.

    • E.Santos

      30 de Janeiro de 2012 as 19:41

      Se os são-tomenses tivessem tanta capacidade assim como você diz, estaríamos ao menos ao nível de Cabo Verde. São-tomnse se acha, isso sim. Acabam o curso, ainda sem passar a senioridade profissinal,acham que já sabem tudo e estão em condições de ocupar lugares de responsabilidade. Mas na prática espreme-se e não sai nada,por isso a gente nunca sai do sítio. O partilha de conhecimento com estrangeiros só nos vai enriquecer…eles estão uns 100 anos a frente de nós. É um favor que nos fazem.

  4. Teste

    27 de Janeiro de 2012 as 22:22

    Independentemente de se gostar ou não dos conselheiros (estes últimos três e os nomeados em Dezembro passado). O que mais me intriga, entristece e de alguma forma choca, é ver estrangeiros a serem nomeados.

    Será que não existem cidadãos nacionais com as mesmas capacidades que estes estrangeiros? Qual a lógica destas nomeações?

    Sei que nunca nos conseguimos livrar do neocolonialismo, mas isto também já é descaramento.

    • Alima Blúcu

      30 de Janeiro de 2012 as 12:35

      Atenção que membros do conselho da república nomeados pelo PR em Dezembro último não são a mesma coisa que os conselheiros do Chefe de Estado agora nomeados.
      Deixem de fazer confusão…

  5. luisó

    27 de Janeiro de 2012 as 23:42

    o sr. rigaud e a sra. hartman são cidadãos santomenses?
    e já agora quem são e o que fazem, pois a Deus Lima já todos conhecemos.
    Alguém me pode informar?

    • Gadhafi

      29 de Janeiro de 2012 as 12:21

      Muito bem perguntado!

      Com estas perguntas vejo que o Sr.Luiso, apesar de ser português preocupa-se com os Santomenses e vê nesses nomeações algo estranho e de carácter negativo para com os Santomenses.Enfim, de qualquer forma e bem feito, especialmente, para os Santomenses que votaram no Pinto Da Costa. Muitos já começam a se arrepender da aposta feita, quanto a mim muito obvia.

    • Male

      30 de Janeiro de 2012 as 8:20

      Irmao, eu tambem fiz a mesma pergunta mas fui sensurado,nao sei quem sao ou quem foram estes dois nomes para Sao Tome e Principe sera que fizem alguma coisa no passado antes de eu nascer(1970).

  6. zeme Almeida

    28 de Janeiro de 2012 as 2:08

    Ja era de esperar!Este tacho de alguma forma serve como recompensa!{BAUE}.Valeu a pena este trabalho tao arduo da senhora jornalista.Desejo-lhe os meus parabens.Viva RDSTP

    • Tentador a ler

      29 de Janeiro de 2012 as 16:20

      Zemé, o motivo de espanto são estrangeiros a assessorarem os presidente e nao a Conceição de Deus Lima que todos sabemos, poderá dar uma contribuição ao país que a viu nascer. E nao tenhas duvidas que diferentes dos que apoias-te até agora, a São é e será.

    • Tentador a ler

      29 de Janeiro de 2012 as 16:31

      É certo que agora mal se pode confiar na boa fé dos santomense, mas nomear estrangeiros, quando o que país mais faz é gastar com as formações e na hora de chamar quem realmente merece(temos muitos doutores no estrangeiro e bem positionados e disposto a contribuir), da-se oportunidade aos estrangeiros? Permita que lhe pergunte, excia: que beneficios trarão estes senhores, se mal conhecem o pais que, os santomenses como nós não trariam nos respectivos lugares? Duvido que por causa desta nomiação, venhas em massa os investidores à Sao tome. Bem seja como for espero que o pais nao esteja a dar os passaportes santomenses a figuras que depois acabam presas pela policia alemã por conduta impropria, perante as leis

  7. Fiado

    28 de Janeiro de 2012 as 3:32

    Alguem pode me explicar porque estes dois estrangeiros?

  8. Antonio Vaz

    28 de Janeiro de 2012 as 8:15

    Pois é, isto esta como em Portugal. Esse senhor vai nomear pessoas todos os dias. Ve-se logo que não existe um plano de trabalhos, aproxima os amigos e vamos com as nomeações. Isso vai ser pior que os primeiros 15 anos. Vocês recordam a relação São Deus Lima/Fortunato Pires. Parece que foi mau, bom hoje como estão no mesmo barco e defendem o mesmo ponto de vista irão sentar na mesma mesa, comer e beber e dizer a esse povo seguinte: VOCÊS QUE SE LIXEM. Falou -se tanto dessa senhora, foi uma critica do sistema do Pinto, e hoje?
    Abre olho eles ainda vão lhes lixar ainda mais, pena que não existe verdadeiramente politicos nessa terra. Seria muito engraçado retirar o passado da São D L.Acho as pessoas são o fruto do seu passado.
    Bom trabalho

  9. jaka doxi

    28 de Janeiro de 2012 as 9:51

    Mais uma para caixa.
    Bacuê.

  10. zeme Almeida

    28 de Janeiro de 2012 as 12:57

    S.Tome e Principe de hoje assim.De a cara tens um lugar quando for ao poder.A politica sempre foi assim colocar alguem da sua confianca no lugar cimeiro.Faz-me recordar de um comentario que fiz neste jornal que esta jornalista,estava a preparar o seu luga e consegui.As verdades tem que ser dita no momento certo.A transparencia nunca existiu na democracia o meu amigo alguem que me deu a mao tem que ser de alguma forma beneficiado.Para este lado da P.R nao ha comentario.Este e o nossso S.Tome de hoje em dia.Viva transparencia.

  11. zeme Almeida

    28 de Janeiro de 2012 as 12:59

    Quero dizer{S.Tome e Principe de hoje e asssi.{conseguiu}

  12. zeme Almeida

    28 de Janeiro de 2012 as 13:00

    assim

  13. 28 de Janeiro de 2012 as 14:20

    gostei

  14. Valuma

    28 de Janeiro de 2012 as 16:11

    Meus caros comentadores fico com a ideia que muitos desconhecem ou têm dôr de cotovelo por não serem convidados!!

    …um Conselheiro de estado é um orgão consultivo de chefe da nação, omo tal não é executivo.

    O Pinto tem toda liberdade de escolher quem quiser, até o JÚVEM poderia ser uma boa aposta! Teria JUÍZO suficiente 😉
    Saudações.
    |>**|

    • Zzzzzzzzz

      28 de Janeiro de 2012 as 18:52

      Valuma, ainda acreditas no pai natal? És mesmo um anjinho…

    • estrangeira de sao tomé

      20 de Fevereiro de 2012 as 1:06

      sinceramente não percebo o porquê de tanto alarido e de tanta controvérsia!Mas qual é o problema afinal de contas? o problema tem a ver com a nacionalidade das pessoas nomeadas ou com a natureza das funções que as pessoas em causa irão exercer? É que se o problema for sobre a natureza das funções que irão exercer até se compreende. mas em relação a nacionalidade das pessoas? pelo amor de Deus gente!!! abram a vossa mente!!!! que nos interessa que as pessoas em causa sejam chineses, japoneses ou brasileiros? o que nos interessa é que sejam competentes , que ajam com transparência e boa fé e que contribuam positivamente para o país!o resto é puro nacionalismo meus senhores!!!!

  15. zeme almeida

    28 de Janeiro de 2012 as 17:17

    Quem vai pagar salarios a estes estrangeiros e quanto vão receber cada um?Como estrangeiros que são, vão receber em dobras?As criticas construtivas que sejam bem vinda o povo quer saber.Seja presidência ou governo o povo que os eleigeu quer saber. Conclusão é o povo quem vai pagar esta factura.

    • Zzzzzzz

      30 de Janeiro de 2012 as 12:31

      O problema não está no salário, porque pelos vistos não terão, mas obviamente que terão outros dividendos e sendo estrangeiros, o que é que fizeram para merecer isto se até agora ninguém (público em geral) os conhece?

    • Zzzzzzz

      30 de Janeiro de 2012 as 12:36

      E há a questão do nosso orgulho nacional. O PR deveria ser um elemento agregador destes sentimentos de nação e de identidade do povo. Ou será que ele não acredita nos santomenses?

  16. Antonio Vaz

    29 de Janeiro de 2012 as 1:35

    Valuma deve ser um desses ” lambi botas” sem nada na cabeça. um desses estrangeiros ca da praça.

    • Verdadeiro Antonio Vaz

      31 de Janeiro de 2012 as 0:33

      aqueles que me conhecem, sabem de antemao que nao uso este tipo de linguagem.

      alias, em tempos recentes, nao tenho participado comentarios no Tela-Non.

      Uma chamada de atencao ao Tela-Non! Eu chamo-me Antonio Vaz nao me subscrevo ao comentario deste Antonio Vaz. E’ natural a possibilidade de existir mais pessoas com nomes semelhantes ao meu, seria muito prudente fazer transparecer e distiguir os comentadores para se evitar confusao na identificacao do autor. Eu uso o proprio e-mail de conhecimento integro do Tela Non, e seria muito bom que exista uma forma de identificacao integra e que seja posta no lugar para evitar que algumas pessoas usem nomes de outras para efeito covardio de emitir informacoes se autorizacao legal do lezado. Sejamos corajosos, honestos, e responsaveis!

  17. J.A

    29 de Janeiro de 2012 as 9:40

    Caros compatriotas

    Apesar que estas nomeações não terem gasto com o orçamento do estado, eu fiquei perplexo com esta atitude do Presidente Pinto da Costa a nomear dois estrangeiros para o assessor, perante esta situação eles irão dominar todos os assuntos e dossier do nosso país. Será que não temos compatriotas a altura para ocupar estes cargos?Quais são os interesses que movem com esta nomeação?
    Cumprimentos

    • Cidadão Nacional

      30 de Janeiro de 2012 as 14:43

      Um assessor é nomeado para determinada área ou assunto. Portanto, para esclarecer, eles de forma alguma, irão dominar todos os assuntos e dossier do nosso país. Ex-Presidente do Brasil, (Luís Inácio Lula da Silva) tinha um conselheiro de Nacionalidade Angolana. Nem por isso, estava em causa a capacidade dos brasileiros.

  18. Rio do Ouro

    29 de Janeiro de 2012 as 10:35

    Nomeação duma Americana e um Francês?! Humm, tenhamos calma, pode ser um bom “casamento” para atrair investidor Americano e Francês.
    Estamos a precisar de investidores. Creio que não temos nada a perder com as ditas nomeações de estrangeiros.

    • Male

      30 de Janeiro de 2012 as 8:30

      Pinto,esperto=SAO DEUS LIMA fala INGLES=e os dois falam Frances so lhe falta meter ai um Chines que fala lingua Taiwanesa para completar a equipa.Gente Burrrra.

  19. rapaz da trindade

    29 de Janeiro de 2012 as 11:29

    não sera uma a fronta ao primeiro ministro porque as relaçãoes entrea a jornalista e o primeiro ministro não eram as melhores

  20. rapaz de riboque

    29 de Janeiro de 2012 as 16:03

    meus senhores porquê tanta admiração na nomeação ? o homem não é chamado pai grande não foi eleito por vocês? então fazo o que quer mais outra a São Lima é jovem e o senhor ainda tem pedalada

  21. Colomba

    29 de Janeiro de 2012 as 16:39

    Parabéns e votos de bom desempenho nessa nova função que agora lhe é atribuída.

  22. fernanda alegre

    29 de Janeiro de 2012 as 18:17

    Estou bem confiante nestas nomeações, acho que devemos esperar e não fazer comentários que de certa forma não contribuirá para o desenvolvimento do País.

    As vezes temos a ideia errada de pensar que só por alguém pertencer ao governo, ja n presta.

    Já a muito que a SÃO tem demonstrado o seu trabalho e todos têm a consciência que ela é uma boa profissional.Entretanto um voto de confiança nessa altura é merecedor.

    O nosso País vai conhecer melhores dias.

    • De Perto

      31 de Janeiro de 2012 as 9:14

      Mas que grande confusão! Conselheiro é alguém que dá conselho, que dá a sua opinião quando o Presidente da República pedir. O Presidente é livre de aceitar ou não aceitar. Fui.

  23. Nzingha Matamba

    30 de Janeiro de 2012 as 0:04

    “Da execução deste Diploma não resulta quaisquer encargos para o
    Orçamento Geral do Estado.”

    Clarificacao precisa-se: Serao eles trabalhadores voluntarios que nao receberao nenhuma verba do Estado Santomense para qualquer custo ou despesa?

    Referencia:
    Consellieiros do Presidente da República os seguintes senhores:
    – MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA DE DEUS LIMA;
    – JACQUES JEAN CLAUDE RIGAUD;
    – JAN HARTMAN

    Artigo 2.°
    Da execução deste Diploma não resulta quaisquer encargos para o
    Orçamento Geral do Estado.

  24. Voz da razão

    30 de Janeiro de 2012 as 8:19

    Não tenho nada a dizer sobre a nomeação desses conselheiros, mas uma coisa é certa. Há escassez de figuras nesse País.
    Só se vê, oportunistas, maquiavélicos, pobres espirituais e desonestos salvo alguns, e estes, não estão dispostos a aceitar cargos nesse País.Haver vamos!

  25. maria chora muito

    30 de Janeiro de 2012 as 9:58

    Ola, o Pinto fez o que os Trovoadas nunca fizeram, pelo contrario abandonaram a SÂO. A jornalista São de Deus Lima quando esteve na BBC desempenhou um papel fundamental para victoria do Trovoada. O Pinto é um grande estadista não guarda reservas e nem rancores. VIVA O PINTO DA COSTA. ABAIXO OS TROVOADAS.

  26. Irmão do Bailundo

    30 de Janeiro de 2012 as 12:16

    O Senhor Presidente está a querer dizer que Santomense não vale pra nada.Mas será mesmo que isto é verdade?Claro que não!!!!!Santomense é tão ineligente como qualquer outro e pode muito bem exercer qualquer cargos.Isto é pura ignorancia por parte do Senhor Presidente que na verdade faz nomeações de Estrangeiros para compençar algumas promessas do passado.Algum dia seram nomeados tambem Chineses, Japoneses,Tailandeses,Indios,Marroquinos e outros já que na óptica de Pinto da Costa são melhores que nós.Que desgraça…..!!!!!!!

  27. João Beleta

    30 de Janeiro de 2012 as 12:46

    Achei graça e não percebi porquê que no cabeçalho da folha do decreto vem “O Presidente” em vez de “Presidência da República”.

    Como o saber não ocupa lugar, nada mal se alguém me explicasse!

  28. branco

    30 de Janeiro de 2012 as 12:58

    poça que gente tão confusa meu deus tudo serve para ficarem iritados trabalhem deixe quem de direito governar porque o elegeu foi vocês e o homem se foi eleito com maioria é porque sabe o que querem portanto deixem de polemicas trabalhem as roças eduquem os filhos respeitem as mulheres e deixem de se mustrarem

  29. Isaquente STP

    30 de Janeiro de 2012 as 14:08

    É um absurdo essas noemações nessas altura em que custo de vida em STP esta altissima…como pode um senhor PR que deve dar em exemplo em racionalização dos gastos tenha tamanha liberdade para estar nomear pessoas …sendo queo mesmo tem poder …francamente estrageiro ao para conselhar um santomense…isso mostra mesmo desde da liderança como estamos perantes nosso sangue da terra, faz favor…ser amigo de PR tudo bem agora trazer os mesmo para te aconselhar? eu como STP sinto que agora vou ter que escutar conselho de um estrangeiro de me dizer como devo agir ou não perante minha ações no meu País…mas culpado disso é santomenses que não se manisfeta publicamente…mas enfim vamos arcar com escolha da maioria para poder engolir esses aburdo e acredito em pais algum creio eu estrangeiro é nomeado para cargos assim, salvo se eles forem naturalizado santomense que me parece não é o caso pois a noticias frisa bem as suas nacionalidades.

  30. SOS

    30 de Janeiro de 2012 as 15:16

    MEUS SENHORES DEIXEM DE CRITICAS
    SE NÃO SABE FAZER MELHOR NÃO FALAM.
    Vamos todos dar os nossos contributo para um S. Tomé e Príncipe melhor,
    Patrice trovoada e Pinto estão governar bem,
    Vcs estão a ver só para o lado negativo, São Deus lima tem capacidade para o tal ela não é corrupta, e la merece esta pasta.
    Os que estão aqui a comentar atoua, si fosse lá faria o pior.
    Trabalham governos, não dão confiaças.
    Só criticar, como é que um país desenvolve assim, enves de trazer ideias valiosa,..
    Continuan com criticas vcs vão carregar o pesadelo…

  31. João Bosco Menezes de Pinho

    30 de Janeiro de 2012 as 16:33

    O Problema é que Pinto da Costa anda a exagerar-se com estas nomeações de estrangeros em detrimento de nacionais. Isto não fica bem para um Presidente que ergueu a bandeira nacionalista e patriótica no período das eleições. Sinto que há um português que regressou para mandar em São Tomé e Príncipe. Presidente para com isso. O Sr. está a ferrir o orgulho do povo sãotomense

  32. Malébobo

    30 de Janeiro de 2012 as 17:00

    Meus senhores comentadores do jornal tela non, ao longo da caminhada vai haver muitas supresas, digo isto com certeza, ha muitos comprimissos ainda por ser assumidos, quint e quint, ago ita, efim eles são tantos que o sr.Pinto da costa está sem norte, este senhores precisam de tacho, josé manuel noronha, enfim, por senhor Abel veiga, estamos em democracia, não censuram meu comentário

  33. E.Santos

    30 de Janeiro de 2012 as 19:17

    É caso para se dizer de São Deus Lima “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Não me admiraria que a seguir viesse a Censi dizer que Pinto da Costa é o maior.
    O salário pode não sair do Orçamento do Estado, e não deve mesmo, isto eu acredito. Mas não acredito que tenha sido de graça que a São tenha resolvido largar o seu amigo Rafael para se juntar a Pinto da Costa. Ou talvés o Rafael, ele próprio já tenha concluído que afinal, MLSTP, tem dono e que “sem uê de dono é um uixi uaxa”
    Só mesmo como se diz em proverbio da terra “mixidade só muala vé ba té homem”, pois falta de princípio tem limite.

  34. Repiti

    31 de Janeiro de 2012 as 11:33

    “Da execução deste Diploma não resulta quaisquer encargos para o
    Orçamento Geral do Estado.”

    Clarificacao precisa-se: Serao eles trabalhadores voluntarios que nao receberao nenhuma verba do Estado Santomense para qualquer custo ou despesa?

    Referencia:
    Consellieiros do Presidente da República os seguintes senhores:
    – MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA DE DEUS LIMA;
    – JACQUES JEAN CLAUDE RIGAUD;
    – JAN HARTMAN

    Artigo 2.°
    Da execução deste Diploma não resulta quaisquer encargos para o
    Orçamento Geral do Estado.

  35. Putu santomense

    31 de Janeiro de 2012 as 15:51

    Pinto da Costa, presidente escolhido pelo povo. Deixa homem trabalhar, por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo