Ex-Presidente da República denuncia falta de transparência na acção governativa

Fradique de Menezes, que se encontrou com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa disse que manifestou ao Chefe de Estado alguma preocupação em relação a falta de transparência nas acções do Governo de Patrice Trovoada. Segundo Fradique de Menezes, o governo fala muito, mas não se vê nada de especial.

A saída do primeiro encontro com o Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, na qualidade de ex-Presidente da República, membro do Conselho de Estado, e também como operador comercial e Presidente do partido MDFM-PL, Fradique de Menezes, foi questionado pela impressa sobre a situação actual do país. «Isto não está bom», respondeu ao antigo Chefe de Estado.

Segundo Fradique de Menezes, «o Governo diz que está a trabalhar. Nota-se que há muito que se fala, muito que se diz, mas não se vê nada especial», pontuou.

O ex-Presidente e actualmente lide do partido MDFM-PL, considera que o executivo não dá provas de transparência nas suas acções. «É preciso um pouco mais de transparência nas coisas para que a gente possa ver que as coisas estão a ser feitas e que possamos estar informados. Se não leva-nos a fazer interpretação de coisas que talvez não sejam bem assim. São preocupações que fiz parte ao senhor Presidente da República em relação ao sector económico do país», declarou Fradique de Menezes.

Ainda no átrio do Palácio do Povo, Fradique de Menezes, disse a imprensa que conta pedir encontro com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada para falar também sobre tais questões.

No entanto as declarações de Fradique de Menezes, no Palácio do Povo, foram feitas alguns dias depois do Secretário-geral do MDFM-PL Adelino Lucas dos Santos, ter dito numa entrevista a TVS, que após as eleições legislativas de 2010, «o país ainda não conseguiu arrancar». Adelino Lucas também fez referência ao tanto que se fala e nada se vê.

Na tal entrevista o Secretário-geral do MDFM-PL, manifestou-se confiante de que o MDFM-PL, será poder no próximo escrutínio eleitoral, fruto do trabalho de mobilização das suas estruturas que está em curso, mas também por causa da decepção que começa a tomar conta de parte da chamada família da mudança, precisou Adelino Lucas.

O Secretário-geral do MDFM-PL, denunciou também a marginalização dos quadros do partido na administração pública. Citou o seu nome como um dos exemplos. Adelino Lucas é jornalista de profissão, e depois de ter trabalhado na presidência da República em comissão de serviço, caiu no desemprego, porque não está fácil a sua reinserção no sector, mais concretamente na Agência Nacional de Notícias-STP-Press de onde saiu para trabalhar em comissão de serviço no Palácio do Povo.

Guilherme Neto antigo jornalista da TVS, é outro exemplo citado por Adelino Lucas, como quadro marginalizado após o término da comissão de serviço no Palácio do Povo. Confirmou que à semelhança do PCD, o seu partido também está a ser alvo da caça as bruxas. «Afinal também somos são-tomenses», referiu.

O MDFM-PL através do seu secretário-geral disse que nunca antes se viu o país entregue aos estrangeiros como agora. Segundo Adelino Lucas, o governo simplesmente ignora a câmara do comércio, indústria, agricultura e serviços.  O sector privado nacional tem sido relegado para o último plano. Os estrangeiros é que estão a dominar o mercado nacional.

Abel Veiga

  1. img
    kim kim Responder

    Cambada de iguais, patricees, fradiques, trovoadas, rafaeis, possers, marias e afins. Não fazem nem deixam fazer. Estamos mesmos mal em STP até Adelino Lucas já é político só mesmo em S.Tomé e Príncipe

    • img
      Calibre-12 Responder

      Felicito a posição assumida pelo ex-presidente Fradique. Sim senhor, se a coisa está mal ela terá que ser denunciada.
      Digo mais, o Fradique não é coo aqueles que depois de terminar funções poíticas cruza os braços a espera de voktar novamente ao poder politico. O Homem terminou e regressou a sua empresa e claro está que como cidadão, como operador económico se algo não vai bem tem que denunciar.
      Relativamente ao tal jornalista Adelino Lucas, acho que ele foi suficientemente claro. Disse e bem que não era político mas que tendo sido eleito para a função aceitou-à na esperança de dar a sua contribuição. E assim mesmo é que deve ser, não é como muitos por ai que só mandam bocas mas na hora de assumir fazem o sinal da cruz.
      Força meus amigos!

    • img
      Maquengo Ferrão Responder

      Kim Kim,
      Venha fazer melhor que os rafais e posseis e patrices e fradiques. Cala-te! Só sabes criticar como os da Geração Esperança que venderam-se ao Patrice. Tinham altos ideais como tu, criticavam como tu. Sabiam melhor que todos resolverem o problema do povo como tu. Tinham todas e as melhores soluções como tu. E como tu, queriam é resolver os seus problemas pessoais como todos. Poder é tudo quanto todos querem como tu e eu. Agora são os piores piranhas que a nossa geração conheceu. São todos com excepção da Esperança e Celiza cães do Patrice. Andam a lamber os pés do Patrice para não dizer lamber outra coisa. Vergonha, pessoas sem principio como o Agostinho Fernandes, o Wilson,o Levy, o Stock. Já têm poder e fazem pior que os posseis e rafais e fradiques! Políticos oportunistas como tu e todos, sem carácter que podem matar as suas próprias mães para obter benefícios pessoais. Vendem terras, espíritos, princípios, carácter, mulheres e filhos.

      O que vocês fazem que é relevante ou melhor que aqueles que criticam? Andam em grandes jeeps com 100 guarda-costas! Pobres idiotas e corruptos o vosso dia chegará. O dia do julgamento final e terão de prestar contas ao Deus, e será o Deus a fazer justiça. Talvez, o posseis rafais e fradiques e vera cruz serão absolvidos, pois talvez tenham feito o melhor que puderam fazer no contexto de STP. Por isso senhor kim kim cala-se, pois não passas de um pobre iletrado, mentecapto. Venha fazer melhor, é muito fácil falar que eu posso fazer melhor. Ninguém pode fazer melhor por STP. A mentalidade do povo tem de se erradicada, tem-se que fazer uma lavagem cerebral ao povo para incutir nele uma atitude de responsabilidade de escolha certa, de saber o quer, de fazer, de trabalhar de deixar de ser pedinte e preguiçoso, de ter orgulho. Com a mentalidade que este povo hoje tem, com falta de valores e orgulho nem o Jesus Cristo poderá o salvar. Ninguém poderá fazer melhor porque o povo não quer melhor. Ele só quer mediocridade, ele zela pela incompetência.

      A pessoa em STP que entendeu tudo, é o Patrice Trovoada, ele sabe o povo que tem, ele sabe quão carente esses quadros são e como podem ser manipulados. Ele sim, o Dr. Patrice Trovoada é inteligente pois sabe usar e manipular todos. Viva o Dr. Patrice Trovoada, que Deus lhe dê vida para mostrar a esse povo que é preciso ter orgulho, que é preciso trabalhar, que é ter princípios e acima de tudo ser inteligente. Sim, inteligente, é o Dr. Patrice Trovoada! Ele tem o poder e sabe usar o poder quando quer e como quer! Viva o Dr. Patrice Trovoada!

      • img
        kim kim Responder

        Oh Maguengo, não fiques triste e furibundo que o teu tacho esta seguro.
        A verdade, o que o país quer é que os que ocupam o poder possam dar exemplo e não tentar eliminar os outros que foram dirigentes no passado.
        Isso é que é errado e é isso que os dirigentes têm feito. Espero que entendas e defendas princípios, o país e não pessoas.
        Fica bem e saia da ignorância amigo

    • img
      Amavel Responder

      É É Senhor Kim Kim acho que a politica em S.Tomé tomara um rumo digno e correto quando esse nomes deixarem de existir nela.

  2. img
    Feijoada Responder

    Cada país merece dirigente que tem…

    • img
      "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

      ….”povo merece digirente que tem”…

  3. img
    Hiost. Vaz Responder

    Basta sair para apontar governo. Na verdade tantos anos no poder nem via para turistas irem ao porto alegre esta em condiçoes pra nao dizer mt mais…

    • img
      Butter teatro esquecido Responder

      Realmente Fradique tem razão, este governo não tem dado provas, não combate a corrupção, quem apoia ADI, logo deixa de ser corrupto, Raul Cravid da EMAE já não é corrupto, Directora de Alfândega já não é corrupta,Governadora do Banco Central dos 8 milhões de dólaresjá não é corrupta. Por outro lado, todo do ADI é bom professional, sociologo adminitrador do banco Cetral,jurista director geral do hospital, etc…..

  4. img
    nora Responder

    Ele que vá trabalhar a roça por bandas de Cantagalo.
    Já é político quero trabalhar numa agencia de notícias para quê, para confundir o gato do lebre.

    Só mesmo em STP que Tu podes ser político (Luquinha).

    Pau mandado do Fradique, até quando: Lucas, Guilherme, Armanda, João Santiago, e outros…….

  5. img
    Putu santomense Responder

    Bacuê, Fradique!

  6. img
    tomachó Responder

    Segundo Fradique de Menezes, o governo fala muito, mas não se vê nada de especial.
    «o Governo diz que está a trabalhar. Nota-se que há muito que se fala, muito que se diz, mas não se vê nada especial»
    o executivo não dá provas de transparência nas suas acções
    E é verdade! Este ADI está desgastado.Não arranca STP:

  7. img
    tomachó Responder

    Gostaria de saber se o Patrice chegou a ir tomar CHAMPANHE com Fradique,conforme havia anunciado?
    Não sei se seria mesmo champanhe ou “Puchão de orelhas”!!!

  8. img
    Anca Responder

    Como falta postura, e sentido de estado a alguns dirigentes políticos, neste caso concreto o ex Presidente da República.

    Pois

  9. img
    Anca Responder

    Com tantos assuntos de nível social,cultural,desportivo, político, ambiental,económico, e financeiro a pensar, questionar e discutir para o desenvolvimento do país(território/população), só pensam em criar intrigas políticas, para derrubar uns e outros, de modo a sugar os recursos do país(território/população), do povo, dando exemplo de preguiça, falta de moralidade, falta de cultura democrática, atropelos a constituição, e normas do estado(estado este da qual todos nós pertencemos), falta de respeito pela vontade popular, que é manifestado nas urnas.Tudo para usurpar, poder e recursos do Estado.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • img
      truquim deçu Responder

      Acho que nós todos devemos refletir com cabeça fria ao respeito do nosso país, é lamentavel a ver os grandes a subir sempre e os pequenos a descer cada vez mais, é lamentavel ao vermos o governos ou alias aos politicos a nos massacrar tanto e que não podemos dizer basta, é lamentavel que os dirigente não apercebem que S.Tomé é de nós todos, lamento porquê que retiraram o tribunal de contas as copitencias que tinha, lamento o porquê de não explicam o povo que o nosso regime é sime parlamentista,todos os derigente deveriam emitar a boa governação que se vê na passoa de Jesus, que nos deixa bem claro que governar não é ser servido mas sim sirvir, mas até quando continuaremos assim.. só carro de luxos enfim o povo a morrer com fome ,os que falam averdade reprende-os falo de o programa nós por cá mas que coisa

  10. img
    Maiker Responder

    Estou de acordo com o Presidente de MDFM Fradique de Menezes, o governo não arranca, o país está a afundar cada dia que passa, até parece que o governo anda a dormir. O Patrice Trovoada fez enumeras promessas na campanha e todos os dias faz uma promessa diferente mas não vemos sinais dessas mesmas promessas. O governo não tem sinais de imaginação.S.Tomé está a recuar para traz.
    Concluindo: o governo fala muito não faz nada.

  11. img
    Flá Dialeto Responder

    Pia cala sungué, olá sun tava na la ca govena, havia tlasparencia, cuá quexada sca fé sun, clupa na sá dji sun fá, magi di inem guen cú ca taxon ca tende cuá cu san cá flá, mó dami ten, magi tudo cuá sé non capogi qué, deço cu vale pastelin culé bi vale mo……..Esta última é do grupo Os Vibrados

  12. img
    Malébobo Responder

    Ó Fradique de Menezes por amor de deus não te apontes dedo na ferida do outro, durante dez diga a verdade o quê fizeste neste pais, sou andou a criar confusão no pais, convenhamos Fradique, não tens moral em falar em transparênncia, so quem não viveu em stp durante o tempo do seu mandato, obrigado, fui

  13. img
    zeme Almeida Responder

    Ja vem o Fradiquinho com queixinhas ao chefe de estado,este senhor,deveria e ter vergonha de vir ao Palacio do povo.Um individuo que esteve ca na presidencia,que nunca houve transparencia durante o seu mandato e vem com ousadia de falar de transparencia?Os politicos sao como autenticos camaleoes estao constemente a mudar de cor.Ate entao nao se sabe aonde foram parar os 30 mil barris de petroleo,o povo nao sabe aonde foram parar.Falando de camara de industria de comercio que esta a beneficiar os estarngeiros!Sera que esta camara nao esta a dar a devida atencao aos seus negocios,sera que o senhor esta a ser alvo de concorrencia?A era de monopolio ganancia tem que acabar neste Pais,porque todos nos tambem queremos subriviver.Viva este povo sofredor.

  14. img
    Malébobo Responder

    Fradique não usa o coitado de Adelino Lucas,como teu pau mandado, faça critica construtiva para bem de stp, não esteja ai a meter acha na fogueira, Fradique cresça um pouco na politica,Pinto da costa já é pessoa crescida, ele te conhece como fofoqueiro, intriguista, falar barato, prometedor falso e mais

  15. img
    Ana de Ceita Responder

    O povo Já nao te escuta Fradique , fizeste muitas coisas erradas, agora tens de aprender com Pai grande Pinto e Excelente Primeiro Ministro que temos as liçoes de boa gestao da coisa publica.Deixa o país em paz este 1ºMinistroo é o melhor de todos ,os senhores ja naõ tem aonde roubar porque o dinheiro do povo esta guardado no tesouro,ao contrario de ontem que ficava na vossa gaveta. vai a belgica gastar aquilo que ja retirou do povo . deixa o governo trabalhar.

    • img
      Vane Responder

      Senhora Ana, senhora ainda se lembra do GGA?
      Vane

    • img
      Teté Responder

      Ângela, ministra mais incompetente que o país já conheceu.
      Teté

  16. img
    caboverdiano Responder

    tax com saudade de poder neh e tu quando tavas la havia transparencia esta filosofia nao arranca na tua era houvi desvio de milhoes de dolares como por exemplo 30 mil barril de petroleo onde tava o senhor nepias escondeu o rABO no meu entender tambem tava metido nisto acerca do problema de DELFIN NAO HOUVI TRANSPARENCIA e mais e mais, foste, es e continuas a ser omais indesejavel presidente de todos os santomenses tas com saudades de dissolver o governo neh isto ja foi deixa o camarada pinto da Costa trabalhar juntamente com o governo vai fazer o teu negocio de cimento senhor comerciante isto e pra que tu serves. suberbo e confusionista, etc, etc, etc patrice que trabalhe o homem ta com medo que a verdade da justica nao vem a bailee.
    mao pesada aos gatunos que infernizaram e infernizam S.TOME E PRINCIPE.

  17. img
    N PARA POR AI Responder

    Dez anos no poder o senhor não veis nada só promessa e vem com bla bla bla, tenha vergonha pá……………………………………………………………………..

  18. img
    carlos luis Responder

    Este governo de Patrice Trovoada não está a fazer nada. O homem fala muito, faz muita promessa, o Patrice Trovoada é um frango com ar de galo, ele pensa que é o melhor de todos mas ele não olha ao espelho. O Patrice Trovoada está a ser o primeiro-ministro mais incompetente que conhecemos. É preciso fazer alguma coisa, cada dia que passa a pobreza está a aumentar no nosso pais, o nível de vida e o poder de compra está diminuindo drasticamente de forma absurda.
    Patrice Trovoada é o primeiro-ministro de “iremos fazer” mas não fez nada até agora.

  19. img
    cardoso Responder

    Patrice Trovoada é uma decepção.

  20. img
    ADI Responder

    Voces nao esqueçam que embora nos apoiam na Assembleia,nós temos faca e queijo nas mão,ok?
    Com ou sem vosso apoio…iremos.Aliás não acreditamos muito em voçês.São como camaleão.Mudam de côr.

  21. img
    emiterio viana Responder

    Fradique esta com saudades,deixa governo trabalhar no fim faremos as contas.

  22. img
    Madalena Responder

    Pensei que iria falar dos 30 mil barris, ou mesmo do resultado do encontro da CPLP, em que vimos quase todos ex presidentes, menos os de STP. Estou cada vez mais triste.
    Rafael e Moco andaram em queixumes, mas o Simoes Pereira fez obras. Obrigado.
    Assim justifica o salario.

  23. img
    Madalena Responder

    Fez muito para si pessoalmente os negocios, lembram dos 100 mil dolares recebidos da Nigeria, como dadiva ao partido dele.
    A favorita foi vendida, nao pode. So se vende o que nos pertence, de facto.
    Qual foi o valor da transacao, o fisco
    Vamos nacionalizar tudo isto, doa a quem doer.
    A nova republica vem ai.

  24. img
    Macalacata Responder

    Patrice e Fradique sao farinha do mesmo tacho conduzidos por Miguel Trovoada.

  25. img
    Santa Marta Responder

    Embora não tivesse feito nada durante dez anos,valeu a pena a sua critica para alertar o povo. O momento é delicado. Já perdemos 50 milhões de dolares por acordos mal assinados e se agora não existe transparência, os grandes acordos só servirão para engordar as contas desses políticos que mais não sabem senão enganar o povo.
    Com tudo isso, fala-se que o nosso lider pretende lançar a candidatura de maria das neves para liderar o MLSTP. Não existe mais ninguem para ele lançar só essa manchada? Quero ver para crer.

  26. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    Se calhar sera o nosso futuro primeiro ministro, so mesmo sendo pau mandado do Dique.

  27. img
    rancataco Responder

    so com Cristo , Fradique com seu bla bla bla… fala fala fala e nada faz.

  28. img
    antno Responder

    dexa patriço trovoada trabalhar … fradique

  29. img
    Agostinho Viegas Responder

    “O SRº FRADIQUE DE MENEZES, CALADO(!) (.) FAZ MAL OU BEM A STP.”
    ABRAÇOS
    AT. AGOSTINHO VIEGAS

  30. img
    zeme Almeida Responder

    Durante o seu mandato de 10 anos,o Pais viveu debaixo de instabilidades politicas e consequentemente com derrubes de governos legitimante escolhido pelo povo,quer que o senhor Pinto Costa volte a adiar o Pais?O senhor Fadique de Menezes nunca se preocupou com o senhor dr.Manuel Pinto Costa, enquanto estave no poder e vem ali com o preposito para o derrube mais uma vez do governo!O povo tem que estar atento a estas anomalias.Estas anomalias e querer consolidar o seu partido MDFM/PL que se encontra em queda livre.Nao venho ali para querer defender o governo o que nao aceito sao alguns politicos que querem o poder a todo custo.Este povo esta a sofrer facam algo e deixem de politiquisses.

  31. img
    zeme Almeida Responder

    Quero dizer{governos legitimamente escolhido pelo povo}

  32. img
    ADI Responder

    Viva “Adelino Lucas”.-Futuro Primeiro Ministro de S.Tomé e Príncipe.
    Okakaôôô nón molê.
    Cada coisa que desce!!!Na cintura-é bife ê

  33. img
    Mé Zemé Responder

    Efectivamente, este governo fala mais doque fazer. Mas, não é para elogiar o trabalho do governo, que também acho que está aquém da espectativa, mas acho que estão a fazer qualquer coizinha ainda muito tímidamente. Mas, a nosso antigo chefe de estado não tem moral para falar muito, pois na minha opininhão, ele é um dos piores políticos que temos e um conselho que deixo para ele, seria melhor abandonar a vida política.

  34. img
    nome mu sa fla dialeto. punda inem governante tela non na ca valoriza dialeto non fa, magi ne putuguesi nem se be fla Responder

    tela sa mo zete cu aua, cada guen sca sai isca pe bodo de. sun sca fe cua se punda, vlegonha so sun na te fa, punda mo tela bila gina inem sungue gabon, cu tonga, cu folo, cu cavade, cu mokon comeca ca governa ca da guen vlegonha, ante placa non bila de, mo cua men joana, praia brasil sa de mo que banho, na la me piscador ca pisca, na la me pecador ca fe zua pe ne, na la me turiste ca vala, sa vlegonha da non bila sa da stado, chi gen bili boca fla, a ca da ni radio fez isto,fez isto, divulgando isto, pra viver em stp, so com cristo. non buia cua inem folo, cu inem tonga, cu inem cavede, cu inem gabon, cu inem monco se, cua sca govena tela se, genti mexe bila lico tan, inem na sca prerocupa fa cu ben da povo fa, magi bem da inem me.

  35. img
    Vargas Cardoso Responder

    Não venha queixar agora porque não lhe fica bem. Não se esqueça que la andou durante dois mandatos e mamou quanto quis. É preciso ter muita lata para vir agora fazer comentário destes, quando teve possibilidade de fazer o bem e melhor pelo e não o fez.

Deixe um comentario

*